Não autenticado |

Ismael de Oliveira Gerolamo

    • Possui graduação em Música (2011) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e graduação em Filosofia (2020) pela Universidade de São Paulo (USP). Possui mestrado (2014) e doutorado (2018) em Música pela Unicamp. É mestrando em Filosofia pela USP. Foi professor de Música e Produção Cultural na Universidade Federal Fluminense (UFF). É pesquisador na área de Música Popular e História da Filosofia. Realizou Estágio Doutoral no Departamento de Filosofia na Universidade Autônoma de Barcelona (2015-2016), bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - CAPES. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em música popular e crítica cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: canção popular brasileira, música popular instrumental e filosofia no Brasil.

       

      Links:    

    • GEROLAMO, I. O. . O Canto Livre de Nara Leão: Engajamento Artístico, Sonoridade e Gesto Vocal IASPM JOURNAL (JOURNAL OF THE INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR THE STUDY OF POPULAR MUSIC) , v. 11 , p. 84 - 106 , 2022. ISSN: 20793871.
    • GEROLAMO, I. O. . La canción reflexiva: en torno al estatuto crítico de la música popular en Brasil AISTHESIS (SANTIAGO. IMPRESO) , v. 69 , p. 11 - 35 , 2021. ISSN: 05683939.
    • GEROLAMO, I. O. . Nacionalismo, engajamento e música instrumental: a sonoridade do Quarteto Novo MÚSICA POPULAR EM REVISTA , v. 07 , p. 01 - 32 , 2020. ISSN: 23167858.
    • GEROLAMO, ISMAEL DE OLIVEIRA . Nara Leão: entre a bossa nova e a canção engajada Revista do Instituto de Estudos Brasileiros , v. 1 , p. 172 - 198 , 2017. ISSN: 2316901X.
    • GEROLAMO, I. O. . Samba novo e samba de morro: política e sonoridade em Opinião de Nara OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE) , v. 26 , p. 01 - 26 , 2020. ISSN: 15177017.
    • GEROLAMO, I. O. . Cultura popular e nacionalismo musical: uma discussão das ideias folcloristas sobre a música popular no Brasil * Popular culture and musical nationalism: a discussion of folklorists ideas about popular music in Brazil História e Cultura , v. 2 , p. 289 - 310 , 2014. ISSN: 22386270.
  • Trabalhos em Anais: 13
    • GEROLAMO, I. O. . Canção popular e política: da canção crítica ao fim da canção. In: IV SEMINÁRIO DE ESTÉTICA E CRÍTICA DE ARTE - Políticas da Recepção , 2021 , São Paulo. Anais do IV Seminário de Estética e Crítica de Arte da USP: Políticas da Recepção. São Paulo : Serviço de Biblioteca e DocumentaçãoFaculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, 2021. p. 256 - 266.
    • GEROLAMO, I. O. . Nara Leão: profissionalismo e amadorismo (música e política). In: XXVII Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música) , 2017 , Campinas (SP). Anais do XXVII Congresso da ANPPOM. : , 2017.
    • GEROLAMO, I. O. . Opinião de Nara: canção popular e crítica na trajetória de Nara Leão nos anos 60. In: XXIII Encontro Estadual de História - ANPUH-SP , 2016 , Assis. Caderno de resumos XXIII Encontro Estadual de História - História: por quê e para quem?. : , 2016. p. 1 - 205.
    • GEROLAMO, I. O. . ?Joana d?Arc do telecoteco?: Nara Leão e o samba engajado. In: 18ª Biennial IASPM Conference (International Association for the Study of Popular Music) , 2015 , Campinas. Back to the Future: Popular Music and Time. : , 2015. p. 44 - 46.
    • GEROLAMO, I. O. ; DIAS, S. S. A. . Samba-jazz e música regional: do Sambrasa Trio ao Quarteto Novo. In: XXIV CONGRESSO DA ANPPOM , 2014 , São Paulo. Anais do XXIV Congresso da ANPPOM. : , 2014. p. 1 - 11.
    • GEROLAMO, I. O. ; BARRETO, A. C. . O baião na produção do Quarteto Novo. In: XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música ? Natal ? 2013 , 2013 , Natal. Anais do XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música ? Natal ? 2013. : , 2013.
    • GEROLAMO, I. O. . ?Algodão?: do forró de Luiz Gonzaga ao arranjo ?épico? do Quarteto Novo. In: XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música ? Natal ? 2013 , 2013 , Natal. Anais do XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música ? Natal ? 2013. : , 2013. p. 11 - 18.
    • GEROLAMO, I. O. ; ZAN, J. R. . Jazz e música regional na improvisação musical do Quarteto Novo. In: XXII Congresso da ANPPOM - Produção de Conhecimento na Área de Música , 2012 , João Pessoa. XXII Congresso da ANPPOM - Anais. : , 2012.
    • GEROLAMO, I. O. ; ZAN, J. R. . Nacional popular e música instrumental nos anos 60: o caso do Quarteto Novo. In: X Congreso de IASPM-AL (Associação Internacional para o Estudo da Música Popular) , 2012 , Córdoba. Actas do X Congresso de Córdoba 2012. : , 2012.
    • GEROLAMO, I. O. . Arte engajada e música popular instrumental nos anos 60: o caso do Quarteto Novo. In: II SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA , 2012 , Rio de Janeiro. Anais do II SIMPOM. Rio de Janeiro : SIMPOM, 2012.
    • GEROLAMO, I. O. ; ZAN, J. R. . Arte engajada e música popular instrumental nos anos 60: o caso do Quarteto Novo. In: XXI Encontro Estadual de História: trabalho, cultura e memória - ANPUH-SP , 2012 , Campinas. Anais do XXI Encontro Estadual de História: trabalho, cultura e memória - ANPUH-SP. São Paulo : ANPUH-SP, 2012.
    • GEROLAMO, I. O. ; ZAN, J. R. . Nacional Popular e música instrumental nos anos 60: o caso do Quarteto Novo. In: XIX CONGRESSO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA da UNICAMP , 2011 , Campinas - SP. Caderno de resumos do XIX Congresso Interno de Iniciação Científica, UNICAMP, 26 e 27 de outubro de 2011. -- Campinas, SP : UNICAMP/Pró-Reitoria de Pesquisa, 2011.. : , 2011.
    • GEROLAMO, I. O. ; ZAN, J. R. . Jazz `n` samba a improvisação bossa nova. In: XVIII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp- PIBIC 2010 , 2010 , Campinas. Caderno de Resumos do XVIII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Campinas : Unicamp, 2010. p. 13 - 14.
    • GEROLAMO, I. O. . Parecer para a Revista Vórtex. 2022 (Parecer)
    • GEROLAMO, I. O. . Parecer para a Revista Opus. 2021 (Parecer)
    • GEROLAMO, I. O. . Parecer para a Música Popular em Revista. 2021 (Parecer)
    • GEROLAMO, I. O. . Parecer para o XXXI Congresso da ANPPOM. 2021 (Parecer)
    • GEROLAMO, I. O. . Parecer para a Revista Opus. 2021 (Parecer)
    • GEROLAMO, I. O. . Parecer para a Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). 2018 (Parecer)
    • GEROLAMO, I. O. . Parecer para a Revista Opus. 2020 (Parecer)
    • GEROLAMO, I. O. . Parecer para a Revista Opus. 2020 (Parecer)
    • GEROLAMO, I. O. . Parecer para a Revista Música Hodie. 2020 (Parecer)
    • GEROLAMO, I. O. . Parecer para a Revista InCantare. 2020 (Parecer)
    • GEROLAMO, I. O. . Opinião de Nara: canção popular e crítica na trajetória de Nara Leão nos anos 60. 2016 (Comunicacao)
    • GEROLAMO, I. O. . Nara Leão: profissionalismo e amadorismo (música e política). 2017 (Comunicacao)
    • GEROLAMO, I. O. . ?Joana d?Arc do telecoteco?: Nara Leão e o samba engajado. 2015 (Congresso)
    • GEROLAMO, I. O. ; DIAS, S. S. A. . Samba - jazz e música regional: do Sambrasa Trio ao Quarteto Novo. 2014 (Congresso)
    • GEROLAMO, I. O. ; BARRETO, A. C. . O baião na produção do Quarteto Novo. 2013 (Congresso)
    • GEROLAMO, I. O. . ?Algodão?: do forró de Luiz Gonzaga ao arranjo ?épico? do Quarteto Novo. 2013 (Congresso)
    • GEROLAMO, I. O. ; ZAN, J. R. . Jazz e música regional na improvisação musical do Quarteto Novo. 2012 (Congresso)
    • ZAN, J. R. ; GEROLAMO, I. O. . Nacional popular e música instrumental nos anos 60: o caso do Quarteto Novo. 2012 (Congresso)
    • GEROLAMO, I. O. . ARTE ENGAJADA E MÚSICA POPULAR INSTRUMENTAL NOS ANOS 60: O CASO DO QUARTETO NOVO. 2012 (Simposio)
    • GEROLAMO, I. O. ; ZAN, J. R. . Arte engajada e música popular instrumental nos anos 60: o caso do Quarteto Novo. 2012 (Congresso)
    • GEROLAMO, I. O. ; ZAN, J. R. . Jazz 'n' samba: a improvisação bossa nova. 2010 (Congresso)
    • GEROLAMO, I. O. ; ZAN, J. R. . Nacional Popular e música instrumental nos anos 60: o caso do Quarteto Novo. 2011 (Congresso)
    • GARDENAL, I. ; GEROLAMO, I. O. . Nara Leão dá voz à história de seu tempo. 2018 Jornal da Unicamp
    • Nome do projeto: Jazz`n`samba a improvisação bossa nova (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GEROLAMO, I. O. , ZAN, J. R. .
      Descrição: Com esta pesquisa pretendeu-se analisar a prática da improvisação melódica sobre composições de Bossa Nova. O ponto de partida do trabalho foi a hipotese, levantada por Lorenzo Mammì, de que a prática improvisatória em canções bossanovistas soa inútil. O corpus da pesquisa é a análise de canções presentes no LP Getz/Gilberto - gravado em 1963, nos Estados Unidos e lançado pela gravadora Verve - que teve grande repercussão no mercado fonográfico mundial. O álbum tem a participação de João Gilberto e Astrud Gilberto (intérpretes), Tom Jobim (composições e arranjos) e o saxofonista norte-americano Stan Getz, que realiza solos e improvisos em todos os fonogramas. O resultado sonoro dos improvisos não descaracteriza o estilo, uma vez que se apóiam nas melodias, soando como variações sobre as mesmas. É por isso que, a partir da análise das canções do álbum, podemos encontrar elementos que permitem aprofundar a hipótese de Mammì e investigar a possibilidade da improvisação num âmbito Bossa Nova.
    • Nome do projeto: Nacional Popular e música instrumental nos anos 60: o caso do Quarteto Novo (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GEROLAMO, I. O. , ZAN, J. R. .
      Descrição: Com o lançamento do álbum Quarteto Novo, no ano de 1967, os músicos Heraldo do Monte, Théo de Barros, Hermeto Pascoal e Airto Moreira estabeleceram uma nova linguagem de improvisação melódica no âmbito da música instrumental brasileira, que repercutiu significativamente no meio artístico e influenciou gerações futuras de músicos. No presente trabalho, pretende-se investigar o processo de formação deste estilo peculiar de improvisação. A pesquisa se apóia em duas hipóteses centrais: a primeira, é que o ideário nacional-popular dos anos 60 orientou o resgate, por parte dos integrantes do grupo, de elementos musicais representativos de uma cultura tida como "verdadeiramente" brasileira; a segunda, é que as improvisações do grupo são fruto de um processo de hibridação de linguagens e procedimentos musicais, associados ao jazz e a gêneros nacionais e regionais.
    • Nome do projeto: Arte engajada e música popular instrumental nos anos 60: o caso do Quarteto Novo (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GEROLAMO, I. O. , ZAN, J. R. .
      Descrição: O objeto desta pesquisa é a produção musical do grupo Quarteto Novo registrada no LP homônimo lançado pela gravadora Odeon em 1967. Partindo de análises de fonogramas do disco, se tem verificado que o grupo produziu uma linguagem caracterizada pela fusão musical, operando com elementos locais e regionais, principalmente aqueles identificados com a cultura nordestina, articulados a procedimentos de gêneros e estilos cosmopolitas, especialmente de matrizes jazzística e bossanovista. A investigação partiu de duas hipóteses: a possibilidade do ideário nacional-popular dos anos 60 ter balizado as escolhas estéticas dos músicos, orientando-os na retomada de tradições musicais brasileiras; e a problematização da ideia de ruptura com o jazz, expressa nos discursos dos músicos, uma vez que há sinais evidentes de procedimentos típicos do gênero norte-americano na construção da sonoridade característica do Quarteto.
    • Nome do projeto: Nara Leão: canção popular, performance e crítica nos anos 60 (2014 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GEROLAMO, I. O. , ZAN, J. R. .
      Descrição: Figura de destaque no âmbito cultural efervescente da década de 1960, Nara Leão delineou uma trajetória artística singular, atuando na linha de frente em momentos e fenômenos artísticos distintos ? desde a Bossa Nova até a Tropicália. Atuando como intérprete e, eventualmente, também como atriz ? a exemplo dos espetáculos cênico-musicais Pobre menina rica (1963) e Opinião (1964) ?, Nara assumiu posicionamentos pouco convencionais para a época, dada sua condição de mulher e cantora, e teve papel central na agitação cultural do período e no estabelecimento de um novo cenário musical no país. Pretendendo examinar a atuação artística de Nara Leão a partir da imagem de cancionista crítica constituída por sua trajetória na década de 1960, espera-se compreender até que ponto é verificável uma postura autoconsciente e crítica por parte da intérprete, bem como um sentido moderno em sua produção e trajetória.