Árizla Emanuela Pereira Quirino
-
Resumo
-
Geógrafa, pesquisadora e professora. Bacharel em Geografia pela Universidade de São Paulo, onde foi bolsista no Programa Unificado de Bolsas (PUB) em 2017-1018 no Projeto "Atlas da Rede Estadual de Educação de São Paulo", publicado em 2018 pela Editora CRV sob organização do Prof. Dr. Eduardo Girotto; integrou os programas de Iniciação à Docência (PIBID) (2018-2019) e Residência Pedagógica (2020-2021) pela CAPES; foi bolsista de Iniciação Científica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (edital interno), estudando o Urbano, Vida Cotidiana e Trabalho Doméstico (2022). Neste momento, é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP) e desenvolve pesquisa sobre Trabalho Doméstico e Espaço Urbano.
-
-
Capítulos publicados: 1
- GIROTTO, E. D. ; PASSOS, F. G. ; OLIVEIRA, J. V. P. ; CAMPOS, L. ; NONATO, L. M. ; MIYAKE, R. L. ; SOUZA, J. M. O. ; INACIO, F. B. . A Geografia do Ensino Integral em São Paulo. Atlas da Rede Estadual de Educação, v. 1, p. 17 - 125, 2018.
-
Outras Produções Bibliográficas: 1
- Longe de Monte Carlo. São Paulo : Edição do Autor , 2020 (Antologia Poétca)
-
Apresentações de Trabalho: 5
- CAVALCANTI, L. L. ; INACIO, F. B. . DA UNIVERSIDADE À ESCOLA BÁSICA: SEMANA DE GEOGRAFIA E PIBID NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. 2019 (Congresso)
- TERRITÓRIO, ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL E SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO NEOLIBERAL: INTERPRETAÇÃO E MODIFICAÇÃO DA REALIDADE. 2019 (Congresso)
- CAVALCANTI, L. L. ; MORAES, B. L. . ENTRE A IDEIA E A REALIDADE: UMA ESCOLA EM CONTRADIÇÃO. 2019 (Congresso)
- SOUZA, J. M. O. . ESCOLA, TERRITÓRIO E OPERAÇÃO URBANA: A TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA NO INTERIOR DOS PROCESSOS DE EXPROPRIAÇÃO CAPITALISTA. 2019 (Congresso)
- SOUZA, J. M. O. . ESCOLA, TERRITÓRIO E OPERAÇÃO URBANA: A TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA NO INTERIOR DOS PROCESSOS DE EXPROPRIAÇÃO CAPITALISTA. 2018 (Congresso)
-
Projetos de Pesquisa: 4
-
Nome do projeto: Programa de Iniciação a Docência (2018
- 2019
Natureza: Extensao
Integrantes: QUIRINO, Á. E. P. , GIROTTO, E. D. .
Descrição: Programa financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior) voltado para estágio docente nas escolas municipais e estaduais de todo território brasileiro. -
Nome do projeto: Residência Pedagógica (2020
- 2021
Natureza: Extensao
Integrantes: QUIRINO, Á. E. P. , GIROTTO, E. D. .
Descrição: Programa de Estágio Supervisionado financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior). -
Nome do projeto: A Particularidade do Trabalho Doméstico no interior da Sociabilidade Capitalista (2021
- 2022
Natureza: Pesquisa
Integrantes: QUIRINO, Á. E. P. , GIROTTO, E. D. , TOLEDO, C. A. .
Descrição: O projeto de iniciação científica realizado entre os anos de 2021 e 2022 teve como pretensão os estudos sobre a ampliação da informalidade no setor de serviços de cuidados durante o fechamento de escola. A ocasião do isolamento social tornou possível associar o recrudescimento e individualização das práticas de reprodução social com a imediata ausência de serviços públicos disponíveis para reprodução coletiva da vida, permitindo analisar a relação entre a produção do espaço urbano e a reposição de relações capitalistas de produção com foco na reprodução privada da vida. -
Nome do projeto: Crise dos Cuidados na Metrópole: Perspectivas políticas para o Trabalho Doméstico (2023
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: QUIRINO, Á. E. P. .
Descrição: O objetivo do projeto é abordar a problemática do trabalho doméstico não só pela ausência de remuneração, mas também como conteúdo da produção capitalista do espaço urbano. A proposta, portanto, é transpor o debate centrado no assalariamento do trabalho doméstico para o debate da produção de espaços de reprodução coletiva da vida como mais uma perspectiva política para enfrentamento das desigualdades de gênero, assim como da crise da reprodução social.
-
Nome do projeto: Programa de Iniciação a Docência (2018
- 2019