Não autenticado |

Victória Vedovato

    • Mestranda em Antropologia Social no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (PPGAS-FFLCH/USP). Bacharela (2022) em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica no projeto "Afetividades Negras: Relações afetivo-sexuais no Coletivo de Mulheres Negras Sueli Carneiro" (2021-2022) com bolsa FAPESP (processo n 2021/10082-0), sob a orientação da Professora Doutora Silvana de Souza Nascimento na FFLCH/USP. Atualmente desenvolve pesquisa relacionada a questões de gênero, raça, universidade e feminismo negro a partir do projeto de mestrado "Trajetórias de Mulheres Negras na Academia: Reflexões a partir da Universidade de São Paulo" e atua como pesquisadora associada do Núcleo de Estudos dos Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS-USP).

       

      Links:    

  • Capítulos publicados: 1
    • VEDOVATO, V. ; SILVERIO, G. L. ; RAGUSA, G. S. ; SILVA, L. O. ; SILVEIRA, M. F. ; NUNES, S. . Raça, gênero e pandemia: como as mulheres negras trabalhadoras domésticas foram afetadas durante o período pandêmico brasileiro. Entrelaçamentos das Ciências Sociais e da Economia em uma ótica transdisciplinar, v. 1, p. 142 - 170, 2023.
    • VEDOVATO, V. . Afetividades negras: relações afetivo-sexuais no Coletivo de Mulheres Negras Sueli Carneiro. 2022 (Simposio)
    • VEDOVATO, V. . O que é interseccionalidade?. 2022 (Seminário)
    • VEDOVATO, V. . Gênero, raça e afeto: afetividades entre mulheres negras e universitárias. 2022 (Seminário)
    • VEDOVATO, V. . Black Affectivities: affective-sexual relationships in Sueli Carneiro Black Women Collective. 2022 (Conferência)
    • VEDOVATO, V. . Afetividades negras: relações afetivo-sexuais no Coletivo de Mulheres Negras Sueli Carneiro. 2022 (Seminário)
    • Nome do projeto: Afetividades negras: relações afetivo-sexuais no Coletivo de Mulheres Negras Sueli Carneiro (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VEDOVATO, V. , NASCIMENTO, S. S. .
      Descrição: Esse projeto de pesquisa descreveu e analisou como se dá a relação entre afetividade, raça e gênero no Coletivo de Mulheres Negras Sueli Carneiro, compreendendo como o racismo e o sexismo interferem nessas afetividades. Através da observação participante nas reuniões online e da realização de entrevistas, foi possível apreender como as representações das mulheres negras no imaginário popular interferem em suas relações afetivo-sexuais e quais imagens de si mesmas e do coletivo são produzidas e compartilhadas.
    • Nome do projeto: Trajetórias de Mulheres Negras na Academia: Reflexões a partir da Universidade de São Paulo (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VEDOVATO, V. , ALMEIDA, H. B. .
      Descrição: Esse projeto de pesquisa pretende investigar, a partir de uma perspectiva interseccional, as trajetórias de mulheres negras na universidade, com o intuito de compreender os desafios, as conquistas e os mecanismos de enfrentamento relacionados à sua inserção e permanência no ambiente acadêmico. Por meio de uma descida ao ordinário, que privilegia as falas, relatos e narrativas do cotidiano, pretende-se compreender como as vivências de discriminação racial, machismo e outras formas de desigualdade são percebidos em suas trajetórias, por um lado, e por outro refletir em que medida participação em coletivos identitários e organizações estudantis afetam a construção da identidade e subjetividade das mulheres negras na universidade.