Não autenticado |

Lucas Gustavo do Nascimento Rigonato

    • Doutorando do programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, no DLM da Universidade de São Paulo. Possui licenciatura em língua inglesa (2009), especialização em Linguística Aplicada (2014) e mestrado em Letras e Linguística (2017) pela Universidade Federal de Goiás. No período 2015-2016, com apoio financeiro da CAPES, foi bolsista Fulbright, atuando como instrutor de Português como Língua Estrangeira na Catholic University of America em Washington D.C. No momento, atua com coordenação acadêmica no ensino de inglês na Escola Morumbi Moema e no English@USP. Desde agosto 2021 é membro do GEELLE - Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Letras Estrangeiras. É também parte da comissão do Projeto Nacional de Letramentos (PN). Tem interesse em educação linguística, autoetnografia, formação de professores e teoria sociocultural.

       

      Links:    

    • Linguística Aplicada - Ensino/Aprendizagem de Línguas
    • Ensino e Aprendizagem de Línguas
    • Português como Língua Estrangeira
    • Aprendizagem Colaborativa
    • Teoria Sociocultural
    • Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras
    • Aprendizagem Colaborativa
    • Língua Estrangeira Moderna Inglês
    • Teoria Sociocultural
    • RIGONATO, L. G. N. . More Than Words. São Paulo : SBS Livraria Internacional, 2020 . 46p. ISBN: 9788580763676.
  • Artigos completos publicados em periódicos: 1
    • FIGUEIREDO, F. J. Q. ; RIGONATO, L. G. N. . A utilização de um formulário de orientação na correção com os pares: um estudo realizado com alunos do nível intermediário de um curso de línguas CAMINHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA , v. 16 , p. 156 - 178 , 2017. ISSN: 21768625.
    • RIGONATO, L. G. N. ; NASCIMENTO, M. C. . Ecos duoautoetnográficos: vozes, reflexões e resiliência em tempos de desafio. Discussões sobre educação linguística e formação docente do e com o GEELLE – Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras, v. 1, p. 193 - 210, 2024.
    • RIGONATO, L. G. N. ; FIGUEIREDO, F. J. Q. . A correção com os pares em um contexto de ensino de português como língua estrangeira: um estudo de caso com intercambistas na UFG. Pesquisa e ensino na área de letras : língua, linguística, literatura e ensino-aprendizagem de línguas e literaturas, v. , p. 392 - 411, 2016.
    • RIGONATO, L. G. N. . To get more out of writing activities . ETAs Journal , Suiça , 01 mar. 2017.
    • RIGONATO, L. G. N. . To Make More of Writing Activities . Braz-TESOL Newsletter , São Paulo , 01 dez. 2015.
    • RIGONATO, L. G. N. ; FIGUEIREDO, F. J. Q. . A Correção com os Pares em um contexto de Ensino de Português como Língua Estrangeira: um estudo de caso com intercambistas na UFG (no prelo). In: VII Seminário de Dissertações e Teses em Andamento , 2016 , Goiânia. Anais do VII Seminário de Dissertações e Teses em Andamento. : , 2016.
    • RIGONATO, L. G. N. . A Experiência de um Professor Homossexual com o Ensino Crítico De Línguas. In: Fronteras, Borderlands, Travessias - XXII Graduate Colloquium of Iberian and Latin American Languages and Cultures , 2016 , Austin, Texas, USA. Proceedings of the XXII Graduate Colloquium of Iberian and Latin American Languages and Cultures. : , 2016. p. 62 - 70.
    • RIGONATO, L. G. N. . A Correção com os Pares na Sala de PLE. In: IV Colóquio Nacional de Letras e o XVII Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras/UFG , 2016 , Goiânia. Anais do IV Colóquio Nacional de Letras e o XVII Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras/UFG. : , 2016.
    • RIGONATO, L. G. N. . Uma experiência com a utilização de um formulário de orientação na correção com os pares. In: III COLÓQUIO NACIONAL DE LETRAS E XVI COLÓQUIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FACULDADE DE LETRAS DA UFG , 2015 , Goiânia. Anais do III COLÓQUIO NACIONAL DE LETRAS E XVI COLÓQUIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FACULDADE DE LETRAS DA UFG. : , 2015. p. 40 - 40.
    • RIGONATO, L. G. N. . A correção com os pares em contexto de ensino de PLE. In: VIII Ciclo de Estudos em Linguagem e I Congresso Internacional de Estudos em Linguagem , 2015 , Ponta Grossa. Caderno de resumos. : , 2015. p. 35 - 35.
    • REES, D. K. ; RIGONATO, L. G. N. . Peter Pan: os desafios da dialogia. In: VII Seminário de Línguas Estrangeiras: a transdisciplinaridade e o ensino de línguas estrangeiras , 2009 , Goiânia-GO. Caderno de Resumos do VII Seminário de Línguas Estrangeiras: a transdisciplinaridade e o ensino de línguas estrangeiras. Goiânia-GO : Faculdade de Letras, 2009. p. 73 - 73.
    • RIGONATO, L. G. N. . Percepções sobre a relevância de um livro literário na discussão de temas críticos em aulas de inglês: um estudo de caso. In: XI Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras da UFG , 2010 , Goiânia-GO. Caderno de Resumos do XI Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras da UFG. Goiânia-GO : Faculdade de Letras, 2010. p. 103 - 103.
    • RIGONATO, L. G. N. ; PAIVA, M. B. . Internetês e textese: os significados e as implicações do uso da linguagem digital em português e em inglês. In: X Colóquio de Pesquisa e Extensão , 2009 , Goiânia. X Colóquio de Pesquisa e Extensão - Programação e Resumos. : , 2009. p. 88 - 89.
    • RIGONATO, L. G. N. . More Than Words. São Paulo : SBS Livraria Internacional , 2020 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • CASTRO, L. P. ; MORENO, T. R. A. ; RIGONATO, L. G. N. . A Meaning Making Exercise about Artificial Intelligence and the Death of Art. 2023 (Comunicacao)
    • RIGONATO, L. G. N. . Our product portfolio: making learning visible across levels. 2020 (Comunicacao)
    • RIGONATO, L. G. N. . Mastering Discourse Awareness: Tools and Techniques. 2018 (Comunicacao)
    • RIGONATO, L. G. N. . The New Intermediate at Cultura Inglesa: Underlying Principles. 2019 (Comunicacao)
    • RIGONATO, L. G. N. . Young Learners Portfolio at Cultura Inglesa: Underlying Principles. 2021 (Comunicacao)
    • RIGONATO, L. G. N. . Young Learners: Lessons on Self-Assessment. 2021 (Comunicacao)
    • RIGONATO, L. G. N. . Materiais Didáticos: Are you using them or being used by them?. 2022 (Comunicacao)
    • RIGONATO, L. G. N. . Brave New World: an experience in Critical Language Teaching. 2016 (Comunicacao)
    • RIGONATO, L. G. N. . A correção com os pares em um contexto de ensino de português como língua estrangeira: um estudo de caso com intercambistas na UFG. 2016 (Comunicacao)
    • RIGONATO, L. G. N. . To Make More of Writing: a peer-correction research experience. 2016 (Comunicacao)
    • RIGONATO, L. G. N. . Percepções sobre a correção com os pares: um estudo realizado com intercambistas na UFG. 2016 (Comunicacao)
    • RIGONATO, L. G. N. . A Experiência de um Professor Homossexual com o Ensino Crítico de Línguas. 2016 (Comunicacao)
    • RIGONATO, L. G. N. . A Correção com os Pares na Sala de PLE. 2016 (Comunicacao)
    • RIGONATO, L. G. N. . A correção com os pares em contexto de ensino de PLE. 2015 (Comunicacao)
    • RIGONATO, L. G. N. . A Peer-Correction Research Experience at a Language Center. 2015 (Comunicacao)
    • RIGONATO, L. G. N. . Uma experiência com a utilização de um formulário de orientação na correção com os pares. 2015 (Comunicacao)
    • RIGONATO, L. G. N. ; PAIVA, M. B. . Internetês e textese: os significados e as implicações do uso da linguagem digital em português e em inglês. 2009 (Comunicacao)
    • FERRAZ, D. M. ; MONTEMOR, W. ; RIGONATO, L. G. N. ; SOUZA, L. M. M. ; DUBOC, A. P. M. ; MIZAN, S. ; NASCIMENTO, M. C. ; KAWASHIMA, S. Y. ; SANTOS, S. L. C. ; ARAUJO, J. P. ; JORGE, S. . Projeto Nacional de Letramentos. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • RIGONATO, L. G. N. . Teaching Young Learners English. 2021 (Associação Cultura Inglesa São Paulo)
    • Nome do projeto: Students' views on the relevance of a literary book to the discussion of critical themes in English classes: a case study (2009 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIGONATO, L. G. N. .
      Descrição: Desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), este projeto visou problematizar o uso do livro "The Brave New World" na discussão de temas críticos em aulas de língua inglesa.
    • Nome do projeto: Projeto Nacional de Letramentos (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIGONATO, L. G. N. , FERRAZ, D. M. , MONTEMOR, W. , SOUZA, L. M. M. , DUBOC, A. P. M. , MIZAN, S. , CERVERA, T. F. , GONCALVES, J. , PADUA, B. F. A. , NASCIMENTO, M. C. , MONTEIRO, F. , SANTOS, S. L. C. , ARAUJO, J. P. , JORGE, S. .
      Descrição: O PN atualmente conta com a participação de mais de 300 pesquisadores de 45 universidades brasileiras e mais de 15 universidades internacionais.
    • Nome do projeto: English@USP (2022 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: RIGONATO, L. G. N. , FERRAZ, D. M. , CERVERA, T. F. , KAWASHIMA, S. Y. .
      Descrição: Projeto English@USP com oferta de ensino de língua inglesa em nível inicial e 100 online, gratuitos, para toda a comunidade USP. Focus on Reading, Focus on Listening, Focus on Writing, Focus on Speaking.
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras - GEELLE (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIGONATO, L. G. N. , FERRAZ, D. M. , MONTEMOR, W. , SOUZA, L. M. M. , DUBOC, A. P. M. , MIZAN, S. , CERVERA, T. F. , GONCALVES, J. , PADUA, B. F. A. , NASCIMENTO, M. C. , MONTEIRO, F. , LEITE, S. C. , MENDES, M. C. S. P. , FIGUEREDO, A. C. S. , POTENZA, D. S. , KAWASHIMA, S. Y. , VIEIRA, C. S. , SANTOS, S. L. C. , AVELAR, M. G. , ARAUJO, J. P. , JORGE, S. .
      Descrição: O projeto de pesquisa investiga a educação linguística e a formação docente em línguas estrangeiras, com foco na língua inglesa, sob as perspectivas da educação crítica e dos letramentos.