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Larissa Vieira de Cerqueira

    • Mestranda do PPG em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP), linha de pesquisa Linguística Textual e Teorias do Discurso no Português, com pesquisa intitulada "Representações da mulher em pronunciamentos presidenciais: uma análise dialógica do discurso", apoio CAPES.Integrante do GP/CNPq Linguagens, discurso e ensino.Foi monitora das disciplinas Língua, discurso e ensino e Atividades de Estágio: português e literaturas em língua portuguesa em 2022 no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) da USP.Foi orientanda de Iniciação Científica do PPG em Filologia e Língua Portuguesa da USP de 2018 a 2020. Linha de pesquisa: Linguística Aplicada ao Português. Apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) de março de 2019 a fevereiro de 2020 com pesquisa intitulada "Interfaces da contra-argumentação em livros didáticos das décadas de 1990 e de 2010".Foi bolsista de Iniciação Científica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com pesquisa intitulada "Análise de manuais didáticos do ensino médio: uso de contra-argumentos" de novembro de 2017 a fevereiro de 2019 com Extensão universitária de um mês na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) pela Missão PROCAD (EDITAL N 071 /2013).Foi bolsista do Programa de Iniciação à docência (PIBID) da CAPES.Graduação em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

       

      Links:    

    • Livros didáticos
    • Linguística aplicada ao Português
    • Concepção bakhtiniana
    • Linguística Textual e Teorias do Discurso no Português
    • CERQUEIRA, Larissa Vieira de . Discursos presidenciais do Dia Internacional da Mulher (2014 e 2022). Discursos, linguagens e representações: exercícios dialógicos, v. , p. 309 - 332, 2024.
    • BOLIVAR, R. F. D. ; CERQUEIRA, L. V. ; BOLIVAR, L. . Relações dialógicas polifônicas na produção científica de Ana Cristina dos Santos. Diálogos linguísticos e literários com Santos: o legado de Ana Cristina, v. II, p. 203 - 215, 2023.
    • PINTO, B. C. H. ; SILVA, I. G. G. ; SILVA, G. P. B. ; COSTA, J. F. ; FERREIRA, J. A. ; CERQUEIRA, L. V. ; SCHULDTT, V. N. . As oficinas de formação do subprojeto de língua portuguesa do PIBID: relatando experiências com o ensino de argumentação. Os desafios para a formação inicial na pandemia de Covid-19: PIBID e PRP USP: caminhos e conquistas, v. , p. 307 - 323, 2023.
  • Trabalhos em Anais: 10
    • CERQUEIRA, Larissa Vieira de . A POLÊMICA EM ENUNCIADOS SOCIOINSTITUCIONAIS ACERCA DO TEMA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. In: VIII SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários , 2022 , . Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. : Even3, 2022.
    • CERQUEIRA, Larissa Vieira de . Discurso presidencial do Dia Internacional da Mulher de 2022: uma análise dialógica. In: XIII Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos (EPED-USP) , 2023 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2023.
    • CERQUEIRA, Larissa Vieira de . O ENSINO DA CONTRA-ARGUMENTAÇÃO EM CAPÍTULOS DE DISSERTAÇÃO DE MANUAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: XII Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos (EPED-USP) , 2021 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2021.
    • CERQUEIRA, L. V. . Discurso presidencial do Dia Internacional da Mulher: uma análise bakhtiniana. In: Nonas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso (IX JADIS) e Quarto Congresso Internacional de Estudos do Discurso (IV CIED) , 2022 , Porto. Caderno de resumos. : , 2022. p. 1 - 126.
    • CERQUEIRA, L. V. ; CAMPOS, M. I. B. . Interfaces da contra-argumentação em manuais escolares de Português para ensino médio. In: III Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba (SELIV) , 2021 , Campos do Jordão. Anais. : , 2021.
    • CALARESI, A. ; SILVA, C. O. M. ; BINDER, F. ; CERQUEIRA, L. V. ; CAMPOS, M. I. B. . ENSINO HÍBRIDO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PANDEMIA: ALGUMAS METODOLOGIAS. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA , 2021 , . Anais do Encontro Nacional das Licenciaturas, Seminário Nacional do PIBID, Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID. : , 2021.
    • CERQUEIRA, L. V. . Interfaces da argumentação em livros didáticos de português (1996-2016). In: XI Encontro de Pós-Graduando em Estudos Discursivos da USP , 2019 , São Paulo. CADERNO DE RESUMOS E PROGRAMAÇÃO. : , 2019.
    • CERQUEIRA, L. V. . ANÁLISE DE MANUAIS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: USO DE CONTRA-ARGUMENTOS. In: 26º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) , 2018 , São Paulo. Anais eletrônicos do SIICUSP. : , 2018.
    • CERQUEIRA, L. V. . Interfaces do contra-argumento em livros didáticos. In: 27º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) , 2019 , São Paulo. Anais eletrônicos do SIICUSP. : , 2019.
    • CERQUEIRA, L. V. . CONTRA-ARGUMENTAÇÃO NA PRODUÇÃO ESCRITA EM MANUAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: 28º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) , 2020 , São Paulo. Anais eletrônicos do SIICUSP. : , 2020.
    • CERQUEIRA, L. V. . Interfaces da contra-argumentação em livros didáticos das décadas de 1990 e de 2010. : , 2020 (Relatório final de pesquisa FAPESP)
    • CERQUEIRA, L. V. . Interfaces do contra-argumento em livros didáticos da década de 1990 e de 2010. : , 2019 (Relatório parcial de pesquisa FAPESP)
    • CERQUEIRA, Larissa Vieira de . Aula 'A concepção de língua/linguagem no livro didático Português contemporâneo (2016/PNLD 2018)'. 2022 (Outra)
    • CERQUEIRA, Larissa Vieira de . Aula 'A concepção de língua/linguagem de Saussure e Jakobson no livro didático de língua portuguesa'. 2022 (Outra)
    • CERQUEIRA, Larissa Vieira de . Aula 'Sampling como prática de letramento'. 2022 (Outra)
    • CERQUEIRA, Larissa Vieira de . Aula 'O que é sampling?'. 2022 (Outra)
    • CERQUEIRA, Larissa Vieira de . Aula 'A questão da base e das superestruturas em Volóchinov'. 2022 (Outra)
    • CERQUEIRA, Larissa Vieira de . Aula 'O problema da relação entre a base e as superestruturas'. 2022 (Outra)
    • CERQUEIRA, Larissa Vieira de . Condução de duas aulas (períodos matutino e noturno) de apresentações de seminários na disciplina 'Atividades de estágio: português'. 2022 (Outra)
    • CERQUEIRA, Larissa Vieira de . Oficina on-line 'Benefícios no ambiente virtual para alunos da Universidade de São Paulo'. 2022 (Outra)
    • CERQUEIRA, Larissa Vieira de . Oficina on-line 'As tecnologias a favor do pós-graduando da Universidade de São Paulo'. 2023 (Outra)
    • CAMPOS, Marina Inês B. ; CERQUEIRA, L. V. . Aula 'Protótipos didáticos digitais'. 2022 (Outra)
    • CERQUEIRA, L. V. ; BOLIVAR, R. F. D. . Discurso de autoridade na divulgação científica da revista Pesquisa FAPESP: vozes sobre a violência de gênero. 2023 (Seminário)
    • CERQUEIRA, L. V. ; BOLIVAR, R. F. D. . Discurso de autoridade na divulgação científica da revista Pesquisa FAPESP: vozes sobre a violência de gênero. 2023 (Seminário)
    • CERQUEIRA, L. V. . Discurso presidencial do Dia Internacional da Mulher: uma análise bakhtiniana. 2022 (Comunicacao)
    • Campos, Maria Inês B. ; CERQUEIRA, L. V. ; BINDER, F. ; SILVA, C. O. M. ; CALARESI, A. . Ensino híbrido de Língua Portuguesa na pandemia: algumas metodologias. 2021 (Comunicacao)
    • CERQUEIRA, L. V. . ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: USO DE CONTRA-ARGUMENTOS. 2019 (Comunicacao)
    • CERQUEIRA, L. V. . A polêmica em enunciados socioinstitucionais acerca do tema violência contra a mulher. 2022 (Simposio)
    • CERQUEIRA, L. V. ; CAMPOS, M. I. B. . Interfaces da contra-argumentação em manuais escolares de Português para ensino médio. 2021 (Comunicacao)
    • CERQUEIRA, L. V. . O ensino da contra-argumentação em capítulos de dissertação de Manuais Didáticos de Língua Portuguesa. 2021 (Outra)
    • CERQUEIRA, L. V. ; CAMPOS, Marina Inês B. ; CALARESI, A. ; BINDER, F. ; SILVA, C. O. M. . Ensino híbrido na escola pública: experiências passadas e o pós pandemia. 2021 (Seminário)
    • CERQUEIRA, L. V. ; CAMPOS, M. I. B. . CONTRA-ARGUMENTAÇÃO NA PRODUÇÃO ESCRITA EM MANUAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2020 (Simposio)
    • CERQUEIRA, L. V. . Interfaces do contra-argumento em livros didáticos. 2019 (Comunicacao)
    • CERQUEIRA, L. V. . Compêndios da década de 1990: o discurso do outro no contra-argumento. 2019 (Comunicacao)
    • CERQUEIRA, L. V. . Interfaces da argumentação em livros didáticos de português (1996-2016). 2019 (Comunicacao)
    • CERQUEIRA, L. V. ; CAMPOS, Marina Inês B. . Análise de manuais escolares do ensino médio: uso de contra-argumentos. 2018 (Outra)
    • CERQUEIRA, L. V. ; CAMPOS, Marina Inês B. . Análise de manuais didáticos do ensino médio: uso de contra-argumentos. 2018 (Simposio)
    • CERQUEIRA, L. V. ; CAMPOS, M. I. B. . Análise de manuais didáticos do ensino médio: uso de contra-argumentos. 2018 (Seminário)
    • IZARRA, L. P. Z. ; PACHECO, V. A. ; CERQUEIRA, L. V. ; SANTANA, M. V. C. . XIV ABEI Symposium of Irish Studies in South America and II Symposium of AEIS. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • GONCALVES-SEGUNDO, P. R. ; ARAES, C. R. ; CARDOSO, C. C. ; ISOLA-LANZONI, G. ; DA SILVA, L. P. ; ANDRADE, N. P. ; MITSUNARI, N. A. S. ; FERREIRA, T. D. ; CERQUEIRA, L. V. . XII Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos (EPED-USP) (Monitora). 2021 ()
    • GONCALVES-SEGUNDO, P. R. ; ARAES, C. R. ; ISOLA-LANZONI, G. ; CERQUEIRA, L. V. ; DA SILVA, L. P. ; MITSUNARI, N. A. S. ; RASQUEL, S. G. ; FERREIRA, T. D. . XIII Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos (EPED-USP) (Membro da comissão organizadora). 2023 (Universidade de São Paulo)
    • Campos, Maria Inês B. ; RODRIGUES, M. G. S. ; MITSUNARI, N. A. S. ; SOUZA, C. C. C. ; CERQUEIRA, L. V. . I Jornada Internacional Cartografias Linguísticas. 2022 (Universidade de São Paulo e Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • CAMPOS, Marina Inês B. ; FALCAO, Barbara ; CERQUEIRA, L. V. . A convergência de mídias no ensino de língua portuguesa: dos livros didáticos aos protótipos de ensino. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • Campos, Maria Inês B. ; LIMA, Rosana Silvestre de ; CERQUEIRA, Larissa Vieira de . Texto e discurso na produção escrita argumentativa: propostas metodológicas. 2024 (Associação dos Professores de Escolas Públicas e Escolas sem fins lucrativos - APEP)
    • CERQUEIRA, L. V. ; CAMPOS, M. I. B. . Interfaces da contra-argumentação em livros didáticos das décadas de 1990 e de 2010. 2020
    • CERQUEIRA, L. V. ; CAMPOS, M. I. B. . Interfaces do contra-argumento em livros didáticos da década de 1990 e de 2010. 2019
    • Nome do projeto: Argumentação, ensino, memória: por uma teoria dialógica da linguagem (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CERQUEIRA, L. V. , PUZZO, M. B. , ALENCAR, A. G. , SANTOS, T. J. F. , BURLAMAQUI, C. D. V. , MITSUNARI, N. A. S. , LEITE, V. M. , MORAES, R. L. , NASCIMENTO, A. C. C. S. , ARAUJO, E. L. , CARVALHO, K. T. , MOSCA, J. L. , MOURA, M. R. , RIBEIRO, M. I. B. C. N. .
      Descrição: O projeto, que se inscreve na linha de pesquisa Linguística Aplicada aos Estudos do Português, toma como objeto de investigação a argumentação nos manuais didáticos e em periódicos de ensino, sobretudo no que se refere às questões de dissertação escolar, problemas de redação, gêneros do discurso, particularmente, redações do vestibular, do Enem, em que se encontra uma tensa problematização com a palavra do outro, isto é, com o discurso alheio, um dos conceitos centrais na concepção de linguagem de Bakhtin (1934-35), Medviédev (1928) e Volóchinov (1929. Trata-se, nessa medida, de colocar em foco os manuais didáticos produzidos a partir da década de 1960, buscando as orientações e métodos que conduzem os alunos às noções de texto dissertativo, argumentativo, discurso alheio no discurso próprio, formas de citação, formas de introdução, formas de argumentação por causa, consequência, contraposição, conflitos etc. Tendo em vista o estudo desses fenômenos linguísticos e discursivos, principalmente, nos manuais escolares e nos comentários em fóruns de discussão que circulam nas redes digitais com temas relacionados a aspectos sociais e culturais, por exemplo, vamos tomar como base o conceito bakhtiniano de estilística do gênero ([1934-35] 2015:21). Para Bakhtin, o enunciado concreto não é um sistema abstrato da língua, mas ele o entende como um acontecimento único, histórico, em que está situado em um tempo e espaço real com sujeitos que interagem socialmente com um propósito discursivo. Essa estilística do gênero parte de um estudo amplo em torno da estilística do romance soviético em que Bakhtin busca superar a divisão entre forma e conteúdo. Na verdade, esse texto surpreende pelas análises linguístico-discursivas do gênero do discurso e da estilística sociológica, fundamental para as análises dos estudos argumentativos nos manuais, uma vez que que as propostas didáticas contem gêneros intercalados, híbridos como também diversas linguagens, gêneros e estilos. Essa fundamentação teórica tem como finalidade (i) servir de base para análises linguístico-discursivas da produções escritas, visando as atividades didáticas relacionadas à argumentação/ dissertação e os comentários nos fóruns de discussão; (ii) aprofundar o conceito de argumentação na concepção bakhtiniana e em teorias linguísticas da argumentação; (iii) elucidar a presença da função argumentativa e da crítica como atividade humana que coordena múltiplos e heterogêneos saberes nos materiais didáticos de língua portuguesa em circulação a partir de 1964, início da ditadura brasileira. Metodologicamente, prevê-se um trabalho a partir de uma base documental coletada nos acervos do livro didático de várias universidades (FEUSP, UFRN, Bibliothèque Diderot de Lyon [documentation életronique]), para implantar uma análise pela aplicação do método dialógico, contemplando três etapas: (a) a dimensão alteritária, em o pesquisador participa responsavelmente da coleta dos dados; (b) a tensão dialética instaurada entre pesquisador e materiais coletados; (c) a responsividade observável entre vários materiais de mesmo período histórico e de outros períodos. O objetivo principal é aprofundar a concepção de argumentação, na medida em que ela pode elucidar a atividade dupla da linguagem na qual há uma tensão entre o monólogo e o diálogo, entre o trabalho enunciativo e o trabalho interacional presente nos manuais escolares de língua portuguesa em circulação no ensino médio brasileiro. Quanto às contribuições cientificas e sociais do projeto, ressaltam-se: (i) a continuidade nas investigações em desenvolvimento ou desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Linguagens, discurso e ensino a saber, a análise dialógica dos discursos, construindo uma arquitetônica da produção escrita; (ii) socialização da produção, por meio de publicações.