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Mariana Sapienza Bianchi

    • Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2009-2013) e graduação em Licenciatura em Arte-Teatro pelo Instituto de Artes da UNESP (2014-2018). É Mestra em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da UNESP (2019-2021), na linha de pesquisa "Estética e Poéticas Cênicas", com projeto de investigação sobre Bertolt Brecht e a obra "A Compra do Latão", sob orientação da Profa. Dra. Lucia Romano. É estudante de pós-graduação lato sensu (Especialização) em "Dramaturgia: Cinema, Teatro e Televisão", pela Escola Superior de Artes Célia Helena (2022-2023) De 2016 a 2022, integrou o Grupo de Pesquisa CNPQ de Poéticas Atorais da UNESP, sob coordenação da Profa. Dra. Lucia Romano. Atualmente, participa dos grupos teatrais "Seu Edgar Teatro & Cia", que investiga as relações entre o teatro épico-dialético de Brecht e a sociedade brasileira, e do "Andamio Colectivo Escénico", com sede em Quito-Equador, onde investiga as possibilidades do teatro de Brecht e a socidade equatoriana. É fundadora e coordenadora da "Escuela de Teatro Político de Quito" (Equador). É professora de teatro e ministra oficinas livres de Teatro do Oprimido e Teatro Épico-Dialético no Brasil e no Equador e dirigiu montagens teatrais em São Paulo, Quito e Pasto (Colômbia). É Doutoranda em Língua e Literatura Alemã na FFLCH-USP.

       

      Links:    

    • Grupo de Pesquisa Poéticas Atorais
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . Recordando el Primer Festival de Teatro Latinoamericano de Quito Teatro Situado , v. 7 , p. 53 - 58 , 2022. ISSN: 27187861.
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . Relembrando o Primer Festival de Teatro Latinoamericano de Quito Teatro Situado , v. 7 , p. 47 - 52 , 2022. ISSN: 27187861.
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . A tradução de 'Para as Peças de Aprendizagem' (Zu den Lehrstücke), de Bertolt Brecht: apontamentos sobre as peças didáticas e o ensino do teatro de Bertolt Brecht REBENTO: REVISTA DAS ARTES DO ESPETÁCULO , v. 11 , p. 587 - 610 , 2020. ISSN: 21781206.
  • Textos em jornais de notícias/revistas: 1
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . Teatro y Lucha de clases: nuestro pequeño experimento llamado Escuela de Teatro Político de Quito . Revista Crisis , Quito , 14 dez. 2022.
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . CAMINHOS PARA UM TEATRO DIALÉTICO: A PRÁXIS TEATRAL DE BERTOLT BRECHT. In: 10º Seminário de Pesquisas em Andamento (SPA 2021) USP , 2021 , São Paulo. Resumos do 10o Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/CAC/USP. São Paulo : Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes.Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2021.
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . ESTUDOS DE TEATRO ÉPICO-DIALÉTICO: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A COMPRA DO LATÃO DE BERTOLT BRECHT. In: JORNADA DE PESQUISA EM ARTE UNESP PPG/IA 2019 3a. EDIÇÃO INTERNACIONAL , 2019 , São Paulo. Anais da III Jornada de Pesquisa em Arte UNESP PPG IA 2019: REV OL VER pontos e contrapontos da resistência: o papel da arte no devir.. São Paulo : Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2019. p. 8 - 1824.
    • CONTE, R. M. ; SAPIENZA-BIANCHI, M. . De Jacques Lecoq até La Mancha na América Latina. Buenos Aires : Ediciones Hasta Trilce , 2021 (Tradução)
    • MARCHAN, C. ; SAPIENZA-BIANCHI, M. . Ensinar o que o corpo (des)aprende. Buenos Aires : Ediciones Hasta Trilce , 2021 (Tradução)
    • PAULO, S. S. ; SAPIENZA-BIANCHI, M. . O território autônomo das feras do oitavo sentido. Buenos Aires : Ediciones Hasta Trilce , 2022 (Tradução)
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . Uma primeira noite da Compra do Latão. : , 2017 (Dramaturgia inédita)
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . Proceso de una nueva dramaturgia desde ?La tienda de pan? de Bertolt Brecht. 2021 (Comunicacao)
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. ; CADERNAS, C. . Proceso de una nueva dramaturgia desde ?La tienda de pan? de Bertolt Brecht. 2021 (Conferência)
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . Una mirada a la resistencia latinoamericana desde el teatro. 2022 (Conferência)
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . Brecht no cinema: Kuhle Wampe ou a quem pertence o mundo?. 2019 (Conferência)
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . O tempo nos intervalos em ?A Compra do Latão?: uma teoria teatral de Bertolt Brecht que organiza o passado e prepara o futuro. 2020 (Comunicacao)
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . A Universidade pública e o Teatro Político. 2020 (Conferência)
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . Teatro Político de Brecht. 2020 (Conferência)
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . ¿Y para qué el teatro ahora? Una conversa en perspectiva política y pedagógica. 2020 (Conferência)
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . Estudos de teatro épico-dialético: breves considerações sobre 'A Compra do Latão', de Bertolt Brecht. 2019 (Comunicacao)
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . Estudos de teatro épico-dialético: breves considerações sobre 'A Compra do Latão', de Bertolt Brecht. 2019 (Comunicacao)
    • BIANCHI, M. S. . El Teatro del Oprimido en la Escuela. 2016 (Conferência)
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . La influencia de Brecht en el teatro universitario. 2021 Radio Universidad de Nariño
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . Una Mirada a la resistencia latinoamericana desde la pintura, el teatro y el rock duro. 2022 Zoom
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . Entretelones. 2022 Radio Pichincha
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . Taller 'Escena y crítica social: el teatro épico de Bertolt Brecht'. 2022 Facebook/instagram/youtube
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. ; ROMANO, L. R. V. . III Jornada de Educação Popular. 2019 (Cursinho Popular Heleny Guariba em parceria com a Frente de Cursinhos Populares de São Paulo)
    • BIANCHI, M. S. . Teatro do Oprimido e Práticas Psicossociais em Comunidades e Instituições. 2017 (UNIP - Universidade Estadual Paulista)
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . Laboratório de atuação dialética: estudos práxicos de 'A Compra do Latão'. 2017 (Instituto de Artes da UNESP)
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . Oficina de Introdução ao Teatro do Oprimido. 2016 (Instituto de Artes da UNESP)
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . Oficina de Teatro das Oprimidas. 2018 (Centro Acadêmico da Biologia - USP)
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . Teatro Politico y el trabajo de Brecht. 2019 (Casa Uvilla Centro Cultural)
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . Teatro do Oprimido. 2018 (UNATI - Universidade Aberta à Terceira Idade)
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . Teatro do Oprimido e Práticas Psicossociais em Comunidades e Instituições. 2019 (Pós-Graduação em Psicologia Social - UNIP)
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . Teatro épico y el trabajo de Brecht. 2020 (Casa del Teatro Malayerba)
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . Teatro político y el trabajo de Brecht. 2020 (online)
    • BIANCHI, M. S. . Miradas y prácticas iniciales al teatro épico-dialéctico de Bertolt Brecht. 2016 (Casa Uvilla Centro Cultural)
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . Escena y Crítica Social: el teatro épico de Bertolt Brecht. 2022 (Teatro Malayerba)
    • BIANCHI, M. S. . Taller de Iniciación al Teatro del Oprimido y de la Oprimida. 2016 (Teatro Patio de Comedias)
    • SAPIENZA-BIANCHI, M. . Teatro documentário ou documento teatral?. 2022 (Coletivo Nos Trilhos)
    • BIANCHI, M. S. . Taller de Iniciación al Teatro del Oprimido y de la Oprimida. 2016 (Casa Uvilla Centro Cultural)
    • BIANCHI, M. S. . Olhares sobre o Teatro Épico. 2015 (Grupo de Teatro Pandora)
    • Nome do projeto: Cursinhos Pré-vestibulares do IA - Cursinho Popular Pré-vestibular Heleny Guariba (2018 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BIANCHI, M. S. , ROMANO, L. R. V. .
      Descrição: Descrição: Projeto em extensão selecionado pela Proex, que integra as três áreas abrangidas pelos vestibulares do IA/Unesp, com a coordenação das docentes Profa. Dra. Yara Borges Cáznok (área de Música), Profa. Dra. Rita Luciana Berti Bredariolii (área de Artes Visuais) e Profa. Dra. Lucia R. V. Romano (área de Artes Cênicas), com obtenção de 10 Bolsas em extensão e realização de estágios informais e AACCs.
    • Nome do projeto: OS LABORATÓRIOS DE INTERPRETAÇÃO E O TREINAMENTO ATORAL: (RE)INVENÇÃO DE MÉTODOS E PROCESSOS DE CRIAÇÃO NO BRASIL (2015 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BIANCHI, M. S. , ROMANO, L. R. V. .
      Descrição: O presente projeto propõe a investigação dos processos de criação atorais no Brasil contemporâneo, considerando as matrizes principais praticadas em território nacional e relacionando seus fundamentos e práticas aos chamados laboratórios históricos (europeus e russos) do século XX, a fim de destacar a transformação desses modos de atuação no entrechoque com modelos anteriores e concorrentes, tais como as manifestações teatrais de caráter popular e as formas ditas ?oficiais?, fundamentadas na tradição erudita (portuguesa e francesa) e relidas a partir do contexto sócio-cultural brasileiro.
    • Nome do projeto: Pedagogias de interpretação dissidentes, para atores e atrizes interessados na prática cênica nacional contemporânea (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BIANCHI, M. S. , ROMANO, L. R. V. .
      Descrição: O presente projeto tem por objetivo analisar as pedagogias atorais contemporâneas, buscando delinear as abordagens que constituem uma leitura crítica das pedagogias modernas na área, estabelecidas a partir das tradições europeia e russa, na linhagem dos mestres reformadores do teatro do século XX. Para isso, pretende circunscrever e valorar práticas pedagógicas desenvolvidas em torno de novas definições do sujeito-intérprete, sua corporeidade e identidade, provocadas pela desestabilização das definições hegemônicas dos papéis sociais, marcados por delimitações de gênero, etnia, sexualidade, classe social e padrão cultural, e em diálogo com as novas formas teatrais, em particular, os teatros de bases performativas e aqueles derivados da aliança entre cena e política, numa perspectiva de convergências entre demarcadores sociais e, ao mesmo tempo, atenta às flutuações de identidades. Para isso, parte-se da revisão bibliográfica nas áreas da filosofia, da teoria teatral, da educação, dos estudos feministas, do treinamento atoral, da psicanálise e da antropologia, assim como de alguns territórios de observação prática, a saber, as criações dos grupos Ueinzz, Cia Livre e Cia 8 Nova Dança, ao lado do trabalho solo da performer, pesquisadora e pedagoga Fernanda Magalhães.
    • Nome do projeto: Perspectivas feministas, decoloniais e afro-centradas nas poéticas atorais contemporâneas: pedagogias e processos criativos insurgentes (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BIANCHI, M. S. , ROMANO, L. R. V. .
      Descrição: Descrição: O presente projeto dá continuidade à prospecção de modos de enunciação e modalidades de ativação da presença para atores e atrizes contemporâneos, aprofundando-se na sistematização de práticas que contribuam para a produção de estados expressivos e afetações, assim como para a articulação dos sujeitos em processos de criação cênicos coletivizados e socialmente implicados. Após a descrição das possibilidades diversas de poéticas dissidentes, em relação às teorias atorais modernas, seguimos aqui em busca de ações pragmáticas e estratégias pedagógicas que tornem visíveis e partilháveis as invenções em voga, ainda apartadas do cotidiano dos espaços formativos. A hipótese é que já estão em operação epistemes que são expressões da existência, visões de mundo e conhecimentos vivos que recorrem ao teatro para sua ativação, merecendo o tratamento de modelos teatrais contra-hegemônicos, a serem incorporados nos processos de formação atuais. Dentre outras que poderiam ser enfocadas, escolhemos as perspectivas feministas, decoloniais e afro-centradas, compreendendo nesses três vieses um diálogo intenso com conhecimentos experienciais e atitudes éticas, já notáveis no cotidiano dos e das fazedoras de teatro. Além disso, consideramos os embates enfrentados hoje pelos e pelas formadores de teatro, diante do afluxo de novos sujeitos aos cursos de artes cênicas em diferentes níveis de formação: são esses sujeitos, que reclamam uma atenção às suas experiências do viver e ao desejo de recriar seus espaços sociais, atuando em confronto ao silenciamento social e simbólico de que têm sido constrangidos pela sociedade, que inspiram as transformações na cultura teatral aqui discutidas. Palavras-chaves: pedagogias atorais, processos criativos, interpretação, cena contemporânea.
    • Nome do projeto: "A Compra do Latão", de B. Brecht, e possibilidades de atuação épica-dialética (2017 - 2018
      Natureza: Outra
      Integrantes: BIANCHI, M. S. , ROMANO, L. R. V. .
      Descrição: Dentro do Grupo de Pesquisa Poéticas Atorais, desenvolveu pesquisa sobre a metodologia do teatro brechtiano, com foco nos processos de atuação épica-dialética, a partir de investigações da obra "A Compra do Latão". Realizou pesquisa nos acervos do Arquivo Bertolt Brecht da Academia das Artes em Berlim, em janeiro e fevereiro de 2018.