Não autenticado |

Antonio Marcos Lescano de Oliveira

    • possui graduação em Letras, com dupla habilitação em Português e Espanhol, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011) e mestrado em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2015), na área de Teoria Literária e Estudos Comparados. Participou do Grupo de estudos Pesquisa Linguística (UFMS), do Grupo de pesquisa Literatura Portuguesa e Estudos Interdisciplinares (CNPq/UFMS) e do Grupo de pesquisa ÍCARO - Interdisciplinaridade, Crítica ao Autoritarismo, Regionalidade e Oralidade (CNPq/UFPel). Atualmente, é doutorando em Letras pela Universidade de São Paulo, na área de Literatura Portuguesa, e membro do Grupo de pesquisa Reescrever o século XVI - novas abordagens da história literária (CNPq/USP) e do Grupo de pesquisa Pensar Camões (CNPq/UFF)Exerce cargo efetivo de professor na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, na Coordenadoria Regional de Educação de Dourados. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Portuguesa e História.

       

      Links:    

    • OLIVEIRA, A. M. L. ; OLIVEIRA, N. E. C. . A Educação e seu protagonismo diante do desafio do início do ano escolar . Jornal Dourados News , Dourados, MS , 07 mar. 2022.
    • OLIVEIRA, A. M. L. ; OLIVEIRA, N. E. C. . A essencialidade da educação no contexto de volta às aulas presenciais . Revista Elo , Dourados, MS , 04 out. 2021.
    • OLIVEIRA, A. M. L. ; SANTOS, R. C. Z. . A crítica como metalinguagem em Herberto Helder. In: IV Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários: ensino e pesquisa - o diálogo das linguagens. Uberaba, MG: UFTM , 2013 , . (Caderno de Resumos e Programação). : , .
  • Outras Produções Bibliográficas: 1
    • OLIVEIRA, A. M. L. . A metalinguagem como matriz poética de Herberto Helder. : , 2015 (Dissertação de Mestrado)
    • OLIVEIRA, A. M. L. . Julgamento de Apresentações na II Noite Cultural da EE Vila Brasil - 'Contos Literários'. 2023 (Outra)
    • OLIVEIRA, A. M. L. . Julgamento de Poesias no Festival de Arte e Cultura do nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Campus Dourados - FESTACE. 2017 (Outra)
    • OLIVEIRA, A. M. L. ; SILVA, R. V. ; SOTOLANI, M. C. . Membro da Comissão de Avaliação Curricular no Processo Seletivo Simplificado para Assistentes de Atividades Educacionais/Técnico de Suporte em Tecnologias - TST. 2019 (Outra)
    • OLIVEIRA, A. M. L. ; GARCIA, K. C. S. ; FERNANDES, M. A. S. N. ; YASSUDA, V. L. . Membro da Comissão de Monitoramento e Avaliação das parcerias firmadas com Organizações da Sociedade Civil - OSC. 2019 (Outra)
    • OLIVEIRA, A. M. L. . Avaliação de Trabalhos na Feira de Ciência e Tecnologia da Grande Dourados - FECIGRAN. 2019 (Outra)
    • OLIVEIRA, A. M. L. . Comissão de Monitoramento e Avaliação, para acompanhar a execução das parcerias firmadas com Organizações da Sociedade Civil - OSC. (Resolução 'P' SED N. 1.268, de 9 de maio de 2019). 2019 (Assessoria)
    • OLIVEIRA, A. M. L. . Comissão Central de Processo Seletivo de Profissionais do Quadro Permanente do Magistério ou em Estágio Probatório, com vistas ao exercício do cargo de professor, função docência, nas escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul que ofertam o Programa de Educação em Tempo Integral - Escola da Autoria - Ensino Médio. 2019 (Assessoria)
    • OLIVEIRA, A. M. L. . Comissão de Avaliação Curricular no Processo Seletivo Simplificado para Assistentes de Atividades Educacionais na função de Técnico de Suporte em Tecnologia (Resolução 'P' SED N. 246, de 1º de fevereiro de 2019). 2019 (Assessoria)
    • OLIVEIRA, A. M. L. . Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação de Dourados - CMMA-PME (Decreto Nº 363, de 05 de junho de 2017). 2017 (Assessoria)
    • OLIVEIRA, A. M. L. . Supervisão da I Expedição de Estudos Empíricos em Cidades Históricas Mineiras. 2008 (Consultoria)
    • OLIVEIRA, A. M. L. . Avaliação de Projetos no Workshop Preparatório dos Projetos Finalistas de Mato Grosso do Sul para a FEBRACE da USP de 2014 - FETEC/MS. 2014 (Outra)
    • OLIVEIRA, A. M. L. ; MARTINS, G. V. ; BATISTOTI, M. L. F. ; GHIZZI, E. B. ; MAEDA, R. M. A. . Colegiado de Curso de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - UFMS. 2012 (Consultoria)
    • OLIVEIRA, A. M. L. . Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - UFMS. 2013 (Consultoria)
    • OLIVEIRA, A. M. L. . No retrato do poeta, a imagem de Camões. 2022 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, A. M. L. . Metodologias Ativas - aprendizagem para além de aulas e de provas. 2019 (Conferência)
    • OLIVEIRA, A. M. L. . Literatura e história: uma possível cumplicidade que revela suspeitos na morte da Castro. 2009 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, A. M. L. . O que fazer com os resultados da análise crítica do discurso dos professores fronteiriços?. 2010 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, A. M. L. . A projeção literária heldereana: tendências convergentes. 2011 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, A. M. L. . O Corpo o Luxo a Obra: por um tratado de (re) versificação portuguesa. 2013 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, A. M. L. . A crítica como metalinguagem em Herberto Helder. 2013 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, A. M. L. ; OLIVEIRA, F. A. . Escola Rita Angelina em Dourados oferece Ensino Integral do 6º ao 9º ano. 2017 Rádio Coração
    • OLIVEIRA, A. M. L. . Monitoria - II Congresso Internacional Brasil, Paraguai, Bolívia: Fronteira, Cultura e interdisciplinariedade. 2009 ()
    • OLIVEIRA, A. M. L. . Supervisão - I Expedição de Estudos Empíricos em Cidades Históricas Mineiras. 2008 ()
    • OLIVEIRA, A. M. L. . Monitoria - III Seminário Nacional do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Estudos de Linguagens: Modos de Saber e de Fazer. 2009 ()
    • OLIVEIRA, A. M. L. . Monitoria - I Colóquio Internacional de História das Religiões: Aspectos Teóricos e Metodológicos. 2009 ()
    • OLIVEIRA, A. M. L. . Monitoria - VI Congresso Brasileiro de Hispanistas e II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. 2010 ()
    • OLIVEIRA, A. M. L. . Leitura e Produção de Textos na Universidade. 2010 (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
    • OLIVEIRA, A. M. L. . A Educação Integral em Tempo Integral: aprendizagem pela educação científica e autoria. 2016 (Secretaria de Estado de Educação)
    • OLIVEIRA, A. M. L. . Competências para o Século XXI: Foco na Qualidade da Educação Socialmente Referenciada. 2020 (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul)
    • OLIVEIRA, A. M. L. . Dai-me um ilegível corpo n' O Amor em Visita, de Herberto Helder. 2012
    • Nome do projeto: A relevância do corpo ilegível em poemas de Herberto Helder (2012 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, A. M. L. .
      Descrição: Com este projeto se inicia a pesquisa de dissertação de mestrado intitulada A METALINGUAGEM COMO MATRIZ POÉTICA DE HERBERTO HELDER. Os dois capítulos que compõem o texto dissertativo, de minha autoria, têm como texto-base-poético "O Amor em Visita" (1958), de Helder, e dialogam com teóricos da literatura e de outras áreas, que reunidos, subsidiam a elaboração de uma hipótese, do ponto de vista metalinguístico, para se verificar e estudar as significâncias da metáfora do corpo ilegível do / no poema hebertiano. Por fim, a realização do trabalho de pesquisa - sob orientação da Professora Doutora Rosana Cristina Zanelatto Santos, junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEL/UFMS), Área de Concentração em Teoria Literária e Estudos Comparados, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - apresenta, os resultados desta leitura sobre a Literatura Portuguesa de Herberto Helder, que a seu estilo, nos revela inesgotável.
    • Nome do projeto: A coexistência do Português, Espanhol e Guarani em escolas de fronteira Brasil/Paraguai (2010 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, A. M. L. , SILVA, R. L. , ANDRADE, C. A. , RICALDE, R. L. F. , SALDANHA, R. D. , PERALTA, R. O. , OLIVEIRA, J. A. B. , UMBELINO, K. R. , EVANGELISTA, E. N. .
      Descrição: Projeto coordenado pela Professora Mestre Cleovia Almeida de Andrade, desenvolvido no Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, como Iniciação Científica.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa Literatura Portuguesa e Estudos Interdisciplinares (2012 - 2015
      Natureza: Outra
      Integrantes: OLIVEIRA, A. M. L. , FREIRE, J. A. T. , DORNELES, M. R. H. .
      Descrição: Assinalar temas, espaços e momentos em que a Literatura e outros ramos dos conhecimentos, saberes e artes se encontram. Em especial, os diálogos realizados entre Literatura, Filosofia, Cinema, Artes Visuais, História e Pedagogia. - Evidenciar certos modos de imbricação entre Literatura e outras ciências e artes, numa ambiência de buscas temáticas, de procedimentos comuns e de interpretação da vida e do mundo. - Possibilitar uma instância na qual duas áreas se configurem num terceiro campo de ação, de ordenação interacional, vislumbrada em metas transdisciplinares. - Buscar a realização de atividades reflexivas, como: de maneira geral, a efetivação de diálogos entre cursos, campi, universidades e grupos de pesquisa; e, de forma específica, a detecção da presença do pensamento filosófico na literatura e a identificação de anteparos retóricos na filosofia.
    • Nome do projeto: As reconfigurações do "eu-híbrido" e do imaginário na poesia contemporânea de Herberto Helder (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, A. M. L. .
      Descrição: A proposição desta Pesquisa de Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) - sob orientação da Professora Doutora Marcia Maria de Arruda Franco, junto ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) - insere-se em um contexto que denominaremos "reconfiguração" de questões políticas e filosóficas que envolvem o corpo e seus processos de humanidade, não humanidade e desumanidade do sujeito. Sabemos, precipuamente, que a literatura atua ideologicamente sobre esses processos, seja para evidenciar as afinidades, tensões e deslocamentos que permeiam as relações do sujeito com o mundo ou para enunciar uma estética contemporânea aos dilemas do tempo. Nesse sentido, focalizaremos na poesia do autor lusitano Herberto Helder um estudo das imagens criadas e inventadas para o corpo e, ao nos alicerçarmos em pensamentos de filósofos contemporâneos, pretendemos formular a nossa hipótese principal: o imaginário como uma espécie de gênero de literatura no qual a imagem do corpo herbertiano se agrega para reafirmar o "eu-híbrido" como categoria filosófica de pensamento.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa Pensar Camões (2023 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: OLIVEIRA, A. M. L. , MAFFEI, L. , FRANCO, M. A. .
      Descrição: A poesia de Camões, tanto em sua face lírica como em seu épico, pode ser visitada através de diferentes portas. Uma delas diz respeito a entender a obra camoniana como um pensar. Isso quer dizer que Camões não apenas responde a questões que o pensamento filosófico de seu tempo dá a ver, mas que sua poesia é, ela própria, propositora de um pensar. Camões não é um filósofo, nem propõe a construção de uma filosofia, mas dialoga com o pensamento de muitos tempos, inclusive o nosso. Além disso, o modo como elabora, e reelabora, questões filosóficas, permite-nos afirmar que sua poesia cria um modo próprio de pensar. O grupo pretende, a partir da premissa exposta, investigar e divulgar a poesia camoniana (além de estudos sobre ela) de uma maneira singular, privilegiando justamente sua potência de pensar.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa ÍCARO - Interdisciplinaridade, Crítica ao Autoritarismo, Regionalidade e Oralidade (2012 - 2015
      Natureza: Outra
      Integrantes: OLIVEIRA, A. M. L. , SANTOS, R. C. Z. , OURIQUE, J. L. P. .
      Descrição: O grupo de pesquisa ÍCARO tem por objetivo refletir sobre a formação cultural a partir das experiências regionais e de sua relação com outras culturas e das aproximações/afastamentos existentes no pensar questões como identidade-identificação, igualdade e diferença. As questões principais a serem desenvolvidas através de atividades de pesquisa e extensão podem ser percebidas por meio das iniciais das palavras que compõem o nome do grupo: Interdisciplinaridade (perspectiva fundamental de trabalho em Literatura Comparada), Crítica ao Autoritarismo (evidenciada pela abordagem da Teoria Crítica da Sociedade), Regionalidade e Oralidade (conceitos relevantes para reflexão acerca do sentido expressivo da formação cultural). As repercussões dessas atividades poderão ser percebidas através da implantação de projetos voltados para a necessidade crescente de pesquisa na área dos estudos literários.