Não autenticado |

Paulo Sérgio Moreira de Carvalho

    • Historiador, professor e educador popular, com atuação no setor público e privado. Pesquisa e ensino na área de gênero, sexualidade e Direitos Humanos.

       

      Links:    

    • CARVALHO, PAULO S. M. DE . Em defesa do sangue hebreu: HUMANIDADES EM DIÁLOGO (IMPRESSO) , v. 9 , p. 173 - 186 , 2019. ISSN: 19826931.
  • Trabalhos em Anais: 1
    • CARVALHO, Paulo Sérgio Moreira de . Papéis de gênero na educação brasileira: uma perspectiva histórica. In: Encuentro de la Red de Estudios de Historia de Las Infancias en America Latina ? REHIAL (3. : 2021 : [Virtual]); Seminário Nacional do Grupo de Trabalho de História da Infância e da Juventude ? ANPUHBR (1. : 2021 : Brasil) : Infâncias e juventudes nos (co , 2021 , Florianópolis. Anais [recurso eletrônico] / 3.º Encuentro de la Red de Estudios de Historia de Las Infancias en America Latina ? REHIAL e 1.º Seminário Nacional do Grupo de Trabalho de História da Infância e da Juventude ? ANPUHBR; 9 a 11 de junho de 2021,. Florianópolis : UDESC, 2021. p. 1 - 292.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa em Gênero e História (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, P. S. M. , Stella Maris Scatena Franco .
      Descrição: O Grupo de Pesquisa em Gênero e História funciona no Departamento de História da USP desde 2015. Foi fundado como uma demanda de alunos/as que tinham a intenção de discutir temáticas relacionadas à História das Mulheres e das Relações de Gênero. Desde então, o grupo realiza reuniões regulares de discussão e leitura de textos historiográficos, teóricos e literários, bem como análises fílmicas e produção de eventos acadêmicos e de extensão. O Departamento de História da USP contou com nomes importantes de historiadoras voltadas à História das Mulheres e das Relações de Gênero. Dar continuidade a esse trabalho, incorporando novas tendências da vertente dos estudos de gênero é uma contribuição inegável ao nosso campo de conhecimento, que não pode se apartar dos estudos rigorosos desenvolvidos em diferentes áreas das Ciências Humanas. A equipe conta com pesquisadores/as que desenvolvem investigações em temáticas variadas dentro da área de História das Mulheres e das Relações de Gênero, abarcando temporalidades diversas, mas notadamente centradas nos séculos XIX a XXI. As temáticas abordadas se inscrevem no escopo da História Latino-americana, incluindo o Brasil, principalmente no período independente.
    • Nome do projeto: Relações Diplomáticas entre Portugal e a Santa Sé na primeira metade do século XVIII (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, P. S. M. , KANTOR, Iris .
      Descrição: Análise das relações entre os dois estados em três perspectivas distintas: paridade diplomática, padroado e inquisição.