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Maria Paula de Jesus

    • Professora mestra e doutoranda em Letras, na área dos Estudos Comparados de Literaturas de Língua portuguesa pela USP. Minha prática diária e pesquisa estão engajadas por uma educação antirracista e englobam diversos assuntos: a formação de professoras da educação básica e de outras profissionais que tratam da leitura fora dos espaços escolares; o exercício de práticas de leitura para diferentes grupos; estudo e mediação de rodas de leitura literária, principalmente como instrumento fundamental para a construção de subjetividades fortalecidas contra o racismo; discussão crítica do cânone literário desejando incorporar novas vozes para sua ampliação, pluralidade e diversidade; criação de materiais didáticos e pedagógicos que acompanham obras literárias, sobretudo, as que fazem parte do PNLD-literário e em outros suportes dedicados à prática pedagógica.

       

      Links:    

    • Literatura e experiência histórica nos países de língua portuguesa
    • CORREA, M. P. J. . Leitura e literatura: ferramentas para a transformação. Comparativismo Contemporâneo, v. 1, p. 303 - 312, 2017.
    • CORREA, M. P. J. . ÁGUAS TURBULENTAS ESCORRENDO VOZES CAUDALOSAS: RESENHA DO LIVRO DE CONTOS OLHOS D'ÁGUA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO. : , 2017 (Resenha)
    • CORREA, M. P. J. . Literaturas africanas e afro-brasileiras: teoria e prática para uma educação antirracista. 2022 (Conferência)
    • CORREA, M. P. J. . Leitores e escritores na prosa de Mia Couto. 2017 (Comunicacao)
    • CORREA, M. P. J. . Técnicas de Redação para o Enem. 2017 (Conferência)
    • CORREA, M. P. J. . Leituras despertadas em Terra sonâmbula, de Mia Couto. 2015 (Comunicacao)
    • CORREA, M. P. J. . leitura na literatura. 2012 (Comunicacao)
    • CORREA, M. P. J. . Formação continuada para o ensino das africanidades. 2016 (Comunicacao)
    • CORREA, M. P. J. ; SARTESCHI, Rosangela . ELABORANDO PROJETOS PEDAGÓGICOS PARA UMA EDUCAÇÃO DAS AFRICANIDADES. 2013 (Simposio)
  • Programa de Rádio ou TV: 2
    • CORREA, M. P. J. . Gestão democrática da sala de leitura - Literatura: por uma leitura antirracista. 2023 Youtube
    • CORREA, M. P. J. . Entrevista- Adelinas Coletivo Autônomo de Mulheres Pretas. 2016 Revista Crioula USP
    • SOUZA, M. M. E. ; SARTESCHI, Rosangela ; CORREA, M. P. J. . seminário nacional interlocuções brasil áfrica. 2013 (universidade de São Paulo (FFLCH))
    • CORREA, M. P. J. . II Encontro de Pós graduandos em Estudos Discursivos da USP. 2010 (Universidade de São Paulo - USP)
    • SARTESCHI, Rosangela ; CORREA, M. P. J. ; CENCI, D. . Seminários interdisciplinares: Literatura negra brasileira: diálogos possíveis. 2017 (Universidade de São Paulo - USP e UNESP Araraquara - FCL)
    • BUENO, Aparecida de Fátima ; LUGARINHO, M.C. ; OLIVEIRA, P. M. ; SANTOS, G.L.I. ; CORREA, M. P. J. ; FÁBRIO, P. ; LISBOA, E ; SALLES, P.E.A. ; SILVA, D.M. . XVII Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • CORREA, M. P. J. . Seminário Nacional Ações Afirmativas e transversalidade de gênero, etnia e classe. 2012 (Sindicato ANDES)
    • SARTESCHI, Rosangela ; CARMO, I. F. X. ; IVO, T. P. S. ; CORREA, M. P. J. ; COLOSOVSKI, L. . Narrativas africanas de língua portuguesa: leituras e reflexões. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • SARTESCHI, Rosangela ; CORREA, M. P. J. . Narrativas africanas de língua portuguesa: leituras e reflexões. 2016 (Universidade de São Paulo - FFLCH)
    • SARTESCHI, Rosangela ; IVO, T. P. S. ; CORREA, M. P. J. ; CARMO, I. F. X. ; COLOSOVSKI, L. . Narrativas africanas de língua portuguesa: leituras e reflexões. 2016 (Universidade de São Paulo - FFLCH)
    • CORREA, M. P. J. ; RABELLO, Rosana Baú . Era uma vez três: diversidade, leitura e práticas pedagógicas na perspectiva da lei 11.645/08. 2017 (Universidade de São Paulo - USP)
    • CORREA, M. P. J. ; RABELLO, Rosana Baú . Era uma vez três: diversidade, leitura e práticas pedagógicas na perspectiva da lei 11.645/08. 2017 (Universidade de São Paulo - FFLCH)
    • CORREA, M. P. J. ; LASEVICIUS CARREIRA, N. . Narrativas da literatura negra brasileira. 2018 (Universidade de São Paulo - USP)
    • CORREA, M. P. J. ; RABELLO, Rosana Baú . Era uma vez três: diversidade, leitura e práticas pedagógicas na perspectiva da lei 11.645/08. 2019 (Universidade de São Paulo - USP)
    • CORREA, M. P. J. . Lembranças, esquecimentos, memória: afetos. 2019 (Universidade de São Paulo - USP)
    • CORREA, M. P. J. ; RABELLO, Rosana Baú . Literatura, jogos e brincadeiras. 2019 (Universidade de São Paulo - USP)
    • CORREA, M. P. J. ; RABELLO, Rosana Baú . Para dialogar com a diversidade: algumas sugestões de prática. 2019 (Universidade de São Paulo - USP)
    • CORREA, M. P. J. . Literatura Moçambicana no Curso Escrita Negra. 2011 (Círculo Palmarino - Instituto de Estudos Afro-Brasileiros Manuel Querino)
    • CORREA, M. P. J. ; RABELLO, Rosana Baú . Escuta, mediação e diálogo. 2019 (Universidade de São Paulo - USP)
    • CORREA, M. P. J. ; COLOSOVSKI, L. ; LASEVICIUS CARREIRA, N. ; SARTESCHI, R. . Outras vozes Literárias na escola: a presença africana de língua portuguesa e afro-brasileira. 2020 (Universidade de São Paulo - USP-escola)
    • CORREA, M. P. J. . Leitura do conto: 'Marrom escuro marrom claro', de Jarid Arraes: conversa sobre imagem e autoimagem. 2019 (Universidade de São Paulo - NAP brasil áfrica)
    • SARTESCHI, Rosangela ; CORREA, M. P. J. ; LASEVICIUS CARREIRA, N. . Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Refugiados. 2019 (Universidade de São Paulo - NAP brasil áfrica)
    • CORREA, M. P. J. . Narrativas da Literatura Negra Brasileira. 2018 (Universidade de São Paulo - USP)
    • OUROS, E. C. ; CORREA, M. P. J. ; LASEVICIUS CARREIRA, N. ; RABELLO, Rosana Baú ; SARTESCHI, Rosangela . Outras vozes Literárias na escola: a presença africana de língua portuguesa e afro-brasileira. 2021 (Universidade de São Paulo - USP-escola)
    • CORREA, M. P. J. . Tradição, oralidade e ancestralidade nas literaturas africanas: metodologias e abordagens em sala de aula. 2023 (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)
    • OUROS, E. C. ; SILVA, J. K. ; CORREA, M. P. J. ; LASEVICIUS CARREIRA, N. ; SARTESCHI, R. . Literaturas africanas, afro-brasileiras e afro-portuguesas: conversas literárias por uma educação antirracista. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • CORREA, M. P. J. . Literatura Angolana no Curso de Escrita Negra. 2011 (Círculo Palmarino- Instituto de Estudos Afro-Brasileiros Manuel Querino)
    • CORREA, M. P. J. . Elaborando projetos pedagógicos para uma educação das africanidades. 2013 (Iniciação científica - nap brasil áfrica)
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos: Literatura e vida social nos países de língua oficial portuguesa (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORREA, M. P. J. , SARTESCHI, Rosangela , OUROS, E. C. , CARMO, I. F. X. , COLOSOVSKI, L. , RORATO, S. , IVO, T. P. S. , ALVES, V. R. O. , CENSI, D. .
      Descrição: O grupo tem por objetivo refletir sobre narrativas de língua portuguesa a partir de textos teóricos fundamentais no âmbito dos estudos comparados de literaturas de língua portuguesa que permitam uma problematização do texto literário em suas relações com a história e a vida social. A partir dessa perspectiva de análise, procura-se também estabelecer conexões com temas concernentes ao ensino de literatura na educação básica na perspectiva da Lei 11.645/08 e seus desdobramentos. As reuniões que constam de discussões, seminários, debates e projeção de filmes são mensais.
    • Nome do projeto: Elaborando projetos pedagógicos para uma educação das africanidades (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORREA, M. P. J. , SARTESCHI, Rosangela .
      Descrição: Apresentação de elenco de atividades para a formação continuada, sugestão de listas de leituras e formulação de material didático para professores de Língua Portuguesa do ensino básico em que se utilize as literaturas africana e afro brasileira como ferramenta fundamental na elaboração de um novo mapa do imaginário negro e no qual se discuta a aplicação de ações afirmativas como meio de alcançar um mundo mais solidário, justo e democrático, colaborando para sua transformação. Tais instrumentos têm por objetivo tornar possível o cumprimento da Lei 11.645/08 que torna obrigatório o ensino de História da África e das Culturas Afro-Brasileiras nas escolas públicas e privadas de Educação Básica, além de também criar oportunidades de inovação para a prática pedagógica.
    • Nome do projeto: Literatura entre leituras e prática: subjetividade, identidade coletiva e imaginário (2014 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORREA, M. P. J. , SARTESCHI, Rosangela .
      Descrição: Nosso trabalho pretende mostrar a partir de levantamento bibliográfico e da análise do romance Terra sonâmbula, de Mia Couto que a literatura por ser um agente transformador e não apenas um reflexo da sociedade, pode dar relevantes contribuições a leitores que passaram por agudas experiências de guerra ou que vivem em espaços violentos, e tiveram, por isso, sua subjetiva fragmentada e perderam também a noção de pertencimento.
    • Nome do projeto: Saberes em diálogo: comunidade, escola e universidade na construção da educação quilombola em Barra do Turvo-SP (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CORREA, M. P. J. , SARTESCHI, R. , MARCOS, Valeria de .
      Descrição: O estabelecimento de uma modalidade de ensino diferenciada faz parte das ações afirmativas previstas pelo Programa Brasil Quilombola, pela Agenda Social Quilombola e pelas demandas levantadas pelo movimento negro durante os Governos PT. Como resultado dessas ações foram homologadas as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, de 2010, que indica os aspectos que as políticas públicas educacionais devem cumprir para que o racismo, o preconceito e a desigualdade étnico-racial sejam combatidos e para que sejam garantidos os direitos educacionais aos povos tradicionais quilombolas na forma de uma modalidade de ensino própria, esta última definida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, de 2013. No Vale do Ribeira a discussão foi se ampliando, culminando na realização de 4 audiências públicas promovidas pela Defensoria Pública de Registro-SP durante o ano de 2015, uma delas em Barra do Turvo, mas pouco foi avançado desde então. As pesquisas realizadas sobre a implantação da educação quilombola (EQ) em Barra do Turvo, município de atuação do projeto, identificaram, de um lado, o desconhecimento por parte de alguns docentes entrevistados sobre a existência das comunidades quilombolas no município, mesmo nos locais onde a escola encontra-se situada em Território Quilombola e, de outro, o tratamento da temática delegado em geral a professores de história e, com frequência, tratado como algo do passado, sem articulação com a realidade atual vivenciada pelas comunidades locais. Tal realidade impulsionou a construção, com as comunidades e as escolas do município, de estratégias de articulação entre as escolas e a comunidade, resultando no projeto Mostra Modo de Vida e Cultura dos Quilombos do Rio Turvo: caminhos pedagógicos, atualmente em andamento. A atuação nas comunidades tem revelado inúmeras possibilidades de articulação de saberes. A abertura da atual Gestão Municipal para a implantação da EQ no município e o lançamento do presente Edital nos possibilitou uma articulação com outras áreas do conhecimento, ainda não finalizada, visando a construção de uma EQ localmente referenciada. Assim, o projeto anterior se reconfigura e passa a ter por objetivo construir e implantar a educação quilombola junto às escolas da rede pública (estadual e municipal) do Município de Barra do Turvo-SP, a partir da articulação dos saberes e práticas das comunidades quilombolas do município, das práticas docentes dos professores da rede pública e dos conhecimentos produzidos em diferentes áreas científicas da universidade. A possibilidade de construção conjunta e com os diferentes saberes que se articulam e dialogam sem hierarquização, o que nenhum curso na Universidade teria possibilidade de proporcionar individualmente, permitirá um aprendizado coletivo com ganhos para todos os envolvidos: as comunidades quilombolas, os professores da rede pública do município, os estudantes quilombolas e não quilombolas, os pós-graduandos e os estudantes de graduação das diferentes áreas de conhecimento. Ao final do processo será realizada uma avaliação dos resultados alcançados com vistas a sistematizar o material produzido, identificar as conquistas e eventuais obstáculos ainda a serem superados e um Seminário para divulgação dos resultados alcançados a ser realizado na Universidade de São Paulo.
    • Nome do projeto: Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Refugiados (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CORREA, M. P. J. , LASEVICIUS CARREIRA, N. , SARTESCHI, R. , FARH, P. .
      Descrição: Oferecimento gratuito de aulas de português e cultura brasileira para refugiados e imigrantes em condição de vulnerabilidade, levando em conta a integração dos alunos na sociedade brasileira. Incluindo aulas de geografia, literatura, história e arte integradas às aulas de português, objetiva-se levar o aluno da USP a aprender em comunidades cada vez mais frequentes no Brasil, aquela formada pela imigração recente. O curso, reconhecido pela ONU, é dividido em três módulos, sendo um módulo por semestre; assim, o curso pode ser terminado em um ano e meio. Três monitores serão necessários para a organização e manutenção das atividades, um em cada horário de aula. Outros estudantes participarão por meio de seus estágios curriculares, elaborando novos materiais e fazendo intervenções, ou projeto de pesquisa visando a compreender as culturas trazidas pelos alunos do curso e o modo como a relacionam com a brasileira gerando transformação em ambas..
    • Nome do projeto: Narrativas da Literatura Negra Brasileira (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CORREA, M. P. J. , OUROS, E. C. , CARMO, I. F. X. , LASEVICIUS CARREIRA, N. , SARTESCHI, R. .
      Descrição: Descrição: Este curso de atualização propõe a leitura de narrativas da literatura negra brasileira que permitem delinear um panorama desse campo em disputa. Os romances e contos contemplados refletem questões atinentes à experiência negra no Brasil e formas de elaboração literária que busquem dar conta de seus temas. Entre as leituras propostas, serão discutidas as produções de Machado de Assis, Maria Firmina dos Reis, Lima Barreto, Carolina Maria de Jesus, Joel Rufino dos Santos, Cuti, Jônatas Conceição, Cidinha da Silva, Nei Lopes e Conceição Evaristo.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
    • Nome do projeto: A dimensão educativa da luta pela moradia: desigualdade e direitos sociais em questão (2015 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CORREA, M. P. J. , SARTESCHI, Rosangela , TOMIZAKI, Kimi .
      Descrição: Trata-se de um projeto de intervenção junto a jovens e crianças de famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) de São Paulo, tendo em vista realizar um processo de formação sobre direitos sociais, com ênfase sobre o direito à moradia. O MTST é um movimento formado por trabalhadores de baixa renda, com uma parcela significativa de trabalhadores do setor informal e desempregados que, desde o final da década de 1990, vem protagonizando a luta pelo direito à moradia em diferentes estados brasileiros, em especial em São Paulo. O objetivo central desse projeto de extensão é criar as condições para apresentar e colocar em debate (i) o conhecimento produzido na universidade a respeito das desigualdades de oportunidade, acesso e resultados que perpassam a sociedade brasileira em diferentes dimensões (sistema escolar, mercado de trabalho, direito à moradia, à cultura e às manifestações artísticas, por exemplo), (ii) as reflexões sobre direitos sociais, com ênfase sobre o direito à moradia, bem como (iii) a história dos movimentos sociais da cidade de São Paulo, suas conquistas e desafios. O projeto pretende elaborar e implementar atividades de formação e debate para crianças e jovens que frequentam o espaço que se convencionou denominar de "Casarão", trata-se da "sede" do MTST, prédio que foi conquistado pelo movimento junto com terreno no qual foi construído o condomínio "João Cândido", em Taboão da Serra, que a partir desse mês abrigará 192 famílias em apartamentos construídos com recursos do programa "Minha Casa, Minha Vida" do governo federal e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). O "Casarão" se tornou um importante espaço de convivência e organização do MTST, no qual são realizadas assembleias, cursos e debates com os moradores de diferentes ocupações ou núcleos do movimento em São Paulo. O projeto contará com infra-estrutura já existente no próprio ?Casarão?, ou seja, com salas para trabalho com as crianças e jovens
    • Nome do projeto: Memórias, lembranças e esquecimentos em trânsito (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORREA, M. P. J. , SARTESCHI, Rosangela .
      Descrição: O projeto investiga como o esquecimento, a memória, e a lembrança dos excluídos e marginalizados são representados ou apagados em parte da literatura brasileira. A partir da leitura e análise dos romances Becos da memória, de Conceição Evaristo e Água de barrela, de Eliana Alves Cruz, busca-se observar como acontece a subversão desses apagamentos já que apontam para a visibilização de histórias de vidas negras para além da escravização.
    • Nome do projeto: Literatura no ensino básico: rumo a uma educação antirracista (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORREA, M. P. J. , SARTESCHI, Rosangela , OUROS, E. C. , RABELLO, Rosana Baú , LASEVICIUS CARREIRA, N. , MOREIRA, C. A. F. , SILVA, J. K. , BARRETO, R. S. .
      Descrição: A pesquisa, desdobramento da pesquisa, Literatura e educação na perspectiva da Lei 11.645/08, tem por objetivo produzir uma reflexão sobre o ensino de literatura e formação de jovens leitores à luz da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o estudo da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas redes oficiais ? particulares e públicas ? de ensino do país, incorporando-se nos currículos escolares diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira a partir desses grupos étnicos. Com a inclusão de autores africanos, afro-brasileiros e afro-portugueses, obras, temas e formulações de maneira a abordar a experiência negra e novas formas de elaboração simbólica do mundo, é possível projetar uma educação verdadeiramente antirracista. Com a necessária inclusão de autores, obras, temas e formulações de maneira a contemplar novas formas de elaboração simbólica do mundo e possibilite, nesse processo,
    • Nome do projeto: Narrativas africanas de língua portuguesa: leituras e reflexões (2015 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CORREA, M. P. J. , CARMO, I. F. X. , COLOSOVSKI, L. , IVO, T. P. S. , SARTESCHI, R. .
      Descrição: Este curso de atualização propõe a leitura e a reflexão de narrativas africanas de língua portuguesa que, em certa medida, se apresenta como fundamentais para a consolidação do campo literário de Angola e Moçambique. Os romances e contos contemplados refletem, em sua tessitura, as transformações sociais na história de ambos os países ao longo do século XX. Entre as leituras propostas, serão discutidas as produções de Luandino Vieira, Pepetela, Paulina Chiziane, Mia Couto e Ungulani Ba Ka Khosa, que, para além do panorama literário de língua portuguesa na África, são intelectuais que dão sua contribuição ao refletir sobre a conjuntura política e social de suas nações. Ademais, o presente curso pretende fornecer aos professores da educação básica pública e particular uma formação introdutória nas literaturas africanas de língua oficial portuguesa a fim de atuarem com maior propriedade no cumprimento da lei 11.645/08 (modificando texto da Lei 10.639/03), que determina a inclusão de temas referentes à história e às culturas da África e dos africanos. Objetivos: Apresentar aos professores do ensino básico um panorama dos sistemas literários moçambicano e angolano por meio da leitura e problematização de narrativas literárias seminais em suas relações com a história e sociedade. Nesse sentido, o curso visa a proporcionar contato com um repertório literário que auxilie o educador no cumprimento da Lei 11.645/08, que determina a inclusão de temas referentes à história e culturas da África e dos africanos, história e culturas afro-brasileiras nos currículos escolares.
    • CORREA, M. P. J. . Disciplina: FLC0537 ? Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa IV: Literatura e vida social: o conto nos países de língua portuguesa. 2012 - Pedagógica
    • CORREA, M. P. J. . Disciplina FLC 0800004 ? Atividades de Estágio. 2014 - Pedagógica
    • SARTESCHI, R. ; CORREA, M. P. J. . FLC 0603 - Diversidade cultural e educação: as literaturas de língua portuguesa em perspectiva. 2021 - Pedagógica