Não autenticado |

Leonardo Cavalcante Mendes

    • Doutorando do programa Letras Estrangeiras e Tradução na Universidade de São Paulo, sob a supervisão da Profª Drª Claudia Amigo Pino. Desenvolve pesquisa sobre a obra do escritor Georges Perec. Nessa instituição também realizou o Mestrado no programa Estudos Literários em Francês e a Graduação em Letras - Português-Francês, em que desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica sobre literatura e cinema. Membro do grupo de pesquisa Criação e Crítica (DLM - FFLCH - USP) e das equipes editoriais da Revista Criação & Crítica e da Manuscrítica: revista de crítica genética. Email: leonardocmendes@gmail.com

       

      Links:    

    • MENDES, L. C. . Georges Perec e a (re)construção da memória LETRAS ESCREVE , v. 11 , p. 103 - 114 , 2021. ISSN: 22388060.
    • MENDES, L. C. . Uma presença entrelinhas: os vestígios autobiográficos nos arquivos de Les lieux d?une fugue, de Georges Perec. In: XIV Congresso Internacional da Associação de Pesquisadores em Crítica Genética - Rascunhos do Contemporâneo , 2019 , Curitiba. Caderno de Resumos - Rascunhos do Contemporâneo. : , 2019.
    • MENDES, L. C. . A expansão da poesia em Les Lieux d'une Fugue, de Georges Perec. In: Congresso Internacional ABRALIC - 2018 , 2018 , Uberlândia. Anais eletrônicos do Congresso Internacional ABRALIC 2018. : , 2018. p. 2555 - 2565.
    • MENDES, L. C. . Parecer de resenha para Revista Manuscrítica. 2019 (Parecer)
    • MENDES, L. C. . Parecer de exercício de estilo para revista Criação e Crítica. 2018 (Parecer)
    • MENDES, L. C. . As (re)constituições autobiográficas de Georges Perec e Margo Glantz. 2021 (Comunicacao)
    • MENDES, L. C. . As experiências literárias nas peças radiofônicas de Georges Perec. 2019 (Comunicacao)
    • MENDES, L. C. . Congresso Internacional ABRALIC 2019 - As experiências literárias nas peças radiofônicas de Georges Perec. 2019 (Comunicacao)
    • MENDES, L. C. . Congresso Internacional ABRALIC 2018 - Intermidialidade em Georges Perec: montando o quebra-cabeça. 2018 (Comunicacao)
    • MENDES, L. C. . X Encontro de Pesquisas do Francês - A expansão da poesia em Les Lieux d?une fugue, de Georges Perec. 2018 (Comunicacao)
    • MENDES, L. C. . IX Encontro de Pesquisas do Francês - Intermidialidade em Georges Perec: montando o quebra-cabeça. 2017 (Comunicacao)
    • MENDES, L. C. . SIICUSP - Consumo e Modernidade: A intertextualidade em Les Choses, de Georges Perec e Playtime, de Jacques Tati. 2017 (Simposio)
    • MENDES, L. C. . VIII Encontro de Pesquisas do Francês - A intertextualidade em Les Choses, de Georges Perec, e Playtime, de Jacques Tati. 2016 (Comunicacao)
    • MENDES, L. C. . Relatório final de iniciação científica. 2017
    • MENDES, L. C. . Relatório de qualificação de mestrado. 2018
    • MENDES, L. C. . Relatório parcial de projeto de iniciação científica. 2017
    • Nome do projeto: A intertextualidade em Les Choses, de Georges Perec e Playtime, de Jacques Tati (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENDES, L. C. , PINO, C. C. A. .
      Descrição: Análise comparada de duas obras dos anos 1960: o primeiro romance de Georges Perec, ''Les Choses'' (1965), e o filme ''Playtime'' (1967), de Jacques Tati. Buscamos mostrar como ambas trazem em sua temática o receio da modernidade, da cultura de crédito e especialmente do consumismo. Dessa forma, analisamos como o cenário artístico e social do período influenciou essas criações
    • Nome do projeto: A expansão da literatura em Georges Perec: montando as peças radiofônicas e cinematográficas (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENDES, L. C. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo compreender como a intermidialidade atua nas relações entre os textos Les Choses, La Vie mode d'emploi, Un homme qui dort e Les lieux d?une fugue, do escritor francês Georges Perec. A proposta se baseia na metáfora do quebra-cabeça, frequente na obra do escritor. Imaginando cada livro como uma peça do jogo, ao encaixá-los estabeleceremos as relações entre eles, compondo uma imagem que representa um conjunto na obra. O traço enciclopédico dessas composições as expande para diversas direções, formando redes de diferentes objetos que se relacionam. O conhecimento como multiplicidade é um fio que ata as obras a partir desses objetos. Transpondo esse fio para a produção de Perec, a multiplicidade é o encaixe das peças do quebra-cabeça, mote desta pesquisa. As obras seguirão alguns estudos que já vem sendo feito no campo da literatura (BÉNABOU; REGGIANI; MAGNÉ), enquanto a análise dessas relações tomará como base teórica autores que ponderaram sobre questões intermidiáticas, como Irina Rajewsky, Claus Clüver e Liliane Louvel.
    • Nome do projeto: Podcast As Madalenas (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MENDES, L. C. , PINO, C. C. A. , FERRAZ, P. P. A. , KASPAR, K. B. , BEZERRA, M. L. , KOYANO, A. , MATROCOLA, M. , ESTEVES, S. , COSTA, L. .
      Descrição: Roteirista e produtor do podcast As Madalenas, feito por alunos e pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Letras Estrangeiras e Tradução da USP. A cada episódio, convidamos um leitor que comenta a leitura de uma obra da literatura francófona que marcou sua vida.