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Wellington de Oliveira Fernandes

    • Mestrado em Geografia na FFLCH-USP (2016) , Bacharelado e Licenciatura pela mesma Universidade (2013). Pesquisa Cartografia a partir do viés crítico, o desenvolvimento de metodologias de mapeamento participativo que promovam territorialidades emergentes e propostas que promovam essas perspectivas na escola e no ensino de geografia. Desenvolve trabalhos tanto no âmbito acadêmico como profissional, nas áreas de Cartografia e Mapeamento Participativo, Ensino de Geografia, Formação de Professores e Produção de Conteúdo . Além de ativismo em espaços periféricos de promoção cultural e educação popular.

       

      Links:    

    • FERNANDES, W. O. ; SANTOS, J. C. ; Passos, F . Guia Metodológico para mapas críticos e participativos. : , 2017 (Guia Metodológico)
    • FERNANDES, W. O. . Cartografia Crítica na escola-Subsídios para prática. 2016 (Seminário)
    • FERNANDES, W. O. . Mapeamento Participativo na Cartografia: Discussão sobre experiências de aplicação dessa metodologia a partir da Cartografia Social. 2014 (Comunicacao)
    • FERNANDES, W. O. ; Passos, F . O ESPAÇO DO INDIVÍDUO E DO CIDADÃO. ALTERNATIVAS DE ABORDAGEM ATRAVÉS DA CARTOGRAFIA ESCOLAR. 2013 (Comunicacao)
    • FERNANDES, W. O. . Possibilidades cartográficas. Entendimentos sobre a Cartografia chamada de Social. 2012 (Comunicacao)
  • Programa de Rádio ou TV: 7
    • FERNANDES, W. O. ; SANTOS, J. C. . Professor de geografia utiliza o entorno da escola para criar mapas colaborativos. 2018 Instituto Net Claro Embratel
    • FERNANDES, W. O. ; SANTOS, J. C. . Professor cria Quebrada Maps para ensinar geografia na zona leste. 2018 Agencia Blog Mural - FSP
    • FERNANDES, W. O. ; Antônio Heleno . O Local ensina o Global. 2021 Portal Info São Francisco
    • FERNANDES, WELLINGTON DE OLIVEIRA ; SANTOS, J. C. . Quebrada Maps coloca a periferia no mapa geográfico da cidade. 2021 Fundação Telefônica Vivo
    • FERNANDES, W. O. ; SANTOS, J. C. . Quebrada Maps reúne jovens e crianças para criar uma nova geografia de SP. 2020 Portal Quebrada Tech/UOL e Desenrola e não me enrola
    • FERNANDES, W. O. . Cartografia: como aliar ferramentas digitais aos estudos?. 2022 Revista Nova Escola
    • FERNANDES, W. O. ; SANTOS, J. C. . Quebrada Maps: jovens colocam no mapa a periferia que pouca gente conhece. 2020 Quebrada Tech UOL
    • PRADO, M. F. ; WIENS, I. ; FERNANDES, W. O. . Curso sobre Elaboração de Planos Municipais da Mata Atlântica. 2012 (Instituto Socioambiental)
    • FERNANDES, W. O. ; PRADO, M. F. ; WIENS, I. . Curso sobre Elaboração de Planos Municipais da Mata Atlântica. 2012 (Instituto Socioambiental)
    • FERNANDES, W. O. ; PACHECO, M. N. ; SANTOS, J. C. ; SOUZA, D. ; Passos, F ; BRANCO, M. ; SANTOS, K. C. . Agentes de Mapeamento Participativo e Crítico. 2017 (QMaps)
    • FERNANDES, W. O. ; TORRES, J. B. . Coleção Conhecer e Transformar. 2019 (Livro didático)
    • FERNANDES, W. O. ; TORRES, J. B. . Coleção Evoluir. 2018 (Livro didático)
    • Nome do projeto: Democracia na Escola - Papo Reto (2019 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: FERNANDES, W. O. , MURAD, C. , SILVA, A. J. , RIIBEIRO, C. .
      Descrição: Discutir e trazer para a reflexão assuntos que não são discutidos em sua potencialidade na sala de aula e portanto se tornam urgentes no sentido de buscar explorá-los em outro espaço como é o caso desse projeto. Desta maneira, tentando abordar os seguintes aspectos: 1 Fornecer espaço de fala aos educandos. 2 Conhecer melhor os educandos e suas demandas. 3 Incentivar o espírito crítico e científico inerentes ao pesquisador. 4 Amenizar ou prevenir futuros conflitos visando a cultura de paz. 5 Debater as diversidades. Este projeto este inserido no programa Mais Educação Integral na EMEF Padre Chico Falconi em 2019.
    • Nome do projeto: Mapeamento Participativo na Cartografia (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERNANDES, W. O. .
      Descrição: Discussão sobre experiências de aplicação da metodologia de mapeamento participativo, a partir da Cartografia Crítica
    • Nome do projeto: Mapas: Entre narrativas pela dominação e dissertativas pela contestação. (2013 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERNANDES, W. O. , ALMEIDA, R. A. .
      Descrição: A emergência de práticas engajadas a utilizar os mapas como instrumento de contestação, como é o caso da metodologia de mapeamento participativo, aliada a efervescência teórica em torno de fazer a crítica aos mapas, sobretudo a partir de Brian Harley, constitui a cartografia crítica. Os mapas participativos surgem como proposta para fortalecer a defesa de comunidades tradicionais em contexto de conflito territorial. Assim, uma infinidade de experiências e técnicas é desenvolvida com a proposta de contrapor representações cartográficas hegemônicas. Enquanto isso, no plano teórico, os mapas tem o caráter de documento científico neutro questionado e são situados em meio a relações de poder. Historicamente, os mapas foram e ainda são utilizados em estratégias de dominação e existem diversas situações que justificam tal afirmação. Além disso, os mapas também são instrumentos de contestação e aparecem como contraponto às distintas estratégias hegemônicas de poder. Esta pesquisa teve como objetivo discutir o caráter político desta relação e fortalecer a produção de mapas que possam ser um contraponto ao status quo. Foi realizada revisão bibliográfica para fundamentar a crítica em torno dos mapas e referendar a organização e análise do momento empírico da pesquisa que consistiu em uma experiência formativa em cartografia crítica e mapeamento participativo, realizada junto a jovens estudantes de escola pública da periferia de São Paulo. Como resultado, 09 oficinas foram desenvolvidas, sistematizadas e avaliadas, sendo passíveis de replicação em outros espaços. Fomentar novos atores para a cena cartográfica é fazer oposição a discursos cartográficos dominantes e a escola é um espaço estratégico para tal promoção.
    • Nome do projeto: Mapeamento participativo e território da escola (2016 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: FERNANDES, W. O. , SOUZA, D. , BRANCO, M. , SANTOS, K. C. , PAIVA, J. , SANTOS, R. , SANTAVA, G. , SAMPAIO, J. .
      Descrição: Baseado em escolas públicas da periferia de São Paulo e tendo como cenário a observação da problemática das Grandes Cidades na sociedade contemporânea, considerando o cotidiano, como principal ponto de partida para as reflexões sobre os assuntos que envolvem a temática. O projeto promove intervenção para o empoderamento de jovens da teoria, da linguagem e das técnicas para produção de sua própria cartografia.Na EMEF Professor Roberto Mange (2016), na EMEF Padre Chico Falconi (2017 à 2019) e na EMEF Brigadeiro Correia e Mello (2022) inserido no programa Mais Educação São Paulo.
    • Nome do projeto: Leituras das Cidades: mapas como instrumentos de análise na formação professores e educadores populares (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERNANDES, W. O. , SILVA, R. B. , XAVIER, M. A. M. , RAIMUNDO, S. L. , SILVA, J. L. B. , SOUZA, A. L. , ESTEVES, E. G. .
      Descrição: Este projeto tem como público alvo os professores e coordenadores da rede pública de ensino básico, educadores populares, estudantes graduação de cursos de licenciatura, alunos de ensino médio e de cursinhos pré-vestibulares populares. O objetivo deste projeto é realizar leituras e escritas da cidade através de diversas formas de mapeamento para refletir sobre os lugares e espaços públicos nos entornos das escolas..
    • Nome do projeto: PIBID / DG-FFLCH-USP / 2018-2019 (2018 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERNANDES, W. O. , GIROTTO, E. D. .
      Descrição: Supervisão de graduandos em licenciatura em Geografia dentro do Programa Institucional de Bolsas a Iniciação à Docência PIBID em parceria entre o Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo e a EMEF Padre Chico Falconi.