Não autenticado |

John dos Santos Freitas

    • Doutorado em andamento em Ciência Política pela Universidade de São Paulo - USP. Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Graduação em Ciência Política pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Graduação em Filosofia pelo Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí - ICESPI. Especialização em Filosofia e Teoria do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerias - PUCMINAS. Especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior - ESTÁCIO/CEUT. Tem experiência em Ciência Política na área de Políticas de Desenvolvimento Regional e em Filosofia nas áreas de Filosofia da Ciência e Filosofia Política. Atualmente é professor do Instituto Federal do Maranhão - Campus Codó e Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento e Pobreza - NUDEP/UFPI, do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação, Filosofia e Humanidades - IFMA, do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Governança e Política do Urbano - CEM/USP e do Centro de Estudos da Metrópole - CEM/USP.

       

      Links:    

    • FREITAS, John S. . A fundamentação dos direitos humanos em Noberto Bobbio: do problema filosófico ao problema político CONEXÃO POLÍTICA - REVISTAS ELETRÔNICAS DA UFPI , v. 8 , p. 91 - 101 , 2019. ISSN: 23173254.
    • FREITAS, John S. ; MIGUEL, L. F. . Democracia e Representação: territórios em disputa. CONEXÃO POLÍTICA - REVISTAS ELETRÔNICAS DA UFPI , v. 4 , p. 117 - 122 , 2015. ISSN: 23173254.
    • FREITAS, John S. ; CARVALHO, V. R. . O caráter nacional dos partidos políticos no direito eleitoral brasileiro Cadernos de Pesquisa em Ciência Política , v. 3 , p. 1 - 21 , 2014. ISSN: 2317286X.
    • FREITAS, John S. ; SANTOS JUNIOR, R. B. . Estado e garantia dos direitos humanos: o paradoxo entre universalismo e efetividade. Cadernos de Pesquisa em Ciência Política , v. 2 , p. 1 - 17 , 2013. ISSN: 2317286X.
    • FREITAS, John S. ; SANTOS JUNIOR, R. B. . Globalização e os Direitos Humanos de Solidariedade ou de Desenvolvimento: Human Rights Approach. Direitos Humanos, Relações Internacionais e Meio Ambiente, v. 1, p. 50 - 62, 2013.
    • FREITAS, John S. . Projeto Pedagógico - Curso Bacharelado em Agronomia - Reformulação 2023. 2023 (Elaboracao_de_projeto)
    • FREITAS, John S. . Relatório de Autovaliação Institucional ? Versão Integral 2018 a 2020. 2021 (Relatorio_tecnico)
    • FREITAS, John S. . Relatório de Autovaliação Institucional do IFMA ? Versão Parcial 2019. 2020 (Relatorio_tecnico)
    • FREITAS, John S. . Relatório de Autoavaliação Institucional do IFMA ? Versão Integral 2015 a 2017. 2018 (Relatorio_tecnico)
    • FREITAS, John S. . Relatório de Autoavaliação Institucional do IFMA - Versão Parcial 2018. 2019 (Relatorio_tecnico)
    • FREITAS, John S. . Comparando e Conhecendo: uma abordagem sobre objetos, conceitos e fenômenos sociais e urbanos. 2023 (Seminário)
    • FREITAS, John S. . Direitos Humanos e o Acesso ao Ensino como um Direito Fundamental. 2016 (Conferência)
    • FREITAS, John S. . I Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia: os direitos humanos e a sua proteção. 2013 (Conferência)
    • FREITAS, John S. ; SANTOS JUNIOR, R. B. . Estado e garantia dos direitos humanos: o paradoxo entre universalismo e efetividade.. 2013 (Seminário)
    • FREITAS, John S. ; SANTOS JUNIOR, R. B. . Estado, Globalização e Direitos Humanos.. 2013 (Seminário)
    • Nome do projeto: Avaliação dos Serviços de Saúde, Educação e Segurança Pública em Teresina (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FREITAS, John S. , MENEZES, M. .
      Descrição: O presente projeto possui como objetivo avaliar o impacto dos serviços providos pelo Estado do Piauí na Cidade de Teresina ao longo dos anos, a partir da percepção dos cidadãos. A Constituição Brasileira de 1988 ampliou de forma significativa o papel do Estado na prestação de serviços básicos, tais como: saneamento básico, serviço universal de saúde, educação básica, segurança pública, dentre outros. Os avanços dos últimos 16 anos na execução e na ampliação das políticas públicas no Brasil são inegáveis. Apesar disso, é possível afirmar que as principais áreas saúde, educação e segurança pública ainda apresentam limitações no que se refere à qualidade desses serviços. Neste contexto, o presente projeto propõe-se a avaliar a percepção da população de Teresina em relação a estes três principais serviços.
    • Nome do projeto: Relação Entre os Três Poderes: a política do controle externo do Judiciário (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FREITAS, John S. , MENEZES, M. .
      Descrição: O objetivo principal desta investigação é analisar o papel exercido pelo poder Judiciário na política brasileira, mais especificamente sua relação com o Legislativo e o Executivo no regime de divisão de poderes. Pretende-se verificar a formação das preferências do Supremo Tribunal Federal e sua influência na definição das políticas públicas e no ordenamento político do país. Será realizada a mensuração da ideologia e a pauta de preferências dos Ministros do STF, com o objetivo de verificar a existência ou não da separação de objetivos entre o Judiciário e os poderes Legislativo e Executivo
    • Nome do projeto: O IMPACTO DE UMA POLÍTICA SOCIAL FOCALIZADA SOBRE A POBREZA RURAL NO PIAUÍ (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FREITAS, John S. , SANTOS JUNIOR, R. B. .
      Descrição: A pesquisa busca analisar o impacto do Programa de Combate à Pobreza Rural no Estado do Piauí (PCPR II-PI). O PCPR II-PI é atualmente a principal política pública do governo do Estado do Piauí para o combate à pobreza no setor rural, intenta-se, pois analisar os desdobramentos sócio-econômicos desse projeto, buscando entender seu desenvolvimento, principalmente no que diz respeito aos resultados programáticos, ou seja, aos impactos causados na melhoria da qualidade de vida e do alívio da pobreza das camadas mais carentes da população rural
    • Nome do projeto: Desenvolvimento e pobreza: políticas de combate à pobreza rural do Banco Mundial na Região dos Cocais do Maranhão (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FREITAS, John S. .
      Descrição: O presente trabalho visa levantar informações sobre os subprojetos executados na Região dos Cocais financiados pelo Banco Mundial no âmbito do Programa de Combate à Pobreza Rural - PCPR. A metodologia utilizada será a análise documental. Os documentos utilizados serão tanto em formato digital como os de formato físico coletados nos sítios e arquivos do Banco Mundial, Governo do Estado Maranhão e dos Municípios de Codó, Timbiras, Peritoró, Coroatá e Alto Alegre do Maranhão, isto é, a Região dos Cocais. O recorte de tempo compreende as duas fases do PCPR que durou entre 1998 a 2008. O objetivo central é analisar os impactos socioeconômicos do Projeto de Combate à Pobreza Rural do Maranhão (PCPR).