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Agda Araujo Sardinha Pinto

    • Doutoranda em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo - USP (2019 - ). Mestra em Museologia pela Universidade de São Paulo - USP (2014). Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2008) e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2018). Realizou o Curso Sesc de Gestão Cultural no Centro de Pesquisa e Formação - CPF/Sesc (2014). É museóloga, com experiência nas áreas de Arqueologia, Artesanato, Cultura Material, Patrimônio Cultural e educação não-formal. Foi membro dos Centros Acadêmicos de Geografia na UNESP (2006) e de Relações Internacionais na UNIFESP (2018). Foi Professora Substituta no Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH da Universidade Federal do Acre - UFAC, entre 2022 e 2023.

       

      Links:    

    • Narrativas expositivas em Museus
    • Arqueologia da Amazônia
    • Geografia dos povos indígenas
    • Geografia Política, Planejamento e Recursos Naturais
    • Teoria e Método da Gestão Patrimonial e dos Processos Museológicos
    • Artesanato, comunidades tradicionais e indígenas e educação em museus
    • Política Internacional e Geopolítica
    • SARDINHA, A. ; VASCONCELLOS, C. M. . Narrativa Expositiva y proyecto identitario: estudio de caso al Museo del Palacio Río Branco en la Amazonia Brasileña Revista de Museologia , v. 76 , p. 3-17 - , 2019. ISSN: 11340576.
  • Trabalhos em Anais: 6
    • SARDINHA, A. . O discurso identitário nos museus de Rio Branco, Acre: uma análise de narrativas expositivas. In: II Simpósio Internacional de Pesquisa em Museologia , 2015 , São Paulo. Caderno do II Simpósio Internacional de Pesquisa em Museologia. : , 2015. p. 1 - 60.
    • SARDINHA, A. . Objetos, Memórias e Histórias: Mapeamento da Arqueologia Musealizada em Rio Branco, Acre. In: XVII Congresso da SAB - Repensando Espaço, Tempo e Agentes , 2013 , Aracaju. Caderno de Resumos - XVII Congresso da SAB - Repensando Espaço, Tempo e Agentes. : , 2013. p. 1 - 128.
    • SARDINHA, A. . Entrelaçando Memórias e Histórias: uma Análise do Discurso Identitário nos Museus de Rio Branco, Acre. In: I Simpósio Internacional de Pesquisa em Museologia , 2013 , São Paulo. Caderno de resumos do I Sinpem. : , 2013. p. 1 - 181.
    • SARDINHA, A. . A Inserção da Arqueologia na Construção da Identidade Acreana: Uma Análise de Narrativas Museológicas. In: III Semana Internacional de Arqueologia 'André Penin' , 2013 , São Paulo. Caderno de Resumos da III Semana Internacional de Arqueologia. São Paulo : Museu de Arqueologia e Etnologia, 2013. p. 1 - 58.
    • OLIVEIRA, E. ; SARDINHA, A. ; JULIANI, L. J. C. O. . Cerâmica Tupinambá: Um estudo de caso em Macaé-RJ. In: II Semana de Arqueologia , 2011 , São Paulo-SP-Brasil. Caderno de resumos - II Semana de Arqueologia. : , 2011.
    • SARDINHA, A. ; ALMEIDA, F. O. . As Ocupações Ceramistas Pré-coloniais do Entorno do Lago Jacarezinho, Rondônia. In: II Semana de Arqueologia , 2011 , São Paulo-SP-Brasil. Caderno de resumos - II Semana de Arqueologia. : , 2011.
    • SARDINHA, A. . O Discurso Identitário nos Museus de Rio Branco, Acre: Uma Análise de Narrativas Expositivas. : , 2014 (Dissertação de Mestrado em Museologia)
    • SARDINHA, A. . Cadernos do LEPAARQ (UFPEL) - Parecer Artigo Científico. 2022 (Parecer)
    • SARDINHA, A. . Cadernos do LEPAARQ (UFPEL) - Parecer Artigo Científico. 2022 (Parecer)
    • SARDINHA, A. . Encontro com Espealistas. 2016 (Relatorio_tecnico)
    • SARDINHA, A. . Revisão da Semana de Gestão Cultural e Políticas Culturais do Itaú Cultural. 2016 (Relatorio_tecnico)
    • SARDINHA, A. . Encontros GT Negritudes. 2015 (Relatorio_tecnico)
    • SARDINHA, A. . Encontros 30+10. 2015 (Relatorio_tecnico)
    • SARDINHA, A. . Breve história dos museus: dos gabinetes de curiosidades aos museus comunitários - a transformação do caráter público dos museus e a busca por processos descolonizantes. 2021 (Conferência)
    • SARDINHA, A. . Breve história dos museus: dos gabinetes de curiosidades aos museus comunitários - a transformação do caráter público dos museus e a busca por processos descolonizantes. 2021 (Conferência)
    • SARDINHA, A. . Entrelaçando Memórias e Histórias: uma Análise do Discurso Identitário nos Museus de Rio Branco, Acre'. 2013 (Comunicacao)
    • SARDINHA, A. . A Inserção da Arqueologia na Construção da Identidade Acreana: Uma Análise de Narrativas Museológicas. 2013 (Comunicacao)
    • SARDINHA, A. ; ALMEIDA, F. O. . Prehistoric Occupations In The Surroundings Of Jacarezinho Lake, State Of Rondônia-Brazil. 2011 (Congresso)
    • OLIVEIRA, E. ; SARDINHA, A. ; JULIANI, L. J. C. O. . Cerâmica Tupinambá: Um estudo de caso em Macaé-RJ. 2011 (Outra)
    • SARDINHA, A. ; ALMEIDA, F. O. . As Ocupações Ceramistas Pré-coloniais do Entorno do Lago Jacarezinho, Rondônia. 2011 (Outra)
    • CORREA, G. B. ; SARDINHA, A. . XXXVI Semana de Estudos Geográficos - SEG.. 2006 (Universidade Julio de Mesquita Filho - Rio Claro - Departamento de Gegrafia - Centro Acadêmico dos Estudantes de Geografia XXIX de Maio CAEGE.)
    • SARDINHA, A. ; SILVA, M. A. ; HATTORI, M. L. ; TAUHYL, A. P. M. ; OLIVEIRA, E. ; JACOME, C. ; DAMIN, P. H. A. B. ; SOUZA, T. ; BRUNO, M. C. O. . Olhares sobre a prática arqueológica: experiências, memórias e aprendizagens compartilhadas. 2013 (Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo)
    • GASPAR, M. V. ; SARDINHA, A. . III Semana Internacional de Arqueologia "André Penin" dos Alunos de Pós-Graduação do MAE-USP. 2013 (Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo)
    • MELLÃO, Renata ; PIAZZALUNGA, Renata ; SARDINHA, A. ; DE TOMASI, Daniel ; SILVA, J. ; VENDRAMINI, C. ; LOPES, C. ; BERLAMINO, A. . Exposição Transgressão. 2015 (A CASA museu do objeto brasileiro)
    • MELLÃO, Renata ; SILVA, J. ; VENDRAMINI, C. ; SARDINHA, A. ; LOPES, C. ; BERLAMINO, A. ; DE TOMASI, Daniel ; DOUEK, D. ; VIEIRA, I. . Mãos do Meu Brasil: Artesanato Sustentável. 2014 (A CASA museu do objeto brasileiro)
    • MELLÃO, Renata ; SILVA, J. ; VENDRAMINI, C. ; DE TOMASI, Daniel ; SARDINHA, A. ; LOPES, C. ; BERLAMINO, A. . Sentido Figurado. 2014 (A CASA museu do objeto brasileiro)
    • MELLÃO, Renata ; SILVA, J. ; DOUEK, D. ; BERLAMINO, A. ; SARDINHA, A. ; DE TOMASI, Daniel ; LOPES, C. ; VIEIRA, I. ; VENDRAMINI, C. . 4º Prêmio Objeto Brasileiro. 2015 (A CASA museu do objeto brasileiro)
    • MELLÃO, Renata ; BERTHOLINI, D. ; SILVA, J. ; BERLAMINO, A. ; LOPES, C. ; SARDINHA, A. ; VENDRAMINI, C. ; DE TOMASI, Daniel ; VIEIRA, I. . Renda-se. 2015 (A CASA museu do objeto brasileiro)
    • BORGES, A. ; MELLÃO, Renata ; VENDRAMINI, C. ; VIEIRA, I. ; DE TOMASI, Daniel ; SARDINHA, A. ; LOPES, C. ; BERLAMINO, A. . Cerâmicas do Brasil, Edição 2015. 2015 (A CASA museu do objeto brasileiro)
    • MELLÃO, Renata ; SARDINHA, A. . A CASA museu do objeto brasileiro: Uma História de 20 Anos. 2016 (A CASA museu do objeto brasileiro)
    • AUGUSTO, Acácio ; SARDINHA, A. . IV Semana de Relações Internacionais Unifesp/UFABC - 1948 e 1968 nas Relações Internacionais: Direitos Humanos, resistências e cidadania global. 2018 (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP)
    • PEQUINI, C. V. ; SARDINHA, A. ; OLIVEIRA, L. F. . Patrimônio e Arqueologia. 2012 (Arqueologika Assessoria e Consultoria em Arqueologia)
    • Nome do projeto: Recursos pedagógicos em museus: o desafio da mediação dos acervos arqueológicos (2012 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SARDINHA, A. , VASCONCELLOS, C. M. , SILVA, M. A. , HATTORI, M. L. .
      Descrição: Nos últimos anos, as pesquisas realizadas por arqueólogos do MAE-USP nos estados do Amazonas, São Paulo e Minas Gerais têm trazido subsídios para a compreensão do modo de vida de diversas populações do passado e suas relações com as comunidades do presente. Para além dos avanços nas pesquisas, o MAE-USP salvaguarda acervos importantes de cada região, sendo necessária a sua democratização com o público visitante da instituição.
    • Nome do projeto: As Expansões Tupinambá no Sul da Bacia do Amazonas (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SARDINHA, A. , ALMEIDA, F. O. , NEVES, E. G. .
    • Nome do projeto: O Discurso Identitário nos Museus de Rio Branco, Acre: Uma Análise de Narrativas Expositivas (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SARDINHA, A. , VASCONCELLOS, C. M. .
      Descrição: No estado do Acre, sobretudo nas duas últimas décadas, foram implementadas obras, construções e reformas que modificaram profundamente as paisagens urbanas. Tais processos são mais visíveis principalmente na capital Rio Branco, onde diversos espaços foram criados e recriados para reafirmar o discurso identitário criado e veiculado na gestão do Partido dos Trabalhadores (1999 até o presente) inicialmente pelo ?governo da floresta? (slogan do governo do Acre entre 1999 e 2006), e que ainda persiste nos governos subsequentes (2007-2013). Nesse contexto, os espaços de memória são utilizados como aparatos fundamentais para a divulgação de aspectos dessa identidade acreana. Partindo disso, esta pesquisa apresenta um estudo acerca das narrativas museológicas presentes em duas instituições localizadas em Rio Branco (o Museu da Borracha e o Palácio Rio Branco) por intermédio de uma análise crítica do discurso expositivo nos museus supracitados com o objetivo de identificar, avaliar e compreender as relações entre identidade, memória e as instituições museais no estado acreano.
    • Nome do projeto: Realidade Latino-Americana: América Central - El Salvador, Honduras e Guatemala (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SARDINHA, A. , DESSOTTI, F. R. , SANTOS, F. L. B. , VITELLI, M. G. , SILVA, G. A. , MALDONADO, F. O. , OLIVEIRA, A. C. M. , BOVOLENTA, J. B. , DUNKER, N. B. .
      Descrição: Segunda etapa do projeto "Realidade Latino-Americana: América Central" . Uma investigação coletiva sobre a conjuntura da América Central tendo como foco o triângulo norte: El Salvador, Honduras e Guatemala, envolvendo 50 acadêmicos entre professores, pós-graduandos e graduandos de distintas áreas e de distintas universidades do país, em um projeto que se desdobra em três etapa: formação por meio de discussões sobre os países (online); viagem de pesquisa, prevendo entrevistas e visitas; divulgação dos resultados por meio de publicações e eventos.
    • Nome do projeto: Projeto de monitoria "Pensando a Política Internacional" (2017 - 2017
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SARDINHA, A. , PECEQUILO, C. S. , MIKAN, Vitória. , VOLPATO, G. L. .
      Descrição: O objetivo do projeto de monitoria "Pensando a Política Internacional", que abrange duas disciplinas obrigatórias do curso de Relações Internacionais, "Política Internacional Contemporânea" e "Introdução à Política Internacional" é promover a interação entre a docente, a equipe de monitoria e discentes matriculados nas respectivas unidades curriculares visando o aprimoramento e o adensamento do processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, o projeto dá sustentação às atividades obrigatórias da disciplina, com ênfase em temas de política internacional, auxiliando discentes nas aulas e na compreensão dos textos. Com isso, o propósito é permitir a ação sistemática de todos os envolvidos focando na área de Política Internacional. Os monitores deverão ter perfil profissional ativo e crítico, que demonstre interesse e vocação na área das Relações Internacionais. Deverão ter disponibilidade para acompanhar aulas didáticas e seminários no horário de aula e para atendimento dos alunos em horário a ser definido e por meios virtuais, extraclasse.
    • Nome do projeto: Realidade Latino-Americana: América Central (2020 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SARDINHA, A. , DESSOTTI, F. R. , SANTOS, F. L. B. , VITELLI, M. G. , SILVA, G. A. , MALDONADO, F. O. , OLIVEIRA, A. C. M. , BOVOLENTA, J. B. , DUNKER, N. B. .
      Descrição: Primeira etapa do projeto do projeto de extensão "Realidade Latino-Americana: América Central". Uma investigação coletiva sobre a conjuntura da América Central tendo como foco Nicarágua, Honduras e Guatemala, envolvendo 50 acadêmicos entre professores, pós-graduandos e graduandos de distintas áreas e de distintas universidades do país, em um projeto que se desdobra em três etapa: formação por meio de discussões sobre os países (online); viagem de pesquisa, prevendo entrevistas e visitas; divulgação dos resultados por meio de publicações e eventos..
    • Nome do projeto: VI Encontro Acreano de Geografia (EAGEO): "As tecnologias aplicadas às Geografias (2023 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SARDINHA, A. .
      Descrição: O Encontro Acreano de Geografia é um evento acadêmico idealizado pelo corpo discente com apoio dos docentes do curso, em que, o primeiro EAGEO aconteceu no ano de 2017, e atualmente já se encontra com 5 edições, na qual a sexta edição será realizada neste ano de 2023.É importante salientar que o evento foi pensado com intuito de homenagear o Dia do Geógrafo que ocorre no dia 29 de maio, dessa forma busca-se unir a troca de conhecimento, experiências, discussões e produções científicas entre os docentes, discentes, a comunidade acadêmica-científica e membros da comunidade que atuam ou têm interesse na Geografia ou áreas relacionadas, criando-se assim, um espaço aberto para interlocução e disseminação de informações precisas sobre o assunto.
    • Nome do projeto: Apoio à Formação de Educadores Socioambientais Indígenas no Acre (2021 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SARDINHA, A. , KAXINAWA, R. M. M. , KAXINAWA, J. B. F. , KAXINAWA, J. P. L. , ALMEIDA, M. I. , KAXINAWA, R. F. T. , KAXINAWA, M. S. L. , FERREIRA, F. E. , GAVAZZI, R. A. , KAXINAWA, S. M. S. , KAXINAWA, B. H. K. E. S. .
      Descrição: Apoio técnico aos desenvolvimento de projetos socioambientais realizados por educadores, líderes comunitários e agentes agroflorestais indígenas no Acre. Atuando nos seguintes projetos: - Reflorestamento de área degradada e desenvolvimento sustentável da Aldeia Pinuya; - Fortalecimento da cultura do povo Huni Kuī na Terra Indígena Kaxinawá Praia do Carapanã; - Curso Intercultural de Língua Hãtxa Kuī;
    • Nome do projeto: Laboratório de Interculturalidade da Universidade Federal do Acre (Labinter - UFAC), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI) (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SARDINHA, A. , KAXINAWA, J. P. L. , ALMEIDA, M. I. , SOUZA, M. V. S. , MATOS, B. A. , RAMOS, P. O. , FIORI, A. L. , SOUZA, S. L. , BORTOLI, C. , FERREIRA, P. R. N. , KAXINAWA, J. B. F. , MATOS, M. A. , KAXINAWA, R. M. M. , MORAIS, M. J. , VIEIRA, B. G. S. D. , KUIN, A. S. T. H. , BYLAARDT, M. P. , PANTOJA, M. C. , ESBELL, J. , Ibã sales Kaxinawá , KAXINAWA, B. H. K. E. S. .
      Descrição: O Laboratório de Interculturalidade (labintercult.org) da Universidade Federal do Acre foi criado no Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade, para apoiar as pesquisas dos mestres indígenas, trazê-las para o diálogo com o mundo acadêmico e editar suas textualidades. Este projeto consiste na implantação de um laboratório intercultural e transdisciplinar de pesquisas na UFAC, como espaço de articulação e desenvolvimento de estudos e experiências linguísticas, literárias e artísticas, com pesquisadores e professores dos povos que atualmente vivem nas terras indígenas do Acre. Tais experiências se darão em oficinas nas aldeias, em cidades do Estado e na capital Rio Branco. Através de pesquisas orientadas, oficinas de registros, tradução, produção e edição de material didático, os professores indígenas, os pesquisadores e estudantes terão a oportunidade de investigar as trocas textuais, no contexto intercultural e transdisciplinar proporcionado pela "escola indígena" (termo genérico para as experiências de oficialização da educação praticada nas aldeias). O laboratório intercultural quer, portanto, constituir uma rede de pesquisas sobre práticas de leitura e escrita, bem como sobre as múltiplas linguagens e as formas de transmissão de conhecimentos, as diversas práticas tradutórias numa escola da floresta. A realização do laboratório possibilitará também a produção de textos para a formação de docentes na área de Letras, com ênfase na leitura e escrita das línguas indígenas das três grandes famílias acreanas, Pano (Kaxinawá, Yawanawá, Jaminawa, Katukina, Puyanawa, Shanenawa, Apolima-Arara, Shawãdawa, Kuntanawa, Nawa, Nukini, Tsapanawa) Aruak (Manchineri, Ashaninka) e Arawá (Madiha). E suas traduções. Este projeto expande a linha de pesquisas "Linguagens e Formação Docente?, do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade da UFAC, como porta de entrada dos professores indígenas nesse curso de Mestrado, como efeito desejado na política de atendimento da Universidade às demandas concretas das sociedades locais, no sentido da formação de pensadores e profissionais capazes de enfrentar um dos principais obstáculos à boa qualidade do ensino no Acre, que vem a ser justamente a dificuldade das relações interculturais, imposta sobretudo pelas barreiras linguísticas e religiosas de uma região marcada pela diversidade étnica. Em resumo, temos como metas a serem alcançadas com o projeto: o desenvolvimento da interculturalidade e da transdisciplinaridade, com a participação de grupos de pesquisa nacionais e internacionais interessados na Amazônia e em apoiar os povos indígenas e a formação de docentes capazes de assumir a condução de projetos de ensino nas suas escolas, através de seminários, oficinas e intercâmbios de experiências; o fortalecimento do ensino das línguas indígenas, a valorização das suas artes e dos seus conhecimentos tradicionais, através da produção de material didático..