Não autenticado |

Rafael Herculano de Andrade

    • Mestrando em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Licenciado em História pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É editor da Revista Angelus Novus (RAN), organizada e editada pelos discentes dos Programas de Pós-Graduação em História Econômica e História Social da Universidade de São Paulo (USP) e foi editor assistente da Editora Dialética. Também é membro do grupo de pesquisa NELCA - Neoliberalismos e Capitalismo (Unifesp). Na graduação, desenvolveu pesquisa situada nos campos da Teoria da História, Historiografia, História do Tempo Presente, História Digital e História do Brasil Republicano, tendo como ênfase os temas: Neoliberalismo, Negacionismo, Direitas e Ditadura Militar no Brasil, que resultou no trabalho de conclusão de curso "Negacionismo no YouTube: um "Brasil Paralelo" a serviço das novas direitas" (2022). Este último ganhou continuidade na pesquisa em desenvolvimento no mestrado, na linha de pesquisa Teoria, Historiografia e Pensamento Econômico.

       

      Links:    

  • Livros publicados: 1
    • ANDRADE, Rafael. . Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas: reflexões e propostas. São Paulo - SP : Editora Dialética, 2023 . 240p. ISBN: 9786527007845.
    • ANDRADE, Rafael. . Rua José Ferraz. Dicionário histórico dos nomes das ruas de Guarulhos., v. 1, p. 1 - 302, 2020.
    • ANDRADE, Rafael. . O Complexo IPES/IBAD. Temas e Personagens da História do Brasil Republicano, v. 1, p. 1 - 138, 2023.
    • ANDRADE, Rafael. . Rua José Ferraz. Dicionário histórico dos nomes das ruas de Guarulhos., v. 1, p. 1 - 133, 2019.
    • ANDRADE, Rafael. . Negacionismo no YouTube: um ?Brasil Paralelo? a serviço das novas direitas. 2022 (Comunicacao)
    • ANDRADE, Rafael. . O 'Brasil Paralelo' das novas direitas. 2022 (Comunicacao)
    • ANDRADE, Rafael. . Negacionismo no YouTube: um ?Brasil Paralelo? a serviço das novas direitas. 2022 (Comunicacao)
    • ANDRADE, Rafael. . Negacionismo no YouTube: 1964 ? O Brasil entre armas e livros (2016-2019). 2021 (Comunicacao)
    • Nome do projeto: Usos e abusos da História em tempos digitais (2017 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRADE, Rafael. , FRANZINI, Fabio .
      Descrição: Descrição: Este projeto pretende discutir, a partir do contexto brasileiro, os caminhos e tendências da historiografia num mundo cada vez mais digital e ?presentista?; pensar as relações efetivas e potenciais entre a historiografia acadêmica (?profissional?) e outras formas de aproximação, apropriação e interpretações sobre o passado no cenário contemporâneo; analisar a relação entre um passado cada vez mais acessível a todos, a produção de discursos a seu respeito e a difusão que tais discursos alcançam; investigar os saberes históricos em concorrência hoje (o acadêmico, o escolar, o público) e a cultura e/ou consciência histórica/s que se forma/m a partir daí; refletir sobre o papel público do historiador profissional; acompanhar a ?história? produzida fora dos ambientes controlados da Universidade, da escola e das instituições de saber em geral ? nas artes, no jornalismo, na internet (páginas, blogs, vlogs, canais, programas, manifestações, organizações...).
    • Nome do projeto: NELCA - Neoliberalismos e Capitalismo (2023 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: ANDRADE, Rafael. , ROSA NETO, J. B. , SAMPAIO, J. N. M. , FORTES, L. G. , SILVA, M. C. A. , GODOI, R. A. , LEITE, Rosangela Ferreira. , PIETRO, G. A. M. , GASPERINI, Y. S. .
      Descrição: Este grupo possui reuniões de estudos de textos, análise de pesquisas e promoção de eventos no campo das histórias dos Neoliberalismos e dos Capitalismos. Esses dois grandes temas abarcam, tanto os debates sobre a formação da episteme do pensamento contemporâneo, quanto as práticas de reconstrução do sistema capitalista, quer pelo avanço das ideias conservadoras e das direitas, quer pela reificação das formas de exploração do trabalho e do consumo.
    • Nome do projeto: Teoria da História e Historiografia Márcia D'Aléssio - TEHIMA (2023 - 2023
      Natureza: Outra
      Integrantes: ANDRADE, Rafael. , SILVA, A. O. , SILVA FILHO, A. M. , CAVLAK, Iuri , FONSECA, J. G. C. S. , LORGA, L. A. , ALBERTTI, L. A. , MADEIRAS, S. P. F. , NOVATO, W. J. , FRANZINI, Fabio. .
      Descrição: O grupo busca adensar pesquisas na área de Teoria da História. Tem como objetivo debater textos clássicos e atuais, procurando circunscrever temas de investigação relevantes para a vida acadêmica e social como um todo. Mira envolver estudantes de graduação e pós graduação. Tem no nome uma homenagem a uma das mais importantes pesquisadoras de Teoria da História no Brasil, a prof. Márcia Mansur D"Aléssio, que nos deixou no ano de 2020, mas que criou uma rica tradição de estudo e pesquisa na Universidade Federal de São Paulo, campus de Guarulhos..