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André de Oliveira Matumoto

    • Mestrando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (PPG-FLP/USP). Bacharel em Letras (habilitação linguística/português) pela mesma universidade (2017-2022). Realizou a iniciação científica "A construção multimodal do Brasil nos videogames: diálogos entre a sociossemiótica e a ludologia" (2021-2022) sob orientação do Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves Segundo, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV-USP), e com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) (processo n 2020/13090-1). Tem como principais interesses de pesquisa os jogos eletrônicos, a multimodalidade e o discurso. É membro do projeto de pesquisa "Discurso, Interação e Argumentação em Mídias Digitais" (FFLCH-USP) e do grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos em Análise Crítica do Discurso da USP" (NEAC-USP). Integra também a equipe técnica da revista Linha D'Água (USP).

       

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  • Artigos completos publicados em periódicos: 3
    • MATUMOTO, A. O. . Sobrevoando a Amazônia: a construção verbo-imagética do Brasil em três jogos shmup Revista Entrepalavras , v. 12 , p. 92 - 122 , 2022. ISSN: 22376321.
    • MATUMOTO, A. O. ; GONCALVES-SEGUNDO, P. R. . Uma proposta sociossemiótica para a análise visual de jogos bidimensionais: discutindo a construção de significado em Ducktales EntreLetras (Online) , v. 13 , p. 344 - , 2022. ISSN: 21793948.
    • MATUMOTO, A. O. ; GONCALVES-SEGUNDO, P. R. . Análise visual de jogos bidimensionais: uma abordagem por meio da semiótica social TEXTO LIVRE , v. 15 , p. e39398 - , 2022. ISSN: 19833652.
    • MATUMOTO, A. O. . Pelo olhar do outro: a construção visual do Brasil no anime Michiko to Hatchin. Do grafite ao cinema, letramentos visuais e educação linguística dão as mãos, v. 1, p. 111 - 134, 2023.
    • MATUMOTO, A. O. . A construção da brasilidade em Street Fighter II: uma perspectiva sociossemiótica. Estudos do texto e do discurso: perspectivas contemporâneas, v. 1, p. 109 - 133, 2022.
    • MATUMOTO, A. O. . A construção multimodal de personagens brasileiros em jogos de luta da segunda metade da década de 1990. In: XIII Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos , 2023 , São Paulo, SP. Caderno de resumos do XIII Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos. São Paulo, SP : Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2023. p. 21 - 21.
    • MATUMOTO, A. O. . A Amazônia como espaço da brasilidade em jogos digitais das décadas de 1980 e 1990: Uma perspectiva sociossemiótica. In: XII Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos , 2021 , São Paulo. Caderno de resumos. São Paulo : FFLCH, 2021. p. 26 - 27.
    • MATUMOTO, A. O. . 'Inferno Verde': a construção imagética da Floresta Amazônica na série de jogos Street Fighter. In: VIII Colóquio sobre gêneros & textos , 2022 , Teresina. Caderno de Resumos e Programação. Teresina : Núcleo Cataphora/ UFPI, 2022. p. 51 - 52.
    • MATUMOTO, A. O. . O Brasil nas telas: Wrath of the Black Manta, videogames e brasilidade. In: IV Semana de Letras do Seridó , 2022 , Currais Novos. Livro de resumos da IV Semana de Letras do Seridó. Natal : EDUFRN, 2022. p. 111 - 112.
    • MATUMOTO, A. O. . O Brasil nas telas: Wrath of the Black Manta, videogames e brasilidade. In: IV Semana de Letras do Seridó , 2023 , Currais Novos. Anais da IV Semana de Letras do Seridó. Natal : UFRN, 2023. p. 193 - 209.
    • MATUMOTO, A. O. ; FARHAT, T. C. ; MODOLO, V. S. . Studies in Grammar, Text, and Discourse: an introduction to the special issue. São Paulo : FFLCH;USP , 2023 (Tradução)
    • MATUMOTO, A. O. ; FARHAT, T. C. ; MODOLO, V. S. . Toponomastics, theory, and method. Portraits of tradition and innovation. São Paulo : , 2023 (Tradução)
    • MATUMOTO, A. O. ; FARHAT, T. C. ; MODOLO, V. S. . Comparative approaches in literary and interarts studies. São Paulo : , 2022 (Tradução)
    • MATUMOTO, A. O. ; FARHAT, T. C. ; MODOLO, V. S. . Comparative discourse analysis and other comparative approaches in language sciences. : , 2022 (Tradução)
    • MATUMOTO, A. O. ; FARHAT, T. C. ; MODOLO, V. S. . Teaching literary reading: reflections and practices. : , 2022 (Tradução)
    • MATUMOTO, A. O. ; FARHAT, T. C. ; MODOLO, V. S. . Teaching reading from different perspectives. : , 2021 (Tradução)
    • MATUMOTO, A. O. . Texto Livre: Linguagem e Tecnologia - Parecer. 2023 (Parecer)
    • MATUMOTO, A. O. . Multimodalidade em jogo: uma análise ludossemiótica do videogame Final Fantasy. 2023 (Comunicacao)
    • MATUMOTO, A. O. . 'Inferno Verde': a construção imagética da Floresta Amazônica na série de jogos Street Fighter. 2022 (Simposio)
    • MATUMOTO, A. O. . Introdução ao design de jogos. 2022 (Conferência)
    • MATUMOTO, A. O. . O Brasil nas telas: Wrath of the Black Manta, videogames e brasilidade. 2022 (Comunicacao)
    • MATUMOTO, A. O. ; MODOLO, V. S. . Análise das comunicações estadual e municipal no contexto de pandemia. 2022 (Comunicacao)
    • MATUMOTO, A. O. . A Amazônia como espaço da brasilidade em jogos digitais das décadas de 1980 e 1990. 2021 (Comunicacao)
    • MATUMOTO, A. O. . A construção semiótico-discursiva do Brasil nos videogames das décadas de 1980 e 1990. 2021 (Comunicacao)
    • MATUMOTO, A. O. . Explorando categorias ludossemióticas para a análise de videogames: a construção multimodal do Brasil nas décadas de 1980 e 1990. 2022 (Comunicacao)
    • MATUMOTO, A. O. . Introdução à análise multimodal de videogames. 2022 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • MATUMOTO, A. O. ; FARHAT, T. C. . Introdução à multimodalidade: teoria e prática,. 2023 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: A construção multimodal do Brasil nos videogames: diálogos entre a sociossemiótica e a ludologia (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATUMOTO, A. O. , GONCALVES-SEGUNDO, P. R. .
      Descrição: Nesta pesquisa, objetiva-se analisar as representações do Brasil em jogos eletrônicos 2d (bidimensionais) das décadas de 1980 e 1990, a partir de uma articulação entre a sociossemiótica e a ludologia, orientada a estabelecer uma metodologia de análise em que se salientam as estruturas lúdicas, interativas e narrativas dos videogames. Nesse processo, enfatizar-se-ão as estratégias instanciadas no processo de criação de significados multimodais (meaning making) e as estruturas ideológicas que constrangem as representações social e culturalmente ancoradas no corpus proposto.
    • Nome do projeto: Por uma metodologia ludossemiótica de análise de videogames: explorando role-playing games (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MATUMOTO, A. O. , GONCALVES-SEGUNDO, P. R. .
      Descrição: Nesta pesquisa, objetiva-se explorar os processos de construção de sentido (meaning-making) nos videogames, especificamente, nos jogos categorizados como jogos de interpretação de papéis (role-playing games). Partindo-se de uma interface teórica entre a semiótica social, e seus desdobramentos nos estudos sobre multimodalidade, e a área dos estudos de jogos (ludologia), propõe-se construir um aparato metodológico orientado à análise de jogos que considere o potencial de significado das modalidades imagética, sonora e verbal, bem como da interação lúdica, e das interfaces emergentes entre a ludicidade e a multimodalidade.