Não autenticado |

Sarah Júlia dos Santos Guerra

    • Graduanda em Letras na modalidade Bacharelado em Estudos Literários pela Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desenvolveu pesquisa em iniciação científica voluntária, entre 2019 e 2021, sobre o poeta português Herberto Helder, concentrando-se especialmente nas relações construídas entre o ato escritural e a transformação da língua portuguesa mediante a composição poética. Em 2021, realizou o trabalho de conclusão de curso sobre algumas das cenas de escrita presentes no livro ?A faca não corta o fogo? (2009), de Herberto Helder, concentrado-se na desestabilização das hierarquias que regem a relação sujeito-objeto. Integra grupos de estudo voltados para a Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea, coordenados por docentes da UFMG.

       

      Links:    

    • GUERRA, S. J. S. . A cena de escrita de Daniel Jonas Tamanha Poesia , v. 5 , p. 56 - , 2020. ISSN: 25257900.
    • GUERRA, S. J. S. . Trago, toque ou matéria. Belo Horizonte : Poslit - UFMG , 2020 (Literária)
  • Organização de eventos: 1
    • GUERRA, S. J. S. ; FEITOSA, B. C. C. ; SOUZA, R. S. M. . Relações Brasil/Portugal (Eixo e a Roda). 2020 ()
    • Nome do projeto: Corpo e cenas de escrita em poemas d'A faca não corta o fogo, de Herberto Helder - Projeto de Iniciação Científica Voluntária (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GUERRA, S. J. S. , SOUZA, R. S. M. .
      Descrição: Herberto Helder (1930-2015) é um dos nomes mais relevantes da poesia portuguesa contemporânea, sendo considerado o grande poeta da segunda metade do século XX. Sua poesia, vista como hermética, é marcada por um intenso compromisso estético com a transformação da língua, e, portanto, permeada por uma forte dimensão meta-reflexiva. O estudo a ser desenvolvido com base neste projeto desponta do conceito de ?cenas de escrita? formulado por Rosa Maria Martelo. As ?cenas de escrita? dizem respeito à composição grafada e imagética (ceno-grafada) do momento da escrituração, trazendo-o à especularidade e desvelando a poética que lhe é subjacente. A partir das ideias de Martelo, será desenvolvida uma leitura inédita dos poemas selecionados, sob o recorte do ?corpo? ? imagem reincidente nas ?cenas de escrita? de H.H.