Não autenticado |

Lilian Barros de Abreu Silva

    • Bacharela (2015) e licenciada (2018) em Letras com habilitação em Português e Espanhol pela Universidade de São Paulo (USP). Durante a graduação, concluiu iniciação científica fomentada pelo Programa Aprender com Cultura e Extensão (PRCEU/USP), na área de Crítica Textual. Atualmente, faz Doutorado Direto, com fomento da CAPES, no Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (PPG-FLP/USP), onde desenvolve pesquisa que tem por objetivo investigar a transmissão do texto literário Quincas Borba, de Machado de Assis, em material didático. Atua principalmente nas seguintes áreas: Filologia, Crítica Textual, Língua Portuguesa e Literatura.

       

      Links:    

    • Filologia do Português
  • Artigos completos publicados em periódicos: 4
    • SILVA, L. B. A. . Crítica Textual e Estilística: a análise de variantes na transmissão de textos Travessias Interativas , v. 14 , p. 269 - 282 , 2024. ISSN: 22367403.
    • SILVA, L. B. A. . Escolhas lexicais e produção de efeitos de sentido: Quincas Borba em material didático Revista Missangas , v. 3 , p. 108 - 124 , 2023. ISSN: 27635279.
    • SILVA, L. B. A. ; MORANDINI, G. S. ; SANTIAGO-ALMEIDA, M. M. . A crítica textual pula o muro da escola Revista Linha D´Água , v. 31 , p. 159176 - , 2018. ISSN: 22364242.
    • SILVA, L. B. A. . Crítica Textual em Material Didático: A Transmissão de Quincas Borba CADERNOS DO CNLF (CIFEFIL) , v. XVIII , p. 123 - 134 , 2014. ISSN: 15198782.
    • SILVA, L. B. A. . A construção do ethos discursivo em apostila de português: a transmissão de Quincas Borba. In: XIII Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos , 2023 , São Paulo. Caderno de Resumos XIII EPED. São Paulo : FFLCH, 2023. p. 48 - 48.
    • SILVA, L. B. A. . Machado de Assis em fragmentos. In: 1º Congresso Literatura em Campo Expandido , 2024 , São Paulo. 1º Congresso Literatura em Campo Expandido. São Paulo : Mackenzie, 2024. p. 86 - 86.
    • SILVA, L. B. A. . Quincas Borba Normativo. In: XXVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia , 2023 , Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF - Resumos. Rio de Janeiro : Cifefil, 2023. p. 113 - 114.
    • SILVA, L. B. A. ; SANTIAGO-ALMEIDA, M. M. . Crítica Textual e os Materiais Didáticos: A Transmissão de Quincas Borba. In: XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia , 2014 , Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF. Rio de Janeiro : CiFEFiL, 2014. p. 76 - 76.
    • SILVA, L. B. A. . Escolhas lexicais na transmissão de Quincas Borba em material didático. São Paulo : FFLCH , 2021 (XIV Colóquio Os estudos lexicais em diferentes perspectivas)
    • SILVA, L. B. A. . A transmissão de Quincas Borba em material didático: metodologia de análise. : , 2020 (Caderno de Resumos do II CoPeD)
    • SILVA, L. B. DE. A. . Uma proposta interdisciplinar entre Literatura, Linguística e Ensino. : , 2020 (Resenha Revista da Abralin)
    • SILVA, L. B. A. . Crítica Textual na escola. 2024 (Comunicacao)
    • SILVA, L. B. A. . Crítica Textual e o texto literário na sala de aula. 2024 (Comunicacao)
    • SILVA, L. B. A. . Machado de Assis em fragmentos. 2024 (Congresso)
    • SILVA, L. B. A. . A (sub)versão realista de Quincas Borba. 2024 (Seminário)
    • SILVA, L. B. A. . Por que as escolas precisam da Crítica Textual?. 2023 (Comunicacao)
    • SILVA, L. B. A. . A perspectiva filológica no ensino e aprendizagem de literatura. 2023 (Congresso)
    • SILVA, L. B. A. . Quincas Borba Normativo. 2023 (Congresso)
    • SILVA, L. B. A. . A construção do ethos discursivo em apostila de português: a transmissão de Quincas Borba. 2023 (Comunicacao)
    • SILVA, L. B. A. . O texto literário em material didático. 2022 (Comunicacao)
    • SILVA, L. B. A. . Crítica Textual e Ensino: Quincas Borba em material didático. 2022 (Comunicacao)
    • SILVA, L. B. A. . Rigor filológico em material didático: O caso Quincas Borba. 2021 (Comunicacao)
    • SILVA, L. B. A. . Escolhas lexicais na transmissão de Quincas Borba em material didático. 2021 (Comunicacao)
    • SILVA, L. B. A. . A transmissão de Quincas Borba em material didático: metodologia de análise. 2020 (Comunicacao)
    • SILVA, L. B. A. ; SANTIAGO-ALMEIDA, M. M. . XII Semana de Filologia na USP - Sobre a transmissão do texto literário em material didático: método. 2017 (Congresso)
    • SILVA, L. B. A. . 5º Simpósio Aprender com Cultura e Extensão - Edição e estudo de textos literários de língua portuguesa. 2015 (Simposio)
    • SILVA, L. B. A. . IX Semana de Filologia na USP - A transmissão de Quincas Borba em material didático. 2014 (Congresso)
    • SILVA, L. B. A. . 4º Simpósio Aprender com Cultura e Extensão - Edição e Estudo de Textos Literários e não Literários em Língua Portuguesa. 2014 (Simposio)
    • SILVA, L. B. A. . 22º SIICUSP - Edição e Estudo de Textos Literários em Língua Portuguesa: Quincas Borba em sala de aula. 2014 (Simposio)
    • SILVA, L. B. A. . XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia - Crítica Textual e os Materiais Didáticos: A Transmissão de Quincas Borba. 2014 (Congresso)
    • SILVA, L. B. A. ; SANTIAGO-ALMEIDA, M. M. ; PEREIRA, B. B. S. . O texto literário em material didático. 2022 Youtube - Canal GPLIAS Grupo de Estudos e Pesquisa
    • SILVA, L. B. A. ; SOUTO MAIOR, R. de C. ; Et al. . II Encontro Nacional de Linguística Aplicada (ENALA). 2023 (Universidade Federal de Alagoas)
    • SILVA, L. B. A. ; Et al. . 69º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. 2023 (FFLCH(USP))
    • Nome do projeto: Edição e estudo de textos literários e não literários em língua portuguesa (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. B. A. , SANTIAGO-ALMEIDA, M. M. , Claudia Bergamini , FRUGIUELE, M. S. , FARES FILHO, E. M. , XIMENES, E. E. , PEREIRA, B. B. S. .
      Descrição: Este projeto, guiado pela base teórico-metodológica da Crítica Textual, dá continuidade às pesquisas anteriores e tem o objetivo de (1) realizar edição crítica e estabelecimento ou fixação de obras literárias de língua portuguesa; (2) desenvolver trabalhos de reprodução e estudo linguístico-filológico de manuscritos e impressos portugueses (documentos públicos e particulares não literários), datados de diferentes etapas da história da língua. Na perspectiva deste projeto foi realizado, de 2011 a 2013, a iniciação científica intitulada "Quincas Borba em sala de aula" e o projeto de mestrado intitulado "A transmissão de Quincas Borba em material didático" que, atualmente, é projeto de doutorado na USP. Também estão articuladas a este projeto as atividades desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Crítica Textual da Fundação Biblioteca Nacional-FBN. Estão na equipe discentes da graduação da USP, da pós-graduação: Programa Filologia e Língua Portuguesa (USP), Estudos de Linguagem (UFMT), Letras (UNEMAT/Sinop) e pesquisadores de pós-doutorado (USP).