Não autenticado |

Everton da Silva Santos

    • Mestrando no Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (DIVERSITAS) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Graduado em Geografia pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IGCE-UNESP). Atualmente, é Mediador Pedagógico de cursos de graduação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e professor de Geografia vinculado ao Colégio Santa Felicidade. Suas áreas de interesse são: ensino de geografia, ensino mediado por tecnologias, geografia da população, movimentos sociais, relações raciais e vulnerabilidades.

       

      Links:    

    • SANTOS, EVERTON DA SILVA . Necropolítica bolsonarista e discurso autoritário: considerações acerca dos impactos causados às pessoas que vivem com HIV EXTRAPRENSA (USP) , v. 15 , p. 359 - 371 , 2022. ISSN: 15196895.
  • Textos em jornais de notícias/revistas: 1
    • SANTOS, E. S. . Alunos da Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos participam de Aula Prática de Geografia . Jornal Notícia Regional , Caieiras (SP) , 22 mai. 2019.
    • SANTOS, E. S. . Necropolítica bolsonarista e discurso autoritário: considerações acerca dos impactos causados às pessoas que vivem com HIV. 2021 (Simposio)
    • SANTOS, E. S. . A importância das cotas como forma de inclusão social e combate ao racismo. 2020 (Conferência)
    • SANTOS, E. S. . Helptec - Apoio didático PRPG. 2021 (Pró-reitoria de Pós-graduação da Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Ensino de História e Geografia para alunos de cursinho pré-vestibular: resgate histórico e contemporaneidade (2015 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, E. S. , Castro, Bernadete A. C. .
      Descrição: O objetivo do presente projeto é o de contribuir com o ensino popular da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", a fins de estimular os estudantes a buscar seus objetivos através dos estudos, primordial para o desenvolvimento da criticidade e outros modos de ver o mundo.
    • Nome do projeto: O processo de formação de licenciandos: ações conjuntas da Universidade Pública e da Escola de Educação Básica (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, E. S. , CARVALHO, M. B. S. S. , PANCHER, A. M. .
      Descrição: O subprojeto tem como objetivo formar professores com competência teórico-prática, criativos, para atuarem na escola de forma comprometida com as mudanças, numa perspectiva interdisciplinar e buscando a melhoria da educação básica. Com foco nos educandos e na formação docente, buscará o enriquecimento do currículo e dos espaços de aprendizagem, reconhecendo as especificidades e singularidades de cada escola. O projeto foi financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
    • Nome do projeto: Cursinho Pré-vestibular ATHO - Ação Transformadora do Homem (2013 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, E. S. , GALLO, F. .
      Descrição: O 'Cursinho Pré-vestibular ATHO - Ação Transformadora do Homem' é um projeto de extensão oferecido pela UNESP, campus Rio Claro. Criado em 1977, busca estabelecer uma relação próxima entre a Universidade e a comunidade local economicamente carente, promovendo a difusão dos saberes produzidos no meio acadêmico e possibilitando que alunos socialmente carentes possam concorrer de modo mais equilibrado no processo seletivo dos vestibulares. No período de 2013 a 2016, fui professor voluntário da(s) disciplina(s) de Geografia do Brasil, Inglês e Gramática de Língua Portuguesa, e também responsável pela organização da Secretaria (organização de horários de aulas, listas de chamada, abertura e fechamento de salas, elaboração de relatórios, dentre outras atividades pertinentes à função colaborativa).
    • Nome do projeto: Levantamento Histórico-Cultural do Brasil: uma Análise da Cultura e Hábitos Indígenas (2014 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, E. S. , Castro, Bernadete A. C. .
      Descrição: Tratados como personagens coadjuvantes e sempre em função do colonizador, os povos indígenas tiveram suas culturas e suas histórias generalizadas, romantizadas e suas vozes silenciadas. Essa pesquisa vem, portanto, no intuito de analisar, a partir de aportes teóricos e metodológicos, o legado deixado por estes povos em terras brasileiras, que perpetuam em nossos hábitos até os dias vigentes. Neste sentido, desvenda-se a importância destes povos na formação cultural brasileira, para além da visão eurocêntrica.