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Luiz Octavio Gracini Ancona

    • Bacharel (2015) e Licenciado (2016) em História e Mestre (2018) em História Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente é doutorando no mesmo programa e universidade e bolsista da FAPESP. Entre março e outubro de 2023 realizou um estágio doutoral na Université Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines com financiamento BEPE-FAPESP. Durante o mestrado foi bolsista da FAPESP e na graduação realizou um semestre de intercâmbio na Université Paris Diderot. Possui experiência na área de história cultural, especialmente no período da ditadura militar brasileira (1964-1985), com ênfase nos seguintes temas: relações entre cinema e história, cinema moderno, circulações transnacionais, modernismo brasileiro, crítica de cinema e censura cinematográfica. Integra o grupo de pesquisa CNPq "História e audiovisual: circularidades e formas de comunicação". É colunista do site História da ditadura (https://www.historiadaditadura.com.br). É associado da Associação Nacional de História (ANPUH) e da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiviosual (SOCINE). Possui experiência docente em cursos de extensão universitária e experiência profissional em arte-educação, ensino e tradução de idiomas (inglês e francês) e produção de materiais didáticos em história e ciências humanas.

       

      Links:    

    • Análise Filmica e Representação Histórica
    • Crítica e Memória Histórica
    • História do Cinema e do Audiovisual
    • História da Cultura
    • História, Cultura & Poder
    • ANCONA, Luiz . Uma verdadeira aula de comunismo: A chinesa (1967) de Jean-Luc Godard e sua interdição no Brasil REVISTA DIGITAL DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA- UNILA , v. 1 , p. 13 - 31 , 2021. ISSN: 23172738.
    • ANCONA, Luiz O. G. . Canibalismo fraterno: o projeto estético-ideológico de Glauber Rocha em seus escritos sobre Jean-Luc Godard DEVIRES - CINEMA E HUMANIDADES , v. 14 , p. 174 - 197 , 2017. ISSN: 21796483.
    • ANCONA, Luiz . O cinema de Godard e a ditadura militar brasileira . História da Ditadura , , 30 set. 2022.
  • Trabalhos em Anais: 19
    • ANCONA, L. . O homem do pau-brasil no país da torre Eiffel. In: VI Colóquio Cinema e história , 2023 , Brasília - DF. VI Colóquio Internacional Cinema & História - Caderno de resumos. : , 2023. p. 67 - 69.
    • ANCONA, Luiz . O homem do pau-brasil, cinema, história. In: XVI Encontro da SOCINE , 2023 , Foz do Iguaçu - PR. Caderno de resumos do XVI Encontro SOCINE. : , 2023. p. 224 - 224.
    • ANCONA, Luiz . Cinema, modernismo e história: O homem do pau-brasil (1981) de Joaquim Pedro de Andrade. In: IV Congresso da Associação de Brasilianistas na Europa , 2023 , Lisboa. Livro de Resumos do IV Congresso da Associação de Brasilianistas na Europa. : , 2023. p. 190 - 193.
    • ANCONA, Luiz O. G. . 'O monumento é de papel crepom e prata': história e memória em O homem do pau-brasil (Joaquim Pedro de Andrade, 1981). In: II Seminário Linhas de Pesquisa História Social USP , 2022 , Online. Caderno de resumos do II Seminário Linhas de Pesquisa História Social USP. São Paulo : , 2022. p. 101 - 102.
    • ANCONA, Luiz . Entre totens e tabus: Oswald de Andrade no cinema brasileiro da Abertura. In: II Cinemagem - Cinema, Vídeo, Brasil , 2022 , Curitiba - PR. Caderno de resumos do II Cinemagem - Cinema, Vídeo, Brasil. : , 2022.
    • ANCONA, Luiz . História e memória em O homem do pau-brasil (1981) de Joaquim Pedro de Andrade. In: Simpósio Internacional de Cinema e Análise Fílmica , 2021 , Online. Caderno de Resumos do I Simpósio Internacional de Cinema e Análise Fílmica. : , . p. 69 - 69.
    • ANCONA, Luiz . Modernismo, história, memória: O homem do pau-brasil de Joaquim Pedro de Andrade (1981). In: 9º Seminário Nacional Cinema em Perspectiva , 2021 , Online. Caderno de Resumos 9º Seminário Nacional Cinema em Perspectiva 2021. : , 2021. p. 74 - 74.
    • ANCONA, Luiz O. G. . Três faces da tragédia: o golpe civil-militar de 1964 e o cinema de Joaquim Pedro de Andrade. In: 31º Simpósio Nacional de História , 2021 , Rio de Janeiro. Caderno de resumos do 31° Simpósio Nacional de História [livro eletrônico]: história, verdade e tecnologia. São Paulo : ANPUH-Brasil, 2021. p. 1458 - 1459.
    • ANCONA, Luiz O. G. . Um moderno em formação: o primeiro cinema de Joaquim Pedro de Andrade. In: VIII Encontro Nacional de Estudos da Imagem , 2021 , Londrina - PR. Caderno de Resumos do VIII Encontro Nacional de Estudos da Imagem. : , 2021. p. 530 - 530.
    • ANCONA, Luiz O. G. . Cinema e história, ficção e memória: O Homem do Pau-Brasil (Joaquim Pedro de Andrade, 1981) e o longo modernismo brasileiro. In: Seminário do Programa de Pós-Graduação em História Social: linhas de pesquisa 2020 , 2020 , São Paulo. Caderno de resumos Seminário do Programa de Pós-graduação em História Social: linhas de pesquisa 2020. : , 2020. p. 44 - 44.
    • ANCONA, Luiz O. G. . O homem do pau-brasil (1981) de Joaquim Pedro de Andrade: releitura oswaldiana no Brasil da Abertura. In: XXV Encontro Estadual da ANPUH-SP , 2020 , São Paulo. Anais Eletrônicos do XXV Encontro Estadual de História da ANPUH-SP. : , 2020. p. 1 - 11.
    • ANCONA, Luiz O. G. . A vanguarda no cinema e na crítica: críticos godardianos no Brasil dos anos 1960. In: IV Colóquio Internacional Cinema e História , 2019 , Curitiba. Anais do IV Colóquio Internacional Cinema e História. : , 2019. p. 35 - 35.
    • ANCONA, Luiz O. G. . Jean-Luc Godard nos escritos de Glauber Rocha: modernidades cinematográficas em perspectiva transnacional. In: III Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro , 2019 , São Carlos - SP'. Caderno de resumos da III Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro. : , 2019. p. 9 - 11.
    • ANCONA, Luiz O. G. . A censura cinematográfica no Brasil: o caso dos filmes de Jean-Luc Godard. In: XXIX Simpósio Nacional de História , 2017 , Brasília. XXIX Simpósio Nacional de História. Brasília : , 2017. p. 1332 - 1333.
    • ANCONA, Luiz O. G. . A chinesa (1967) de Jean-Luc Godard e a recepção da crítica no Brasil: a conjuntura 1968 em perspectiva transnacional. In: III Colóquio Internacional Cinema e História , 2018 , Foz do Iguaçu. III Colóquio Internacional Cinema e História. Foz do Iguaçu : , 2018. p. 84 - 85.
    • ANCONA, Luiz O. G. . Cinema, censura e história: a ditadura militar brasileira e os filmes de Jean-Luc Godard. In: II Colóquio Internacional Cinema e História , 2017 , São Paulo. II Colóquio Internacional Cinema e História. São Paulo : , 2017. p. 62 - 63.
    • ANCONA, Luiz O. G. . Cinema, política e história: A chinesa (1967) de Jean-Luc Godard e a recepção da crítica no Brasil. In: XXIV Simpósio Regional de História - ANPUH São Paulo , 2018 , Guarulhos. Anais do XXIV Encontro Estadual de História da ANPUH-SP. : , 2018. p. 1 - 10.
    • ANCONA, Luiz O. G. . A representação da Guerra do Vietnã e a crítica política em Nascido para matar, de Stanley Kubrick. In: IV Encontro Nacional de História dos Estados Unidos , 2018 , São Paulo. Anais do IV Encontro Nacional de História dos Estados Unidos. São Paulo : , 2018. p. 191 - 199.
    • ANCONA, Luiz O. G. . A censura cinematográfica no Brasil: o caso dos filmes de Jean-Luc Godard. In: XXIX Simpósio Nacional de História , 2017 , Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia. : , 2017.
    • ANCONA, Luiz . Parecer para a revista Movimento (ECA-USP). 2022 (Parecer)
    • ANCONA, L. O. G. . Parecer para a revista Faces da História (FCL-Unesp). 2022 (Parecer)
    • ANCONA, Luiz . Parecer para a revista Faces da História (FCL-Unesp). 2022 (Parecer)
    • ANCONA, Luiz . Parecer para a revista Faces da História (FCL-Unesp). 2022 (Parecer)
    • ANCONA, Luiz O. G. . Parecer para a revista Sures (ILAACH-UNILA). 2021 (Parecer)
    • ANCONA, Luiz O. G. . Parecer para a revista CINEstesia (FFLCH-USP). 2020 (Parecer)
    • ANCONA, Luiz O. G. . Parecer para a revista CINEstesia (FFLCH-USP). 2020 (Parecer)
    • ANCONA, Luiz O. G. . Parecer para a revista Significação (ECA-USP). 2020 (Parecer)
    • ANCONA, Luiz . Pesquisando O homem do pau-brasil: análise fílmica, arqueologia intermidiática, história social. 2024 (Comunicacao)
    • ANCONA, L. . O homem do pau-brasil no país da torre Eiffel. 2023 (Comunicacao)
    • ANCONA, Luiz . O homem do pau-brasil, cinema, história. 2023 (Comunicacao)
    • ANCONA, Luiz . Cinema, modernismo e história: O homem do pau-brasil (1981) de Joaquim Pedro de Andrade. 2023 (Comunicacao)
    • ANCONA, Luiz . Oswald de Andrade no cinema brasileiro da Abertura: história e memória. 2022 (Comunicacao)
    • ANCONA, Luiz O. G. . 'O monumento é de papel crepom e prata': história e memória em O homem do pau-brasil (Joaquim Pedro de Andrade, 1981). 2022 (Comunicacao)
    • ANCONA, Luiz O. G. . Joaquim Pedro de Andrade e a longa antropofagia brasileira. 2022 (Comunicacao)
    • ANCONA, Luiz . O homem do pau-brasil e o longo modernismo brasileiro. 2022 (Comunicacao)
    • ANCONA, Luiz . Entre totens e tabus: Oswald de Andrade no cinema brasileiro da Abertura. 2022 (Comunicacao)
    • ANCONA, Luiz O. G. . A recepção fílmica como objeto de história cultural. 2021 (Comunicacao)
    • ANCONA, Luiz . História e memória em O homem do pau-brasil (1981) de Joaquim Pedro de Andrade. 2021 (Comunicacao)
    • ANCONA, Luiz O. G. . Modernismo, história, memória: O homem do pau-brasil de Joaquim Pedro de Andrade (1981). 2021 (Comunicacao)
    • ANCONA, Luiz O. G. . Três faces da tragédia: o golpe civil-militar de 1964 e o cinema de Joaquim Pedro de Andrade. 2021 (Comunicacao)
    • ANCONA, Luiz O. G. . Um moderno em formação: o primeiro cinema de Joaquim Pedro de Andrade. 2021 (Comunicacao)
    • ANCONA, Luiz O. G. . Balanços e revisões no cinema brasileiro da abertura: dois filmes emblemáticos. 2020 (Comunicacao)
    • ANCONA, Luiz O. G. . Classe e raça em O homem do pau-brasil (1981) de Joaquim Pedro de Andrade. 2020 (Comunicacao)
    • ANCONA, Luiz O. G. . Cinema e história, ficção e memória: O Homem do Pau-Brasil (Joaquim Pedro de Andrade, 1981) e o longo modernismo brasileiro. 2020 (Comunicacao)
    • ANCONA, Luiz O. G. . O homem do pau-brasil (1981) de Joaquim Pedro de Andrade: releitura oswaldiana no Brasil da Abertura. 2020 (Comunicacao)
    • ANCONA, Luiz O. G. . Cinema, política, Godard: recepção crítica e censória ao cinema de Jean-Luc Godard no Brasil dos anos 1960. 2019 (Conferência)
    • ANCONA, Luiz O. G. . A vanguarda no cinema e na crítica: críticos godardianos no Brasil dos anos 1960. 2019 (Comunicacao)
    • ANCONA, Luiz O. G. . Jean-Luc Godard nos escritos de Glauber Rocha: modernidades cinematográficas em perspectiva transnacional. 2019 (Comunicacao)
    • ANCONA, Luiz O. G. . A chinesa (1967) de Jean-Luc Godard e a recepção da crítica no Brasil: a conjuntura 1968 em perspectiva transnacional. 2018 (Comunicacao)
    • ANCONA, Luiz O. G. . Cinema, política e história: A chinesa (1967) de Jean-Luc Godard e a recepção da crítica no Brasil. 2018 (Comunicacao)
    • ANCONA, Luiz O. G. . Cinema, censura e história: a ditadura militar brasileira e os filmes de Jean-Luc Godard. 2017 (Comunicacao)
    • ANCONA, Luiz O. G. . A censura cinematográfica no Brasil: o caso dos filmes de Jean-Luc Godard. 2017 (Comunicacao)
    • ANCONA, Luiz O. G. . A recepção dos filmes e das ideias de Jean-Luc Godard na cultura brasileira (década de 1960). 2017 (Comunicacao)
    • ANCONA, Luiz O. G. . A representação da Guerra do Vietnã e a crítica política em Nascido para matar, de Stanley Kubrick. 2017 (Comunicacao)
    • ANCONA, Luiz ; VIGNERON, Victor Santos . História do cinema brasileiro: do moderno ao contemporâneo, dos anos 1970 ao presente. 2023 (Museu da Imagem e Som - SP)
    • MORETTIN, E. ; ZANATTO, R. M. ; BUTRUCE, D. ; LABAKI, L. F. ; ARCHANGELO, R. ; LIMA, L. A. ; GIACOMO, C. ; NWABASILI, M. Q. ; MELO, I. C. ; ANCONA, L. ; CARDENUTO, R. ; ALPENDRE, S. . Métodos e práticas de pesquisa em história do audiovisual. 2023 (CINUSP)
    • SELIPRANDY, F. ; LIMA, L. A. ; ARCHANGELO, R. ; MONFRINI, A. ; GIACOMO, C. ; ANCONA, L. ; ZANATTO, R. M. ; GOMES, D. . Métodos e práticas de pesquisa em história do audiovisual (2ª edição). 2023 (Cinusp)
    • ANCONA, Luiz O. G. ; VIGNERON, Victor Santos . Cinema brasileiro moderno: cultura e política, 1963-1969. 2021 (Secretaria de Cultura e Extensão - FFLCH-USP)
    • ANCONA, Luiz O. G. . Cinema brasileiro moderno: novos olhares e abordagens (1955-1965). 2021 (Museu da Imagem e do Som de São Paulo)
    • ANCONA, Luiz O. G. ; VIGNERON, Victor Santos . Os primórdios do cinema brasileiro moderno (1955-1963). 2020 (SCE-FFLCH-USP)
    • Nome do projeto: Jean-Luc Godard no Brasil: da recepção à interdição (1961-1970) (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANCONA, Luiz O. G. .
      Descrição: O realizador franco-suíço Jean-Luc Godard é um dos autores fundamentais no contexto global de renovações na linguagem cinematográfica da segunda metade do Século XX. Sua obra teve grande impacto e repercussão, cultural e politicamente, no Brasil ao longo da década de 1960. Norteou os debates travados no interior da crítica de cinema nacional, constituiu uma das principais referências entre os grandes cineastas brasileiros do período, e foi também alvo de atenção especial entre os burocratas da Polícia Federal encarregados de ações censórias ? duas de suas películas chegaram mesmo a serem interditadas durante a Ditadura Militar. Dessa forma, esta pesquisa investigará historicamente a recepção dos filmes e ideias de Jean-Luc Godard na cultura brasileira, de 1961 a 1970 - período de maior repercussão de sua obra o país. Para tal, utilizaremos um corpus de fontes primárias produzidas por diferentes comunidades de espectadores, e estruturaremos a elaboração da dissertação em três partes. Na parte inicial, analisaremos críticas de cinema produzidas sobre filmes de Godard e publicadas em três jornais de grande veiculação à época (Jornal do Brasil, Correio da Manhã e O Estado de S. Paulo); na segunda parte, identificaremos as apropriações que os cineastas Glauber Rocha e Rogério Sganzerla realizaram da obra godardiana em seus projetos estético-ideológicos; na terceira parte, analisaremos os pareceres de censura emitidos sobre os filmes do cineasta. Assim, objetiva-se a compreensão histórica de aspectos da cultura brasileira durante o período circunscrito a partir da recepção da obra de um artista estrangeiro.
    • Nome do projeto: Cinema e história, ficção e memória: O homem do pau-brasil (Joaquim Pedro de Andrade, 1981) e o longo modernismo brasileiro (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANCONA, Luiz O. G. .
      Descrição: Esta pesquisa analisará o filme O homem do pau-brasil (Joaquim Pedro de Andrade, 1981), biografia do escritor modernista Oswald de Andrade (1890-1954). Assistiremos ao filme sistematicamente, efetuando sua decupagem e a análise de cada um de seus planos e sequências, em cotejo com a produção oswaldiana que lhe serviu de base. Assim, identificaremos as representações e memórias construídas sobre a vida e obra do biografado, sobre a tradição modernista nacional e sobre o passado brasileiro. Ademais, mapearemos os debates em torno do legado oswaldiano ao longo das décadas, até o momento de produção do filme, identificando com quais tradições e memórias ele dialogou e quais ele criticou ou recusou. Por fim, analisaremos ainda as etapas de produção e recepção do filme. A investigação avaliará a seguinte hipótese: O homem do pau-brasil incorporou elementos caros à obra oswaldiana e a diferentes leituras de seu legado, mas o fez a fim de expor os limites e contradições da atuação de Oswald e da trajetória modernista brasileira ? entendida em sua longa duração, entre as décadas de 1920 e 1970, e da qual o próprio realizador foi um importante protagonista. Nesse sentido, em um tom também autocrítico, o filme expôs a caricatura farsesca do fracasso inexorável de um projeto da elite reformista brasileira. Tal representação histórica, por sua vez, é a expressão fílmica da percepção de fim de um processo, o longo modernismo brasileiro. Dessa forma, objetiva-se compreender historicamente aspectos do cinema de Joaquim Pedro de Andrade; da tradição modernista brasileira e suas releituras; e da cultura brasileira no contexto de produção da obra, a Abertura, os anos finais da ditadura militar.
    • Nome do projeto: Estágio de Pesquisa no Exterior (2023 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANCONA, Luiz O. G. .
      Descrição: Este estágio de pesquisa na Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines visa, primeiramente, o aprofundamento e o enriquecimento dos conhecimentos teórico-metodológicos sobre diversos temas relacionados ao meu objeto de pesquisa: a) o cinema e as ferramentas de análise fílmica; b) a história da cultura brasileira, especialmente do modernismo e de suas releituras ao longo do Século XX; c) o campo da história cultural. A escolha da instituição deve-se sobretudo à possibilidade de trabalho sob supervisão da professora Anaïs Fléchet, brasilianista especialista em diversos temas de história cultural que perpassam o Século XX diretamente ligados aos objetivos da minha tese. O estágio prevê igualmente a participação em diversos outros seminários, disciplinas e grupos de pesquisa dos campos do cinema e da história - especialmente da história cultural. Ademais, a temporada na França permitirá a expansão do corpus documental e a inclusão de uma nova problemática de pesquisa: a recepção estrangeira de O homem do pau-brasil, a partir do levantamento documental em arquivos europeus. Por fim, o estágio prevê ainda a apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos e a submissão de um artigo em revista francesa. Assim, objetiva-se estabelecer novas redes de contatos e de pesquisas no exterior, além de reforçar vínculos já estabelecidos e, ao mesmo tempo, divulgar internacionalmente o trabalho de excelência produzido no Brasil e financiado pela FAPESP.