Não autenticado |

Juliana Brito Gomes de Oliveira

    • É mestranda do programa de Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo, desenvolvendo pesquisa na área de Linguística Aplicada. Possui Bacharelado e Licenciatura em Letras, com habilitação em português e espanhol, pela mesma universidade. É professora da rede de ensino da Prefeitura Municipal de São Paulo. Tem experiência com ensino de português e espanhol como línguas adicionais.

       

      Links:    

    • OLIVEIRA, J. B. G. . Educação de surdos e o português como segunda língua: reflexões e uma experiência de ensino CONVENIT INTERNACIONAL (USP) , v. 27 , p. 97 - 104 , 2018. ISSN: 15176975.
    • OLIVEIRA, J. B. G. . Estereótipos de gênero e LGBTfobia: Oportunizando reflexões para o respeito à diversidade CONTEMPORÂNEOS: REVISTA DE ARTES E HUMANIDADES (ONLINE) , v. 1 , p. 22 - 24 , 2018. ISSN: 19823231.
    • OLIVEIRA, J. B. G. . Ensino de espanhol para turmas de Ensino Médio compostas por surdos e ouvintes. 2017 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, J. B. G. . O espanhol no Ensino Básico: experiências de ex-alunos em sua atuação docente. 2015 (Conferência)
    • OLIVEIRA, J. B. G. . Ensino-aprendizagem de língua estrangeira e inclusão: perspectivas em diálogo. Ensino de espanhol e inclusão na educação básica.. 2021 (Conferência)
    • OLIVEIRA, J. B. G. . El botón de nácar. 2018 (Conferência)
    • OLIVEIRA, J. B. G. . Português para surdos em uma escola de educação básica. 2019 (Outra)
    • OLIVEIRA, J. B. G. . O projeto 'Portas Abertas: português para imigrantes' em três escolas da rede municipal de ensino de São Paulo. 2019 (Outra)
    • OLIVEIRA, J. B. G. . Ensino de Português para Falantes de Outras Línguas. 2017 (Conferência)
    • OLIVEIRA, J. B. G. . Ensino de Espanhol para surdos em uma escola de educação básica do município de São Paulo. 2017 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, J. B. G. . O infinitivo flexionado no português e no galego. 2010 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, J. B. G. ; SOUZA JUNIOR, J. R. ; OLIVEIRA, S. A. ; PIZZUTIELLO, A. ; DIAS, R. ; CASTALDO, I. C. C. . Jornadas da APEESP. 2017 ()
    • OLIVEIRA, J. B. G. ; SOUZA JUNIOR, J. R. ; DIAS, R. ; OLIVEIRA, S. A. ; PIZZUTIELLO, A. ; CASTALDO, I. C. C. ; LIMA, F. ; OLIVEIRA, R. D. ; ARAUJO, B. ; VALVERDE, F. . III Simpósio da APEESP 35 anos. 2018 ()
    • Nome do projeto: I Projeto de Integração Social da FFLCH-USP (2006 - 2006
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OLIVEIRA, J. B. G. , DICK, M. V. P. A. .
      Descrição: Acompanhamento de crianças internadas e à espera de consultas no Hospital Universitário da USP com brincadeiras e atividades de leitura.
    • Nome do projeto: Cenários linguísticos e práticas de letramento em contextos escolares multilíngues (2018 - 2020
      Natureza: Outra
      Integrantes: OLIVEIRA, J. B. G. , DUBOC, A. P. M. , RODRIGUES, L. A. D. .
      Descrição: O projeto se volta para a compreensão de cenários linguísticos e de práticas de letramento desenvolvidas por migrantes que vivem na cidade de São Paulo. Nesse sentido, visa contribuir para o desenho de políticas linguísticas e educacionais que apontem para a transformação de projetos político-pedagógicos afeitos a acolher a diversidade em todas as heterogeneidades possíveis a fim de redefinir o sentido de qualidade na educação. Nesse esteio, o projeto visa romper com a visão monolítica que por vezes permeia o imaginário docente no que diz respeito à escola, comunidade, sujeito, sociedade e conhecimento, focalizando especificamente o mito do monolinguismo e da monoculturalidade, com vistas a propiciar a expansão de perspectivas do aluno-bolsista e de sua constituição identitária como professor em uma orientação plurilíngue e intercultural. Para tanto, o trabalho se desenrolará em um contexto escolar no qual a diversidade linguística esteja evidenciada na presença de estudantes migrantes. O projeto será desenvolvido em escolas na cidade de São Paulo onde se constata uma expressiva presença de migrantes, fruto dos recentes fluxos migratórios que vem ocorrendo em diversas partes do globo. O trabalho será fundamentado pelo conceito de cenário ou paisagem linguística (Gorter, 2006), pelas recentes pesquisas sobre multi/translinguismo (Khubchandani, 1998; Canagarajah e Wurr, 2011) e metrolinguismo (Otsuji e Pennycook, 2010) em sua interface com o debate sobre direitos humanos e educação multicultural (Andreotti, 2013; Biesta, 2006; Candau, 2008; García, 2008; Todd, 2007). No que diz respeito à formação docente, alinha-se com as discussões de Goodwin (2010) e Kumaravadivelu (2012) sobre saberes e qualidade da formação de professores de línguas na contemporaneidade.