Não autenticado |

Michely Gomes Avelar

    • Doutoranda em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês. Mestra em Língua, Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual de Goiás - POSLLI/UEG (2019); Graduada em Letras: Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012) e Pedagogia pela Faculdade Ibra de Brasília (2021). Professora efetiva da área de Letras Português/Inglês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Cidade de Goiás (IFG). Participa do Grupo de Pesquisa do CNPQ Rede Cerrado de Formação Crítica de Professoras/es de Línguas (UFG/UNB/UEG) e do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia (USP), do grupo de pesquisa GEFOPLE e a pesquisa Multiletramentos na formação de professores de línguas, da Universidade Estadual de Goiás e do Grupo de Pesquisa sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras (GEELLE-USP). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem e Educação, Letramentos (Novos Letramentos, Multiletramentos, Letramentos Críticos), Formação de Professores, Jogos digitais (games), Língua Inglesa.

       

      Links:    

    • AVELAR, Michely Gomes . Games na formação de professores de língua inglesa. Goiânia : Editora Scotti, 2021 . 145p. ISBN: 9786587090450.
    • LOPES, Cristiane Rosa ; FREITAS, Carla Conti de ; AVELAR, Michely Gomes . Linguagens em tempos inéditos: desafios praxiológicos na formação de professoras/es de línguas. Goiânia : Editora Scotti, 2021 . p. ISBN: 9786587090474.
    • AVELAR, Michely Gomes ; LOPES, Cristiane Rosa . ENSINO REMOTO DE LÍNGUAS: Experiências de multiletramentos e possíveis ressignificações epistemológicas REVELLI- Revista de Educação, Língua e Literatura da UEG-Inhumas. , v. 16 , p. 1 - , 2024. ISSN: 19846576.
    • AVELAR, Michely Gomes . ?ACERTE PRIMEIRO, ACERTE COM FORÇA, SEM COMPAIXÃO?: UMA ANÁLISE INTERPRETATIVA DA (RE)CONSTRUÇÃO DE PARADIGMAS EM COBRA KAI REVISTA SAPIÊNCIA: SOCIEDADE, SABERES E PRÁTICAS EDUCACIONAIS , v. 12 , p. 178 - , 2023. ISSN: 22383565.
    • NUNES, Danielle Rosa ; AVELAR, Michely Gomes . REFLEXÕES SOBRE LETRAMENTOS E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA A PARTIR DE ?QUEDA LIVRE?, BLACK MIRROR InterSaberes Revista Científica , v. 18 , p. 1 - 17 , 2023. ISSN: 18097286.
    • AVELAR, Michely Gomes ; BROSSI, G. C. . Lendo Games: (multi)letramentos nos anos iniciais Papéis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens , v. 26 , p. 129 - , 2022. ISSN: 2448-1165.
    • AVELAR, Michely Gomes ; FREITAS, Carla Conti de ; MAGALHAES, Cristiane Ribeiro . Multiletramentos na formação de professores de línguas: experiências no/do GEFOPLE em ambientes virtuais Revista DeCoDE - Design de Conteúdo Digital para a Educação , v. 1 , p. 1 - 10 , 2021. ISSN: 27640175.
    • AVELAR, Michely Gomes ; FREITAS, CARLA CONTI . Press play to start: games na formação de professores de língua inglesa REVISTA UFG (ONLINE) , v. 19 , p. 1 - 12 , 2019. ISSN: 21792925.
    • AVELAR, Michely Gomes ; BARROS, Déborah Magalhães . O ENSINO DE LÍNGUAS PELO VIÉS FUNCIONAL: OS USOS DE BUG, BUFF, LAG E NERF NOS JOGOS DIGITAIS CADERNO SEMINAL DIGITAL (RIO DE JANEIRO) , v. 33 , p. 198 - 227 , 2019. ISSN: 18069142.
    • AVELAR, Michely Gomes ; FREITAS, Carla Conti de ; LOPES, Cristiane Rosa . AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA REVELLI- Revista de Educação, Língua e Literatura da UEG-Inhumas. , v. 10 , p. 174 - 184 , 2018. ISSN: 19846576.
    • MENDES, C. ; MONTEIRO, F. ; AVELAR, Michely Gomes . Lentes descontentes: pelos olhos da barbárie dos discursos autoritários. Discussões sobre educação linguística e formação docente do e com o GEELLE ? Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras, v. , p. 27 - , 2024.
    • AVELAR, Michely Gomes ; KAWASHIMA, Simone Yuki ; CERVERA, Tamara de Farias . Cabelo é herança, cabelo é poder!: a leitura de imagens a partir da minissérie A Vida e a História de Madam C. J. Walker. Do grafite ao cinema, letramentos visuais e educação linguística dão as mãos, v. , p. 63 - 84, 2023.
    • AVELAR, Michely Gomes ; CARVALHO, Guido de Oliveira . Multiletramentos e letramentos digitais: reflexões sobre uma ação de extensão para professores de língua inglesa. Linguagens em tempos inéditos: desafios praxiológicos da formação de professoras/es de línguas, v. 2, p. 91 - , 2021.
    • FREITAS, Carla Conti de ; AVELAR, Michely Gomes . Leitura do e no mundo digital: multiletramentos na formação de professores de línguas.. Praxiologias do Brasil Central sobre educação linguística crítica, v. , p. 91 - 108, 2021.
    • AVELAR, Michely Gomes ; FREITAS, Carla Conti de . (RE)PENSANDO AS PRÁTICAS DE LINGUAGEM EM TEMPOS DIGITAIS. Políticas e formação de professores/as de línguas: o que é ser professor/a hoje?, v. , p. 59 - 68, 2020.
    • FREITAS, Carla Conti de ; AVELAR, Michely Gomes ; MAGALHAES, Cristiane Ribeiro . Observatório de Ideias como prática de Letramentos na formação de professores de Línguas. Gestão da informação, cultura organizacional e literacia, v. XI, p. 174 - 187, 2020.
    • AVELAR, Michely Gomes ; FREITAS, Carla Conti de . GAMEPLAY, WALKTHROUGH E LET'S PLAY: UM OLHAR PARA A CIBERCULTURA NA EDUCAÇÃO. Educação, Gestão e Tecnologias: caminhos entrelaçados, v. 1, p. 189 - 200, 2018.
    • AVELAR, Michely Gomes ; FREITAS, Carla Conti de . O uso dos jogos digitais como prática de multiletramento: desafio na formação de professores. Diálogos entrea a universidade e a escola na trasnformação de professores de línguas, v. 1, p. 209 - 223, 2018.
    • FREITAS, Carla Conti de ; MAGALHAES, Cristiane Ribeiro ; AVELAR, Michely Gomes . Digital platforms: language teachers? perception based on an extension action. Information Management, Education and Technology, v. 1, p. 113 - 124, 2019.
    • AVELAR, Michely Gomes ; CARVALHO, Guido de Oliveira . NOVAS TECNOLOGIAS, MULTILETRAMENTOS E LETRAMENTOS DIGITAIS: reflexões sobre um projeto de extensão para formação de professores de língua inglesa. In: XVI Encontro de Formação de Professores de Língua Estrangeira , 2020 , Inhumas. Anais do XVI Encontro de Formação de Professores de Língua Estrangeira. : , 2020.
    • AVELAR, Michely Gomes ; FREITAS, Carla Conti de . O jogo virtual: uma proposta de multiletramento no ensino de língua inglesa. In: 21º INTERCAMBIO DE PESQUISA EM LINGUISTICA APLICADA , 2018 , SÃO PAULO. Livro de Resumos ? 21o InPLA Interc?ambio de Pesquisas em Lingu´ıstica Aplicada. SÃO PAULO : LAEL PUC SP, 2018.
    • AVELAR, Michely Gomes . O Ensino de Língua Inglesa para Crianças Entre 6 a 12 Anos. In: Encontro Goiano de Estudantes de Letras - XIII EGEL , 2012 , Goiânia. XIII EGEL - Caderno de Resumos. : , 2012.
    • AVELAR, Michely Gomes ; Sgarbi, Áurea Marques . As estratégias de ensino de língua estrangeira para crianças. In: VIII Seminário de línguas estrangeiras , 2012 , Goiânia. A formação e a prática de professores de línguas estrangeiras. : , 2012. p. 98 - .
    • AVELAR, Michely Gomes . Revista de Educação, Linguagem e Literatura (REVELLI). 2023 (Parecer)
    • AVELAR, Michely Gomes . Parecerista - Revista Entretextos. 2021 (Parecer)
    • AVELAR, Michely Gomes . Avaliadora no VI CEPE - Congresso de Pesquisa e Extensão da UEG. 2020 (Parecer)
    • AVELAR, Michely Gomes . Revisão da obra Formação docente e trabalho pedagógico: Contextos atuais. 2020 (Outra)
    • AVELAR, Michely Gomes . Revisão da obra Educação: diálogos abertos e caminhos percorridos. 2020 (Outra)
    • AVELAR, Michely Gomes . Revisão da obra Docência universitária 3: fundamentos e práticas pedagógicas. 2020 (Outra)
    • AVELAR, Michely Gomes . Revisão da obra Base Nacional Comum Curricular: Avanços, contradições e tensões. 2020 (Parecer)
    • AVELAR, Michely Gomes . Revisão da obra Educação e formação de professores: cenários e práticas pedagógicas.. 2020 (Outra)
    • AVELAR, Michely Gomes ; KAWASHIMA, Simone Yuki ; CERVERA, Tamara de Farias . A construção da imagem negra na mídia sob a ótica dos letramentos visuais e críticos. 2023 (Conferência)
    • BROSSI, G. C. ; AVELAR, Michely Gomes ; LOPES, K. . When Children Read the World Before the Words: Games, Multiliteracies, and Language Education. 2023 (Conferência)
    • AVELAR, Michely Gomes ; KAWASHIMA, Simone Yuki ; CERVERA, Tamara de Farias . CABELO É PODER: LETRAMENTOS VISUAIS E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA EM ?A VIDA E A HISTÓRIA DE MADAM C. J. WALKER. 2022 (Comunicacao)
    • AVELAR, Michely Gomes ; CAPPARELLI, Camila dos. Passos Araújo. . Games e relações de gênero: diálogos possíveis em contextos de educação linguística crítica. 2021 (Comunicacao)
    • SILVA, P. H. P. ; AVELAR, Michely Gomes . Live não é aula discutindo experiências com as lives do Instagram na formação de professores de línguas no período pandêmico. 2021 (Comunicacao)
    • AVELAR, Michely Gomes ; BROSSI, G. C. . Lendo games: educação linguística e (multi)letramentos com crianças. 2021 (Comunicacao)
    • AVELAR, Michely Gomes ; NASCIMENTO, U. W. ; FREITAS, CARLA CONTI . Interculturalidade nas pesquisas sobre multiletramentos. 2021 (Outra)
    • AVELAR, Michely Gomes ; CAPPARELLI, Camila dos. Passos Araújo. ; FREITAS, Carla Conti de ; CORREA, M. A. U. . What Games Have to Talk about Gender Roles?: A Critical Linguistic Education Perspective. 2020 (Comunicacao)
    • AVELAR, Michely Gomes . Technology and learning: understanding current practices. 2020 (Conferência)
    • AVELAR, Michely Gomes ; CARVALHO, Guido de Oliveira . Novas tecnologias, multiletramentos e letramentos digitais: reflexões sobre uma projeto de extensão para formação de professores de língua inglesa. 2020 (Comunicacao)
    • AVELAR, Michely Gomes . A educação linguística crítica no espaço acadêmico e suas complexidades: conquistas e caminhos a traçar. 2019 (Outra)
    • AVELAR, Michely Gomes ; BARROS, Déborah Magalhães . UMA PERSPECTIVA FUNCIONAL DOS USOS DE BUG, BUFF, LAG E NERF NOS JOGOS DIGITAIS. 2019 (Simposio)
    • FREITAS, Carla Conti de ; AVELAR, Michely Gomes . (Re)pensando as práticas de linguagem em tempos digitais. 2019 (Outra)
    • AVELAR, Michely Gomes ; FREITAS, Carla Conti de . O gênero walkthough/detonado: uma prática discursiva da comunidade gamer. 2019 (Simposio)
    • AVELAR, Michely Gomes ; FREITAS, Carla Conti de . O jogo virtual: uma proposta de multiletramento no ensino de língua inglesa. 2018 (Comunicacao)
    • AVELAR, Michely Gomes ; FREITAS, Carla Conti de . O uso dos jogos digitais como prática de multiletramento: desafio na formação de professores. 2018 (Comunicacao)
    • AVELAR, Michely Gomes ; FREITAS, C. C. ; LOPES, C. R. . AS TIC E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: uma proposta com o jogo virtual. 2017 (Seminário)
    • AVELAR, Michely Gomes ; FREITAS, C. C. . OS JOGOS DIGITAIS E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. 2017 (Simposio)
    • OLIVEIRA, Cleonice Maria Cruz de ; AVELAR, Michely Gomes . Formação para docência no Ensino Superior: perspectivas e reflexões. 2016 (Comunicacao)
    • AVELAR, Michely Gomes . Estratégias de ensino de língua inglesa para crianças. 2012 (Conferência)
    • AVELAR, Michely Gomes . O ensino de língua estrangeira para crianças. 2012 (Conferência)
    • Sgarbi, Áurea Marques ; AVELAR, Michely Gomes . Atividades lúdicas e metodologias para o ensino de língua estrangeira nas séries iniciais.. 2012 (Outra)
  • Programa de Rádio ou TV: 4
    • AVELAR, Michely Gomes . UEG TV - Programa Casa Comigo?. 2020 Youtube
    • AVELAR, Michely Gomes ; NASCIMENTO, U. W. ; FREITAS, CARLA CONTI . DEBATEPAPO. 2021
    • AVELAR, Michely Gomes . Casa Comigo. 2020
    • BORGES, G. F. ; FERNANDES, C. A. ; AVELAR, Michely Gomes . Potencialidades da Análise do Discurso Foucautiana para pensar o Momento Presente. 2022 online
    • BARROS, Déborah Magalhães ; AVELAR, Michely Gomes ; GALVAO, V. C. C. . V Simpósio Internacional de Linguística Funcional. 2019 (Universidade Estadual de Goiás e Universidade Federal de Goiás)
    • FREITAS, Carla Conti de ; BROSSI, G. C. ; SILVA, V. R. ; AVELAR, Michely Gomes . XV Encontro de Formação de professores de língua estrangeira: Politicas e formação de professores/as de línguas: o que é ser professor/a nos dias de hoje?. 2019 (Universidade Estadual de Goiás)
    • AVELAR, Michely Gomes ; ROSA-SILVA, Valéria ; BROSSI, G. C. . PROGRAMA DE IMERSÃO EM LÍNGUA INGLESA PARA PROFESSORES. 2019 (Universidade Estadual de Goiás)
    • FELIZARDO, A. B. ; ARAUJO, M. M. M. ; FROTA, A. J. S. ; PINHEIRO NETO, J. E. ; AVELAR, Michely Gomes . I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E INTERCULTURALIDADE: 100 ANOS DE JORGE DE SENA E SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN. 2019 (Universidade Estadual de Goiás)
    • VIEIRA, M. S. ; AVELAR, Michely Gomes ; DETIENNE, C. V. R. ; CARVALHO, Guido de Oliveira ; ARAUJO, M. M. M. . I Simpósio Internacional de Estudos de Língua, Literatura e Interculturalidade e XIX Encontro de Letras. 2020 (Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Cora Coralina)
    • FREITAS, Carla Conti de ; AVELAR, Michely Gomes ; ROSA-SILVA, Valéria ; BROSSI, G. C. ; THEREZA JUNIOR, A. H. . XVI ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE LÍNGUAS (ENFOPLE). 2020 (Universidade Estadual de Goiás, UnU Inhumas)
    • VIEIRA, M. S. ; AVELAR, Michely Gomes ; DETIENNE, C. V. R. ; ANDRADE, E. C. ; CARVALHO, G. O. ; SILV, E. B. ; IGNACIO, E. F. ; MELO, S. C. . III Simpósio Internacional de Língua, Literatura e Interculturalidade (III SIELLI) e XXI Encontro de Letras do Câmpus Cora Coralina. 2022 (UEG)
    • VIEIRA, M. S. ; AVELAR, Michely Gomes ; DETIENNE, C. V. R. ; ANDRADE, E. C. ; SILV, E. B. ; MELO, S. C. ; CARVALHO, Guido de Oliveira . II Simpósio Internacional de Língua, Literatura e Interculturalidade (III SIELLI) e XX Encontro de Letras do Câmpus Cora Coralina. 2021 (UEG)
    • LOPES, Cristiane Rosa ; BROSSI, G. C. ; AVELAR, Michely Gomes ; ROSA-SILVA, Valéria ; EGIDO, A. A. ; SILVA, J. E. . XVIII Encontro de Formação de Professoras/es de Línguas (ENFOPLE). 2022 (UEG)
    • AVELAR, Michely Gomes . Ciclo de palestras especial do GEELLE: Epistemologias e Jogos Digitais. 2022 (USP)
    • LOPES, Cristiane Rosa ; FREITAS, Carla Conti de ; BROSSI, G. C. ; AVELAR, Michely Gomes ; ROSA-SILVA, Valéria ; SILVA, J. E. ; EGIDO, A. A. . XIX Encontro de Formação de Professoras/es de Línguas (ENFOPLE). 2023 (Universidade Estadual de Goias)
    • AVELAR, Michely Gomes . Aula digital: a cibercultura nas aulas de línguas. 2021 (UEG)
    • AVELAR, Michely Gomes . Oficina PRESS PLAY TO GAMIFY: TEACHING ENGLISH WITH GAMIFICATION. 2022 (Universidade Estadual de Goiás)
    • AVELAR, Michely Gomes ; FREITAS, CARLA CONTI . Jogos Digitais no ensino de língua inglesa: práticas de (multi)letramentos. 2019 (Universidade Estadual de Goiás)
    • CAPPARELLI, Camila dos. Passos Araújo. ; OLIVEIRA, H. F. ; AVELAR, Michely Gomes . Estudos da Linguagem e identidades sociais. 2019 (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS)
    • AVELAR, Michely Gomes . Multiletramentos em espaços digitais. 2020 (Universidade Estadual de Goiás, UnU Anápolis de CSEH,)
    • AVELAR, Michely Gomes ; CAPPARELLI, Camila dos. Passos Araújo. . O que os games têm a ver com as relações de gênero e a educação linguística?,. 2020 (Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Cora Coralina,)
    • BROSSI, G. C. ; AVELAR, Michely Gomes ; LOPES, K. . Turn on the game: multiletramentos e a educação linguística nas infâncias. 2023 (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA)
    • Nome do projeto: A Escola do Recife e o Modernismo: análise de Canaã e O meu próprio romance na trajetória intelectual de Graça Aranha (2016 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AVELAR, Michely Gomes , SILVA, C. R. , PASSOS, A. A. .
      Descrição: Projeto de pesquisa que visa analisar as obras Canaã e O meu próprio romance, de Graça Aranha, mapeando a presença das ideias que formam o corpus filosófico da Escola do Recife. Para tal, pretendemos estabelecer seus posicionamentos e ideias, sua trajetória intelectual e a influência da Escola do Recife para sua formação.
    • Nome do projeto: Jogos Digitais no ensino de língua inglesa: práticas de (multi)letramentos (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: AVELAR, Michely Gomes , FREITAS, Carla Conti de .
      Descrição: O curso oferta aos professores de línguas em formação inicial e/ou continuada vivência teórico-prática acerca do uso dos jogos digitais no ensino de língua inglesa. A proposta se dá pela multimodalidade, dinamicidade, interatividade dos jogos e por estar presente no cotidiano dos alunos de ensino fundamental e médio. Neste aspecto, urge atrelar ao ensino de línguas práticas de (multi)letramentos relacionadas ao contexto sociocultural e tecnológico dos alunos, para tal é os professores precisam ser letrados digitalmente. As perspectivas e propostas estão pautadas nos estudos sobre (multi)letramentos (COPE, KALANTZIS, 2000; COSCARELLI, 2016; GEE, 2003; ROJO, 2012, 2017), na formação de professores (PAIVA, 2013; SOUZA, 2011) e no uso das tecnologias digitais na educação (LEFFA, 2012; PRENSKY, 2001, 2006). Apresentamos como objetivos 1) preparar os professores para o uso das novas tecnologias por meio do conhecimento prático e teórico fundamentado pelo viés dos (multi)letramentos; 2) estimular o uso do jogo virtual no ensino de línguas. Espera-se, com isso, contribuir com a formação de professores de línguas para reconhecer as potencialidades advindas do contexto digital, em especial, o jogo digital e prepará-los para o uso destas ferramentas
    • Nome do projeto: Multiletramentos na formação de profesores de línguas (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AVELAR, Michely Gomes , FREITAS, Carla Conti de , MAGALHAES, Cristiane Ribeiro .
      Descrição: Neste projeto de pesquisa, vinculado ao Programa de Pós-graduação Língua, Literatura e Interculturalidade, proponho um diálogo entre as pesquisas de iniciação científica e de mestrado orientadas por mim, que relacionam as práticas de multiletramentos à formação de professores de línguas, antes investigadas nas atividades de ensino e, nesta proposta, em ações de extensão. A escolha pelas ações de extensão como espaço para ampliar as discussões e a formação do professor de línguas no que tange aos letramentos e multiletramentos foi considerada no processo de formação de professores a partir de experiências desenvolvidas no Câmpus Inhumas nas quais percebemos que a participação dos professores de línguas em formação em ação de extensão como colaboradores possibilitou novas interações e reflexões, tornando-se assim um espaço para que as práticas de multiletramentos fossem ampliadas. O objetivo geral é investigar as práticas de multiletramentos em três cursos de extensão em execução no ano de 2019, dois no Câmpus Inhumas e um no Câmpus Cora Coralina. Espera-se promover uma reflexão sobre a participação dos professores de línguas em formação como colaboradores em ação de extensão e sobre a formação destes professores a partir da experiência, elemento de interculturalidade, com as tecnologias digitais da informação e da comunicação
    • Nome do projeto: NOVAS TECNOLOGIAS, LINGUAGENS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: AVELAR, Michely Gomes , FREITAS, CARLA CONTI , CARVALHO, G. O. , CAPPARELLI, Camila dos. Passos Araújo. , CORREA, M. A. U. , SANTOS, D. M. A. , JESUS, D. D. , SILVA, D. C. , SABINO, G. M. , MEOTTI, J. P. , MOREIRA, K. G. , MACEDO, K. D. C. M. , JESUS, L. D. C. , ARAUJO, M. A. F. , MINEIRO, M. A. .
      Descrição: As tecnologias digitais têm reconfigurado as formas de expressão, interação e comunicação da sociedade, corroborando para o surgimento de novas práticas de linguagem. Visamos por meio deste projeto, investigar as novas formas de ler e compreender o cotidiano e o mundo, refletir sobre a cibercultura e propiciar experiências com as novas tecnologias na formação de professores de língua inglesa considerando a importância de incorporar tecnologias que fazem parte da realidade do aluno às práticas pedagógicas. As perspectivas e propostas apresentadas estão pautadas nos estudos sobre multiletramentos (COSCARELLI, 2016; GEE, 2003; ROJO, 2012, 2017), que refletem as exigências da sociedade contemporânea a partir de novas modalidades da linguagem e que, por sua vez, articulam o uso das tecnologias digitais ao contexto educacional (PRENSKY, 2001, 2006).
    • Nome do projeto: Multiletramentos na formação de professores: Praxiologias dos professores de línguas no sistema remoto (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AVELAR, Michely Gomes , FREITAS, Carla Conti de .
      Descrição: O contexto educacional e, consequentemente, o de formação de professores atual requer novas praxiologias e o estudo delas poderão promover discussões e reflexões sobre as políticas tanto para o ensino de línguas quanto para a formação de professores na área de linguagem. Neste sentido, este projeto visa demonstrar e analisar a rotina dos professores de línguas em trabalho remoto imposta pelo isolamento social e pela suspensão das atividades presenciais das escolas e universidades e possibilitar uma discussão/reflexão sobre o trabalho dos professores no sistema remoto por meio da identificação das praxiologias dos professores de línguas no sistema remoto. Quanto à natureza da pesquisa, trata-se de uma pesquisa aplicada, abordagem qualitativa e interpretativista. Os procedimentos se referem à netnografia por ser considerada adequada à realização de pesquisas em ambientes digitais Os instrumentos de pesquisa incluem Observação Encontros via Classroom; Questionário via WhatsApp e relatos via Classroom e Whatsapp. A técnica de análise de dados será a análise de conteúdo.
    • Nome do projeto: ESCOLA DO CERRADO (2024 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: AVELAR, Michely Gomes , SOUZA, M. M. O. .
      Descrição: O objetivo geral da proposta é promover processo de formação em conceitos e técnicas de comunicação popular. O curso inclui conteúdos relacionados à teoria geral da comunicação, educomunicação, novas mídias sociais e comunicação popular direcionada ao Cerrado e povos do Cerrado. Metodologicamente, o curso como um todo será realizado a partir de minicursos de até 4 horas, com temáticas previamente definidas. O público alvo está composto por estudantes e professores universitários, profissionais da área da comunicação de instituições públicas, estudantes e professores do ensino médio, e público em geral interessado na temática. Esperamos contribuir na formação de pessoas conectadas com as questões socioambientais e humanas que relacionam o Cerrado e os povos do Cerrado.
    • Nome do projeto: Multiletramentos na formação de professores: questões emergentes da contemporaneidade (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AVELAR, Michely Gomes , FREITAS, C. C. .
      Descrição: esse projeto de pesquisa sugere que os esforços para que as práticas escolares sejam mais atualizadas e coerentes com a realidade da comunidade podem não trazer os resultados que se pretendem visto que os professores, no processo formativo, não aprendem a lidar, explorar, utilizar e questionar as ferramentas disponíveis para o processo de aprendizagem dos alunos e não se sentem parte dessa mudança social. Em alguns casos, há uma familiaridade com ferramentas como as que se referem à rede social e de interação e comunicação, mas o conhecimento fica restrito a esse uso (FREITAS, 2015; OLIVEIRA, FREITAS, 2016). Destacamos que em algumas comunidades o uso das TICs e o acesso à rede são restritos assim como o conhecimento na área. Por isso, o estudo sobre a relação entre a formação de professores e os multiletramentos poderá contribuir com o processo de formação de professores, uma vez que os multiletramentos se caracterizam pela diversidade de gêneros textuais encontrados na rede e que se relacionam às questões sociais e culturais da contemporaneidade (KALANTZIS; COPE, 2015).