Não autenticado |

Karl Albert Diniz de Souza

    • Diretor Acadêmico, Professor Universitário, Pesquisador Universitário e Empreendedor Social. Experiência na Direção Geral de instituições Privadas de Ensino Superior ( presenciais, EAD e Corporativas), atuou em todos os cargos, desde Chefe de Departamento, passando por Coordenador de Curso, Coordenador de Consultoria Empresarial, Diretor Acadêmico, Diretor Geral, Assessor Especial da Reitoria, Diretor de Relações Governamentais, até Pró-Reitor Acadêmico. Diretor Acadêmico envolvido em atividades de planejamento, implementação e acompanhamento de estratégias para educação presencial e a distância (Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos e de IES junto ao MEC). Atuação na área de Direitos Humanos oferecendo atendimento a grupos marginalizados (como refugiados, portadores de necessidades especiais, Comunidade LGBTQ+, moradores em situação de rua), e desenvolvendo projetos para grupos de afirmação de cidadania (como mulheres, crianças e afrodescendentes). Experiência no atendimento às pessoas em situação de refúgio, oferecendo assistência jurídica, orientação migratória e ações de afirmação de cidadania. Experiência no desenvolvimento de parcerias, e em Relações Governamentais, direcionadas para a Implementação dos projetos de Investimento Social Incentivado.

       

      Links:    

    • Diniz-de-Souza, Karl-Albert . Políticas públicas para la población en situación de refugiada. Migraciones globales y diálogo intercultural Cuadernos Del Claeh-Centro Latinoamericano De Economia Humana , v. 40 , p. 427 - 440 , 2021. ISSN: 23935979.
    • Diniz-de-Souza, Karl-Albert ; MALCORRA, S. . Gênero e Feminismo Teórico: pontes e diálogos para uma nova Governança Global. Perspectiva de uma mulher refugiada sobre ?male-state mansplaining? e ?male-state manterrupting. Volume 10 da Coleção Cátedra José Bonifácio: Perspectiva Feminista para uma Nova Governança Global, v. 10, p. 461 - 490, 2022.
    • Diniz-de-Souza, K.-A. . Universidades americanas começam a proibir o uso de computadores conectados à rede em salas de aula . Educação: Muitas Perguntas e algumas respostas - Fórum , Brasília , 23 jun. 2017.
    • Diniz-de-Souza, K.-A. . A importância da prática educacional de Direitos Humanos na Educação Infantil . Educação:Muitas perguntas e algumas respostas , Brasilia , 25 nov. 2016.
    • Diniz-de-Souza, K.-A. . Rainha Silvia da Suécia é inspiração para preservação de Direitos Humanos . Rede Peteca/Ministério Público Federal do Trabalho , Sao Paulo , 11 nov. 2016.
    • Diniz-de-Souza, Karl-Albert . Paradiplomacia, Políticas Públicas e Gênero: como a população imigrante e de refugiados pode participar na formulação, implantação e avaliação do I Plano Municipal da cidade de São Paulo sobre políticas para Imigrantes, triênio 2021/ 2024. 2023 (Conferência)
    • Diniz-de-Souza, K.-A. . ' Ensino a Distância - Desafios do Ensino Superior'. 2007 (Conferência)
    • Diniz-de-Souza, K.-A. ; DUARTE, JULIANA . BEST PRACTICS: Centro de Direitos Humanos que oferece apoio jurídico a vítimas de violência. 2016
    • Diniz-de-Souza, K.-A. ; MARQUES, CAMILA . Faculdade On-line UVB oferece apenas cursos a distância. 2004 FOLHA ON LINE
    • Diniz-de-Souza, K.-A. ; SILVA, TATIANA M. DE PAULA . Conferência discute educação e empoderamento. 2016 Portal CMC
    • DINIZ-DE-SOUZA, K.A. ; MWANZA, H. M. ; MULONDAYI, J. K. . Conferência Livre Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia: Gênero, Políticas Públicas para mulheres e o Mito do Brasil Acolhedor. 2024 (Coletivo da Marcha da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (SP, RJ, DF, PR, SC, MT, MS E RR); Pacto pelo Direito de Migrar "África do Coração" - PDMIG (SP, PR, SC, RS, DF e RJ); Centro da Mulher Imigrante e Refugiada - CEMIR Espaço WEMA Cultura Histó)
    • Karl-Albert Diniz-de-Souza . Conferência Livre Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia de São Paulo. As Políticas Públicas para mulheres, pessoas LGBTQI+, pretos, povos originários, não-cristãos, crianças e o Mito do Brasil Acolhedor. 2024 (Coletivo da Marcha da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (SP, RJ, DF, PR, SC, MT, MS E RR); Pacto pelo Direito de Migrar "África do Coração" - PDMIG (SP, PR, SC, RS, DF e RJ); Centro da Mulher Imigrante e Refugiada - CEMIR Espaço WEMA Cultura Histó)
    • Diniz-de-Souza, K.-A. ; PETRONE, Marcia Augusta Marinho . Curso de Administração da Universidade Virtual Brasileira. 2004 (Elaboração do projeto pedagógico do curso de administração)
    • Diniz-de-Souza, K.-A. . Refugees and citizenship affirmation actions. 2020 (Curso de capacitação e projeto pedagógico)
    • Nome do projeto: Refugees and citizenship affirmation actions (Reception service and guidance for people in a situation of refuge) (2008 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Diniz-de-Souza, K.-A. .
      Descrição: Refugees and citizenship affirmation actions: Teaching the Portuguese Language and Brazilian Culture to People in Refuge Situations (?host language? - Portuguese teaching for immigrants and refugees ? PLAc in Portuguese initials), training for social entrepreneurship and implementing social investment projects, using digital technologies and forms of legal protection for refugees. Actions developed in the city of São Paulo, with communities of people in a situation of refuge, in the form of workshops, training courses, conversations and legal guidance.
    • Nome do projeto: Legal Assistance and Migration Guidance (2021 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Diniz-de-Souza, K.-A. , ROSA, W. T. L. .
      Descrição: UNHCR and the Government of the State of São Paulo provide assistance to the immigrant population in São Paulo. The Secretariat of Justice and Citizenship of the State Governments of São Paulo maintains some structures called the Integration and Citizenship Center (CIC), among them there is the CIC-Imigrante, a specific structure to assist migrants, refugees and asylum seekers.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa da Cátedra José Bonifácio (2022 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Diniz-de-Souza, K.-A. , MENDONCA, M. G. , MALCORRA, S. , DINIZ-DE-SOUZA, K. , BRITO, 1. G. S. , DIB, A. M. , OVANDO JR., A. , SILVA, A. R. , MEDEIROS, A. A. , SILVA SOBRINHO, A. C. , PAIVA, A. F. M. E. , MOMETTI, A. C. , CAVALCANTE, A. V. , JACOMETTI, A. L. , CASTELHANO, A. P. M. S. F. , DALLARI, P. B. A. .
      Descrição: A Cátedra José Bonifácio (CJB) é um programa de apoio à pesquisa instituído pela Universidade de São Paulo com a finalidade de recolher, produzir e disseminar conhecimento sobre a Ibero-América. Instalada no Instituto de Relações Internacionais (IRI) e gerida pelo Centro Ibero-americano (CIBA), a CJB desenvolve um amplo conjunto de atividades e reúne pesquisadores em torno de lideranças sociais e políticas desse espaço de integração. O Grupo de Pesquisa tem por objetivo promover a reflexão sobre: Oportunidades para una nueva gobernanza global: consideraciones desde una perspectiva feminista - Catedrática Susana Malcorra. A produção do Grupo de Pesquisa se reflete nas coletâneas publicadas anualmente pela CJB, de livre acesso em:http://www.livrosabertos.edusp.usp.br/edusp/catalog/category/relacoes-internacionais
    • Nome do projeto: Grupo de pesquisa Temáticas, narrativas e representações árabes, africanas, asiáticas e sul-americanas e de comunidades diaspóricas (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Diniz-de-Souza, K.-A. , FARAH, P. D. E. .
      Descrição: Registrado no CNPq em 2009, o grupo visa desenvolver pesquisas e promover o conhecimento acadêmico e a reflexão crítica sobre temáticas árabes, africanas, asiáticas, sul-americanas e suas diásporas, incluindo temas vinculados a migração, refúgio, apátrida, interculturalidade, interseccionalidade e translinguagem. Além disso, o grupo estimula iniciativas na área de educação e a produção cultural, em parceria com a ONU e outros órgãos internacionais.Trata-se de um grupo de pesquisa transdisciplinar, com destaque para literatura, linguística, história, sociologia e direito.Possui 8 linhas de pesquisa: 1) Decolonialidade e epistemogias do Sul; 2) Migração e Refúgio na América do Sul, em países árabes, na África e no Sul Global; 3) Narrativas de viagem como metáfora da busca pelo conhecimento; 4) Orientalismo, estudos pós-coloniais, decolonialidade e geografias imaginativas: invenções de um Oriente, de África e de espaços não-ocidentais; 5) Experiências nacionais comparadas: América Latina, África e Ásia; 6) Religião, identidades étnicas e hibridismos: narrativas de origem, disciplina dos corpos e experiências trans-regionais; 7) Tradução e análise de manuscritos e obras em árabe, turco otomano, persa, kiswahili, tamil, konkani, português e espanhol; e 8) Arte contemporânea no Oriente Médio: entre a tradição cultural, linguística, religiosa e os fluxos transnacionais.
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos sobre os BRICS da Faculdade de Direito da USP GEBRICS/USP (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Diniz-de-Souza, K.-A. , CASELLA, P. B. , RESCH, A. I. S. , OLIVEIRA, G. W. , ALMEIDA, I. , VELOSO, J. P. S. , SANTOS, J. M. S. .
      Descrição: O Grupo de Estudos sobre os BRICS da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo GEBRICS/USP é um grupo de pesquisa que tem como objeto a realização de estudos, pesquisas, reuniões, eventos e trabalhos sobre o agrupamento BRICS Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, enfocando prioritariamente temas jurídicos.
    • Nome do projeto: Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil África (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Diniz-de-Souza, K.-A. , FARAH, P. D. E. .
      Descrição: O grupo volta-se à pesquisa interdisciplinar que congrega as áreas de história, literatura, linguística, artes, cultura, educação e relações internacionais na investigação da África e das interrelações entre África e Brasil. Além das publicações do grupo e de seus pesquisadores, a atividade tem repercutido na formação de uma comunidade já ponderável de jovens pesquisadores por meio de orientações de pós-graduação; promoção de conferências com pesquisadores brasileiros e estrangeiros; publicação na www de materiais didáticos, documentos-fonte para pesquisas e registro em vídeo dos eventos promovidos; realização de cursos de atualização e de difusão voltados para professores do ensino básico. A temática dos trabalhos tem sido alargada com a inclusão do estudo de narrativas de viagem, fontes históricas islâmicas, e da problemática do exílio e dos refugiados.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa da Cátedra José Bonifácio (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Diniz-de-Souza, K.-A. , CASTELHANO, A. P. M. S. F. , DALLARI, P. B. A. , PECEQUILO, C. .
      Descrição: A Cátedra José Bonifácio (CJB) é um programa de apoio à pesquisa instituído pela Universidade de São Paulo com a finalidade de recolher, produzir e disseminar conhecimento sobre a Ibero-América. Instalada no Instituto de Relações Internacionais (IRI) e gerida pelo Centro Ibero-americano (CIBA), a CJB desenvolve um amplo conjunto de atividades e reúne pesquisadores em torno de lideranças sociais e políticas desse espaço de integração. O Grupo de Pesquisa tem por objetivo promover a reflexão sobre: Europa e América Latina num contexto de polarização mundial: caminhos e desafios sociais, políticos, económicos e culturais para uma cooperação necessária - Catedrático Alvaro de Vasconcelos. A produção do Grupo de Pesquisa se reflete nas coletâneas publicadas anualmente pela CJB, de livre acesso em:http://www.livrosabertos.edusp.usp.br/edusp/catalog/category/relacoes-internacionais
    • Nome do projeto: Estudo sistemático das Zonas Livres de Armas Nucleares no contexto da segurança internacional do Século XXI: contribuições, desafios e perspectivas futuras (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Diniz-de-Souza, K.-A. , MARTINEZ, E. D. M. .
      Descrição: A era nuclear do século XXI apresenta dimensões específicas na qual interagem mecanismos de controle e proibição de armas de Destruição em Massa liderados pela maioria dos países não nuclearizados belicamente e, ao mesmo tempo, um aprofundamento tecnológico no intuito de aprimorar a sofisticação dos arsenais por parte dos países possuidores de tais armas. Com a presente pesquisa pretende-se analisar como e em que forma as Zonas Livres de Armas Nucleares (ZLAN) configuram um novo paradigma de segurança preventiva, de desarmamento e controle de armas nucleares no século XXI como estratégia direcionada ao banimento dessas armas letais. Ainda que tais zonas tenham suas origens na Guerra Fria, presenciamos a definição de antigas e novas propostas na configuração de redefinições clássicas e de percepções estratégicas e contemporâneas de geopolíticas que marcam traços específicos do atual contexto histórico. Este estudo será realizado a partir de três eixos teóricos: Desarmamento e não proliferação nuclear, Segurança Preventiva no Sistema Internacional e Emergência de Regimes Regionais. Assim, pretende-se empreender um estudo sistemático e comparado das contribuições, desafios e perspectivas futuras das ZLAN em quatro dimensões de análise: 1- as ZLAN estabelecidas e em pleno funcionamento (América Latina, Pacífico Sul, África, Sudeste Asiático e Ásia Central); 2- Os Estados autoproclamados Livres de Armas Nucleares -ELAN (Mongólia, Nova Zelândia, Filipinas Suíça Irlanda); 3- Espaços geográficos livres de armas nucleares (Antártida, Fundos Marinos e Espaço Ultraterrestre); e 4- novas propostas para desnuclearizar áreas na Europa e na Ásia (Europa Centro Oriental, Países Nórdicos, Países Balcânicos, Ártico, Meio Oriente, Sul da Ásia e Nordeste Asiático). Através da análise dos conteúdos dos tratados e normas regionais que estabelecem as ZLAN e a formulação de categorias de comparação entre os diferentes acordos regionais para identificar elementos comuns e diferenciáveis, pretende-se compreender os interesses que os diferentes atores têm para apoiar ou dificultar o aprimoramento das ZLAN formalizadas, como também o estabelecimento de novas ZLAN. De igual forma, o estudo busca identificar quais as implicações políticas e estratégicas que tais zonas representam para a segurança internacional, para o regime universal de desarmamento e não proliferação, e para o Brasil como potência regional que desenvolve tecnologia nuclear pacífica.