Não autenticado |

Elida Maria Rodrigues Bonifácio

    • Doutoranda em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela USP (2022-2026). Docente de Língua Inglesa (EBTT), na Escola de Especialistas de Aeronáutica - EEAR (2019 - atual). Docente de Língua Inglesa e Língua Portuguesa (EBTT), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (2016-2019). Autora do livro "Avaliação de livro de inglês para controladores de tráfego aéreo: uma proposta de checklist" (2016). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté - SP (2013-2015). Ex-Oficial da Força Aérea Brasileira na especialidade Magistério de Língua Inglesa e lecionou inglês na Escola de Especialistas de Aeronáutica (2008-2016). Foi docente do Ensino Fundamental I em escolas municipais de Barbacena-MG (1999-2008). Especialista em Tradução pela Universidade Gama Filho (2011-2012) e em Ensino de Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006-2007). Possui graduação em Letras pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2004). Avaliadora de inglês aeronáutico pela Anglo-Continental School - Bournemouth, Inglaterra. Possui o CELTA (Certificate of English Language Teaching to Adults) pela Seven Idiomas. Possui o LTTC (Language Teacher Training Course) pela Canadian Forces Language School.

       

      Links:    

    • BONIFÁCIO, E. M. R. . AVALIAÇÃO DE LIVRO DE INGLÊS PARA CONTROLADORES DE TRÁFEGO AÉREO: UMA PROPOSTA DE CHECKLIST. Saarbücken, Alemanha : Novas Edições Acadêmicas, 2016 . 192p. ISBN: 9783330732322.
    • GOLDCHLEGER, L. P. ; BONIFÁCIO, E. M. R. . Representações da diversidade social, étnica, racial e cultural e sua relação com o ensino de línguas estrangeiras: uma duoautoetnografia. Do grafite ao cinema, letramentos visuais e educação linguística dão as mãos, v. 1, p. 297 - 324, 2023.
    • BONIFÁCIO, E. M. R. ; BABBONI, C. A. . Estratégias de comunicação utilizadas em atividade oral avaliativa de língua inglesa por estudantes de escola técnico-militar. O trabalho com a língua inglesa na voz dos especialistas do Vale do Paraíba, v. , p. 93 - 109, 2022.
    • CAMPOS, E. ; BONIFÁCIO, E. M. R. ; FERREIRA, F. C. Z. ; ALMEIDA, C. S. ; RUBEZ, S. H. C. . METODOLOGIAS ATIVAS, INTERAÇÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE COMO ELEMENTOS BÁSICOS NA EXECUÇÃO DE MOSTRA TÉCNICA E CULTURAL EM ESCOLA DE FORMAÇÃO TÉCNICO-MILITAR. A educação enquanto instrumento de emancipação e promotora dos ideais humanos, v. 1, p. 227 - 244, 2022.
    • SOUZA, F. S. ; AMARAL, A. A. ; CASTRO, C. T. R. ; BONIFÁCIO, E. M. R. ; FRAZAO, G. S. ; RAMOS, T. A. M. . Leio; logo, escrevo. (Des)Estímulos às teorias, conceitos e práticas da educação, v. 1, p. 118 - 126, 2021.
    • BONIFÁCIO, E. M. R. . Uma proposta de checklist para avaliação de material didático de inglês aeronáutico. Pesquisas sobre inglês aeronáutico no Brasil, v. 1, p. 177 - 198, 2018.
    • CAMPOS, E. ; FERREIRA, F. C. Z. ; ALMEIDA, C. S. ; RUBEZ, S. H. C. ; BONIFÁCIO, E. M. R. . METODOLOGIAS ATIVAS, INTERAÇÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE COMO ELEMENTOS BÁSICOS NA EXECUÇÃO DE MOSTRA TÉCNICA E CULTURAL EM ESCOLA DE FORMAÇÃO TÉCNICO-MILITAR. In: II CONGRESSO BRASILEIRO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA , 2021 , DIAMANTINA. ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. DIAMANTINA - MINAS GERAIS : EVEN 3, 2021. p. 1 - 10.
    • BONIFÁCIO, E. M. R. . A disciplinarização no contexto militar à luz da teoria foucaultiana de formação discursiva. In: II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento , 2013 , Taubaté. Ciência, Educação e Esportes: pilares contemporâneos para a integração e desenvolvimento dos países latino-iberoamericanos. Taubaté-São Paulo : Universidade de Taubaté, 2013.
  • Apresentações de Trabalho: 5
    • BONIFÁCIO, E. M. R. . Evaluating texbooks for Brazilian air traffic controllers' English language training: a checklist proposal. 2019 (Conferência)
    • BONIFÁCIO, E. M. R. . Uma proposta de checklist para avaliação de material didático de inglês aeronáutico. 2018 (Seminário)
    • BONIFÁCIO, E. M. R. . O ENSINO DE INGLÊS AERONÁUTICO PARA CONTROLADORES DE TRÁFEGO AÉREO EM FORMAÇÃO. 2015 (Outra)
    • BONIFÁCIO, E. M. R. . ELABORAÇÃO DE CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS AERONÁUTICO. 2015 (Comunicacao)
    • BONIFÁCIO, E. M. R. . A DISCIPLINARIZAÇÃO NO CONTEXTO MILITAR À LUZ DA TEORIA FOUCAULTIANA DE FORMAÇÃO DISCURSIVA. 2013 (Comunicacao)
    • BONIFÁCIO, E. M. R. . FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - LÍNGUA INGLESA I. 2017 (Campus Boa Vista Zona Oeste - IFRR)
    • BONIFÁCIO, E. M. R. . FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - LÍNGUA INGLESA I. 2018 (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA)
    • BONIFÁCIO, E. M. R. . FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - LÍNGUA INGLESA II. 2018 (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA)
    • BONIFÁCIO, E. M. R. ; MACHADO, Márcia E. ; SANTOS, Juliana L. ; MARTINS, Maria Alice de Freitas . The Hip Hop Culture. 2007 (Produção de material didático)
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa Estudos em Inglês Aeronáutico (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BONIFÁCIO, E. M. R. , LUCKS, P. T. , DAMIAO, S. M. , SCARAMUCCI, M. V. R. , RAYMUNDO, N. A. , SOUZA, P. R. E. , CHINI, M. R. R. C. , CRUZ, A. P. C. S. , ARAGAO, B. F. , GUERREIRO, N. C. .
      Descrição: A expressão "inglês aeronáutico" (em inglês, Aviation English) abarca o uso da língua inglesa em diversos contextos ligados à aviação. Aqui, a utilizaremos principalmente como a denominação para a linguagem utilizada entre pilotos e controladores de tráfego aéreo (ATCo), nas comunicações que ocorram durante um vôo em ambiente internacional e que utilizem a língua inglesa. Este grupo de pesquisa busca congregar pesquisas que tenham como objetivo estudar diferentes aspectos do inglês aeronáutico no contexto brasileiro, bem como suas relações com ensino-aprendizagem e avaliação. Está organizado em três frentes de pesquisa, dedicadas a realizar estudos de temas como: a descrição da linguagem utilizada entre pilotos e ATCos em comunicações radiotelefônicas em situações não rotineiras e de emergência, que extrapolem a fraseologia padrão; a análise de conteúdos, materiais didáticos e demais aspectos de cursos e treinamentos em geral destinados a formação e capacitação oferecidos a pilotos, ATCos e outros profissionais ligados à aviação; a descrição e análise de instrumentos de avaliação utilizados para determinar a proficiência linguística de pilotos e de ATCos para o exercício de sua profissão; bem como outros que se situem na interface dessas áreas de estudo. Os resultados obtidos poderão oferecer subsídios para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de instrumentos voltados para o ensino-aprendizagem de inglês para esses profissionais, bem como para a avaliação de sua proficiência linguística, a fim de que eles sejam capazes de utilizar a língua inglesa como ferramenta para o desempenho de suas atividades com segurança. A divulgação de resultados parciais e/ou totais das pesquisas será feita pela participação em eventos de alcance nacional e internacional e pela publicação em periódicos das áreas de Linguística e/ou Aviação. dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6197610590160588
    • Nome do projeto: CBVZO Voz e Violão (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BONIFÁCIO, E. M. R. , BOLANOS, S. N. P. , SILVA, B. R. , OLIVEIRA, G. S. .
      Descrição: O presente trabalho tem como objetivos integrar a comunidade por meio de atividades culturais promovidas pela música, valorizar habilidades musicais de voz e de instrumento (violão), identificar músicas culturalmente relevantes do repertório popular brasileiro e estrangeiro; e fortalecer as atividades culturais do Campus. O projeto ?Voz e Violão? visa dar aos participantes um conhecimento básico musical sobre violão e canto, para que possa servir no cotidiano como uma forma de entretenimento ou até mesmo como uma ferramenta de trabalho. A música é uma das manifestações culturais de um povo, de uma nação, de uma sociedade, de uma comunidade e, como tal, deve ser valorizada e, por meio da prática e da reprodução, deve ser também fortalecida. O Projeto tem a intenção de agregar talentos ao Campus por meio da formação de grupos com habilidades musicais de instrumentos, mais especificamente de violão, e de voz. A música também tem o objetivo de comunicar, integrando letra e melodia, trabalhando os aspectos de expressão verbal e não-verbal. O trabalho com música pode auxiliar os indivíduos nas relações interpessoais, por meio do contato com o outro, da negociação com o outro para afinar os instrumentos, por exemplo, e afinar instrumento e voz; na comunicação oral, considerando a dicção adequada ao cantar uma música; na aquisição de vocabulário, permitindo o enriquecimento da comunicação oral e escrita. Além disso, o trabalho com a música poderá proporcionar um momento de lazer saudável aos participantes, que podem ser potenciais ingressos ao Campus, tanto nos cursos integrados quanto nos cursos subsequentes, viabilizando a formação de um grupo musical, que poderá vivificar ainda mais a identidade do Campus Boa Vista Zona Oeste. O método usado para o desenvolvimento do projeto são aulas teóricas e práticas realizadas durante a semana (Segunda a Sexta), sendo que os alunos participantes das aulas de violão tinham seu próprio violão, viabilizando os ensaios diários extraclasse, com três professores, sendo que dois de violão, e um de canto e de violão. Os resultados esperados estão sendo obtidos aos poucos, com a performance diária de repertório musical brasileiro e estrangeiro, com a execução dos acordes e ritmos aprendidos, combinados com voz (canto), integrando os alunos do Projeto e os alunos dos cursos regulares do Campus ? Curso Técnico em Serviços Públicos e o Curso de Formação Inicial e Continuada em Inglês Básico I. Espera-se que a realização do projeto possa colaborar para o desempenho escolar, profissional e pessoal dos participantes, auxiliando no alcance de um dos objetivos da educação no Instituto Federal de Roraima: a formação integral do indivíduo. O projeto foi desenvolvido por alunos de Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio.
    • Nome do projeto: Primeiro Acorde (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BONIFÁCIO, E. M. R. , ROTH, A. V. A. .
      Descrição: Projeto desenvolvido para alunos do Campus Boa Vista Zona Oeste e para jovens do entorno do Campus, que visa a estimular a aprendizagem da música por meio do canto e do violão.
    • Nome do projeto: Contos, inclusão e diversidade: a arte de contar histórias na Zona Oeste (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BONIFÁCIO, E. M. R. , LIMA, S. P. T. .
      Descrição: Projeto desenvolvido por alunos do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. O projeto visa a estimular o interesse pela leitura de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Elza Breves de Carvalho.
    • Nome do projeto: Leio; logo, escrevo (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BONIFÁCIO, E. M. R. , SOUZA, F. S. , AMARAL, A. A. , CASTRO, C. T. R. , FRAZAO, G. S. .
      Descrição: O projeto ?LEIO; LOGO, ESCREVO?, aprovado no âmbito do Programa INOVA/PROEN/IFRR, atende 35 estudantes do 1º ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio ofertados pelo Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO). O desenvolvimento do projeto envolve a leitura dos mais diversos gêneros textuais, a produção escrita nas mais diversas formas e a caligrafia, além de promover a integração necessária entre ensino, pesquisa e extensão. A proposta do projeto está fundamentada na concepção dos modelos de sequência didática de Lopes-Rossi (2012) que prevê uma sequência didática para leitura e outra para produção textual. O projeto possui os objetivos, Geral: Desenvolver as competências de leitura e de escrita em superação às dificuldades apresentadas pelos estudantes do 1º ano dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio; e, Específicos: Despertar o prazer pela leitura, por meio da utilização de diversas técnicas e de diversos gêneros textuais; Propiciar o desenvolvimento da prática de escrita de forma livre, criativa e autônoma, respeitando os padrões de estética e as normas ortográficas da Língua Portuguesa; Possibilitar condições de melhoria no desempenho escolar dos estudantes. As ações do projeto iniciaram no dia 03/08 com previsão de encerramento no dia 04/12/2018. A equipe de projeto semanalmente realiza o planejamento das ações que incluem: a) Divulgação do projeto/seleção dos participantes; b) Reunião com os pais ou responsáveis; c) Estruturação da Sala de Leitura; d) Pesquisa sobre o hábito/gosto de leitura e sondagem do nível de escrita; e) Oficinas de leitura e produção textual e de Produção de livros literários, com encontros semanais, às segundas-feiras, no contra turno, com duração de 4 horas por dia; f) Culminância do projeto (1. II Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão/IF Comunidade; 2. Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão ? FORINT; 3. Mostra literária numa Escola Estadual de Ensino Fundamental situada no entorno do CBVZO). Até o momento os resultados obtidos com o projeto foram: I. Compra de livros literários e demais materiais para oficina e para estruturação da Sala de Leitura, II. Realização da pesquisa sobre o hábito/gosto de leitura e sondagem do nível de escrita; e, III. Realização das oficinas de leitura e produção textual e de Produção de livros literários. A participação dos estudantes do 1º ano dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio no projeto resulta no desenvolvimento das competências de leitura e de escrita em superação às dificuldades apresentadas pelos estudantes, possibilitando maiores condições de permanências e êxitos dos mesmos. O projeto foi desenvolvido por alunos de Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio.
    • Nome do projeto: O ensino da leitura como prática transformadora (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BONIFÁCIO, E. M. R. , LOPES, E. X. , NUNES, T. J. N. , SILVA, T. V. L. , ALVES, C. G. R. .
      Descrição: O projeto O ensino da leitura como prática transformadora tem como objetivo desenvolver a leitura e a interpretação textual dos alunos do 6º ano do Colégio Estadual Militarizado Professora Elza Breves de Carvalho. Os encontros vêm ocorrendo duas vezes na semana, no Campus Zona Oeste desde abril do presente ano e são propostas atividades musicais, de leitura, jogos educativos e dinâmicas em grupo, a fim de promover o raciocínio lógico, a interpretação e a escrita. Dentre as propostas executadas, podemos citar: dinâmicas de apresentação para promover a interação entre os alunos e professores, fortalecendo a comunicação e o relacionamento interpessoal dos estudantes; quebra cabeça de frases e formações de histórias, onde processo de leitura e escrita são desenvolvidos de forma lúdica, despertando o interesse e oportunizando que os estudantes mostrem sua criatividade. A fim de ressaltar o hábito e gosto pela leitura, foram elaboradas diversas dinâmicas de arte representativa, onde cada aluno retratou por meio de textos com desenhos sua interpretação pessoal das narrativas. Outra proposta recorrente é a criação de histórias através dos substantivos. Também foram realizados diversos jogos educativos. O projeto iniciou com encontros presenciais com 40 alunos. Ao longo do desenvolvimento nas duas semanas iniciais, houve a adesão de mais alunos, fazendo com que chegássemos a conclusão de que atividades de leitura e escrita estão sendo interessantes, lúdicas e prazerosas e os alunos que iniciaram fizeram marketing positivo do projeto, aumentando a demanda. Podemos concluir também que a grande maioria está tendo um bom desempenho e interação nos encontros presenciais e, conforme relatos dos estudantes, docentes e Coordenação Pedagógica da escola Elza Breves, já houve melhoria no rendimento escolar dos participantes. A proposta ainda está em execução, mas já há vários pedidos para que continue no próximo ano. O projeto foi desenvolvido por alunos de Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio