Não autenticado |

Leonardo da Silva Rodrigues

    • Possui Bacharelado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Campus de Marília (2021). Atualmente desenvolve pesquisa de Mestrado na área de Estética e História da Arte pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), sob orientação do Prof. Dr. Celso Fernando Favaretto. É bolsista CAPES, onde desenvolve um projeto de pesquisa intitulado "A vanguarda indecidível: o problema da neovanguarda artística entre o moderno e o contemporâneo" (2023). Integra o Grupo de Estudos em Estética Contemporânea do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP desde 2020. Trabalhou na organização do V Seminário de Estética e Crítica de Arte da USP - "Sentidos na Asfixia" (2022). Tem especialidade nas áreas de Estética e História da arte, com ênfase em Arte Moderna e Contemporânea.

       

      Links:    

    • RODRIGUES, L. S. . Da estética da vida à estetização generalizada: uma introdução ao pensamento de Jean Galard RAPSÓDIA (USP) , v. 1 , p. 15 - 41 , 2023. ISSN: 15196453.
    • RODRIGUES, L. S. . Entre azulejos, carnes e ruínas: as imagens do Brasil na produção artística de Adriana Varejão REVISTA ARA , v. 14 , p. 175 - 191 , 2023. ISSN: 25258354.
    • RODRIGUES, L. S. . O ovo neoconcreto Revista Científica/FAP (Curitiba. Online) , v. 16 , p. 419 - 436 , 2023. ISSN: 19805071.
    • RODRIGUES, L. S. . Repetir sem elaborar: o estatuto da repetição entre Freud e Deleuze Cadernos Do PET Filosofia , v. 13 , p. 49 - 68 , 2022. ISSN: 21765880.
    • RODRIGUES, L. S. . Da estética relacional à estética relacionante: notas sobre a mudança de paradigma no interior do pensamento de Nicolas Bourriaud PALÍNDROMO (ONLINE) , v. 14 , p. 139 - 161 , 2022. ISSN: 21752346.
    • RODRIGUES, L. S. . A desconstrução e seu duplo na arquitetura contemporânea. In: IV Congresso de Estética e Crítica de Arte da USP: Políticas da Recepção , 2019 , São Paulo. Anais do IV Seminário de Estética e Crítica de Arte da USP: Políticas da Recepção. São Paulo : Grupo de Estudos em Estética Contemporânea da USP, 2019. p. 317 - 327.
    • RODRIGUES, L. S. . Robert Rauschenberg e o problema da neovanguarda. 2022 (Seminário)
    • RODRIGUES, L. S. . Da estética relacional à estética relacionante. 2022 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, L. S. . Repetir sem elaborar: o estatuto da repetição entre Freud e Deleuze. 2020 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, L. S. . Desconstruir para construir. 2018 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, L. S. . Desconstruir para construir: uma análise crítica da arquitetura desconstrutivista.. 2018 (Congresso)
    • FABBRINI, R. N. ; RODRIGUES, L. S. . V Congresso de Estética e Crítica de Arte da USP: Sentidos na Asfixia. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: A vanguarda indecidível: o problema da neovanguarda artística entre o moderno e o contemporâneo (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RODRIGUES, L. S. , FAVARETTO, C. F. .
      Descrição: A pesquisa tem como intuito investigar e problematizar o denso debate em torno do problema da neovanguarda artística. Para tanto, faz uma compilação bibliográfica do debate a partir dos principais expoentes intelectuais que teorizaram acerca da questão e elege a produção artística de Robert Rauschenberg (1925 - 2008) como ponto paradigmático para tensionar tais leituras, sugerindo um novo mecanismo de interpretação pautado na noção de "indecidibilidade".
    • Nome do projeto: Entre o moderno e o contemporâneo: Robert Rauschenberg e o problema da neovanguarda artística (2024 - 2024
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RODRIGUES, L. S. , FABBRINI, R. N. .
      Descrição: Curso de extensão promovido pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) como parte do programa de Cursos de Verão da FFLCH no ano de 2024. O curso visou, ao longo de quatro (4) aulas, fazer uma síntese dos resultados obtidos pela minha pesquisa de mestrado no Departamento de Filosofia da USP. Descrição do curso: "O curso pretende estender uma reflexão crítica acerca do debate em torno do 'problema' da neovanguarda artística, problema esse aberto pela publicação da obra Teoria da vanguarda (1974), de Peter Bürger, e levado adiante por sua fortuna crítica posterior. Para tanto, parte-se do entendimento de que tal debate oferece modalidades de compreensão da tênue passagem da modernidade artística à contemporaneidade, mostrando-se assim como uma importante referência para a consideração intelectual das linhas de força que estruturam o próprio contemporâneo. Como condição, será dado um enfoque à produção artística de Robert Rauschenberg (1925 - 2008), entendendo com isso que tal artista é o que melhor sintetiza as hipóteses do argumento aqui apresentado, particularmente no que diz respeito ao caráter de indecidibilidade que acompanharia as inflexões da arte neovanguardista".