Não autenticado |

Saulo Lance Reis

    • Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, é atualmente mestrando no programa de pós-graduação em filosofia pela mesma universidade. Realiza pesquisas sobre filosofia contemporânea, em específico sobre as relações entre os contextos de pensamento estruturalista e pós-estruturalista e o contexto marxista. Membro do grupo de pesquisa "Estilhaço: Grupo de Estudos sobre Modelos Críticos" da FFLCH-USP.

       

      Links:    

    • Filosofia contemporânea
    • Psicanálise
    • Análise de modelos críticos
    • Filosofia contemporânea
    • Psicanálise
    • Teoria social
    • REIS, S. L. . Extirpar o mal pela raiz: a ortodoxia de Lukács em sua oposição ao taticismo stalinista Anuário Lukács , v. 8 , p. 61 - 91 , 2021. ISSN: 27644332.
    • REIS, S. L. . Protagonismo na escola: Sujeição à contrapelo . Esquerda Diário , online , 03 fev. 2023.
    • REIS, S. L. . Educação à la carte e mercado educacional . Esquerda Diário , online , 26 jan. 2023.
    • REIS, S. L. . A permanência do que não se inscreve - Reflexões sobre o nosso 'moderno' centro-oeste. . Trama: arte. Cultura e Criatividade , , 20 out. 2019.
  • Apresentações de Trabalho: 2
    • REIS, S. L. ; Gomes, C. L. C. . Quem/o que pode mudar a sociedade. 2018 (Conferência)
    • REIS, S. L. . A proposição de uma teoria da praxis de Debord como alternativa à leitura social estruturalista. 2015 (Simposio)
    • REIS, S. L. ; SAFATLE, V. P. ; LONGO, M. C. ; PIMENTEL, M. ; FERREIRA, V. ; CATALANI, F. ; BELEM, B. ; ABIORANA, D. ; XAVIER, H. ; BEGHINI, V. . Os Fins da Democracia/The Ends of Democracy. 2017 (Departamento de Filosofia (USP); International Consortium of Critical Theory (UC Berkeley))
    • REIS, S. L. ; SAFATLE, V. P. . Evento de Lançamento: Revista Estilhaço. 2023 (UBU e Universidade de São Paulo)
    • REIS, S. L. ; Gomes, C. L. C. ; Guerra, R. ; Bichir, G ; Guimarães, L ; Machado, L. N. ; Alves, R. . Curso de curta duração: O que é dialética?. 2018 (Acepusp, Coletivo Murutucu)
    • Nome do projeto: RSI: a participação de Saussure e Lévi-Strauss na trindade lacaniana (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REIS, S. L. , SAFATLE, V. P. .
      Descrição: O objetivo do projeto é realizar uma análise das bases da trindade Real, Simbólico e Imaginário, que é central na obra lacaniana, para compreender o seu retorno a Freud e sua tentativa de dar um estatuto científico à psicanálise. A abordagem desta trindade se dará no plano de inclusão dentro de debates contemporâneos do autor com o intuito de perceber de que forma Lacan sintetizou as ideias advindas da linguística e da antropologia, bastante fortes nas décadas de 50 e 60, para atingir seu objetivo. Outro ponto relevante é tentar perceber como Lacan mantém o sujeito, mesmo que de forma negativa, após sua passagem pelo estruturalismo, entendendo-o como alguém que desdobra o contexto intelectual francês de então.
    • Nome do projeto: Necessidade e contingência: Lukács e Althusser frente ao legado do ?socialismo real? (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REIS, S. L. , SAFATLE, V. P. .
      Descrição: Nesta pesquisa, estudaremos os conceitos de ?todo-complexo-estruturado? e de ?complexo de complexos?, respectivamente de Althusser e de Lukács. Tendo em vista a forma geralmente parcial de confrontação de suas teses por parte dos comentadores, buscaremos contextualizar as suas obras observando como cada um dos autores lida com as demandas de reformulação da teoria da história marxiana no contexto posterior à denúncia dos crimes de Stalin. Como se sabe, a tônica destas demandas é ditada pela recusa da teleologia e do mecanicismo característico da Diamat. Ao estudarmos suas obras com vistas a esta problemática mais fundamental e compartilhada, julgamos que operamos de forma mais sistemática e produtiva para a confrontação de suas teses, o que contribui com os debates sobre o tema. Além disto, tal tema já nos permite refletir sobre as relações entre o Materialismo Dialético e o Materialismo Histórico, tomados nesta pesquisa como duas disciplinas distintas e relativamente autônomas: respectivamente uma ontologia do processo histórico e uma epistemologia da ciência histórica.
    • Nome do projeto: A proposição de uma teoria da praxis de Debord como alternativa à leitura social estruturalista (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REIS, S. L. , SAFATLE, V. P. .
      Descrição: Pretende-se neste trabalho realizar uma leitura de "A sociedade do espetáculo" e dos "Comentários sobre a sociedade do espetáculo" de Debord a partir da reconstrução do contexto estruturalista, buscando-se a especificidade da crítica social do autor. Defende-se que há uma relação ambígua entre o estruturalismo e a crítica de Debord que pode, no entanto, ser dissolvida se divide-se em duas tarefas centrais a obra em questão: uma tarefa analítica e uma crítica. Na primeira delas, defende-se a aceitação da leitura estruturalista como apresentação teórica desta sociedade por ela mesma. A segunda tarefa, no entanto, representa um afastamento do estruturalismo por meio da defesa de uma teoria da práxis que coloca novamente em circulação a subjetividade e também a história produzida por este sujeito pela via da revelação dos desmentidos da teoria estrutural e de suas faltas em relação à prática. O que se pretende aqui é mostrar como esta relação ambígua é, na verdade, um projeto de crítica imanente que tem como centro os conceitos de alienação e separação, situados no limite entre as duas tarefas.