Não autenticado |

Lincoln Augusto Santana Telhado

    • Doutorando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Mestre e bacharel em Ciência Política pela Universidade de Brasília.

       

      Links:    

    • TELHADO, L. A. S. . Controle Interno e a Tomada de Contas Especial nos municípios brasileiros Revista da CGU , v. 8 , p. 424 - 446 , 2016. ISSN: 1981674X.
    • COÊLHO, D. B. ; TELHADO, L. A. S. ; LLOYD, R. . The Diffusion of Accountability among Municipal Governments in Brazil. In: Encontro da ABCP - Associação Brasileira de Ciência Política , 2018 , Curitiba, Paraná, Brasil. XI Encontro da Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política - Democracia e Representação: Impasses Contemporâneos. : , 2018.
    • COÊLHO, D. B. ; TELHADO, L. A. S. . Difusão entre Governos Municipais no Brasil. In: Latin American Studies in a Globalized World , 2018 , Barcelona, Espanha. XXXVI International Congress of the Latin American Studies Association. : , 2018.
    • Nome do projeto: Condicionantes Políticos e Institucionais da Rede de Proteção Social no Brasil (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TELHADO, L. A. S. , SAMPAIO, V. H. B. S. , NOGUEIRA, A. L. C. , COÊLHO, D. B. , MELO, M. C. .
      Descrição: O objetivo foi realizar um mapeamento das políticas públicas de governo no Brasil. A metodologia do plano de trabalho foi uma revisão da bibliografia especializada nos fatores políticos e institucionais que determinam a formação de agenda do setor social. Além da revisão bibliográfica concernente ao conteúdo do objeto de estudo, foi feita a introdução à literatura metodológica sobre dados qualitativos e construção e análise de bancos de dados. No que se refere à definição de variáveis, temos como variável dependente a adoção de programas sociais pelas três esferas de governo. O intuito foi mapear em que ano cada programa foi criado e que unidades a adotaram no tempo. Como variáveis independentes foram utilizadas fatores de natureza política, econômica, institucional e ainda proximidade geográfica.
    • Nome do projeto: Controles do poder político em perspectiva comparada (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TELHADO, L. A. S. .
      Descrição: Passadas mais de duas décadas e meia após a vigência da Constituição, pode-se afirmar que o Brasil experimentou avanços no seu sistema de controle. Esta afirmação se torna mais clara, a partir das mudanças ocorridas. A criação de novas instituições reforçou a capacidade de monitoramento e a necessidade dos agentes públicos em prestar contas sobre suas ações. Concorre para estes efeitos também o aparelhamento das instituições já existentes (Taylor e Praça, 2014). Nesta direção, a Pesquisa versa sobre a dinâmica dos controles interno e externo efetuados pela União sobre outros entes federados (estados e municípios). A presente proposta se traduz como uma tentativa de construção de análise capaz de revelar se ideias representadas por conceitos de accountability, transparência e prestação de contas, foram transmitidas e incorporadas pelas governanças locais, tendo em vista da crescente demanda social nos últimos anos. Focaremos na dinâmica de controle intergovernamental, especificamente entre a União e os Municípios. Esta tarefa é realizada atualmente pelo Ministério de Transparência, Fiscalização e Controle (antiga Controladoria Geral da União - CGU), responsável pelo controle interno do poder executivo federal e pelo Tribunal de Contas da União, responsável pelo controle externo do poder executivo federal. De forma sucinta, procura-se analisar a indução federal para que as municipalidades incorporem valores e práticas republicas de transparência e prestação de contas