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Carolina Catarina Medeiros de Souza

    • Doutoranda em Letras, pelo Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP), Mestra em Letras, com título obtido pelo Programa de Literatura Portuguesa (FFLCH-USP), Licenciada em Letras habilitação Português/Espanhol na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Estuda, desde a iniciação científica, o romance de Augusto Abelaira, investigando, atualmente, o caráter testemunhal do conflito tempo-identidade no projeto literário abelairiano. Além disso, integra o grupo de pesquisa Colonialismo e Pós-colonialismo em Português, coordenado pela Profa. Dra. Aparecida de Fátima Bueno (FFLCH-USP).

       

      Links:    

    • MEDEIROS DE SOUZA, Carolina Catarina . Memória e criação literária em Nem só mas também ESTAÇÃO LITERÁRIA , v. 23 , p. 93 - 106 , 2019. ISSN: 19831048.
    • MEDEIROS DE SOUZA, Carolina Catarina . Ode Marítima, um mar de imagens engrandecidas: espaço de imensidão CADERNOS DO IL (UFRGS) , v. 2018 , p. seer.ufrgs.br - 315-332 , 2018. ISSN: 01041886.
    • SOUZA, C. C. M. ; MELONI, C. . O ensino de literatura por meio da dramaturgia. In: II Encontro Interinstitucional do PIBID , 2012 , Uberlândia. II ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DO PIBID/UFU/UFTM. : , 2012.
    • SOUZA, C. C. M. . Elaboração das questões ENEC de Língua Portuguesa (6º, 7º e 8º anos). 2019 (Outra)
    • Medeiros de Souza, C. C. ; MARTINS, Camilla Cardoso . Revisão do livro 'Tecendo e destecendo: um livro a várias mãos: alunos e alunas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental/Colégio Cenecista Dr. José Ferreira. 2015 (Outra)
    • Medeiros de Souza, C. C. . Augusto Abelaira e Nem só mas também: entre real e ficção, a criação literária. 2018 (Conferência)
    • Medeiros de Souza, C. C. . Deste modo ou Daquele, de Augusto Abelaira: questionar o passado, iluminar vozes esquecidas. 2018 (Comunicacao)
    • Medeiros de Souza, C. C. . Narrar em potência: Nem só mas também de Augusto Abelaira, obra da inoperosidade. 2016 (Comunicacao)
    • Medeiros de Souza, C. C. . Ode marítima: um mar de imagens engrandecidas, espaço de imensidão. 2016 (Comunicacao)
    • SOUZA, C. C. M. ; MELONI, C. . Ensino de literatura: lúdico, leitura e interpretação. 2013 (Simposio)
    • SOUZA, C. C. M. ; MELONI, C. . O ensino de literatura por meio do teatro. 2012 (Seminário)
    • SOUZA, C. C. M. ; MELONI, C. . O ensino de literatura e a dramaturgia. 2012 (Comunicacao)
    • SOUZA, C. C. M. ; MELONI, C. . Dramatização em contos. 2011 (Seminário)
    • SOUZA, C. C. M. ; MELONI, C. . A leitura como alavanca para aprendizagem.. 2010 (Comunicacao)
    • SOUZA, C. C. M. . IV ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS E III SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID. 2013 (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)
    • Nome do projeto: Escritas Pós-coloniais (2016 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SOUZA, C. C. M. , Bueno, Aparecida de Fátima , Uechi, Fabrizio .
      Descrição: O objetivo é pesquisar a literatura contemporânea portuguesa que revisita a guerra colonial e o fim do salazarismo.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa Colonialismo e Pós-colonialismo em Português (2016 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SOUZA, C. C. M. , Bueno, Aparecida de Fátima .
      Descrição: O Grupo de Pesquisa Colonialismo e Pós-colonialismo em Português, criado em 2016, reúne pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação que investigam questões relacionadas à literatura e à cultura dos países de língua portuguesa. Além de reuniões periódicas para discussão de textos teóricos e artísticos, o grupo promove seminários e atividades com a participação de convidados externos.
    • Nome do projeto: Nos meandros da história: a inoperosidade no romance Nem só mas também, de Augusto Abelaira (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, C. C. M. .
      Descrição: O estudo analisa a inoperosidade no romance Nem só mas também, de Augusto Abelaira. Deslindamos o conceito agambeniano a partir do encadeamento da dimensão estética ao plano histórico-social, com o objetivo de demonstrar, sobretudo, a relação da obra de arte literária com a realidade. Esta, na obra, é representada com a complexidade da ficção que, ao problematizar a realidade portuguesa do Pós-25 de Abril de 1974, incide, enquanto denuncia e testemunho, sobre uma estrutura social. No que concerne ao nosso recorte teórico, propomos refletir sobre a inoperância da obra ancorados, principalmente, nas reflexões de Giorgio Agamben e na hermenêutica de Paul Ricoeur, mas, ao longo dos capítulos desta pesquisa, relacionamos este eixo teórico basilar a outras teorias, com o intuito de afirmarmos o aspecto comparativo da Literatura. Dessa forma, com esta dissertação de mestrado, esperamos contribuir para os estudos da Literatura Portuguesa, como também reintroduzir a obra de Augusto Abelaira no campo da crítica literária.
    • Nome do projeto: O projeto literário de Augusto Abelaira: Tempo, Identidade e Testemunho (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, C. C. M. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa concentra-se na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa e objetiva investigar o conflito tempo-identidade como eixo central do projeto literário de Augusto Abelaira. Consideramos que a relação do homem com a história, com a memória (individual e coletiva) e com as artes, temas recorrentes em seus romances, são domínios que deslindam a percepção subjetiva da experiência temporal. Dessa forma, a consolidação destes temas como núcleo basilar da obra de Abelaira sugere que a semelhança entre seus romances ilumina o caráter testemunhal de sua literatura, devido à persistência com que o autor representou o impacto do autoritarismo nas subjetividades que vivenciaram este regime encerradas na inação. Para isto, realizaremos uma análise comparativa dos romances Enseada amena (1966), Bolor (1968), Sem tecto, entre ruínas (1978) e Deste modo ou daquele (1990), tendo como base teórica a fenomenologia hermenêutica de Paul Ricoeur (1994) e as reflexões de Giorgio Agamben (2008).