Não autenticado |

Isabella Maurici Borges Vasconcelos

    • Graduada em Letras - Linguística e Português (bacharelado) e em Letras - Português (licenciatura) pela Universidade de São Paulo (USP/2020). Graduada em Automação de Escritórios e Secretariado (tecnólogo) pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec/2014). Atualmente é corretora de redação e revisora de textos freelancer.

       

      Links:    

    • VASCONCELOS, I. M. B. . Teresa de Lancastre e o tratamento dispensado à mulher em manuscritos do século XVIII. 2022 (Comunicacao)
    • BORGES, I. M. . VIII SIGET Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Cenários Linguísticos e Práticas de Letramento em Contextos Escolares Multilíngues (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BORGES, I. M. , DUBOC, A. P. M. .
      Descrição: Este projeto, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) se volta para a compreensão dos cenários linguísticos e das práticas de letramento desenvolvidas por migrantes que hoje vivem na cidade de São Paulo como reflexo dos recentes fluxos migratórios, incluindo os atuais deslocamentos em larga-escala ou migração forçada (Goodwin, 2010). Nesse sentido, visa contribuir para o desenho de políticas linguísticas e educacionais que apontem para a transformação de projetos político-pedagógicos afeitos a acolher a diversidade em todas as heterogeneidades possíveis a fim de redefinir o sentido de qualidade na educação. Nesse esteio, o projeto visa romper com a visão monolítica que por vezes permeia o imaginário docente no que diz respeito à escola, comunidade, sujeito, sociedade e conhecimento, focalizando especificamente o mito do monolinguismo e da monoculturalidade, com vistas a propiciar a expansão de perspectivas do aluno-bolsista e de sua constituição identitária como professor em uma orientação plurilíngue e intercultural. Para tanto, o trabalho se desenrolará em um contexto escolar no qual a diversidade linguística esteja evidenciada na presença de estudantes migrantes. O projeto será desenvolvido em escolas na cidade de São Paulo onde se constata uma expressiva presença de migrantes, fruto dos recentes fluxos migratórios que vem ocorrendo em diversas partes do globo. O trabalho será fundamentado pelo conceito de cenário ou paisagem linguística (Gorter, 2006), pelas recentes pesquisas sobre multi/translinguismo (Khubchandani, 1998; Canagarajah e Wurr, 2011) e metrolinguismo (Otsuji e Pennycook, 2010) em sua interface com o debate sobre direitos humanos e educação multicultural (Andreotti, 2013; Biesta, 2006; Candau, 2008; García, 2008; Todd, 2007). No que diz respeito à formação docente, alinha-se com as discussões de Goodwin (2010) e Kumaravadivelu (2012) sobre saberes e qualidade da formação de professores de línguas na contemporaneidade.