Não autenticado |

Gabrielle Ribeiro Brito Lima

    • Mestranda em Geografia Humana com enfoque em Geografia Urbana, pesquisa sobre o mercado imobiliário, o financiamento habitacional e seu endividamento em massa. Graduada em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), possui Bacharelado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e Licenciatura pela Faculdade de Educação (FEUSP), tendo concluído esta formação em 2019. Tem experiência na área de Geografia com ênfase em Geografia Urbana e Econômica. Desenvolveu pesquisa acadêmica no Departamento de Geografia da USP sobre o mercado imobiliário, intitulada "Casa própria para quem? O processo de endividamento e retomada de imóveis em São Paulo", sob orientação da Profa. Dra. Simone Scifoni. Foi monitora e bolsista em diversas disciplinas, dentre elas: "Introdução à Cartografia", "Biogeografia", "Teoria e Método I da Geografia", "Geografia Urbana I". Durante 4 anos foi membro ativo do Grupo de Trabalho de Área da Geografia USP, participando e organizando eventos e encontros entre estudantes de Geografia em escala regional e nacional. Participa do do grupo de pesquisa Limiares (Limites da Acumulação e Reprodução do Espaço), coordenado pelo prof Dr. César Ricardo Simoni Santos, no Laboratório de Geografia Urbana (Labur) da FFLCH - USP. Participou em 2016 do projeto "acesso à todos", da Prefeitura de Taboão da Serra/SP, em parceria a uma produção acadêmica realizada na disciplina de "Geografia Social", no qual foram implementados planos de ação acerca da acessibilidade de idosos aos transportes públicos da cidade, junto à Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Taboão.

       

      Links:    

    • LIMA, G. R. B. . Mudança do perfil atendido pelas políticas públicas habitacionais e aumento dos bens não de uso: endividamento, retomada de imóveis e mais impacto na população de baixa renda GEOUSP: espaço e tempo , v. 26 , p. 1 - , 2022. ISSN: 21790892.
    • LIMA, G. R. B. . A problemática da política habitacional via crédito: o endividamento e a retomada de imóveis em dois distritos de São Paulo.. 2022 (Conferência)
    • LIMA, G. R. B. . A problemática da política habitacional via crédito: o endividamento e a retomada de imóveis em dois distritos de São Paulo.. 2022 (Congresso)
  • Organização de eventos: 2
    • LIMA, G. R. B. . XIX EREGEO - UFJF / Geografia e lutas sociais: Espaço e sociedade em transformação. 2016 (Universidade Federal de Juiz de Fora)
    • LIMA, G. R. B. . XXI ENEG - UFSM / Os desafios das práxis geográficas no combate à precarização da educação. 2016 (UFSM)
    • LIMA, G. R. B. ; CASTELLAR, S. M. V. . Jogo de Tabuleiro - Categorias da Geografia. 2019 (Material didático)
    • Nome do projeto: Acesso a todos (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LIMA, G. R. B. , SILVA, A. .
      Descrição: A partir de um projeto iniciado na disciplina de Geografia Social, ministrada pelo Prof. Dr. Julio Suzuki, foi elaborada uma pesquisa em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, da Prefeitura de Taboão da Serra. Na qual, foram mapeados os pontos de ônibus das regiões centrais entorno de postos de saúde, centros hospitalares e de previdência social de Taboão da Serra. Com isso foi analisado não somente o acesso do transporte público a estes lugares, mas foram realizadas entrevistas com idosos que frequentavam estes, traçando uma rota entre suas casas e estes pontos e entendendo também como se dá fisicamente o acesso ao transporte. A partir disso, a parceria deu ouvidos aos idosos e trabalhadores dos transportes públicos, sendo instaladas, por exemplo, rampas e escadas mais acessíveis aos idosos, nos principais pontos estudados.
    • Nome do projeto: Casa Própria Para Quem? O processo de endividamento e retomada de imóveis em São Paulo (2019 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, G. R. B. , SCIFONI, S. .
      Descrição: A partir de dois distritos de São Paulo: Campo Limpo e Vila Andrade, foi realizado um mapeamento acerca da distribuição dos imóveis retomados pela Caixa Econômica Federal no ano de 2017, ano que conteve o maior reflexo da crise econômica frente ao setor imobiliário. Com este mapeamento foi feita uma análise a respeito do perfil de cada distrito e da causa envolvendo a distribuição da parcela da população que mais acaba perdendo suas casas.
    • Nome do projeto: A mudança no perfil atendido pelas políticas públicas habitacionais e o crescimento dos Bens Não de Uso (BNDU): o endividamento, a retomada de imóveis e o maior impacto às populações de baixa renda (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, G. R. B. , SANTOS, C. R. S. .
      Descrição: A presente pesquisa busca compreender a trajetória dos recursos para habitação no Brasil, principalmente a partir dos anos 1990 e da inserção da economia brasileira nas finanças globais. O crédito foi utilizado como ferramenta de acesso à moradia no Brasil e a consequência desse fenômeno foi a perda de imóveis por endividamento. São estudados os imóveis retomados pela Caixa Econômica Federal (CEF) nos distritos de Campo Limpo e Vila Andrade em São Paulo, caracterizados, respectivamente, por população de baixa e elevada renda. O levantamento de dados dos lançamentos imobiliários da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (EMBRAESP), tem mostrado maior redirecionamento dos recursos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) às maiores rendas do que às menores, fato que exclui a baixa renda do acesso à moradia. Por meio de dados da CEF acerca dos Bens Não de Uso (imóveis retomados e em estoque), objetiva-se comparar o impacto da retomada entre populações de perfis socioeconômicos diferentes. A partir dos dados de Campo Limpo e Vila Andrade, tem se constatado que o maior impacto das retomadas ocorre nas menores rendas