Não autenticado |

Michely Gomes Avelar

    • Doutoranda em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês. Mestra em Língua, Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual de Goiás - POSLLI/UEG (2019); Graduada em Letras: Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012) e Pedagogia pela Faculdade Ibra de Brasília (2021). Professora efetiva da área de Letras Português/Inglês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Cidade de Goiás (IFG). Participa do Grupo de Pesquisa do CNPQ Rede Cerrado de Formação Crítica de Professoras/es de Línguas (UFG/UNB/UEG) e do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia (USP), do grupo de pesquisa GEFOPLE e a pesquisa Multiletramentos na formação de professores de línguas, da Universidade Estadual de Goiás e do Grupo de Pesquisa sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras (GEELLE-USP). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem e Educação, Letramentos (Novos Letramentos, Multiletramentos, Letramentos Críticos), Formação de Professores, Jogos digitais (games), Língua Inglesa.

       

      Links:    

    • FREITAS, C. C. ; AVELAR, Michely Gomes . As cores de cada história. Goiânia : Scotti, 2024 . 112p. ISBN: 9786587090832.
    • AVELAR, Michely Gomes . Games na formação de professores de língua inglesa. Goiânia : Editora Scotti, 2021 . 145p. ISBN: 9786587090450.
    • LOPES, Cristiane Rosa ; FREITAS, Carla Conti de ; AVELAR, Michely Gomes . Linguagens em tempos inéditos: desafios praxiológicos na formação de professoras/es de línguas. Goiânia : Editora Scotti, 2021 . p. ISBN: 9786587090474.
    • AVELAR, Michely Gomes ; LOPES, Cristiane Rosa . ENSINO REMOTO DE LÍNGUAS: Experiências de multiletramentos e possíveis ressignificações epistemológicas REVELLI- Revista de Educação, Língua e Literatura da UEG-Inhumas. , v. 16 , p. 1 - , 2024. ISSN: 19846576.
    • NUNES, Danielle Rosa ; AVELAR, Michely Gomes . REFLEXÕES SOBRE LETRAMENTOS E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA A PARTIR DE ?QUEDA LIVRE?, BLACK MIRROR InterSaberes Revista Científica , v. 18 , p. 1 - 17 , 2023. ISSN: 18097286.
    • AVELAR, Michely Gomes . ?ACERTE PRIMEIRO, ACERTE COM FORÇA, SEM COMPAIXÃO?: UMA ANÁLISE INTERPRETATIVA DA (RE)CONSTRUÇÃO DE PARADIGMAS EM COBRA KAI REVISTA SAPIÊNCIA: SOCIEDADE, SABERES E PRÁTICAS EDUCACIONAIS , v. 12 , p. 178 - , 2023. ISSN: 22383565.
    • GOMES AVELAR, Michely ; CASTRO BROSSI, GIULIANA . Lendo Games: (multi)letramentos nos anos iniciais PAPÉIS (UFMS) , v. 26 , p. 129 - 145 , 2022. ISSN: 15179257.
    • AVELAR, Michely Gomes ; FREITAS, Carla Conti de ; MAGALHAES, Cristiane Ribeiro . Multiletramentos na formação de professores de línguas: experiências no/do GEFOPLE em ambientes virtuais Revista DeCoDE - Design de Conteúdo Digital para a Educação , v. 1 , p. 1 - 10 , 2021. ISSN: 27640175.
    • AVELAR, Michely Gomes ; BARROS, Déborah Magalhães . O ENSINO DE LÍNGUAS PELO VIÉS FUNCIONAL: OS USOS DE BUG, BUFF, LAG E NERF NOS JOGOS DIGITAIS CADERNO SEMINAL DIGITAL (RIO DE JANEIRO) , v. 33 , p. 198 - 227 , 2019. ISSN: 18069142.
    • AVELAR, Michely Gomes ; FREITAS, CARLA CONTI . Press play to start: games na formação de professores de língua inglesa REVISTA UFG (ONLINE) , v. 19 , p. 1 - 12 , 2019. ISSN: 21792925.
    • AVELAR, Michely Gomes ; FREITAS, Carla Conti de ; LOPES, Cristiane Rosa . AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA REVELLI- Revista de Educação, Língua e Literatura da UEG-Inhumas. , v. 10 , p. 174 - 184 , 2018. ISSN: 19846576.
    • SOUSA, G. ; AVELAR, Michely Gomes ; BORGES, K. R. G. . Agência e produção colaborativa. Tecnologias digitais e educação, v. 1, p. 85 - 104, 2024.
    • AVELAR, Michely Gomes . (Des)caminhos e formação (?). As cores de cada história, v. 1, p. 87 - 96, 2024.
    • Mendes, Cecília ; Monteiro, Fátima ; AVELAR, Michely Gomes . Lentes descontentes: pelos olhos da barbárie dos discursos autoritários. Discussões sobre educação linguística e formação docente do e com o GEELLE ¿ Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras, v. , p. 27 - 46, 2024.
    • AVELAR, Michely Gomes ; KAWASHIMA, Simone Yuki ; CERVERA, Tamara de Farias . Cabelo é herança, cabelo é poder!: a leitura de imagens a partir da minissérie A Vida e a História de Madam C. J. Walker. Do grafite ao cinema, letramentos visuais e educação linguística dão as mãos, v. , p. 63 - 84, 2023.
    • AVELAR, Michely Gomes ; CARVALHO, Guido de Oliveira . Multiletramentos e letramentos digitais: reflexões sobre uma ação de extensão para professores de língua inglesa. Linguagens em tempos inéditos: desafios praxiológicos da formação de professoras/es de línguas, v. 2, p. 91 - , 2021.
    • FREITAS, Carla Conti de ; AVELAR, Michely Gomes . Leitura do e no mundo digital: multiletramentos na formação de professores de línguas.. Praxiologias do Brasil Central sobre educação linguística crítica, v. , p. 91 - 108, 2021.
    • AVELAR, Michely Gomes ; FREITAS, Carla Conti de . (RE)PENSANDO AS PRÁTICAS DE LINGUAGEM EM TEMPOS DIGITAIS. Políticas e formação de professores/as de línguas: o que é ser professor/a hoje?, v. , p. 59 - 68, 2020.
    • FREITAS, Carla Conti de ; AVELAR, Michely Gomes ; MAGALHAES, Cristiane Ribeiro . Observatório de Ideias como prática de Letramentos na formação de professores de Línguas. Gestão da informação, cultura organizacional e literacia, v. XI, p. 174 - 187, 2020.
    • AVELAR, Michely Gomes ; FREITAS, Carla Conti de . GAMEPLAY, WALKTHROUGH E LET'S PLAY: UM OLHAR PARA A CIBERCULTURA NA EDUCAÇÃO. Educação, Gestão e Tecnologias: caminhos entrelaçados, v. 1, p. 189 - 200, 2018.
    • AVELAR, Michely Gomes ; FREITAS, Carla Conti de . O uso dos jogos digitais como prática de multiletramento: desafio na formação de professores. Diálogos entrea a universidade e a escola na trasnformação de professores de línguas, v. 1, p. 209 - 223, 2018.
    • FREITAS, Carla Conti de ; MAGALHAES, Cristiane Ribeiro ; AVELAR, Michely Gomes . Digital platforms: language teachers? perception based on an extension action. Information Management, Education and Technology, v. 1, p. 113 - 124, 2019.
    • AVELAR, Michely Gomes ; CAPPARELLI, Camila dos. Passos Araújo. . (Re)pensando as relações de gênero e os games: diálogos possíveis em contextos de educação linguística crítica. In: XV SEMINÁRIO JOGOS ELETRÔNICOS, EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO - SJEEC , 2024 , Salvador (BA). 2024: XV SJEEC. Salvador : UNEB, 2024. p. 28 - 36.
    • AVELAR, Michely Gomes ; CARVALHO, Guido de Oliveira . NOVAS TECNOLOGIAS, MULTILETRAMENTOS E LETRAMENTOS DIGITAIS: reflexões sobre um projeto de extensão para formação de professores de língua inglesa. In: XVI Encontro de Formação de Professores de Língua Estrangeira , 2020 , Inhumas. Anais do XVI Encontro de Formação de Professores de Língua Estrangeira. : , 2020.
    • AVELAR, Michely Gomes ; FREITAS, Carla Conti de . O jogo virtual: uma proposta de multiletramento no ensino de língua inglesa. In: 21º INTERCAMBIO DE PESQUISA EM LINGUISTICA APLICADA , 2018 , SÃO PAULO. Livro de Resumos ? 21o InPLA Interc?ambio de Pesquisas em Lingu´ıstica Aplicada. SÃO PAULO : LAEL PUC SP, 2018.
    • AVELAR, Michely Gomes . O Ensino de Língua Inglesa para Crianças Entre 6 a 12 Anos. In: Encontro Goiano de Estudantes de Letras - XIII EGEL , 2012 , Goiânia. XIII EGEL - Caderno de Resumos. : , 2012.
    • AVELAR, Michely Gomes ; Sgarbi, Áurea Marques . As estratégias de ensino de língua estrangeira para crianças. In: VIII Seminário de línguas estrangeiras , 2012 , Goiânia. A formação e a prática de professores de línguas estrangeiras. : , 2012. p. 98 - .
    • AVELAR, Michely Gomes . REVELLI - Revista de Educação, Linguagem e Literatura. 2024 (Parecer)
    • AVELAR, Michely Gomes . Revista de Educação, Linguagem e Literatura (REVELLI). 2023 (Parecer)
    • AVELAR, Michely Gomes . Parecerista - Revista Entretextos. 2021 (Parecer)
    • AVELAR, Michely Gomes . Avaliadora no VI CEPE - Congresso de Pesquisa e Extensão da UEG. 2020 (Parecer)
    • AVELAR, Michely Gomes . Revisão da obra Formação docente e trabalho pedagógico: Contextos atuais. 2020 (Outra)
    • AVELAR, Michely Gomes . Revisão da obra Educação: diálogos abertos e caminhos percorridos. 2020 (Outra)
    • AVELAR, Michely Gomes . Revisão da obra Docência universitária 3: fundamentos e práticas pedagógicas. 2020 (Outra)
    • AVELAR, Michely Gomes . Revisão da obra Base Nacional Comum Curricular: Avanços, contradições e tensões. 2020 (Parecer)
    • AVELAR, Michely Gomes . Revisão da obra Educação e formação de professores: cenários e práticas pedagógicas.. 2020 (Outra)
    • AVELAR, Michely Gomes ; CAPPARELLI, Camila dos. Passos Araújo. . ~(Re)pensando as relações de gênero e os games: diálogos possíveis em contextos de educação linguística crítica. 2024 (Comunicacao)
    • AVELAR, Michely Gomes ; NUNES, Danielle Rosa . Problematizando imagens em 'Queda livre', Black mirror: uma proposta para educação linguística. 2023 (Comunicacao)
    • MENDONCA, H. A. ; AVELAR, Michely Gomes ; SILVA, R. A. . MULTILETRAMENTOS COMO PROPOSTA DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DE CURSO DE EXTENSÃO PARA DOCENTES. 2023 (Comunicacao)
    • AVELAR, Michely Gomes ; KAWASHIMA, Simone Yuki ; CERVERA, Tamara de Farias . A construção da imagem negra na mídia sob a ótica dos letramentos visuais e críticos. 2023 (Conferência)
    • BROSSI, G. C. ; AVELAR, Michely Gomes ; LOPES, K. . When Children Read the World Before the Words: Games, Multiliteracies, and Language Education. 2023 (Conferência)
    • AVELAR, Michely Gomes ; KAWASHIMA, Simone Yuki ; CERVERA, Tamara de Farias . CABELO É PODER: LETRAMENTOS VISUAIS E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA EM ?A VIDA E A HISTÓRIA DE MADAM C. J. WALKER. 2022 (Comunicacao)
    • AVELAR, Michely Gomes ; CAPPARELLI, Camila dos. Passos Araújo. . Games e relações de gênero: diálogos possíveis em contextos de educação linguística crítica. 2021 (Comunicacao)
    • SILVA, P. H. P. ; AVELAR, Michely Gomes . Live não é aula discutindo experiências com as lives do Instagram na formação de professores de línguas no período pandêmico. 2021 (Comunicacao)
    • AVELAR, Michely Gomes ; BROSSI, G. C. . Lendo games: educação linguística e (multi)letramentos com crianças. 2021 (Comunicacao)
    • AVELAR, Michely Gomes ; NASCIMENTO, U. W. ; FREITAS, CARLA CONTI . Interculturalidade nas pesquisas sobre multiletramentos. 2021 (Outra)
    • AVELAR, Michely Gomes ; CAPPARELLI, Camila dos. Passos Araújo. ; FREITAS, Carla Conti de ; CORREA, M. A. U. . What Games Have to Talk about Gender Roles?: A Critical Linguistic Education Perspective. 2020 (Comunicacao)
    • AVELAR, Michely Gomes . Technology and learning: understanding current practices. 2020 (Conferência)
    • AVELAR, Michely Gomes ; CARVALHO, Guido de Oliveira . Novas tecnologias, multiletramentos e letramentos digitais: reflexões sobre uma projeto de extensão para formação de professores de língua inglesa. 2020 (Comunicacao)
    • AVELAR, Michely Gomes . A educação linguística crítica no espaço acadêmico e suas complexidades: conquistas e caminhos a traçar. 2019 (Outra)
    • AVELAR, Michely Gomes ; BARROS, Déborah Magalhães . UMA PERSPECTIVA FUNCIONAL DOS USOS DE BUG, BUFF, LAG E NERF NOS JOGOS DIGITAIS. 2019 (Simposio)
    • FREITAS, Carla Conti de ; AVELAR, Michely Gomes . (Re)pensando as práticas de linguagem em tempos digitais. 2019 (Outra)
    • AVELAR, Michely Gomes ; FREITAS, Carla Conti de . O gênero walkthough/detonado: uma prática discursiva da comunidade gamer. 2019 (Simposio)
    • AVELAR, Michely Gomes ; FREITAS, Carla Conti de . O jogo virtual: uma proposta de multiletramento no ensino de língua inglesa. 2018 (Comunicacao)
    • AVELAR, Michely Gomes ; FREITAS, Carla Conti de . O uso dos jogos digitais como prática de multiletramento: desafio na formação de professores. 2018 (Comunicacao)
    • AVELAR, Michely Gomes ; FREITAS, C. C. ; LOPES, C. R. . AS TIC E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: uma proposta com o jogo virtual. 2017 (Seminário)
    • AVELAR, Michely Gomes ; FREITAS, C. C. . OS JOGOS DIGITAIS E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. 2017 (Simposio)
    • OLIVEIRA, Cleonice Maria Cruz de ; AVELAR, Michely Gomes . Formação para docência no Ensino Superior: perspectivas e reflexões. 2016 (Comunicacao)
    • AVELAR, Michely Gomes . Estratégias de ensino de língua inglesa para crianças. 2012 (Conferência)
    • AVELAR, Michely Gomes . O ensino de língua estrangeira para crianças. 2012 (Conferência)
    • Sgarbi, Áurea Marques ; AVELAR, Michely Gomes . Atividades lúdicas e metodologias para o ensino de língua estrangeira nas séries iniciais.. 2012 (Outra)
    • AVELAR, Michely Gomes . UEG TV - Programa Casa Comigo?. 2020 Youtube
    • AVELAR, Michely Gomes ; NASCIMENTO, U. W. ; FREITAS, CARLA CONTI . DEBATEPAPO. 2021
    • AVELAR, Michely Gomes . Casa Comigo. 2020
    • BORGES, G. F. ; FERNANDES, C. A. ; AVELAR, Michely Gomes . Potencialidades da Análise do Discurso Foucautiana para pensar o Momento Presente. 2022 online
  • Organização de eventos: 18
    • BARROS, Déborah Magalhães ; AVELAR, Michely Gomes ; GALVAO, V. C. C. . V Simpósio Internacional de Linguística Funcional. 2019 (Universidade Estadual de Goiás e Universidade Federal de Goiás)
    • FREITAS, Carla Conti de ; BROSSI, G. C. ; SILVA, V. R. ; AVELAR, Michely Gomes . XV Encontro de Formação de professores de língua estrangeira: Politicas e formação de professores/as de línguas: o que é ser professor/a nos dias de hoje?. 2019 (Universidade Estadual de Goiás)
    • AVELAR, Michely Gomes ; ROSA-SILVA, Valéria ; BROSSI, G. C. . PROGRAMA DE IMERSÃO EM LÍNGUA INGLESA PARA PROFESSORES. 2019 (Universidade Estadual de Goiás)
    • FELIZARDO, A. B. ; ARAUJO, M. M. M. ; FROTA, A. J. S. ; PINHEIRO NETO, J. E. ; AVELAR, Michely Gomes . I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E INTERCULTURALIDADE: 100 ANOS DE JORGE DE SENA E SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN. 2019 (Universidade Estadual de Goiás)
    • VIEIRA, M. S. ; AVELAR, Michely Gomes ; DETIENNE, C. V. R. ; CARVALHO, Guido de Oliveira ; ARAUJO, M. M. M. . I Simpósio Internacional de Estudos de Língua, Literatura e Interculturalidade e XIX Encontro de Letras. 2020 (Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Cora Coralina)
    • FREITAS, Carla Conti de ; AVELAR, Michely Gomes ; ROSA-SILVA, Valéria ; BROSSI, G. C. ; THEREZA JUNIOR, A. H. . XVI ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE LÍNGUAS (ENFOPLE). 2020 (Universidade Estadual de Goiás, UnU Inhumas)
    • VIEIRA, M. S. ; AVELAR, Michely Gomes ; DETIENNE, C. V. R. ; ANDRADE, E. C. ; CARVALHO, G. O. ; SILV, E. B. ; IGNACIO, E. F. ; MELO, S. C. . III Simpósio Internacional de Língua, Literatura e Interculturalidade (III SIELLI) e XXI Encontro de Letras do Câmpus Cora Coralina. 2022 (UEG)
    • VIEIRA, M. S. ; AVELAR, Michely Gomes ; DETIENNE, C. V. R. ; ANDRADE, E. C. ; SILV, E. B. ; MELO, S. C. ; CARVALHO, Guido de Oliveira . II Simpósio Internacional de Língua, Literatura e Interculturalidade (III SIELLI) e XX Encontro de Letras do Câmpus Cora Coralina. 2021 (UEG)
    • LOPES, Cristiane Rosa ; BROSSI, G. C. ; AVELAR, Michely Gomes ; ROSA-SILVA, Valéria ; EGIDO, A. A. ; SILVA, J. E. . XVIII Encontro de Formação de Professoras/es de Línguas (ENFOPLE). 2022 (UEG)
    • AVELAR, Michely Gomes . Ciclo de palestras especial do GEELLE: Epistemologias e Jogos Digitais. 2022 (USP)
    • AVELAR, Michely Gomes . ENPTUR ? Encontro de Turismo e Patrimônio da UEG. 2023 (Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Cora Coralina)
    • AVELAR, Michely Gomes . Núcleo de Estudos em Espaço e Representações (NEER). 2022 (Universidade Estadual de Goiás ? Câmpus Cora Coralina)
    • FERRAZ, D. M. ; AVELAR, Michely Gomes . XI Encontro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • FERRAZ, D. M. ; MOR, W. M. ; AVELAR, Michely Gomes . X Encontro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • FERRAZ, D. M. ; MOR, W. M. ; DUBOC, A. P. ; AVELAR, Michely Gomes . XIV Encontro do Projeto Nacional de Letramentos. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • AVELAR, Michely Gomes . IV Tenda Multiétnica. 2022 (Universidade Estadual de Goiás ? Câmpus Cora Coralina)
    • AVELAR, Michely Gomes . V Tenda Multiétnica. 2023 (Universidade Estadual de Goiás ? Câmpus Cora Coralina)
    • LOPES, Cristiane Rosa ; FREITAS, Carla Conti de ; BROSSI, G. C. ; AVELAR, Michely Gomes ; ROSA-SILVA, Valéria ; SILVA, J. E. ; EGIDO, A. A. . XIX Encontro de Formação de Professoras/es de Línguas (ENFOPLE). 2023 (Universidade Estadual de Goias)
    • AVELAR, Michely Gomes . Aula digital: a cibercultura nas aulas de línguas. 2021 (UEG)
    • AVELAR, Michely Gomes . Oficina PRESS PLAY TO GAMIFY: TEACHING ENGLISH WITH GAMIFICATION. 2022 (Universidade Estadual de Goiás)
    • AVELAR, Michely Gomes . Do digital ao analógico: possibilidades e desafios para a educação na perspectiva dos (multi)letramentos. 2023 (Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Oeste)
    • AVELAR, Michely Gomes . Games, educação e linguagens: diálogos possíveis. 2024 (Universidade Estadual de Goiás, UnU Jussara)
    • AVELAR, Michely Gomes ; FREITAS, CARLA CONTI . Jogos Digitais no ensino de língua inglesa: práticas de (multi)letramentos. 2019 (Universidade Estadual de Goiás)
    • CAPPARELLI, Camila dos. Passos Araújo. ; OLIVEIRA, H. F. ; AVELAR, Michely Gomes . Estudos da Linguagem e identidades sociais. 2019 (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS)
    • AVELAR, Michely Gomes . Multiletramentos em espaços digitais. 2020 (Universidade Estadual de Goiás, UnU Anápolis de CSEH,)
    • AVELAR, Michely Gomes ; CAPPARELLI, Camila dos. Passos Araújo. . O que os games têm a ver com as relações de gênero e a educação linguística?,. 2020 (Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Cora Coralina,)
    • BROSSI, G. C. ; AVELAR, Michely Gomes ; LOPES, K. . Turn on the game: multiletramentos e a educação linguística nas infâncias. 2023 (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA)
    • Nome do projeto: A Escola do Recife e o Modernismo: análise de Canaã e O meu próprio romance na trajetória intelectual de Graça Aranha (2016 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AVELAR, Michely Gomes , SILVA, C. R. , PASSOS, A. A. .
      Descrição: Projeto de pesquisa que visa analisar as obras Canaã e O meu próprio romance, de Graça Aranha, mapeando a presença das ideias que formam o corpus filosófico da Escola do Recife. Para tal, pretendemos estabelecer seus posicionamentos e ideias, sua trajetória intelectual e a influência da Escola do Recife para sua formação.
    • Nome do projeto: Multiletramentos na formação de professores: questões emergentes da contemporaneidade (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AVELAR, Michely Gomes , FREITAS, C. C. .
      Descrição: esse projeto de pesquisa sugere que os esforços para que as práticas escolares sejam mais atualizadas e coerentes com a realidade da comunidade podem não trazer os resultados que se pretendem visto que os professores, no processo formativo, não aprendem a lidar, explorar, utilizar e questionar as ferramentas disponíveis para o processo de aprendizagem dos alunos e não se sentem parte dessa mudança social. Em alguns casos, há uma familiaridade com ferramentas como as que se referem à rede social e de interação e comunicação, mas o conhecimento fica restrito a esse uso (FREITAS, 2015; OLIVEIRA, FREITAS, 2016). Destacamos que em algumas comunidades o uso das TICs e o acesso à rede são restritos assim como o conhecimento na área. Por isso, o estudo sobre a relação entre a formação de professores e os multiletramentos poderá contribuir com o processo de formação de professores, uma vez que os multiletramentos se caracterizam pela diversidade de gêneros textuais encontrados na rede e que se relacionam às questões sociais e culturais da contemporaneidade (KALANTZIS; COPE, 2015).
    • Nome do projeto: Jogos Digitais no ensino de língua inglesa: práticas de (multi)letramentos (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: AVELAR, Michely Gomes , FREITAS, Carla Conti de .
      Descrição: O curso oferta aos professores de línguas em formação inicial e/ou continuada vivência teórico-prática acerca do uso dos jogos digitais no ensino de língua inglesa. A proposta se dá pela multimodalidade, dinamicidade, interatividade dos jogos e por estar presente no cotidiano dos alunos de ensino fundamental e médio. Neste aspecto, urge atrelar ao ensino de línguas práticas de (multi)letramentos relacionadas ao contexto sociocultural e tecnológico dos alunos, para tal é os professores precisam ser letrados digitalmente. As perspectivas e propostas estão pautadas nos estudos sobre (multi)letramentos (COPE, KALANTZIS, 2000; COSCARELLI, 2016; GEE, 2003; ROJO, 2012, 2017), na formação de professores (PAIVA, 2013; SOUZA, 2011) e no uso das tecnologias digitais na educação (LEFFA, 2012; PRENSKY, 2001, 2006). Apresentamos como objetivos 1) preparar os professores para o uso das novas tecnologias por meio do conhecimento prático e teórico fundamentado pelo viés dos (multi)letramentos; 2) estimular o uso do jogo virtual no ensino de línguas. Espera-se, com isso, contribuir com a formação de professores de línguas para reconhecer as potencialidades advindas do contexto digital, em especial, o jogo digital e prepará-los para o uso destas ferramentas
    • Nome do projeto: Multiletramentos na formação de profesores de línguas (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AVELAR, Michely Gomes , FREITAS, Carla Conti de , MAGALHAES, Cristiane Ribeiro .
      Descrição: Neste projeto de pesquisa, vinculado ao Programa de Pós-graduação Língua, Literatura e Interculturalidade, proponho um diálogo entre as pesquisas de iniciação científica e de mestrado orientadas por mim, que relacionam as práticas de multiletramentos à formação de professores de línguas, antes investigadas nas atividades de ensino e, nesta proposta, em ações de extensão. A escolha pelas ações de extensão como espaço para ampliar as discussões e a formação do professor de línguas no que tange aos letramentos e multiletramentos foi considerada no processo de formação de professores a partir de experiências desenvolvidas no Câmpus Inhumas nas quais percebemos que a participação dos professores de línguas em formação em ação de extensão como colaboradores possibilitou novas interações e reflexões, tornando-se assim um espaço para que as práticas de multiletramentos fossem ampliadas. O objetivo geral é investigar as práticas de multiletramentos em três cursos de extensão em execução no ano de 2019, dois no Câmpus Inhumas e um no Câmpus Cora Coralina. Espera-se promover uma reflexão sobre a participação dos professores de línguas em formação como colaboradores em ação de extensão e sobre a formação destes professores a partir da experiência, elemento de interculturalidade, com as tecnologias digitais da informação e da comunicação
    • Nome do projeto: NOVAS TECNOLOGIAS, LINGUAGENS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: AVELAR, Michely Gomes , FREITAS, CARLA CONTI , CARVALHO, G. O. , CAPPARELLI, Camila dos. Passos Araújo. , CORREA, M. A. U. , SANTOS, D. M. A. , JESUS, D. D. , SILVA, D. C. , SABINO, G. M. , MEOTTI, J. P. , MOREIRA, K. G. , MACEDO, K. D. C. M. , JESUS, L. D. C. , ARAUJO, M. A. F. , MINEIRO, M. A. .
      Descrição: As tecnologias digitais têm reconfigurado as formas de expressão, interação e comunicação da sociedade, corroborando para o surgimento de novas práticas de linguagem. Visamos por meio deste projeto, investigar as novas formas de ler e compreender o cotidiano e o mundo, refletir sobre a cibercultura e propiciar experiências com as novas tecnologias na formação de professores de língua inglesa considerando a importância de incorporar tecnologias que fazem parte da realidade do aluno às práticas pedagógicas. As perspectivas e propostas apresentadas estão pautadas nos estudos sobre multiletramentos (COSCARELLI, 2016; GEE, 2003; ROJO, 2012, 2017), que refletem as exigências da sociedade contemporânea a partir de novas modalidades da linguagem e que, por sua vez, articulam o uso das tecnologias digitais ao contexto educacional (PRENSKY, 2001, 2006).
    • Nome do projeto: ESCOLA DO CERRADO (2024 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: AVELAR, Michely Gomes , SOUZA, M. M. O. .
      Descrição: O objetivo geral da proposta é promover processo de formação em conceitos e técnicas de comunicação popular. O curso inclui conteúdos relacionados à teoria geral da comunicação, educomunicação, novas mídias sociais e comunicação popular direcionada ao Cerrado e povos do Cerrado. Metodologicamente, o curso como um todo será realizado a partir de minicursos de até 4 horas, com temáticas previamente definidas. O público alvo está composto por estudantes e professores universitários, profissionais da área da comunicação de instituições públicas, estudantes e professores do ensino médio, e público em geral interessado na temática. Esperamos contribuir na formação de pessoas conectadas com as questões socioambientais e humanas que relacionam o Cerrado e os povos do Cerrado.
    • Nome do projeto: Multiletramentos na formação de professores: Praxiologias dos professores de línguas no sistema remoto (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AVELAR, Michely Gomes , FREITAS, Carla Conti de .
      Descrição: O contexto educacional e, consequentemente, o de formação de professores atual requer novas praxiologias e o estudo delas poderão promover discussões e reflexões sobre as políticas tanto para o ensino de línguas quanto para a formação de professores na área de linguagem. Neste sentido, este projeto visa demonstrar e analisar a rotina dos professores de línguas em trabalho remoto imposta pelo isolamento social e pela suspensão das atividades presenciais das escolas e universidades e possibilitar uma discussão/reflexão sobre o trabalho dos professores no sistema remoto por meio da identificação das praxiologias dos professores de línguas no sistema remoto. Quanto à natureza da pesquisa, trata-se de uma pesquisa aplicada, abordagem qualitativa e interpretativista. Os procedimentos se referem à netnografia por ser considerada adequada à realização de pesquisas em ambientes digitais Os instrumentos de pesquisa incluem Observação Encontros via Classroom; Questionário via WhatsApp e relatos via Classroom e Whatsapp. A técnica de análise de dados será a análise de conteúdo.
    • Nome do projeto: Reflexões sobre Representações Culturais nos Videogames (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AVELAR, Michely Gomes , CAVALCANTE, J. F. C. .
      Descrição: A proposta tem como objetivo investigar como diferentes culturas representadas nos games influenciam a percepção dos jogadores da própria cultura e no reconhecimento das pluralidades. Partimos do entendimento de que os games são artefatos socioculturais que permitem ao jogador conhecer e experienciar outros mundos, culturas e identidades. Nesse sentido, será selecionado e jogado um game que conte com diferentes representações culturais e, relacionando as anotações sobre cenário, história, personagens e elementos relevantes com os estudos teóricos, serão realizadas investigadas as contribuições para o reconhecimento das pluralidades culturais e da própria cultura. No decorrer do projeto, serão realizados encontros, discussões e estudos teóricos sobre a relação game, linguagem e cultura. Espera-se contribuir para expandir perspectivas acerca dos games e seu potencial para refletir sobre as pluralidades socioculturais e a educação linguística.
    • Nome do projeto: Gameverso: investigando as narrativas e personagens dos jogos (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AVELAR, Michely Gomes , GUIMARAES, A. S. .
      Descrição: O projeto busca promover espaços de reflexão crítica e aprendizagem a partir dos/nos games através de reflexões críticas acerca de narrativas e personagens e das interações entre os participantes envolvidos e os games. Para isso, no decorrer do projeto, serão realizados encontros, discussões, leituras e interações, partindo das experiências significativas dos estudantes envolvidos e promovendo a (res)significação dos games como linguagem e cultura. O projeto baseia-se na pesquisa qualitativa-interpretativista, utilizando como instrumentos e procedimentos a pesquisa bibliográfica; a imersão nos jogos; analise de dados coletados a partir das experiências com os jogos e dos conteúdos dos jogos. Os participantes serão estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Goiás, Câmpus Cidade de Goiás. No decorrer do projeto, serão realizados encontros, discussões, leituras, além dos espaços interativos para jogar os games.
    • Nome do projeto: Entre Línguas: legendagem interlingual de um Curta-Metragem (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AVELAR, Michely Gomes , SOUZA, J. A. C. .
      Descrição: A proposta tem como objetivo realizar a tradução e legendagem, do português para o inglês, de um curta-metragem. Partimos do entendimento de que esse processo envolve não apenas entender, interpretar e recriar o texto em uma outra língua, mas também adaptá-lo culturalmente ao interagente da língua alvo. Nesse sentido, projeto selecionará um curta-metragem em língua portuguesa para análise, tradução e legendagem em inglês. Após análise da narrativa, personagens, contexto e elementos culturais, será elaborada a tradução e realizada a legendagem em um software previamente selecionado. No decorrer do projeto, serão realizados encontros, discussões e estudos sobre a Tradução Audiovisual (TAV), bem como os parâmetros e critérios necessários para o processo de legendagem.
    • Nome do projeto: Além das telas: um estudo da intersecção entre games e cinema (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AVELAR, Michely Gomes , LOMBARDI, I. O. , SOUZA, V. L. .
      Descrição: O projeto objetiva explorar e analisar a influência bidirecional entre games e cinema, buscando, ainda, promover expansão de perspectivas sobre essas mídias e suas linguagens. Para isso, o projeto baseia-se na pesquisa qualitativa-interpretativista, sendo utilizados como instrumentos a pesquisa bibliográfica com estudos e reflexões, seleção de games e filmes e suas análises com base nas experiências e interações com as mídias e os estudos realizados; bem como coleta, registro e análise de informações obtidas durante a pesquisa. Os participantes serão estudantes do bacharelado do Instituto Federal de Goiás, Câmpus Cidade de Goiás. Espera-se contribuir para a compreensão crítica sobre a influência bidirecional entre games e cinema, bem como realizar a produção de roteiro interativo para um curta metragem ou planejamento de um game.
    • Nome do projeto: Projeto Nacional de Letramentos: Educação Linguística e Decolonialidade (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AVELAR, Michely Gomes , FERRAZ, D. M. , MOR, W. M. , DUBOC, A. P. .
      Descrição: III CICLO (2022-2025) do Projeto Nacional de Letramentos, com sede na Universidade de São Paulo, e em dois PPGs - PPPGELLI - Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês e PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP. O PN atualmente conta com a participação de mais de 300 pesquisadores de 45 universidades brasileiras e mais de 15 universidades internacionais
    • Nome do projeto: GEELLE - GRUPO DE ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AVELAR, Michely Gomes , FERRAZ, D. M. .
      Descrição: O projeto de pesquisa investiga a educação linguística e a formação docente em línguas estrangeiras, com foco na língua inglesa, sob as perspectivas da educação crítica e dos letramentos
    • Nome do projeto: GEELLE - Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: AVELAR, Michely Gomes , FERRAZ, D. M. .
      Descrição: O GEELLE, que é um grupo de pesquisas registrados e atua na formação docente desde 2019, configura-se também como um projeto de extensão universitária.
    • Nome do projeto: GEELLE - Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: AVELAR, Michely Gomes , FERRAZ, D. M. .
      Descrição: O GEELLE, que é um grupo de pesquisas registrados e atua na formação docente desde 2019, configura-se também como um projeto de extensão universitária.