Não autenticado |

Nathália Akemi Sato Mitsunari

    • Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo, na linha de pesquisa Língua, Texto e Discurso em Linguística Aplicada e Teoria do Discurso, com período de estágio na Université Lumière Lyon 2 (unité de recherche Lettres et Civilisations Étrangères). Mestre pelo mesmo programa de pós-graduação, na linha de pesquisa Linguística Aplicada do Português, com extensão universitária na Universidade Federal do Rio Grande do Norte pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica. Bacharela em Linguística e Licenciada em Português pela Universidade de São Paulo. Integrante do Grupo de Pesquisa USP - CNPq Linguagens, Discurso e Ensino, interessa-se, especialmente, pelos seguintes temas: teoria bakhtiniana, ensino de língua materna, leitura e escrita, manuais didáticos de Língua Portuguesa. Editora de texto do periódico Linha D'Água (A4 no sistema Qualis/ CAPES 2017 - 2020).

       

      Links:    

    • GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. ; MITSUNARI, N. ; ISOLA-LANZONI, G. ; FERREIRA, T. D. ; CARDOSO, C. C. ; ARAES, C. R. ; SILVA, L. P. . Estudos do texto e do discurso: perspectivas contemporâneas. São Paulo : FFLCH, 2022 . 442p. ISBN: 9788575064429.
    • MITSUNARI, N. ; CAMPOS, M. I. B. . Leitura e argumentação: cronotopos de um manual escolar para o Novo Ensino Médio LINHA D'AGUA , v. 36 , p. 178 - 199 , 2023. ISSN: 01033638.
    • MITSUNARI, N. . Leitura e cidadania no Novo Ensino Médio: fake newsem foco. Discursos, linguagens e representações: exercícios dialógicos, v. , p. 113 - 132, 2024.
    • MITSUNARI, N. . O pensamento crítico no manual didático para o Novo Ensino Médio. Estudos do texto e do discurso: perspectivas contemporâneas, v. , p. 157 - 172, 2022.
    • MITSUNARI, N. ; ISOLA-LANZONI, G. . Um olhar sobre os estudos do texto e do discurso: apresentação. Estudos do texto e do discurso: perspectivas contemporâneas, v. , p. 8 - 17, 2022.
    • MITSUNARI, N. . Argumentar pode ser dissertar? Análise de um livro didático da redemocratização brasileira. Discurso e ensino na linguística aplicada: propostas e interseções, v. , p. 206 - 223, 2021.
    • MITSUNARI, N. . A dissertação em livros didáticos da redemocratização brasileira. Pesquisas em filologia e língua portuguesa, v. 1, p. 262 - 280, 2021.
    • MITSUNARI, N. . Heterogeneidade enunciativa e produção de texto do gênero crítica em Português: Linguagens. Trajetórias teórico-metodológicas nos estudos do discurso, v. 1, p. 295 - 308, 2019.
    • MITSUNARI, N. . Fake news pode matar? Leitura e atuação na vida pública em manual didático de Língua Portuguesa. In: XIV Encontro de Pós Graduandos em Estudos Discursivos da Universidade de São Paulo , 2024 , São Paulo. Caderno de resumos - XIV Encontro de Pós Graduandos em Estudos Discursivos (EPED - USP). São Paulo : FFLCH / USP, 2024. p. 71 - .
    • MITSUNARI, N. . Protagonismo juvenil na leitura do tweet: análise de um manual escolar para o Novo Ensino Médio. In: XIII Encontro de Pós Graduandos em Estudos Discursivos da Universidade de São Paulo , 2023 , São Paulo. Caderno de resumos - XIII Encontro de Pós Graduandos em Estudos Discursivos (EPED - USP). São Paulo : FFLCH/ USP, 2023.
    • MITSUNARI, N. . Fake news in a brazilian New High School textbook: reading lessons and citizenship. In: OCP - IACMR 2023: Inhabiting the planet. Challenges for media, communication and beyond. , 2023 , Lyon. Abstracts of papers presented at one or both of the 2023 conferences of the International Association for Media and Communication Research. : International Association for Media and Communication Research, 2023.
    • MITSUNARI, N. . Singularidades da leitura no Novo Ensino Médio: Selfie e cidadania. In: Nonas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e Quarto Congresso Internacional de Estudos do Discurso , 2022 , Porto. Caderno de resumos - Nonas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e Quarto Congresso Internacional de Estudos do Discurso. : , 2022.
    • MITSUNARI, N. . Fake news em manual didático do Novo Ensino Médio: que leituras confiar?. In: 22° Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada , 2021 , São Paulo. Caderno de resumos 22º InPLA: linguagem e interfaces - aproximações e distanciamentos. : , 2021.
    • MITSUNARI, N. . O pensamento crítico em livro didático produzido para o novo ensino médio. In: XII Encontro de pós-graduandos em estudos discursivos , 2021 , São Paulo. Caderno de resumos do XII EPED. : , 2021.
    • MITSUNARI, N. . O ensino da dissertação em livros didáticos do início da redemocratização brasileira. In: II Colóquio de Pesquisa Discente do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa , 2020 , São Paulo. Caderno de resumos - II COPED. : , 2020.
    • MITSUNARI, N. . Argumentação e dissertação em manuais didáticos da década de 1980. In: Oitavas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e Terceiro Congresso Internacional de Estudos do Discurso , 2018 , Porto. Caderno de Resumos - Oitavas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e Terceiro Congresso Internacional de Estudos do Discurso. : , 2018.
    • MITSUNARI, N. . A disserta ̧c ̃ao em livros did ́aticos de l ́ıngua portuguesa da d ́ecada de 1980. In: 21° Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada , 2018 , São Paulo. Livro de resumos - 21° Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. : , 2018.
    • MITSUNARI, N. . (Des)cortesia e (des)construção da imagem na televisão legislativa: marcas do poder. In: 24º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP , 2016 , São Paulo. 24º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica USP. : Publicação SIICUSP, 2016.
    • MITSUNARI, N. . A manifestação do poder em debates políticos. In: VI Colóquio e I Instituto da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso , 2016 , São Carlos. Caderno de Resumos: VI Colóquio da ALED ? Brasil: Estudos do discurso: questões teórico-metodológicas, sociais e éticas. : , 2016.
    • MITSUNARI, N. . Representações, lugares e papéis no teatro político. In: 64º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo , 2016 , Assis. Painel: Análise da Conversação - 64º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. : , 2016.
  • Outras Produções Bibliográficas: 2
    • GUINCHARD-LIBERSAC, C. ; MITSUNARI, N. ; ISOLA-LANZONI, G. . Uma abordagem linguageira e internacional da argumentação. : Linha D'água , 2024 (Tradução)
    • MITSUNARI, N. . PAVEAU, Marie-Anne. L?Analyse du Discours Numérique. Dictionnaire des formes et des pratiques. Paris: Hermann Éditeurs, 2017, 400p.. : , 2021 (Resenha)
    • MITSUNARI, N. . Parecer ad hoc - Revista Linha D'Água, v. 38, n. 1. 2024 (Parecer)
    • MITSUNARI, N. . Parecer ad hoc - Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, v. 17, dossier Estudios de literacidad académica y educación: abordajes desde/hacia la justicia social en América Latina. 2024 (Parecer)
    • MITSUNARI, N. . Parecer ad hoc - Revista de Estudos do Discurso da Universidade do Porto (REDIS), n. 14. 2024 (Parecer)
    • MITSUNARI, N. . Parecer ad hoc - Revista Linha D'Água, v. 37, n. 2. 2024 (Parecer)
    • MITSUNARI, N. . Parecer ad hoc - Revista Linha D'Água, v. 37, n. 3. 2024 (Parecer)
    • MITSUNARI, N. . Parecer ad hoc 02 - Revista Linha D'Água, v. 36, n. 3. 2023 (Parecer)
    • MITSUNARI, N. . Avaliação de Iniciações Científicas em Filologia e Língua Portuguesa - 31º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. 2023 (Outra)
    • MITSUNARI, N. . Parecer ad hoc - Revista de Estudos do Discurso da Universidade do Porto (REDIS), n. 12. 2023 (Parecer)
    • MITSUNARI, N. . Parecer ad hoc 01 - Revista Linha D'Água, v. 36, n. 3. 2023 (Parecer)
    • MITSUNARI, N. . Cronotopos de leitura de fake news em um manual didático de língua portuguesa. 2024 (Conferência)
    • MITSUNARI, N. . A arquitetônica de leitura de fake news em manual didático de Língua Portuguesa. 2024 (Comunicacao)
    • MITSUNARI, N. . Fake news pode matar? Leitura e atuação na vida pública em manual didático de Língua Portuguesa. 2024 (Comunicacao)
    • MITSUNARI, N. . Protagonismo juvenil na leitura do tweet: análise de um manual escolar para o Novo Ensino Médio. 2023 (Comunicacao)
    • MITSUNARI, N. . Fake news in a brazilian New High School textbook: reading lessons and citizenship. 2023 (Comunicacao)
    • MITSUNARI, N. . Singularidades da leitura no Novo Ensino Médio: Selfie e cidadania. 2022 (Comunicacao)
    • MITSUNARI, N. . Fake news e pensamento crítico em um manual escolar do Novo Ensino Médio. 2022 (Conferência)
    • MITSUNARI, N. . Leitura e fake news no Novo Ensino Médio. 2022 (Conferência)
    • MITSUNARI, N. . Fake news em manual didático do Novo Ensino Médio: que leituras confiar?. 2021 (Comunicacao)
    • MITSUNARI, N. . O pensamento crítico em livro didático produzido para o novo ensino médio. 2021 (Comunicacao)
    • MITSUNARI, N. . O ensino da dissertação em livros didáticos do início da redemocratização brasileira. 2020 (Comunicacao)
    • MITSUNARI, N. . A dissertação em Teoria e Prática de Língua e Literatura. 2019 (Comunicacao)
    • MITSUNARI, N. . A dissertação em Fundamentos de Língua e Literatura. 2018 (Outra)
    • MITSUNARI, N. . A dissertação em livros didáticos da década de 1980. 2018 (Comunicacao)
    • MITSUNARI, N. . A manifestação do poder nos debates políticos. 2016 (Outra)
    • MITSUNARI, N. . (Des)cortesia e (des)construção da imagem na televisão legislativa: marcas do poder. 2016 (Outra)
    • MITSUNARI, N. . Representações, lugares e papéis no teatro político. 2016 (Outra)
    • MITSUNARI, N. . A argumentação e a dissertação em manuais didáticos das décadas de 1980 e 1990. 2018 (Comunicacao)
    • MITSUNARI, N. . Argumentação e dissertação em manuais didáticos da década de 1980. 2018 (Comunicacao)
    • MITSUNARI, N. . A heterogeneidade constitutiva de Português: Linguagens. 2018 (Comunicacao)
    • MITSUNARI, N. . (Des)cortesia e (des)construção da imagem na televisão legislativa: marcas do poder. 2016 (Comunicacao)
    • MITSUNARI, N. . Imagem e poder: (des)construção de figuras identitárias na televisão legislativa. 2016 (Comunicacao)
    • MITSUNARI, N. ; COLINS, F. . O Novo Ensino Médio. 2021 Projeto InterAção: memória e narrativas em rede
    • MITSUNARI, N. ; ISOLA-LANZONI, G. ; GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. ; AQUINO, Z. G. O. ; OLIVEIRA, M. S. D. ; FACHIN, P. R. M. ; MONTE, V. M. ; VIEIRA, A. M. A. ; IMBRUNIZ, C. H. ; LIMA, L. G. ; OLIVEIRA, Y. A. ; AMARAL, A. C. E. P. ; PAIS, A. C. ; JORGE, A. C. A. ; VIGAR, A. C. K. ; BARBOSA, A. S. A. ; MOTA, A. V. ; ARAES, C. R. ; SILVA, L. F. S. ; FREITAS, M. S. L. . I Colóquio de Pesquisa Discente do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa. 2018 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP)
    • MITSUNARI, N. ; GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. ; ISOLA-LANZONI, G. ; CARDOSO, C. C. ; SILVA, L. P. ; FERREIRA, T. D. ; ARAES, C. R. ; ANDRADE, N. P. . XII Encontro de Pós Graduandos em Estudos Discursivos da Universidade de São Paulo. 2021 (Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa)
    • MITSUNARI, N. ; GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. ; ISOLA-LANZONI, G. ; CERQUEIRA, L. V. ; SILVA, L. P. ; FERREIRA, T. D. ; RASQUEL, S. G. ; ARAES, C. R. . XIII Encontro de Pós Graduandos em Estudos Discursivos da Universidade de São Paulo. 2023 (Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa)
    • MITSUNARI, N. ; GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. ; ISOLA-LANZONI, G. ; SILVA, L. P. ; RASQUEL, S. G. ; MATUMOTO, A. O. ; FERNANDES, B. B. C. ; MODOLO, V. S. . XIV Encontro de Pós Graduandos em Estudos Discursivos da Universidade de São Paulo. 2024 (Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa)
    • CAMPOS, M. I. B. ; SANTOS, T. J. F. ; MITSUNARI, N. . Linguística, discurso e ensino na teoria bakhtiniana. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • CAMPOS, M. I. B. ; MITSUNARI, N. ; CERQUEIRA, L. V. . Produção de texto argumentativo na sala de aula. 2024 (Universidade de São Paulo)
    • CAMPOS, M. I. B. ; SANTOS, T. J. F. ; SILVA FILHO, U. C. ; MITSUNARI, N. ; CERQUEIRA, L. V. ; FERNANDES, B. B. C. . Ateliê de redação vestibular: preparando alunos para a leitura e escrita. 2024 (Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH - USP; Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)
    • MITSUNARI, N. . A manifestação do poder em debates políticos. 2016
    • MITSUNARI, N. . A manifestação do poder em debates políticos. 2016
    • Nome do projeto: Filosofia de valores e ensino de língua portuguesa: pesquisas teóricas e práticas (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MITSUNARI, N. , BURLAMAQUI, C. D. V. , LEITE, V. M. , CERQUEIRA, L. V. , SANTOS, T. J. F. , SILVA FILHO, U. C. , LIMA, R. S. , TARABORELLI, L. , NASCIMENTO, L. , BOLIVAR, R. F. D. , FALCAO, B. , GOMES, A. M. , ALMEIDA, L. V. C. , RIBEIRO, M. I. B. C. N. , PUZZO, M. B. .
      Descrição: O projeto de pesquisa, que se inscreve na linha de pesquisa Língua, texto e discurso em linguística aplicada e teoria do discurso "tem como objetivo investigar a formulação da noção de valor/ valoração/ valor axiológico, postulado em diversos livros, artigos e ensaios de Bakhtin e o Círculo, focando, em particular, no diálogo com as fontes filosóficas do neokantiano Heinrich Rickert (1863-1936), da escola de Baden ou de Heidelberg. A proposta é recuperar as aproximações e distanciamentos entre os textos filosóficos de Bakhtin/Volóchinov e o do filósofo alemão. Para essa etapa, vamos percorrer a teoria dos valores de Rickert a partir do ensaio Le système des valeurs, publicado, originalmente, em 1913 na revista alemã Logos, com o subtítulo de Revista Internacional para a filosofia da cultura. Nesse texto, o filósofo analisa, de modo sistemático, a esfera de valores a serviço de um aprofundamento da teoria transcendental do conhecimento. A justificativa dessa escolha conceitual se deve à importância de conceitos científicos culturais se constituírem na dupla relação a valores, enquanto os conceitos científicos naturais deixarem de lado uma das relações. Para prosseguir no estudo do conceito de valor/valoração, valor axiológico, vamos retomar os fundamentais textos filosóficos do jovem Bakhtin como Para uma filosofia do ato responsável (1920), O autor e a personagem na atividade estética (1922-1924) e os textos de V. Volóchinov Sobre as fronteiras entre a poética e a linguística (1930) e Marxismo e filosofia da linguagem (1929). Bakhtin lia e citava com frequência diversos autores alemães como Humboldt, Dilthey, Cohen, Rickert, etc. Esses estudos filosóficos de Bakhtin e o Círculo se deram no chamado Seminário kantiano, na pequena cidade de Nevel, entre 1918 e 1919. Este projeto tem como objeto os vários estudos do discurso e suas interfaces com outras áreas das ciências humanas, em particular alguns gêneros: literários, jornalísticos, acadêmicos, digitais. Quanto às contribuições cientificas e sociais do projeto, ressaltam-se: (i) a continuidade na investigação que caracteriza as pesquisas do estudantes e pesquisadores do Grupo de Pesquisa Linguagens, discurso e ensino sob a minha coordenação em torno da análise dialógica da argumentação em torno de diferentes gêneros (jornalístico, político, digital, manuais escolares produzidos no século XX e XXI), construindo uma arquitetônica da produção escrita; (ii) a socialização da produção científica, por meio de artigos em periódicos e em livros, e-books em parcerias com outras universidades; (iii) a divulgação científica em cursos de extensão para professores de português da rede pública.
    • Nome do projeto: Argumentação, ensino, memória: por uma teoria dialógica da linguagem (2018 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MITSUNARI, N. , CAMPOS, M. B. , SANTOS, D. M. , OLIVEIRA, A. S. S. , ACHUTTI, C. F. , SOUZA-BENTES, R. N. , BURLAMAQUI, C. D. V. , EMERICI, D. A. T. , LEITE, V. M. , CERQUEIRA, L. V. .
      Descrição: O projeto, que se inscreve na linha de pesquisa Linguística Aplicada aos Estudos do Português, toma como objeto de investigação a argumentação nos manuais didáticos e em periódicos de ensino, sobretudo no que se refere às questões de dissertação escolar, problemas de redação, gêneros do discurso, particularmente, redações do vestibular, do Enem, em que se encontra uma tensa problematização com a palavra do outro, isto é, com o discurso alheio, um dos conceitos centrais na concepção de linguagem de Bakhtin (1934-35), Medviédev (1928) e Volóchinov (1929. Trata-se, nessa medida, de colocar em foco os manuais didáticos produzidos a partir da década de 1960, buscando as orientações e métodos que conduzem os alunos às noções de texto dissertativo, argumentativo, discurso alheio no discurso próprio, formas de citação, formas de introdução, formas de argumentação por causa, consequência, contraposição, conflitos etc. Tendo em vista o estudo desses fenômenos linguísticos e discursivos, principalmente, nos manuais escolares e nos comentários em fóruns de discussão que circulam nas redes digitais com temas relacionados a aspectos sociais e culturais, por exemplo, vamos tomar como base o conceito bakhtiniano de estilística do gênero ([1934-35] 2015:21). Para Bakhtin, o enunciado concreto não é um sistema abstrato da língua, mas ele o entende como um acontecimento único, histórico, em que está situado em um tempo e espaço real com sujeitos que interagem socialmente com um propósito discursivo. Essa estilística do gênero parte de um estudo amplo em torno da estilística do romance soviético em que Bakhtin busca superar a divisão entre forma e conteúdo. Na verdade, esse texto surpreende pelas análises linguístico-discursivas do gênero do discurso e da estilística sociológica, fundamental para as análises dos estudos argumentativos nos manuais, uma vez que que as propostas didáticas contem gêneros intercalados, híbridos como também diversas linguagens, gêneros e estilos. Essa fundamentação teórica tem como finalidade (i) servir de base para análises linguístico-discursivas da produções escritas, visando as atividades didáticas relacionadas à argumentação/ dissertação e os comentários nos fóruns de discussão; (ii) aprofundar o conceito de argumentação na concepção bakhtiniana e em teorias linguísticas da argumentação; (iii) elucidar a presença da função argumentativa e da crítica como atividade humana que coordena múltiplos e heterogêneos saberes nos materiais didáticos de língua portuguesa em circulação a partir de 1964, início da ditadura brasileira. Metodologicamente, prevê-se um trabalho a partir de uma base documental coletada nos acervos do livro didático de várias universidades (FEUSP, UFRN, Bibliothèque Diderot de Lyon [documentation életronique]), para implantar uma análise pela aplicação do método dialógico, contemplando três etapas: (a) a dimensão alteritária, em o pesquisador participa responsavelmente da coleta dos dados; (b) a tensão dialética instaurada entre pesquisador e materiais coletados; (c) a responsividade observável entre vários materiais de mesmo período histórico e de outros períodos. O objetivo principal é aprofundar a concepção de argumentação, na medida em que ela pode elucidar a atividade dupla da linguagem na qual há uma tensão entre o monólogo e o diálogo, entre o trabalho enunciativo e o trabalho interacional presente nos manuais escolares de língua portuguesa em circulação no ensino médio brasileiro. Quanto às contribuições cientificas e sociais do projeto, ressaltam-se: (i) a continuidade nas investigações em desenvolvimento ou desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Linguagens, discurso e ensino a saber, a análise dialógica dos discursos, construindo uma arquitetônica da produção escrita; (ii) socialização da produção, por meio de publicações