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Ana Luíza Henriques Coan

    • Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução (FFLCH - USP), Mestre em Linguística pelo Programa de Pós Graduação em Linguística (UFES), na área da Análise da Conversa. Graduada em Letras Inglês pela UFES e graduanda em Letras Português/Italiano também pela UFES.

       

      Links:    

    • COAN, A. L. H. . Coletânea de Monografias sobre Cultura Japonesa - Vol. 2. São Paulo : Vox Gráfica, 2023 . 247p. ISBN: 9786599233258.
    • Coan, A, L ; CALVI, A. M. ; CORTELETTI, L. ; COAN, A. L. H. . Bate-Papo com educadores linguísticos: letramentos, formação docente e criticidade. São Paulo : Pimenta Cultural, 2019 . 268p. ISBN: 9788572210249.
    • COAN, A. L. H. ; Gâmbaro, C. M. B . E-Book do III Simpósio Internacional e VI Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. São Luís : EDUFMA, 2021 . 1943p. ISBN: 9786500330755.
  • Capítulos publicados: 1
    • COAN, A. L. H. . Investigando a afetividade e amorosidade do ensino aprendizagem de línguas estrangeiras. Educação linguística em línguas estrangeiras, v. 1, p. 311 - 327, 2018.
    • COAN, A. L. H. ; FERRAZ, D. . INVESTIGANDO A AMOROSIDADE E AFETIVIDADE NO ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. 2017 (Outra)
    • COAN, A. L. H. ; FREITAS, D ; SALERA, L ; KAWACHI, C. . A TRADUÇÃO DA POESIA DE ELISA LUCINDA EM LIVRO INFANTO-JUVENIL E A SUBJETIVIDADE DOS SENTIMENTOS. 2018 (Comunicacao)
    • PEROBELLI, R. ; COAN, A. L. H. . 3º Encontro de Análise da Conversa Etnometodológica (III EnACE). 2021 (Universidade Federal do Espírito Santo)
    • COAN, A. L. H. . Natsu Matsuri. 2021 (Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão)
    • COAN, A. L. H. . Koshukai. 2023 (Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão)
    • COAN, A. L. H. . XI SEMANA DE LETRAS. 2016 (Universidade Federal do Espírito Santo)
    • COAN, A. L. H. . XVI Colóquio de Estudos Linguísticos e I Seminário de Teses em Andamento. 2021 (Universidade Federal do Espírito Santo)
    • Nome do projeto: Projeto de Pesquisa - Iniciação Científica JÙNIOR - FAPES UFES (2015 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COAN, A. L. H. , FERRAZ, D. , CALVI, A. M. , CORTELETTI, L. J. .
      Descrição: Temos defendido que o ensino/aprendizagem as línguas estrangeiras (LE) deveria se revisitar se deseja lidar com uma sociedade que se transforma e se digitaliza a passos largos e rápidos (FERRAZ, 2010, 2012, 2014). Outrossim, as LE, especialmente as línguas inglesa e espanhola, têm assumido papel protagonista em praticamente todas as esferas sociais na sociedade contemporânea brasileira. Portanto, esta pesquisa se volta para a compreensão sobre quais os novos papéis que o ensino/aprendizagem de LE pode desempenhar, tendo como base as teorias da educação crítica. Busca-se responder aos seguintes problemas centrais: Como se encontra o ensino/aprendizagem de LE numa escola pública do município de Cachoeiro de Itapemirim no ES na visão de seus alunos e de seus alunos? Aprender uma LE significa realmente melhor inserção no Mercado de Trabalho? O que significa aprender Inglês e Espanhol em tempos de globalização? Os alunos aprendem Inglês/Espanhol na escola pública? No primeiro ano de pesquisa, focalizaremos, junto aos dez alunos de IC Júnior, as questões acima levantadas. No segundo ano, pretendemos expandi-la, desenvolvendo atividades que levem à conscientização da importância das LE na formação linguística, educacional, cultural e cidadã dos estudantes. Cremos que reverter o quadro negativo em que se encontram as LE, fazendo com que o processo de aprendizagem seja significativo para os alunos, seja um dos desafios aos educadores de línguas estrangeiras e deste projeto, como vêm apontando alguns documentos oficiais (OCEM, BRASIL, 2006).
    • Nome do projeto: Educação Crítica de Línguas Estrangeiras (GEEC - LE) (2015 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COAN, A. L. H. , FREITAS, D , SALERA, L , KAWACHI, C. , FERRAZ, D. , CALVI, A. M. , CORTELETTI, L. J. .
      Descrição: A Linguistica Aplicada, segundo o Routledge Handbook of Applied Linguistics (SIMPSON, 2011) vem se revisitando e apropriando teorias outras, como as teorias críticas de Freire (1996, 1999, 2000). A áreas dos Novos Letramentos (LANKSHEAR e KNOBEL, 2007, 2008) o do Letramento Visual (FERRAZ, 2010ª) similarmente dialogam com as teorias freireanas ao revisitar os processos de alfabetização/letramento, focalizando as dimensões operacionais, culturais e críticas do processo educacional. Esta pesquisa se volta para a compreensão sobre quais os novos papéis que o ensino de línguas estrangeiras podem desempenhar, tendo como base as teorias da educação crítica. Este projeto é relevante na medida em que fomenta a relação existente entre a universidade e a educação pública. Além disso, ressaltamos que o engajamento dos alunos da graduação e pós-graduação na pesquisa é fundamental para a produção de conhecimentos nesta universidade. Em relação às metodologias de pesquisa, sugerimos a utilização da pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, na qual os aluno-pesquisadores poderão coletar dados por meio de três eixos principais: 1. eixo etnográfico tradicional, com questionários e observações; 2. eixo etnográfico audiovisual, com depoimentos gravados pelos próprios alunos e professores 3. eixo multimodal, aplicando os princípios da etnografia virtual.