Não autenticado |

Tarsila de Oliveira Delfine Doná

    • Graduou-se em Música (ECA/USP - 2010). Foi bolsista FAPESP de iniciação científica (2007-2008), levando a cabo o projeto de "Tradução e comentário do De Contrapuncto Duplici do Gradus ad Parnassum de Johann Joseph Fux". Realizou intercâmbio de graduação junto à Bishop's University (Sherbrooke, Canadá, ano acadêmico 2009/2010), onde cursou disciplinas dos programas de Música e de Letras Clássicas. Concluiu mestrado em Letras Clássicas (FFLCH/USP - 2014), financiado pela Capes, durante o qual participou do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (com estágio docente junto às disciplinas de Introdução aos Estudos Clássicos I e II) e do "Projeto Minimus: Grego e Latim no Ensino Fundamental". De 2022 a 2023 atuou como professora substituta na Universidade Federal de Ouro Preto, ministrando aulas da área de Literaturas Clássicas junto ao Departamento de Letras da UFOP. Atualmente é doutoranda na área de Letras Clássicas (FFLCH/USP).

       

      Links:    

    • DONÁ, T. O. D. . Problemas de rítmica e métrica em Aristóxeno de Tarento e Aristides Quintiliano. 2020 (Comunicacao)
    • DONÁ, T. O. D. . A música tripartite: Boécio e suas fontes. 2020 (Comunicacao)
    • DONÁ, T. O. D. . A tripartição da música em Boécio e suas fontes. 2019 (Comunicacao)
    • DONÁ, T. O. D. . As partes da música na Antiguidade. 2019 (Conferência)
    • DONÁ, T. O. D. . Ritmo e sonoridade nas Odes de Horácio. 2011 (Comunicacao)
    • DONÁ, T. O. D. . Ritmo e métrica nas Odes de Horácio. 2011 (Comunicacao)
    • DONÁ, T. O. D. . Tradução e comentário do De Contrapuncto Duplici do Gradus ad Parnassum de Johann Joseph Fux. 2008 (Simposio)
    • DONÁ, T. O. D. . Contraponto Inversível: uma Leitura do De Contrapuncto Duplici do Gradus ad Parnassum de Johann Joseph Fux.. 2009 (Comunicacao)
    • DONÁ, T. O. D. ; MAZZANTI JR., A. ; GERALDES, C. B. ; PINTO, J. C. O. ; CRUZEIRO, N. I. ; SCHLITHLER, P. . Seminário Interdisciplinar de Pesquisa em Antiguidade. 2019 (Departamento de Pós-Graduação em Letras Clássicas)
    • MAZZANTI JR., A. ; GERALDES, C. B. ; AZEVEDO, F. C. ; PINTO, J. C. O. ; PUSTRELO, M. B. ; CRUZEIRO, N. I. ; SCHLITHLER, P. ; PIRES, R. S. ; DONÁ, T. O. D. . II Seminário Interdisciplinas de Pesquisa em Antiguidade. 2020 (Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
  • Curso de curta duração ministrado: 1
    • DONÁ, T. O. D. . Mini-curso de Língua Latina. 2011 (Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2011)
    • Nome do projeto: Projeto Minimus I: o Grego e o Latim no Ensino Fundamental (2013 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: DONÁ, T. O. D. , CORREA, P. C. .
      Descrição: O projeto visa introduzir, durante o período experimental de um ano, o estudo do latim e do grego, respectivamente no 6º e 4º ano do Ensino Fundamental, na grade curricular da EMEF Desembargador Amorim Lima. Pesquisas realizadas desde 1920 nos EEUU comprovam a eficácia do estudo do latim e do grego como forma de aperfeiçoar a proficiência dos alunos na língua materna, de facilitar a aprendizagem de outras línguas estrangeiras e de desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento crítico (DeVane, A. K, 1997). Além disso, notou-se uma melhoria na auto-estima e motivação desses alunos, provavelmente devido ao melhor desempenho nas matérias básicas (no caso, em inglês e matemática) e por causa da adquisição de noções de cultura clássica, às quais não tinham acesso. Dois métodos de ensino, largamente empregados na Inglaterra e EEUU ("Athenaze", Oxford University Press, 2011; "Minimus", Cambridge University Press, 1999) e criados especificamente para alunos dessas faixas etárias, serão traduzidos e adaptados pelos discentes que ministrarão as aulas de língua. Portanto, o Projeto Minimus visa ministrar aulas de língua grega e latina, duas vezes por semana durante o período de um ano letivo, de modo a verificar em que medida, na EMEF Desembargador Amorim Lima, após um ano de estudo, verifica-se (ou não) um melhor desempenho acadêmico dos alunos quanto à leitura, à compreensão da gramática e à resolução de problemas, e se esses métodos são eficazes em nosso contexto. Além das aulas de língua, o Projeto inclui aulas "especiais" no final de cada mês, ministradas por 16 professores doutores da FFLCH, sobre mitos para o 4o ano e, para o 6o ano, aulas sobre o teatro, a filosofia, a historiografia, a épica e a lírica da antiguidade clássica. Essas aulas oferecerão aos alunos uma introdução à mitologia e aos diversos gêneros literários, aos autores e às obras clássicas, ampliando os seus horizontes culturais e, ao mesmo tempo, motivando a aprendizagem do grego e do latim. Integrantes: Paula da Cunha Corrêa - Coordenador / J. A. A. Torrano - Integrante / André Malta Campos - Integrante / Marcos Martinho dos Santos - Integrante / João Ângelo Oliva Neto - Integrante / Adriane da Silva Duarte - Integrante / José Marcos M. Macedo - Integrante / Alexandre Pinheiro Hasegawa - Integrante / Paulo Martins - Integrante / Adriano Ribeiro - Integrante / Roberto Bolzani - Integrante / Bárbara da Costa e Silva - Integrante / Cynthia Helena Dibbern - Integrante / Matheus Treuk Medeiros de Araujo - Integrante / Rafael de Carvalho Matiello Brunhara - Integrante / Rosangela Santoro de Souza Amato - Integrante / Silvia Maria Marinho Galvao Anderson - Integrante / Tarsila de Oliveira Delfine Doná - Integrante / Tiago Bentivoglio da Silva - Integrante / Gustavo Borghi - Integrante / Fernando Gorab - Integrante / Fernando Pimenta - Integrante / Mayara pereira - Integrante / Paula Vivian Silva - Integrante / Tâmara Kovaks - Integrante / Reuel Martinez - Integrante / Erika Pasquali - Integrante / Waldir de Souza - Integrante / Ícaro Gatti - Integrante / Mary M. C. N. Lafer - Integrante. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Outra / Onassis Foundation USA - Auxílio financeiro.
    • Nome do projeto: Tradução e comentário do De Contrapuncto Duplici do Gradus ad Parnassum de Johann Joseph Fux (2007 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DONÁ, T. O. D. .
      Descrição: Pesquisa de Iniciação Científica, financiada pela FAPESP e realizada durante a graduação em Música (ECA/USP), sob orientação do Prof. Dr. Rogério Luiz Moraes Costa.