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Isabella Flud Pacheco

    • Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral da Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com habilitação em Licenciatura. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq, tendo como título da pesquisa: ''O sistema nominal no Guarani: A semântica de 'kueri''' e ''Evidencialidade no Guarani Mbyá e Kaiowá'', ambos orientados pela professora doutora Roberta Pires de Oliveira. Além disso, pesquisou sobre a ''Perspectiva modal no passado, um estudo experimental'', em parceria com Diego Rodrigues Lopes e também sob orientação da professora doutora Roberta Pires de Oliveira. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da CAPES em 2018-2021, além de ser bolsista do Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação em 2021-2022. Foi monitora das disciplinas de Semântica e Metodologia de Ensino em Língua Portuguesa pela UFSC em 2020-2022. Foi professora voluntária nos cursinhos populares Einstein Floripa Pré-Vestibulares e Gauss Pré-Vestibular, localizados em Florianópolis. Tem interesse em Teoria e Análise Linguística, especialmente na área de Semântica Formal.

       

      Links:    

    • CARVALO, B, C. ; FLUD, I. ; MEZZARI, A, P. ; PIRES DE OLIVEIRA, R. . A Semântica Formal no Chão da Escola: os Mundos Possíveis na Sala de Aula REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM , v. 19 , p. 11 - 38 , 2022. ISSN: 16788931.
    • FLUD, I. . Quero ser assim quando crescer. PETLitterārium: vivências poéticas, v. 2, p. 90 - 91, 2022.
    • FLUD, I. . O anseio pela felicidade. PETLitterārium: vivências poéticas, v. 2, p. 87 - , 2022.
    • FUCHSBERGER, G. W. ; FLUD, I. . O método científico e a Olimpíada de Linguística na escola: reflexões e possibilidades para as aulas de gramática. Artefatos em gramática: ideias para aulas de língua, v. , p. 15 - 48, 2020.
    • CASARIN, L. R. ; CARIONI, C. ; FLUD, I. . As verdadeiras crônicas de um sonhador. Santa Catarina : Despertando talentos , 2020 (Organização de Livro)
    • SCHAFFER, T. M. ; FERRARI, C. ; FLUD, I. . Modality in Wapishana. (Pôster). 2018 (Outra)
    • FLUD, I. . Evidencialidade em Guarani: Observações metodológicas e resultados preliminares. (Pôster). 2018 (Comunicacao)
    • FLUD, I. ; PIRES DE OLIVEIRA, R. . Evidencialidade em Guarani: Observações metodológicas e resultados preliminares. 2018 (Comunicacao)
    • FLUD, I. ; PIRES DE OLIVEIRA, R. . Evidentiality in Guarani: Methodological remarks and preliminary results. 2018 (Comunicacao)
    • PIRES DE OLIVEIRA, R. ; FLUD, I. . O sistema nominal no Guarani Mbyá: A semântica de Kueri (Pôster). 2017 (Outra)
    • QUAREZEMIN, S. ; PIRES DE OLIVEIRA, R. ; FLUD, I. ; FUCHSBERGER, G. W. ; REIS, L. M. . Curso de Verão: O saber científico no espaço escolar: construção de Gramática e Olimpíada de Linguística. 2019 (UFSC)
    • QUAREZEMIN, S. ; FLUD, I. . Aplicação da prova da Segunda Fase da Olimpíada Brasileira de Linguística. 2019 ()
    • RODRIGUES, C. ; PIRES DE OLIVEIRA, R. ; FLUD, I. . Romance Languages: Recent Contributions to Linguistic Theory. 2022 (CNPq)
    • QUAREZEMIN, S. ; HOCHSPRUNG, V. ; FLUD, I. . I Colóquio - Linguística na Escola. 2021 (UFSC)
    • TESCARI NETO, A. ; QUAREZEMIN, S. ; FLUD, I. ; HOCHSPRUNG, V. ; FUCHSBERGER, G. W. . Zoom na Cartografia. 2022 (UFSC e UNICAMP)
    • TESCARI NETO, A. ; QUAREZEMIN, S. ; FLUD, I. ; HOCHSPRUNG, V. ; FUCHSBERGER, G. W. . Zoom na Cartografia. 2021 (UFSC e UNICAMP)
  • Projetos de Pesquisa: 6
    • Nome do projeto: A modalidade e os nominais através das Línguas (2017 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FLUD, I. , PIRES DE OLIVEIRA, R. , FOLTRAN, M, J. , MORTARI, C. , GUIMARÃES, M. R. , BEVILACQUA, K. , MEZZARI, A, P. , CARVALO, B, C. .
      Descrição: Este projeto de 4 anos irá investigar uma proposta sintático-semântica-pragmática para os modais nas línguas naturais, tendo a semântica como foco. Esse é um território vasto. A hipótese central é que os modais, entendido em sentido amplo (auxiliares modais, advérbios modais, adjetivos modais e morfemas) carregam uma variável contextual, como ocorre nos adjetivos de grau. Supomos que se trata de uma pressuposição. Essa variável (um pronome?) é interpretada em diferentes momentos da derivação. A hipótese avança Hacquard (2010) com uma implementação diferente (em que modais são relativos a mundos e não a eventos) e permite a existência de deônticos altos (ought to be , Brennan, 1993). Exploraremos a ideia de que a Base Modal Ordenada é atualizada em diferentes momentos da derivação. Buscamos relacionar o ato de fala ? afirmar ou ordenar ou exclamar ? à modalidade. Asserções, relatos são epistêmicos, indicam a posição de conhecimento do falante: o falante relata uma ordem. Derivamos então a leitura epistêmica ou deôntico baixo, ought to do . Uma ordem é de outra natureza. Não é possível ordenar alguém a acreditar em algo, por princípio a crença é livre. Obtemos então a leitura deôntica alta e a distribuição clássica na literatura entre epistêmicos e deônticos. Desenvolvemos a hipótese de Pires de Oliveira & Ferreira Rech (no prelo). A subordinação confirma que a estrutura é afirmar uma ordem. Não é possível ordenar a alguém para afirmar algo; pode-se dizer algo sem estar comprometido com o dito mas não se pode afirmar algo sem esse comprometimento, que é do livre arbítrio. Há uma explicação pragmática para a ordem epistêmicos e deônticos. Além de almejar uma apresentação formalizada da proposta (Veja o Apêndice para uma primeira versão), essa hipótese será verificada na análise de diferentes evidências empíricas: (i) o papel do tempo e do aspecto que parece suprimir a leitura epistêmica; (ii) a interpretação simbolética em inglês e no Português Brasileiro; (iii) adjetivos modais (de grau) através das línguas, também em línguas que não têm adjetivos como Kotiria (Tukano Oriental): (iv) advérbios modais no Português Brasileiro e em outras línguas, em particular no Wapichana,; (v) condicionais no Português Brasileiro e no Wapichana que parece utilizar a justaposição como estratégia; (vi) sistema modal em línguas não indo-européias em particular o Wapichana. Diferentes metodologias de coleta de dados serão utilizadas, incluindo experimentos controlados. Como deve estar claro esse é um projeto interdisciplinar e que conta com uma equipe: dos alunos da iniciação científica a supervisões de pós-doutoramento. Este projeto pretende contribuir para a área da semântica formal das línguas naturais, para a educação, para processos de revitalização de línguas em perigo e para a compreensão da cognição em sentido amplo.
    • Nome do projeto: O saber científico no espaço escolar: construção de gramática e olimpíada de Linguística (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FLUD, I. , PIRES DE OLIVEIRA, R. , FUCHSBERGER, G. W. , QUAREZEMIN, S. , REIS, L. .
      Descrição: Propomos a oficina "O saber científico no espaço escolar: construção de gramática e olimpíada de Linguística" que busca instrumentalizar criticamente o professor para que ele não apenas tenha uma melhor compreensão do lugar da Gramática e da Linguística na escola, mas que ele proponha a criação de atividades ou produtos realizadas pelos alunos (Pires de Oliveira & Quarezemin, 2017). A oficina será ofertada de 18 a 23 de fevereiro de 2019. O público é a comunidade já que a noção de língua da qual partimos não é a do senso-comum. O cidadão precisa saber o que a ciência Linguística tem a dizer sobre as línguas. Entendemos que a nossa proposta pode produzir efeitos positivos na formação geral do aluno, incluindo seu desempenho em ciências e matemática. Os índices baixos que aparecem no Relatório de Pisa podem melhorar em pouco tempo com projetos interdisciplinares como esses que sugerimos que os professores desenvol-vam nas escolas. Nosso objetivo é portanto uma interferência efetiva na sociedade. Nesse sentido, seu alvo é a formação continuada de professores do ensino fundamental e médio, assim como de alunos de graduação e pós-graduação em Letras e áreas afins. O objetivo é levá-los a considerar atividades de criação de gramáticas, olimpíadas, dicionários,? realizadas pelos seus alunos. Entendemos que assim é possível modificar esse aluno de forma significativa, tornando-o um leitor menos ingênuo, alguém que entende conceitos básicos da matemática porque entendeu como eles ocorrem na sua língua, que percebe como são os raciocínios, construindo teorias científicas e observando a argumentação. Nessa proposta, o estudo Gramática integra disciplinas que são tradicionalmente vistas como antagônicas. O estudo da Gramática das Línguas Naturais realizado cientificamente, entende que as línguas naturais são objetos sócio-biológicos. O que sabemos sobre as línguas mostra que, ao interagirmos linguisticamente, mobilizamos sistemas lógico-matemáticos (reticulados e soma, conjuntos e funções, apenas para citar alguns).
    • Nome do projeto: Gramáticas na Escola (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FLUD, I. , PIRES DE OLIVEIRA, R. , FUCHSBERGER, G. W. , QUAREZEMIN, S. , SOUZA, G. D. , KRIECK, L. , REIS, L. .
      Descrição: Projeto de extensão vinculado ao NEG (Núcleo de Estudos Gramaticais) que realiza palestras, mesas-redondas e minicursos sobre o ensino de gramática na educação básica e a formação dos professores. O presente projeto atende a demanda dos profissionais do ensino de língua portuguesa na educação básica. Além disso, contribui com a formação dos alunos de Graduação em Letras Português e da Pós-graduação em Linguística da UFSC. Também avança na discussão da gramática na escola. Participam do projeto os alunos de graduação, de pós-graduação e profissionais de ensino de língua portuguesa da rede. Algumas das atividades já realizadas foram: em setembro de 2018, a mesa-redonda ?Gramática, Escola e a Formação do Professor?, em fevereiro de 2019,o minicurso "O saber científico no espaço escolar: construção de gramática e olimpíada de Linguística"; em agosto de 2019, o simpósio "O lugar das Teorias Gramaticais na Educação Básica e na Formação dos Professores", durante o VII SIMELP. Todos esses eventos contaram com a participação de alunos e professores da rede básica de ensino, além de alunos da graduação e da pós-graduação.
    • Nome do projeto: Aperfeiçoamento dos Instrumentos de Controle e Gestão dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FLUD, I. , HOFFMANN, V. E. , ALBERTON, L , ROSA, F, S. , BELLEN, H. M. V. , RICHARTZ, F. , BORGET, A , DUCATTI, E , REIS, L, S. , VICENTE, E. F. R. .
      Descrição: O projeto de extensão/formação/qualificação tem por objetivos: a) Fornecer apoio técnico/operacional para a construção de modelo de gestão que permita aos administradores da SEMS-RJ e dos HFRJ o planejamento, controle e avaliação dos seus processos de trabalho em consonância com as diretrizes estratégicas do Ministério da Saúde. b) Fornecer apoio técnico/operacional para o mapeamento, redesenho e manualização dos processos de planejamento, realização, acompanhamento e pagamento das compra. c) Fornecer apoio técnico/operacional para o mapeamento e construção da Cadeia de Suprimentos dos insumos adquiridos pelos HFRJ, contemplando metodologias de gestão de compras e estoques mínimos; d) Fornecer apoio técnico/operacional para o mapeamento das competências de cada cargo/função, contemplando conhecimentos, habilidades e atitudes, bem como das atribuições e perfil profissional de cada cargo/função dos profissionais que atuam na gestão e execução dos HFRJ e da SEMS-RJ. e) Ofertar curso de especialização em gestão de saúde aos servidores dos HFRJ e SEMS-RJ de, no mínimo, 360 horas. f) Ofertar mestrado profissional em controle de gestão aos servidores dos HFRJ e SEMS-RJ. g) Ofertar ações de educação e formação voltadas ao desenvolvimento contínuo das habilidades e conhecimentos dos profissionais que atuam na gestão e execução dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro. h) Fornecer apoio técnico/operacional para a avaliação do ambiente de trabalho dos HFRJ e SEMS-RJ, considerando aspectos ergonômicos, de saúde ocupacional e infraestrutura.
    • Nome do projeto: Zoom na Cartografia (2021 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FLUD, I. , FUCHSBERGER, G. W. , QUAREZEMIN, S. , HOCHSPRUNG, V. , TESCARI NETO, A. .
      Descrição: O projeto organiza conferências mensais com convidados do cenário nacional e internacional, a fim de promover o debate sobre pesquisas fundamentadas no arcabouço teórico da Cartografia (cf. Rizzi, 1997; Cinque, 1999; Belletti, 2001)..
    • Nome do projeto: Psico-Linguística, Experimentos e Ensino (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FLUD, I. , PIRES DE OLIVEIRA, R. , MARIANO, R. , BEVILACQUA, K. , LUDKA, G. , BEZERRA, G. , CARDOZO, D. , D'AVILA, A. , LOPES, D, R. .
      Descrição: Este projeto visa entender a semântica das línguas naturais experimentalmente como um método para refletir sobre as questões de processamento, arquitetura da linguagem e ensino de língua. Busca entender o português e o inglês como "outra" língua. Língua de herança, segunda língua.