Não autenticado |

Rodrigo Abrantes da Silva

    • Rodrigo Abrantes da Silva é doutorando na Universidade de São Paulo (USP), pesquisando as conexões entre modelos educacionais baseados em pedagogias inovadoras e educação crítica. Seguindo uma agenda de multiletramentos, seu trabalho tem como objetivo projetar experiências de tecnologia digital com princípios pedagógicos incorporados, para empoderar estudantes em diversos ambientes educacionais. Sua experiência abrange tanto o ensino médio quanto o ensino superior, bem como programas de formação de professores, com foco especial no aprimoramento das práticas de aprendizagem impulsionadas pela tecnologia. Seu trabalho foi reconhecido com o Prêmio Internacional de Excelência por seu artigo, "Práticas Decoloniais na Plataforma Educacional CGScholar: Subjetificação, Ecologia de Saberes e o Design de Textos Multimodais Rizomáticos", demonstrando sua dedicação a práticas educacionais inovadoras e transformadoras.#65279;

       

      Links:    

    • Abrantes, Rodrigo ; CANNATA, V. M. ; CASTELLAR, S. M. V. ; SILVA, R. A. . Ensino Híbrido. São Paulo : FTD, 2018 . 128p. ISBN: 9788596012263.
    • TZIRIDES, A. O. O. ; SAINI, A. ; ZAPATA, G. ; SEARSMITH, D. ; COPE, B. ; KALANTZIS, M. ; CASTRO, V. C. ; KOURKOULOU, T. ; JONES, J. ; ABRANTES DA SILVA, RODRIGO ; WHITING, J. ; KASTANIA, N. P. . Generative AI: Implications and Applications for Education https://doi.org/10.48550/arXiv.2305.07605 , v. 2 , p. 1 - 34 , 2023. ISSN: 23318422.
    • ABRANTES DA SILVA, RODRIGO . New Digital Multiliteracies as a Learning Model Fostering Collaboration, Identity, and Recognition The International Journal of Literacies , v. 30 , p. 129 - 147 , 2023. ISSN: 23270136.
    • SILVA, R. A. . A plataforma scholar e o projeto piloto USP - UIUC (Universidade de São Paulo e Universidade de Illinois em Urbana - Champaign ): inovações em formação de professores Papeis , v. 24 , p. 27 - 50 , 2020. ISSN: 24481165.
    • ABRANTES DA SILVA, RODRIGO ; MIZAN, SOUZANA . Decolonial Practices on the Educational Platform CGScholar: Subjectification, Ecology of Knowledges, and the Design of Rhizomatic Multimodal Texts Ubiquitous Learning: an International Journal , v. 15 , p. 19 - 35 , 2022. ISSN: 18359795.
    • MIZAN, S. ; SILVA, R. A. . Práticas decoloniais na plataforma educacional CGScholar: subjetificação, ecologia de saberes e o design de textos rizomáticos multimodais Revista Gragoatá (UFF) , v. 26 , p. 1312 - 1347 , 2021. ISSN: 23584114.
    • ABRANTES DA SILVA, RODRIGO ; WHITING, J. . Creating Communities of Learners: Education Without Frontiers. Promoting Next-Generation Learning Environments Through CGScholar, v. 1, p. 264 - 282, 2023.
    • LI, S. ; ABRANTES DA SILVA, RODRIGO ; WHITING, J. . Influencing Student Learning Through a Community-Based Peer Review Process. Promoting Next-Generation Learning Environments Through CGScholar, v. 1, p. 245 - 263, 2023.
    • Allan, Luciana ; ABRANTES DA SILVA, RODRIGO . O digital ampliando as fronteiras de avaliação em busca de propostas alternativas para verificação do verdadeiro conhecimento. Reflexões e Práticas da Educação no Século XXI, v. 1, p. 131 - 136, 2023.
    • ABRANTES DA SILVA, RODRIGO . Reinterpretando Os Papéis Do Professor e do Aluno Por Meio Da Colaboração Entre Pares Na Plataforma Cgscholar. Cadernos do V Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo, v. 1, p. 65 - 84, 2023.
    • ABRANTES DA SILVA, RODRIGO . O ensino on-line diante do colonialismo digital. Linguagens em tempos inéditos [recurso eletrônico] : desafios praxiológicos da formação de professoras/es de línguas : volume dois, v. 2, p. 27 - 47, 2021.
    • SILVA, R. A. ; Ailton Luiz Camargo . A cultura escolar na era digital: o impacto da aceleração tecnológica na relação professor-aluno, no currículo e na organização escolar.. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, v. 1, p. 169 - 190, 2015.
    • SILVA, R. A. ; CANNATA, V. M. . Gestor, é preciso apoiar para mudar . Direcional Escolas , , . .
    • SILVA, R. A. . Por que começar pelo Edmodo, entre tantas tecnologias em educação? . Direcional Escolas , , . .
    • SILVA, R. A. . Edmodo: experiências e caminhos possíveis . Direcional Escolas , , . .
    • SILVA, R. A. . Uso da rede Edmodo pelo Professor 1: compartilhando materiais no mural da plataforma . Direcional Escolas , , . .
    • SILVA, R. A. . Uso da rede Edmodo pelo Professor 2: docente avança um pouco e publica um joguinho, simulando um eletrocardiograma . Direcional Escolas , , . .
    • SILVA, R. A. . Uso da rede Edmodo pelo Professor 3: mediação desafia aluno à produção e o torna autor em torno do saber trabalhado . Direcional Escolas , , . .
    • SILVA, R. A. . Edmodo & SchoolTube: novos aplicativos para a diversificação das estratégias de aula . Direcional Escolas , , . .
    • SILVA, R. A. . A inclusão digital dos educadores: primeiros passos . Direcional Escolas , , . .
    • SILVA, R. A. . Edmodo ? Rede social digital da comunidade escolar: como trabalhar a ferramenta ?biblioteca? . Direcional Escolas , , . .
    • SILVA, R. A. . A família na escola: da ?querela das responsabilidades? ao ?princípio responsabilidade?¹ . Direcional Escolas , , . .
    • SILVA, R. A. . Rede social digital da comunidade escolar: como operar o Edmodo . Direcional Escolas , , . .
    • SILVA, R. A. . Rede social da comunidade escolar, o Edmodo coloca a sala de aula na ?nuvem? . Direcional Escolas , , . .
    • SILVA, R. A. . Informação, educação, entretenimento: o uso do Facebook pelo Colégio Joana D?Arc . Direcional Escolas , , . .
    • SILVA, R. A. . O Massacre de Nanquim - Memória, História, Reconciliação . Leituras na História , , 10 out. 2013.
    • SILVA, R. A. . A Escola no Ciberespaço . Direcional Escolas , , . .
    • ABRANTES DA SILVA, RODRIGO ; FARIAS, J. M. S. ; CASTRO, V. C. . Escolas pós-Covid-19. : Design de Conteúdo Digital para Educação (DeCoDE) , 2021 (Tradução)
    • SILVA, R. A. . e-Learning Practices With Brazilian English Teachers A network through Scholar platform. : , 2020 (Paper)
    • SILVA, R. A. . IPLA - Invenção. : , 2006 (Site)
    • SILVA, R. A. . 'Dicas práticas para trabalhar com a plataforma 'Google sala de aula'. 2020 (Outra)
    • SILVA, R. A. . Recursos educacionais Google. 2019 (Consultoria)
    • ABRANTES DA SILVA, RODRIGO . MULTILETRAMENTOS COMO PROPOSTA DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DE CURSO DE EXTENSÃO PARA DOCENTES. 2023 (Congresso)
    • ABRANTES DA SILVA, RODRIGO . SUPERANDO TESTES COGNITIVOS: UM PARADIGMA DE AVALIAÇÃO EM LETRAMENTOS COM BIG DATA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. 2023 (Congresso)
    • ABRANTES DA SILVA, RODRIGO . New Digital Multiliteracies as a Learning Model : Fostering Collaboration, Identity, and Recognition. 2023 (Comunicacao)
    • ABRANTES DA SILVA, RODRIGO . Epistemologias e Plataformas Digitais para Educação. 2022 (Conferência)
    • ABRANTES DA SILVA, RODRIGO . O USO DE FEEDBACK FORMATIVO ENTRE PARES E O REEQUILÍBRIO DA AGÊNCIA ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES. 2022 (Simposio)
    • ABRANTES DA SILVA, RODRIGO . Letramentos e formação de professores na era digital: práticas sociais em transformação. 2022 (Simposio)
    • ABRANTES DA SILVA, RODRIGO . Colonialidade e imperialidade: o conceito de colonialismo digital em questão. 2022 (Simposio)
    • SILVA, R. A. . Conquistas e Rumos do Projeto Nacional. 2021 (Congresso)
    • SILVA, R. A. . Decolonizando a Cultura Digital. 2021 (Congresso)
    • SILVA, R. A. . Educação linguística e plataformas digitais educacionais: colaboração na Web 2.0. 2020 (Congresso)
    • SILVA, R. A. . Reinterpreting teacher's and student's roles through peer collaboration on a digital platform. 2020 (Congresso)
    • SILVA, R. A. ; REIS, E. ; MENDONCA, H. A. ; MIZAN, S. . Innovating Teacher Education In Brazil By Enhancing Access And The Social Possibilities Of E Learning : A Collaborative Research Project Between The University Of Illinois At Urbana Champaign And The University Of São Paulo. 2021 (Simposio)
    • SILVA, R. A. . Reinterpretando os papéis do professor e do aluno por meio da colaboração entre pares em uma plataforma digital. 2020 (Comunicacao)
    • SILVA, R. A. . Práticas de pedagogia reflexiva no ambiente virtual Scholar - projeto piloto USP - UIUC. 2019 (Conferência)
    • SILVA, R. A. . Algumas Relações Sobre História E Ficção Científica Em O Problema Dos Três Corpos. 2019 (Simposio)
    • SILVA, R. A. . Práticas de multiletramentos e pedagogia reflexiva na plataforma Scholar: relato do projeto piloto USP - UIUC (2019). 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, R. A. ; OIVEIRA, L. J. C. . Grafite Digital: utilização de realidade aumentada em projetos de intervenção urbana. 2017 (Congresso)
    • SILVA, R. A. . Tecnologia na Sala de Aula. 2013 (Conferência)
    • SILVA, R. A. . O Impacto da Tecnologia na Educação. 2013 (Conferência)
    • SILVA, R. A. . O popular, o erudito e o massificado. 2007 (Comunicacao)
    • SILVA, R. A. . Psicanálise e História: O Ensino de Massa em Questão. 2004 (Simposio)
    • SILVA, R. A. . O Ensino das Interfaces. 2005 (Simposio)
    • ABRANTES DA SILVA, RODRIGO . ChatGPT pode ser um aliado no processo de aprendizagem se adaptado ao contexto escolar:. 2023 Jornal da USP
    • SILVA, R. A. . Dicas práticas para trabalhar com a plataforma 'Google sala de aula'. 2020
    • SILVA, R. A. ; GUAPINDAIA, M. P. . Letramento digital. 2020 Conexão Nexus
    • SILVA, R. A. ; MONTE MOR, Walkyria M ; SOUZA, Lynn Mario Trindade Menezes de . IV Encontro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia / Ciclo II - Os Estudos de Letramentos e o Contexto Brasileiro: Expandindo Interpretações. 2019 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP)
    • SILVA, R. A. . IV Encontro Redes Digitais e Culturas Ativistas. 2020 (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)
    • SILVA, R. A. . X Encontro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educa  o e Tecnologia / Ciclo II ? Problematizando o Decolonial. 2021 ()
    • ABRANTES DA SILVA, RODRIGO ; MONTE MOR, Walkyria M . Thirtieth International Conference on Learning. 2023 (Common Ground Research Networks and USP)
    • ABRANTES DA SILVA, RODRIGO . XIV Encontro do Projeto Nacional de Letramentos / Ciclo III - Educação Linguística, Formação Docente, Políticas e Decolonialidade,. 2023 (USP)
    • SILVA, R. A. . Moodle: Teoria e Prática. 2021 (Colégio Dante Alighieri)
    • SILVA, R. A. . Moodle Intermediário. 2021 (Colégio Dante Alighieri)
    • SILVA, R. A. . Moodle Avançado + H5P. 2021 ()
    • SILVA, R. A. . Funcionalidades do Edmodo. 2012 (Colégio Joana D'Arc)
    • ABRANTES DA SILVA, RODRIGO . Multiletramentos e revisão de práticas pedagógicas no pós-pandemia. 2023 (Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • ABRANTES DA SILVA, RODRIGO ; MENDONCA, H. A. ; AVELAR, M. G. . Multiletramentos como proposta de aprendizagem,. 2023 (USP)
    • SILVA, R. A. . Ensino Híbrido: a personalização do ensino. 2016 (Casa da Joanna)
    • SILVA, R. A. ; MONTE MOR, Walkyria M ; MENDONCA, H. A. ; REIS, E. . Os multiletramentos e a formação dos professores de línguas. 2019 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
    • SILVA, R. A. ; MONTE MOR, Walkyria M ; MENDONCA, H. A. ; REIS, E. . Os multiletramentos e a formação dos professores de línguas. 2019 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
    • SILVA, R. A. . Moodle Iniciante. 2021 ()
    • SILVA, R. A. . A memória do patrimônio cultural e a curadoria de fontes, para projetos da história local, com o Historypin. 2014 (Guia de implementação)
    • SILVA, R. A. . Leitura digital em sala de aula - programa de disseminação pedagógica. 2016 (Publicação)
    • SILVA, R. A. . Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação. 2015 (Vídeo educacional)
    • SILVA, R. A. ; CANNATA, V. M. . Guia para citação de fonte. 2019 (Publicação)
    • Nome do projeto: Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, R. A. , MONTE MOR, Walkyria M .
      Descrição: O Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia dá continuidade ao Projeto Nacional de Formação de Professores: Novos Letramentos, Multiletramentos e Ensino de Línguas, indicado em 2015 como um dos cinco projetos mais relevantes do Departamento de Letras Modernas, FFLCH, USP, para a CAPES. Prevê o desenvolvimento de um plano de atividades voltado para estudos, pesquisas e a promoção de formação de professores de línguas, focalizando questões, perspectivas e conceitos condizentes aos propósitos do projeto: culturais (pluralidade, diversidade; hibridismo; heterogeneidade etc); sociais (conceitos de sociedades e comunidades, de indivíduos/cidadãos, mobilidade social, superdiversidade e outros); (formas diferentes de se promover educação); linguísticas (concepções de língua; multimodalidade na comunicação, na interação; letramentos críticos); tecnológicas (uso de tecnologias; mudanças epistemológicas e ontológicas relacionadas à tecnologia digital).
    • Nome do projeto: USP-UIUC Project on Knowledge Exchange and Research: Literacies and Languages in Teacher Education (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, R. A. , MONTE MOR, Walkyria M , Menezes de Souza, L. M. , REIS, E. , MENDONCA, H. A. .
      Descrição: Projeto firmado entre a Universidade de São Paulo e a University of Illinois at Urbana-Champaign, Estados Unidos. Objetiva estudar os novos/multiletramentos na evolução da linguagem, levando em consideração as práticas da sociedade contemporânea. Propõe promover, a partir dessas concepções, o repensar da prática pedagógica e o processo de ensino e aprendizagem em suas realidades locais. Pretende fomentar a relação entre universidade e escola e seus papéis sociais na educação.