Não autenticado |

Matheus Menezes

    • Mestrando pelo PPG-LETRA (Letras Estrangeiras e Tradução). Possui graduação em Letras (FFLCH-USP) com habilitação em Língua Árabe, colaborou um ano no projeto da Faculdade de Educação da USP 'Estágio Heliópolis', voltado para a prática do ensino em escolas públicas do bairro de Heliópolis. Integrou o corpo de bolsistas do Setor Educativo no Centro Universitário Maria Antonia e elaborou uma iniciação científica sobre a evasão de graduandos na FFLCH. Também integrou outro projeto da Faculdade de Educação, cujo foco principal foi refletir sobre o ensino de línguas estrangeiras no Brasil e o ensino de português para estrangeiros, além de produzir material didático para o ensino de línguas estrangeiras. Atualmente integra o grupo de pesquisa CNPQ/ Tarjama: Escola de Tradutores de Literatura Árabe Moderna.

       

      Links:    

    • MENEZES, M. . A escrita a contrapelo: detalhes menores e a busca pela memória soterrada MAGMA (USP) , v. 19 , p. 195 - 204 , 2023. ISSN: 01046330.
  • Trabalhos em Anais: 1
    • MENEZES, MATHEUS . AS RELAÇÕES ENTRE EVASÃO DE GRADUANDOS, CLASSE SOCIAL E POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA: UM PANORAMA TEÓRICO. In: Anais Graduação em Foco , 2023 , UFMG. Anais do(a) Anais Graduação em Foco. Recife : Even3, 2023.
    • MENEZES, M. . MALUF, Fawzi. Diwan | ديوان. Trad. Matheus Menezes. (n.t.), n. 24, 1º vol., 2022, pp. 43-49.. São Paulo : Revista Nota do Tradutor , 2022 (Tradução)
    • PUH, M. ; MENEZES, M. . Guias formativos: para aprendizes e futuros profissionais de línguas na Universidade de São Paulo - Árabe. São Paulo : FEUSP , 2021 (Material instrucional)
    • MENEZES, M. . A revista al-Usba al-Andalusiyya e a produção literária e intelectual árabe no Brasil (1935-1953). 2023 (Comunicacao)
    • MENEZES, M. . Legado de um certo Oriente: a revista al-Usba al-Andalusiyya e a produção intelectual árabe no Brasil. 2023 (Comunicacao)
    • MENEZES, M. . A Revista da Liga Andaluza de Letras Árabe: mapeamento e análise. 2022 (Comunicacao)
    • MENEZES, M. . As relações entre evasão de graduandos, classe social e políticas de permanência: um panorama teórico. 2021 (Comunicacao)
    • MENEZES, M. . Análise de materiais online de língua árabe: a diglossia em perspectiva. 2021 (Comunicacao)
    • MENEZES, M. . As relações entre evasão de graduandos na FFLCH, classe social e políticas de permanência: um estudo de caso. 2020 (Simposio)
    • PUH, M. ; MENEZES, M. . Oficinas Pedagógicas para ingressantes nas habilitações e licenciaturas em alemão, árabe, chinês, coreano, grego, latim, russo e português para imigrantes e refugiados. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • MENEZES, M. . Oficinas Pedagógicas para ingressantes nas habilitações e licenciaturas em alemão, árabe, chinês, coreano, grego, latim, russo e português para imigrantes e refugiados. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Ação Educativa e Expografia Centro Maria Antonia (2017 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MENEZES, M. , GREGORIN FILHO, N. .
      Descrição: Desenvolvimento de atividades associadas à ação educativa no espaço do Centro Universitário Maria Antônia. Estão inseridos neste projeto atividades relacionadas ao projeto expográfico e ao acompanhamento do trabalho de curadoria, preparando bolsistas que tenham interesse neste campo futuramente. Este projeto visa proporcionar aos bolsistas a experiência de reflexão sobre atividades relacionadas à cultura e extensão que venham a ser foco dos eventos, no âmbito da extensão universitária, conforme missão do CEUMA.
    • Nome do projeto: As relações entre evasão de graduandos na FFLCH, classe social e políticas de permanência: um estudo de caso (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENEZES, M. , HAWI, M. M. .
      Descrição: Este projeto possui como principal intuito entender as causas da evasão de graduandos na FFLCH - USP e consequentemente investigar as políticas de permanência da instituição nos últimos dez anos. A busca por respostas em relação ao tema da evasão de alunos de ensino superior é um assunto bastante estudado nos últimos anos na academia, e aqui procura-se analisar esse fenômeno por meio de um estudo longitudinal, através da análise quantitativa e qualitativa, ou seja, tanto no espectro coletivo da universidade, como também no espectro individual, já que um dos motes da pesquisa é entender o que leva um aluno a evadir e abandonar seus estudos.
    • Nome do projeto: Produção de materiais didáticos e metodologias para ensino de línguas no contexto brasileiro (2020 - 2021
      Natureza: Ensino
      Integrantes: MENEZES, M. , PUH, M. .
      Descrição: Este projeto foca na reflexão sobre e na produção de materiais didáticos e metodologias vinculadas ao ensino de línguas que fazem parte dos cursos de graduação e licenciatura no campus central da Universidade de São Paulo, especificamente as que fazem parte do escopo de atuação do docente, a saber: alemão, árabe, japonês, coreano, chinês, russo, armênio, hebraico, grego e latim. Levantamentos bibliográficos de um estado da arte da produção brasileira de materiais didáticos realizados junto com os alunos.Trata-se de línguas para as quais não existem ainda políticas públicas de estímulo, como é o caso das línguas inglesa e espanhola, contempladas no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), mas que representam línguas e estados com grande potencial econômico e cultural e comunidades imigrantes presentes na cidade de São Paulo e no Brasil. Portanto,aceitando a possibilidade de o material e as metodologias representarem uma multiplicidade de objetos/elementos a serem usados em sala de aula, o projeto visa oferecer ao estudante de graduação/licenciatura da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas ou Pedagogia a possibilidade de entrar em contato com as discussões acerca de materiais e metodologias da sua língua de habilitação ou conhecimento no contexto brasileiro, e em segundo momento, visa a criação de materiais didáticos inéditos e metodologias de ensino focadas em objetivos e propósitos educacionais da própria universidade. A participação no projeto contribuirá para com a formação profissional do aluno em Letras e Pedagogia, preparando-o para atuar em instituições de ensino formal e não-formal, editoras, pesquisa e extensão.
    • Nome do projeto: Periferia Livr@ (2021 - 2022
      Natureza: Ensino
      Integrantes: MENEZES, M. , MOTA, Maria N.C .
      Descrição: O projeto visa criar uma editora virtual com produções literárias das periferias de São Paulo para atender estudantes de escolas públicas e privadas. O Periferia Livr@ conta com três frentes de trabalho: a incubadora de uma editora virtual e a digitalização de obras, a potencialização de editoras atuantes e a elaboração de oficinas.
    • Nome do projeto: Legado de um certo Oriente: a revista al-Usba al-Andalusiyya e a produção intelectual árabe no Brasil (1935-1953) (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENEZES, M. , JUBRAN, S. .
      Descrição: pesquisa de mestrado cujo objetivo é realizar um mapeamento temático das edições disponíveis do periódico árabe-brasileiro al-Usba al-Andalusiyya, a Revista das Revista da Liga Andaluza de Letras Árabes, que representa um importante legado intelectual e literário do movimento mahjar. Este mapeamento com base na pesquisa documental foca em três eixos principais, sendo eles: autores publicados na revista, artigos publicados e tradução de literatura brasileira para a língua árabe realizada pelos autores e veiculada na revista.
    • Nome do projeto: TARJAMA - ESCOLA DE TRADUTORES DE LITERATURA ÁRABE MODERNA (2022 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: MENEZES, M. , JUBRAN, S. .
      Descrição: O grupo de pesquisa TARJAMA pretende ser um espaço permanente de formação na especialidade de tradução da literatura árabe contemporânea a partir do idioma original. Assim, pretende-se fornecer um espaço onde os alunos interessados em trabalhar profissionalmente com a tradução do árabe literário recebam treinamento nas especificidades do ofício, adquirindo com o tempo independência para atuar como profissionais da tradução de textos literários do árabe para o português. Ainda, a TARJAMA pretende ser um elo entre o currículo generalista da graduação e o processo de aperfeiçoamento e refinamento teórico e crítico da pós-graduação, dando aos estudantes interessados a oportunidades de desenvolver as ferramentas do ofício de tradutor, no domínio das quais poderão seja integrar o mercado nacional da tradução de literatura, seja utilizar dessa experiência para a o trabalho com textos árabes de todos os gêneros que interessem a seus trabalhos acadêmicos.
    • Nome do projeto: PROJETO ESPECIAL DE ESTÁGIO HELIÓPOLIS (2018 - 2019
      Natureza: Ensino
      Integrantes: MENEZES, M. , GHANEM, E .
      Descrição: Este projeto tem o objetivo de contribuir na formação teórico-prática de estudantes dos cursos de Pedagogia e demais Licenciaturas no cotidiano de escolas públicas. Dará continuidade a um trabalho de colaboração com comunidades locais iniciado em 2012, em Heliópolis, uma das maiores áreas de habitação irregular e de vulnerabilidade social do município de São Paulo, mas também um exemplo de auto-organização e de mobilização por direitos universais, especialmente por educação. A orientação seguida pelas atividades procura ir além do convencional estágio de observação, restituindo a perspectiva de que o estágio é uma parte prática da formação, em situação real de trabalho. Trata-se, portanto, de estágio de intervenção centrada em três aspectos: aprendizagem mútua, reflexão sobre a prática e articulação com extensão e pesquisa