Não autenticado |

Diego Hiroshi Tanikawa

    • Cursando desde 2018 o Mestrado em Geografia Física na Universidade de São Paulo. Possui 11 trabalhos publicados em anais de congresso, 1 artigo publicado na revista internacional Hydrogeology Journal e 1 na revista Água Subterrâneas, participação em 13 cursos de formação complementar, bolsista FAPESP entre os anos 2009/2010 (TT-1) e 2010-2011 (IC) Em 2011, foi consagrado com a premiação no XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP como 3º colocado na categoria de humanidades. Foi bolsista de Iniciação científica (bolsa institucional da FFLCH), no período 2015/16 e 2016/17. Em relação a experiência profissional, foi estagiário da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo (2012 a 2014), do Instituto Socioambiental (2014-2015) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (2016-2018). Como Geógrafo, prestou serviços na área de Geoprocessamento e trabalho de campo para a REGEA (2018-2019). Seus interesses acadêmicos incluem a Geografia Física, e, mais especificamente, a Geomorfologia como ramo de estudo.

       

      Links:    

    • MANZIONE, RODRIGO L. ; WENDLAND, EDSON ; TANIKAWA, DIEGO H. . Simulação estocástica de modelos de séries temporais combinados com geoestatística para prever cenários de níveis freáticos numa área de afloramento do Sistema Aquífero do Guarani, Brasil Hydrogeology Journal , v. na , p. na - na , 2012. ISSN: 14312174.
    • MANZIONE, R. L. ; TANIKAWA, D. H. ; SOLDERA, B. C. . Relação entre a resposta espectral da vegetação em diferentes cultivos e níveis freáticos em área de recarga do Sistema Aquifero Guarani Águas Subterrâneas , v. 28 , p. 1 - , 2014. ISSN: 21799784.
  • Trabalhos em Anais: 11
    • FALCETTA, F. A. M. ; ALMEIDA FILHO, G. S. ; HELLMEISTER JUNIOR, Z. ; MOTA, E. C. ; TANIKAWA, D. H. . Desenvolvimento de uma metodologia para hierarquização das sub-bacias do rio do Peixe quanto à capacidade de produção de sedimentos. In: XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos , 2017 , Florianópolis. Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. : , 2017.
    • ALMEIDA FILHO, G. S. ; HELLMEISTER JUNIOR, Z. ; ALMEIDA, M. C. J. ; FALCETTA, F. A. M. ; MOTA, E. C. ; TANIKAWA, D. H. ; FREITAS, T. B. . Erosão hídrica linear e produção de sedimentos na bacia hidrográfica do Rio do Peixe, São Paulo, Brasil. In: II Congresso Internacional de Hidrossedimentologia , 2017 , Foz do Iguaçu - PR. Anais do II Congresso Internacional de Hidrossedimentologia. : , 2017.
    • TANIKAWA, D. H. ; MANZIONE, R. L. . Monitoramento de níveis freáticos na bacia do Ribeirão da Onça, área de recarga do Sistema Aquifero Guarani (SAG) através da modelagem de séries temporais. In: VII Semana da Geografia da UNESP - Ourinhos , 2011 , Ourinhos. Anais da VII Semana da Geografia da UNESP - Ourinhos. : , 2011.
    • TANIKAWA, D. H. ; MANZIONE, R. L. . Análise da correlação entre a resposta espectral da cultura do eucalipto e oscilação de níveis freáticos em área de recarga do Sistema Aquifero Guarani. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP , 2011 , São Pedro. Anais do XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. : , 2011.
    • MANZIONE, R. L. ; TANIKAWA, D. H. ; WENDLAND, E. C. . Análise de tendências nos níveis freáticos de uma bacia hidrográfica em área de recarga do Sistema Aquifero Guarani (SAG) auxiliado por imagens de sensoriamento remoto. In: XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto , 2011 , Curitiba. Anais do XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. : , 2011.
    • TANIKAWA, D. H. ; MANZIONE, R. L. . Expansão da cana-de-açúcar na bacia do Ribeirão da Onça, Brotas - SP. In: XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto , 2011 , Curitiba. Anais do XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. : , 2011.
    • TANIKAWA, D. H. ; MANZIONE, R. L. ; WENDLAND, E. C. . Monitoramento de níveis freáticos em área de recarga do Sistema Aquifero Guarani (SAG) através de modelos baseados em séries temporais. In: II Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo , 2011 , São Paulo. Anais do II Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo. : , 2011.
    • TANIKAWA, D. H. ; MANZIONE, R. L. . Análise multi-temporal do uso e ocupação do solo em uma bacia hidrográfica em área de recarga do aquífero Guarani. In: XXII Congresso de Iniciação Científica da UNESP , 2010 , Presidente Prudente. Anais do XXII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. : , 2010.
    • TANIKAWA, D. H. ; MANZIONE, R. L. . Análise temporal do uso e ocupação do solo em uma bacia hidrográfica em área de recarga do Aquifero Guarani. In: XXIV Congresso Brasileiro de Cartografia , 2010 , Aracajú. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Cartografia. : , 2010.
    • TANIKAWA, D. H. ; MANZIONE, R. L. . Mapeamento do uso e ocupação do solo na bacia do Ribeirão da Onça no ano de 2000. In: VI Semana da Geografia da UNESP Ourinhos , 2010 , Ourinhos. Anais da VI Semanda da Geografia da UNESP Ourinhos. : , 2010.
    • TANIKAWA, D. H. ; MANZIONE, R. L. . Mapeamento do uso e ocupação do solo na bacia do Ribeirão da Onça no ano de 2003. In: VI Semanda da Geografia da UNESP Ourinhos , 2010 , Ourinhos. Anais da VI Semanda da Geografia da UNESP Ourinhos. : , 2010.
    • TANIKAWA, D. H. ; ROSS, J. L. S. . As principais referências estrangeiras da Geomorfologia Brasileira: 1939-1969. 2016 (Simposio)
    • ALMEIDA FILHO, G. S. ; HELLMEISTER JUNIOR, Z. ; ALMEIDA, M. C. J. ; FALCETTA, F. A. M. ; MOTA, E. C. ; TANIKAWA, D. H. ; FREITAS, T. B. . Erosão hídrica linear e produção de sedimentos na bacia hidrográfica do Rio do Peixe, São Paulo, Brasil. 2017 (Congresso)
    • TANIKAWA, D. H. ; MANZIONE, R. L. . Monitoramento de níveis freáticos na bacia do Ribeirão da Onça, área de recarga do Sistema Aquifero Guarani (SAG) através da modelagem de séries temporais. 2011 (Outra)
    • TANIKAWA, D. H. ; MANZIONE, R. L. . Análise da correlação entre a resposta espectral da cultura do eucalipto e oscilação de níveis freáticos em área de recarga do Sistema Aquifero Guarani. 2011 (Congresso)
    • TANIKAWA, D. H. ; MANZIONE, R. L. . Monitoramento de níveis freáticos em área de recarga do Sistema Aquifero Guarani (SAG) através de modelos baseados em séries temporais. 2011 (Congresso)
    • TANIKAWA, D. H. ; MANZIONE, R. L. . Expansão da cana-de-açúcar na bacia do Ribeirão da Onça, Brotas - SP. 2011 (Simposio)
    • TANIKAWA, D. H. ; MANZIONE, R. L. . Análise temporal do uso e ocupação do solo em uma bacia hidrográfica em área de recarga do Aquifero Guarani. 2010 (Congresso)
    • TANIKAWA, D. H. ; MANZIONE, R. L. . Mapeamento do uso e ocupação do solo na bacia do Ribeirão da Onça no ano de 2000. 2010 (Outra)
    • TANIKAWA, D. H. ; MANZIONE, R. L. . Mapeamento do uso e ocupação do solo na bacia do Ribeirão da Onça no ano de 2003. 2010 (Outra)
    • TANIKAWA, D. H. ; MANZIONE, R. L. . Análise multi-temporal do uso e ocupação do solo em uma bacia hidrográfica em área de recarga do aquífero Guarani. 2010 (Congresso)
    • TANIKAWA, D. H. ; MANZIONE, R. L. . Análise temporal do uso e ocupação do solo em uma bacia hidrográfica em área de recarga do Aquifero Guarani. 2010
    • TANIKAWA, D. H. ; MANZIONE, R. L. . Análise de tendências nos níveis freáticos em uma área de recarga do Sistema Aqüifero Guarani em função de diferentes usos do solo. 2011
    • Nome do projeto: Análise de tendência nos níveis freáticos em uma área de recarga do Sistema Aquifero Guarani em função de diferentes usos do solo (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TANIKAWA, D. H. , MANZIONE, R. L. .
      Descrição: Devido à intensiva ação antrópica sob os recursos hídricos, alternativas são buscadas nas reservas subterrâneas que surgem como solução, tanto na sua qualidade como geralmente na quantidade. Para que essas reservas sejam exploradas de maneira sustentável, atendendo a demanda sem prejudicar a oferta, há de se entender os mecanismos de recarga e planejar o uso do solo para que haja um balanço entre as entradas e saídas do sistema aqüífero. Apesar disso, pouco se sabe sobre suas dinâmicas, seus processos de recarga, e os impactos aos quais podem ser submetidas. No caso do Sistema Aqüífero Guarani (SAG), as atividades desenvolvidas sob suas áreas de recarga no Estado de São Paulo vão desde o uso industrial e agrícola até o abastecimento de cidades inteiras. Com boas condições climáticas, as atividades agrícolas exercem pressão sobre a recarga do aqüífero por utilizarem grande parte dos impactos meteóricos de precipitação incidentes. Neste contexto, o presente projeto propõe a verificação das tendências associadas aos níveis freáticos de uma bacia em área de recarga do SAG, em Brotas (SP), a fim de compreender seus mecanismos de recarga e suas relações com o uso e ocupação do solo pela agricultura na região (citros, cana, eucalipto e pastagem). Verificando o comportamento das reservas de água subterrânea e das influências das culturas agrícolas no ciclo hidrológico local, espera-se gerar informações que subsidiem a gestão das águas subterrâneas.
    • Nome do projeto: Análise temporal do uso e ocupação do solo em uma bacia hidrográfica em área de recarga do Aquifero Guarani (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TANIKAWA, D. H. , MANZIONE, R. L. .
      Descrição: Em bacias hidrográficas onde o uso da água é feito de maneira constante torna-se imprescindível monitorar o uso e ocupação do solo para que não seja afetada a oferta e a demanda por recursos hídricos. O uso constante dos recursos pode acarretar em rebaixamentos sistemáticos do lençol freático, levando até mesmo a exaustão de aqüíferos em casos mais severos. Para mitigar os impactos da agricultura intensiva nos corpos d'água subterrâneos, surgem como alternativa no planejamento mapeamentos do comportamento do lençol freático em função do uso da água (MANZIONE et al., 2006). Informações de poços de monitoramento nem sempre estão disponíveis em toda área ou mesmo distribuídas uniformemente para um mapeamento eficaz. Havendo uma relação entre os processos físicos que influenciam o comportamento do lençol freático e a dinâmica do uso do solo, pode-se incorporar imagens de satélite como informação secundária a modelos de predição espacial (MANZIONE et al., 2007). Esse procedimento não só agrega conhecimento físico do fenômeno ao processo mas também fornece informação desse fenômeno relativa a área toda em estudo (ODEH et al., 1994).
    • Nome do projeto: O pensamento geomorfológico na Revista Brasileira de Geografia e Boletim Geográfico, de 1939 a 1969 (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TANIKAWA, D. H. , ROSS, J. L. S. .
    • Nome do projeto: O conceito de Superfície de Aplainamento no Brasil (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TANIKAWA, D. H. , ROSS, J. L. S. .
    • Nome do projeto: O desenvolvimento do pensamento geomorfológico no Brasil: 1939 a 1969 (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TANIKAWA, D. H. , ROSS, J. L. S. .