Não autenticado |

Felipe Rosa do Nascimento

    • Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia Física (PPGF) da Universidade de São Paulo (USP) na linha de pesquisa de Paisagem e Planejamento Ambiental, com projeto de pesquisa de título "Vulnerabilidade costeira frente à cenários de elevação do nível do mar e eventos extremos na Praia da Enseada (Guarujá - SP)".Graduado em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), foi monitor das disciplinas Laboratório de Química Ambiental 1 e Laboratório de Química Ambiental 2; colaborador e bolsista de Iniciação Cientifica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico - PIBIC/CNPq, com projetos na área de tratamento de efluentes em matriz aquosa; de Geociências; e Gestão Costeira; e bolsista no Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas - ProCCAEXT, com projeto na área de Resíduos Sólidos.Tem experiência na área de Análise da Qualidade de Água e Efluente, Geociências e Resíduos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, tratamento de resíduos sólidos, química ambiental, análise da qualidade de água e de efluentes, sensoriamento remoto, imagens de satélite, erosão costeira, gestão costeira, avaliação de impactos ambientais, sedimentologia e meio ambiente.

       

      Links:    

    • NASCIMENTO, F. R. ; SOUZA, C. R. G. . LIVRO DE RESUMOS: X Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa. : , 2022 . 447p. ISBN: 9789898509291.
    • NASCIMENTO, F. R. ; SANTOS, R. C. A. L. ; SANTOS, C. K. A. ; SILVA, H. H. N. . A CONTRIBUIÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS NO CENTRO DE TECNOLOGIA - CTEC, PARA A COOPERATIVA DE RECICLAGEM DE ALAGOAS – COOPREL. Educação ambiental: biomas, paisagens e o saber ambiental, v. 1, p. 925 - 932, 2017.
    • NASCIMENTO, F. R. . A CONTRIBUIÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS NO CENTRO DE TECNOLOGIA - UFAL . Revista Extensão em Debate , http://www.seer.ufal.br/index. , 28 jan. 2019.
    • NÓBREGA, S. W. ; RODRIGUES, C. C. ; URBINA, M. M. ; NASCIMENTO, F. R. ; MARINHO, T. J. T. . Remoção de do fármaco amoxicilina em matriz aquosa por adsorção em carvão ativado. In: 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental , 2015 , Rio de Janeiro. Anais do 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. : , 2015.
    • NASCIMENTO, F. R. ; SANTOS, R. C. A. L. . LEVANTAMENTOS PARA O PLANEJAMENTO, GESTÃO E DISCIPLINAMENTO DA ZONA COSTEIRA DO MUNICÍPIO DA BARRA DE SANTO ANTÔNIO - ALAGOAS. 2018 (Seminário)
    • NASCIMENTO, F. R. ; SANTOS, R. C. A. L. ; SANTOS, C. K. A. ; SILVA, H. H. N. . A CONTRIBUIÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS NO CENTRO DE TECNOLOGIA - CTEC, PARA A COOPERATIVA DE RECICLAGEM DE ALAGOAS - COOPREL. 2017 (Congresso)
  • Projetos de Pesquisa: 7
    • Nome do projeto: ESTUDO COMPARATIVO DE DIFERENTES PROCESSOS DE TRATAMENTO APLICADOS NA REMOÇÃO DE PARACETAMOL E AMOXICILINA EM MATRIZ AQUOSA (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NASCIMENTO, F. R. , NÓBREGA, S. W. , MARINHO, T. J. T. , RODRIGUES, C. C. , SANTOS, A. F. .
      Descrição: A remoção/degradação/mineralização dos fármacos paracetamol (analgésico e antipirético) e amoxicilina (antibiótico) contidos em matriz aquosa será estudada através da aplicação de três processos distintos. Os processos de tratamento objeto do estudo são a adsorção em carvão ativado e os processos oxidativos avançados UV/H2O2 e UV/TiO2. A matriz aquosa a ser usada para solubilização dos fármacos será a água servida pela Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL). Neste estudo, a remoção/degradação/mineralização dos fármacos será investigada em reatores em batelada, operados a temperatura controlada e igual a 25 °C e equipados, para os testes de degradação fotoquímica, com uma lâmpada de vapor de mercúrio de 250 W (HPL-N/Philips), sem o seu invólucro. A remoção/degradação/mineralização experimental do fármaco será avaliada mediante a obtenção do decaimento da concentração inicial deste ao longo do tempo, medida por espectrofotometria UV-VIS no comprimento de onda de máxima absorbância do fármaco, bem como através da determinação do carbono orgânico total (COT). Os processos oxidativos avançados e a adsorção serão avaliados isoladamente e, posteriormente, uma análise comparativa dos mesmos será realizada de modo a avaliar qual destes processos e quais condições experimentais testadas apresenta uma melhor performance na remoção/degradação/mineralização dos fármacos estudados. Testes preliminares irão nortear a escolha dos níveis das principais variáveis envolvidas em cada um dos processos estudados. Este estudo será desenvolvido no Laboratório de Saneamento Ambiental (LSA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o qual dispõe da infraestrutura necessária para execução do mesmo.
    • Nome do projeto: REMOÇÃO DE FLUORETO CONTIDO EM MEIO AQUOSO ATRAVÉS DA ADSORÇÃO EM CARVÃO ATIVADO (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NASCIMENTO, F. R. , NÓBREGA, S. W. , RODRIGUES, C. C. , GOMES, Y. R. M. , SANTOS, K. R. A. , ORSI, A. R. .
      Descrição: A adsorção em carvão ativado será estudada na desfluoretação de águas para fins de potabilidade. Neste estudo serão utilizadas quatro diferentes amostras de carvão ativado, obtidas a partir do endocarpo do coco-da-baía, castanha do Brasil e juta ativados fisica e quimicamente. O conhecimento das condições de preparação destes carvões permitirá avaliar a influência destas condições sobre a remoção do fluoreto, permitindo identificar o processo de ativação que produz o carvão ativado com as características mais favoráveis à adsorção do fluoreto em meio aquoso. A análise da viabilidade desses carvões na desfluoretação de águas, dar-se-á através de testes cinético e de equilíbrio da adsorção, em reatores a banho finito, sob diferentes condições operacionais (pH do meio, concentração de carvão, etc.). Estes testes permitirão definir quais as condições operacionais que maximizam o desempenho do processo, para cada sistema (adsorvente/adsorvato) estudado, além de possibilitar o ajuste destes dados aos modelos cinéticos e de equilíbrio disponíveis na literatura. O meio aquoso foi produzido sinteticamente.
    • Nome do projeto: A CONTRIBUIÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS NO CENTRO DE TECNOLOGIA - CTEC,PARA A COOPERATIVA DE RECICLAGEM DE ALAGOAS - COOPREL (2016 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NASCIMENTO, F. R. , SANTOS, R. C. A. L. , SOUZA, C. R. G. , SANTOS, C. K. A. , SILVA, H. H. N. , MENESES, J. B. , MELO, O. T. F. A. .
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo continuar com o sistema de coleta seletiva na Unidade Acadêmica, Centro de Tecnologia (CTEC), no qual os materiais coletados serão doados à COOPREL, de modo a potencializar a renda dos cooperados, bem como, promover a sensibilização e conscientização dos docentes, discentes e funcionários administrativos que frequentam o CTEC, sobre a problemática ambiental dos resíduos sólidos através de ações ambientais de amplitude multidisciplinar e social.
    • Nome do projeto: SEMANA DAS ENGENHARIAS: A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NA ENGENHARIA (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NASCIMENTO, F. R. , BEZERRA NETO, H. P. .
      Descrição: A atividade tem como principal objetivo apresentar a importância da matemática na formação de engenheiros para estudantes do ensino médio de Maceió, Alagoas. Através de palestras, visitas aos laboratórios da Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia (CTEC), no Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e apresentação dos cursos de engenharia existentes no CTEC.
    • Nome do projeto: SEMANA DAS ENGENHARIAS (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NASCIMENTO, F. R. , BEZERRA NETO, H. P. .
      Descrição: A atividade tem como principal objetivo apresentar a formação de engenheiros civis, químicos, de petróleo e ambientais e sanitaristas para estudantes do ensino médio de Maceió, Alagoas. Através de palestras, visitas aos laboratórios da Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia (CTEC), no Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e apresentação dos cursos de engenharia existentes no CTEC
    • Nome do projeto: LEVANTAMENTOS PARA O PLANEJAMENTO, GESTÃO E DISCIPLINAMENTO DA ZONA COSTEIRA DO MUNICÍPIO DA BARRA DE SANTO ANTÔNIO - ALAGOAS (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NASCIMENTO, F. R. , SANTOS, R. C. A. L. , BEZERRA, K. L. T. , SOUZA, C. R. G. .
      Descrição: A cada dia são verificados e apresentados vários impactos que ocorrem na zona costeira, que englobam vários ambientes como praias, dunas, estuários, lagunas e rios. Nada, portanto, mais oportuno que tratarmos do tema gestão costeira e os desafios atuais, já que o Estado de Alagoas tem uma longa linha de costa (220 km) distribuída por vários municípios (20) e com vários problemas decorrentes da ocupação e da falta de ordenamento e de gestão. O ambiente costeiro alagoano vem sendo ocupado desde a colonização para diversos fins. No princípio, esta ocupação se processou de forma lenta, com uma série de fortificações. A partir da década de 1940, lagunas, rios, riachos, mangues e alagadiços passaram a ser aterrados para que se processasse a expansão urbana, principalmente Maceió e outras cidades costeiras. As pesquisas refletem que variações na linha de costa estão relacionadas aos processos naturais e/ou antrópicos, tais como variação do nível médio do mar, processos oceanográficos (ondas, marés e correntes), suprimento de sedimentos e as tempestades são fatores naturais que podem ocasionar efeitos construtivos ou erosivos na zona costeira. Os processos antrópicos como construção de portos, muros de contenção, dragagens, marinas, piers ou qualquer outra intervenção artificial, podem ocasionar mudanças. Em áreas não habitadas, esses processos passam despercebidos e não recebem qualquer atenção da população. Assim, só passam a representar um problema para a sociedade quando o homem ocupa essas áreas. Da mesma forma, para se entender as causas dessas mudanças, se faz necessário que sejamos capazes de analisar os processos que estão ocorrendo. Assim, as definições de ordenamento mostram-se indispensáveis como ponto de partida para um novo desafio que se traduz em planejamento, que passará pela definição de um modelo de gestão integrada da zona costeira, onde a parceria entre entidades públicas e privadas, da sociedade civil e de todos os setores econômicos são indispensáveis.
    • Nome do projeto: Resposta Morfodinâmica de Praias do Sudeste Brasileiro aos Efeitos da Elevação do Nível do Mar e Eventos Meteorológico-Oceanográficos Extremos até 2100 (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NASCIMENTO, F. R. , SOUZA, C. R. G. .