Não autenticado |

Amanda Domiciano da Silveira

    • Bacharel e licenciada em Letras - Português e Italiano pela Universidade de São Paulo (2021). Atualmente é mestranda com bolsa CAPES no Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura italianas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP) e professora particular de italiano na escola online Volare in Italiano. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura Italiana Contemporânea da segunda metade do século XX.

       

      Links:    

    • VARGAS, L. C. ; PELUZIO, L. E. ; BARBOSA, L. F ; SILVEIRA, A. D. . Gênero Specklinia, Orchidaceae: Serra das Cabeças, Parque Estadual da Serra do Brigadeiro - MG (PESB). 2014 (Simposio)
    • SILVEIRA, A. D. ; CASINI, R. G. . Verão com Literatura. 2022 (Volare in Italiano)
    • SILVEIRA, A. D. ; CASINI, R. G. . Inverno com Literatura. 2021 (Volare in Italiano)
    • SILVEIRA, A. D. ; KLEIN, A. I. . La Isola di Arturo: Uma análise do Bildungsroman de Elsa Morante no pós Segunda Guerra italiano. 2021
    • Nome do projeto: La Isola di Arturo: Uma análise do Bildungsroman de Elsa Morante no pós Segunda Guerra italiano (2021 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVEIRA, A. D. , KLEIN, A. I. .
      Descrição: Esta pesquisa de trabalho de graduação individual (TGI) investigou o romance La Isola di Arturo, de Elsa Morante, sob a ótica do Bildungsroman. Com base no panorama histórico desenvolvido por Franco Moretti (2020) e no estudo sobre o romance de formação italiano de Silvia Larese (2013), a intenção foi identificar as características principais do gênero romance de formação na obra de Morante, através da análise dos mecanismos de narração. O propósito foi verificar como as características canônicas do gênero romanesco se encaixam em uma obra considerada como um romance de formação não convencional. Publicada em 1957, a obra de Morante conta a história de Arturo Gerace um menino criado sozinho na ilha da Procida, província de Nápoles. O percurso formativo de Arturo é contado em primeira pessoa e é possível seguir o crescimento do menino até o momento da chegada de Nunziata, a jovem esposa do pai. A formação de Arturo passa por diversos caminhos inesperados, culminando no ápice da crise existencial do personagem.