Não autenticado |

Leiliane de Vasconcelos Silva

    • Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras/Espanhol (Universidade Estadual do Piauí - 2005), Especialização em Língua Espanhola (Universidade Estadual do Piauí 2007), Mestrado em Linguística na área de Linguagem e Cultura/ Estudo do texto, produção e recepção (Universidade Estadual do Piauí - 2019. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias de ensino e aquisição de línguas, linguagem e tecnologia com foco no letramento visual. Atualmente está fazendo doutorado em Linguística pela USP, na linha de pesquisa: Estudos dos processos de aquisição e aprendizagem de línguas, orientada pela Dr Ana Lucia de Paula Müller. É professora da Universidade Estadual do Piauí desde 2012, atuando nas áreas de Linguística e Metodologia do Ensino da Língua Espanhola. No Ensino Médio, é professora do Centro Cultural de Línguas Padre Raimundo José -CCLPRJ/SEDUC-PI.

       

      Links:    

    • BORGES, F. W. G. ; SILVA, L. V. . Letramento visual e a leitura de textos multimodais: um olhar sobre a relação entre imagem e texto visual na semiologia de Roland Barthes. LEITURA, COMPREENSÃO DE TEXTOS E ENSINO percepções, letramento visual e multimodalidade em diferentes gêneros e suportes, v. , p. 09 - 26, 2020.
    • MENDES, G. S. S. ; SILVA, L. V. . Romanticismo: el amor de niñez como el sentimiento más puro de todos, un analisis entre la obra María de Jorge Isaacs y A Moreninha de Joaquim Manuel De Macedo. El móvil en escena: una propuesta didáctica en la enseñanza de lengua española, v. , p. 409 - 414, 2014.
    • SILVA, L. V. . TEORIA TEMÁTICA E O ENSINO DOS VERBOS DO TIPO GUSTAR. In: ENCONTRO DES ALUNES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SEMIÓTICA E LINGUÍSTICA GERAL ? 25º ENAPOL , 2022 , São Paulo. 25º ENAPOL- Encontro des Alunes de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral. : , 2022. p. 70 - .
    • SILVA, L. V. . Ensino de gramática: dificuldades dos estudantes brasileiros ao empregar os verbos do tipo gustar. In: 24º ENAPOL- Encontro des Alunes de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral , 2021 , São Paulo. 24º ENAPOL- Encontro des Alunes de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral. : , 2021. p. 51 - .
    • SILVA, L. V. . O estudo dos verbos psicológicos, do tipo agradar, por aprendizes brasileiros de espanhol como LE.. In: 23º Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Linguística , 2020 , São Paulo. ENAPOL ? Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Linguística. : , 2020.
    • SILVA, L. V. . ENSINO DE GRAMÁTICA: DIFICULDADES DOS ESTUDANTES BRASILEIROS AO EMPREGAR OS VERBOS DO TIPO GUSTAR DA LÍNGUA ESPANHOLA. In: 3º Simpósio de Leitura, Reflexões e Diálogos - SimLER , 2021 , Teresina, PI). Anais do III Simpósio de Leitura, Reflexões e Diálogos (III SimLER) : viver, sentir, ler... tudo a ver. : , 2021.
    • SILVA, L. V. . ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES MULTIMODAIS INSTI TUCIONAIS NO LIVRO DE CONVERSAÇÃO I DO CURSO DE LETRAS ESPANHOL/EAD/UESPI. In: VI COGITE ? COLÓQUIO SOBRE GÊNEROS & TEXTOS , 2017 , TERESINA. Caderno de Programação [do] III Colóquio sobre Gêneros & Textos. Teresina : Núcleo Cataphora/ UFPI, 2018. p. 113 - 114.
    • MENDES, G. S. S. ; OLIVEIRA, C. S. ; SILVA, L. V. . LOS REFRANES POPULARES EN LA OBRA ?CANTARES GALLEGOS? DE ROSALÍA DE CASTRO.. Recife : Associação de Professores de Espanhol do Estado de Pernambuco ( APEEPE) , 2013 (Resumo simples)
    • SILVA, L. V. . EL JUEGO COMO HERRAMIENTO Y METODOLOGÍA PARA EL APRENDIZAJE DE LA LENGUA ESPAÑOLA: UNA EXPERIENCIA EN LAS CLASES DE PRÁCTICA PEDAGÓGICA II.. Recife : Associação de Professores de Espanhol do Estado de Pernambuco ( APEEPE) , 2013 (Resumo simples)
    • SILVA, L. V. ; Albornoz, O. M. . Lengua Española I. Teresina : UAB UESPI , 2009 (Fascículo EAD UAB UESPI)
    • SILVA, L. V. ; BORGES, F. W. G. . ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES MULTIMODAIS INSTITUCIONAIS NO LIVRO DE CONVERSAÇÃO I DO CURSO DE LETRAS ESPANHOL/EAD/UESPI. 2018 (Simposio)
    • SILVA, L. V. . El juego como herramienta y metdologia para el aprendizaje de la lengua española: uma experiencia en las clases de Práctica pedagógica II. 2013 (Congresso)
    • SILVA, L. V. ; SILVA, D. V. . Los relatos de la revolución mexicana en los cuentos el llano en llamas de Juan Rulfo. 2012 (Simposio)
    • SILVA, L. V. . Romanticismo: El amor de niñez como el sentimiento más puro de todos. Un análisis de entre la obra 'María' de Jorge Isaac y 'A Morenhinha' de Joaquim Manuel de Macedo. 2014 (Congresso)
    • SILVA, L. V. . Los relatos de la revolución mexicana en el cuento: Es que somos muy pobres de Juan Rulfo. 2014 (Congresso)
    • SILVA, L. V. ; Alencar Neta, L. T. ; Albornoz, O. M. . Las Redes Sociales y Webquest. 2013 (Simposio)
    • SILVA, L. V. . El juego como herramienta y metodología para el aprendizaje de la lengua española: una experiencia en las clases de Práctica Pedagógica II. 2013 (Comunicacao)
    • SILVA, L. V. . A contribuição da civilização Maia para a humanidade. 2009 (Comunicacao)
    • SILVA, L. V. . Los Benefícios de una Motivación en las Clases de Conversación en Lengua Española. 2007 (Simposio)
    • SILVA, L. V. . Literatura española e hispanoamericana: interfaces. 2014
    • SILVA, L. V. . O Blog: ferramenta facilitadora para o ensino de línguas na educação básica. 2014
  • Organização de eventos: 2
    • PAZ, J. ; SILVA, L. V. . I Encontro cultural de Espanhol da UFPI. 2005 (Universidade Federal do Piauí)
    • SILVA, L. V. . V Congresso Nordestino de Professores de Espanhol, I Congresso Internacional de Ensino de Espanhol no Brasil e I Seminário de Formação Docente. 2014 (Universidade Estadual do Piauí)
    • SILVA, L. V. . El Camino de Santiago de Compostela.. 2011 (Centro Cultural de Línguas Padre Reimundo José)
    • SILVA, L. V. . El pueblo Maya y el misterio del fin del mundo. 2012 (Centro Cultural de Línguas Pe. Raimundo José Ayremorais Soares)
    • SILVA, L. V. . Español es Fútbol: la copa del mundo para aprender español. 2014 (Centro Cultural de Línguas Padre Raimundo José)
    • SILVA, L. V. . Cortázar: el juego de palabras Rayuela. 2014 (Universidade Estadual do Piauí)
    • SILVA, L. V. . Cultura Peruana. 2012 (Universidade Estadual do Piauí)
    • SILVA, L. V. . Las Culturas Maya, Azteca e Inca. 2006 (Universidade Federal do Piauí - UFPI)
    • SILVA, L. V. . La civilización maya y su calendario. 2008 (Universidade Federal do PIauí)
    • SILVA, L. V. . Juegos para la sala de aula. 2007 (Universidade Estadual do Piaui)
    • SILVA, L. V. . Flamenco: La danza la música y el toque. 2007 (Universidade Federal do Piauí)
    • SILVA, L. V. . Aplicaciones didaticas e la literatura em clases de E/LE: crônica de uma muerte anunciadad de Gabriel Garcia Marquez. 2012 (Universidade Estadual do Piauí)
    • SILVA, L. V. ; KATIUSSA, L. . Español I - CIEL Idiomas. 2011 (Lingüística)
    • SILVA, L. V. ; Albornoz, O. M. . Lengua Española I. 2009 (Lingüística)
    • Nome do projeto: Curso de Conversação em Língua Espanhola (2014 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, L. V. , ALENCAR, M. T. , Alencar Neta, L. T. .
      Descrição: Tem por objetivo ofertar cursos de conversação em espanhol aos Pólo de Apoio Presencial UAB: Canto do Buriti, São João, Simões, Inhuma, Castelo e Buriti dos Lopes. Oferece aos acadêmicos de Letras Espanhol, aos professores da educação básica e a comunidade em geral o curso de conversação em Língua Espanhola, o referido projeto busca desenvolver habilidades linguísticas para a produção e compreensão efetiva oral e escrita (ler, falar, escrever e ouvir), que permitirão o domínio, a princípio em nível básico, da língua espanhola, desenvolvendo a competência comunicativa satisfatória com avaliações qualitativas e quantitativas.
    • Nome do projeto: LIteraturas de Língua Espanhola: América Latina através de Textos (2014 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, L. V. , ALENCAR, M. T. , Alencar Neta, L. T. , EULÁLIO, L. M. L. , LINS, D. O. .
      Descrição: Esse projeto vai falar sobre as literaturas da língua espanhola na América Latina.