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Nathalia Mansour de Oliveira

    • Mestranda em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência (NEV). Desenvolve pesquisa na área de Sociologia, com ênfase em temas que envolvem o sistema prisional.

       

      Links:    

    • GROSSO, L. M. ; SILVA, B. M. ; MANSOUR, N. ; BOSCARIOL, A. B. P. . MULHERES NA POLÍTICA: PROPOSTAS E REPRESENTAÇÕES DAS DEPUTADAS FEDERAIS BRASILEIRAS EM DIALOGO COM A TEORIA FEMINISTA CONTEMPORÂNEA Revista Três [...] Pontos , v. 17 , p. 46 - 53 , 2022. ISSN: 25254692.
    • MANSOUR, N. . A escola tem responsabilidade pelos massacres escolares? Uma análise do caso de Realengo Ensino de Sociologia em Debate , v. 1 , p. 1 - 19 , 2020. ISSN: 23179961.
    • BOSCARIOL, A. ; GROSSO, L. ; SILVA, B. ; MANSOUR, N. . Mulheres na política: propostas e representações das deputadas federais brasileiras em diálogo com a teoria política feminista contemporânea REVISTA TRÊS [...] PONTOS (UFMG) , v. 17 , p. 46 - 53 , 2020. ISSN: 1808169X.
    • MANSOUR, N. . Estratégias de resistência das mulheres à violência nas penitenciárias. In: 29º Encontro Anual de Iniciação Científica , 2020 , . Anais do Encontro Anual de Iniciação Científica da UEL. : , 2020.
    • MANSOUR, N. . Mortalidade no sistema prisional brasileiro: uma análise a partir de Michel Foucault. In: VII Seminário Discente do Programa de Pós-Gradução em Sociologia da Universidade de São Paulo , 2021 , . Seminário Discente do Programa de Pós-Gradução em Sociologia da Universidade de São Paulo. São Paulo : SERVIÇO DE EDITORAÇÃO FFLCH/USP, 2021. p. 705 - 728.
    • PICOLLI, Pamella ; MANSOUR, N. ; KRITSCH, R. . As mulheres encarceradas e a carência de políticas públicas prisionais de gênero. In: VI Simpósio de Gênero e Políticas Públicas , 2020 , Londrina. Anais do VI Simpósio Gêneros e Políticas Públicas. : , 2020. p. 1829 - 1847.
    • MANSOUR, N. . Imagem e ação social: o papel do jogo no processo de ensino e aprendizagem. In: I Congresso Internacional de Educação , 2019 , Londrina. Anais da XVIII Semana de Educação - I Congresso Internacional de Educação: contextos educacionais: formação, linguagens e desafios ? I Encontro de Egressos do Programa de Pós-graduação em Educação da UEL. : , 2019.
    • MANSOUR, N. . A escola tem responsabilidade pelos massacres escolares? Uma análise do caso de Realengo. In: I Congresso Internacional de Educação , 2019 , Londrina. Anais da XVIII Semana de Educação - I Congresso Internacional de Educação: contextos educacionais: formação, linguagens e desafios ? I Encontro de Egressos do Programa de Pós-graduação em Educação da UEL. : , 2019.
  • Trabalhos técnicos: 1
    • MANSOUR, N. . Monitoria durante o VII Seminário Integrado de Pesquisa em Ciências Sociais. 2018 (Outra)
    • MANSOUR, N. . Não é qualquer um que sobrevive: um estudo sobre mortes nas prisões brasileiras. 2022 (Seminário)
    • MANSOUR, N. . Mortalidade no sistema prisional brasileiro: uma análise a partir de Michel Foucault. 2021 (Seminário)
    • MANSOUR, N. ; PICOLLI, P. ; KRITSCH, R. . As mulheres encarceradas e a carência de políticas públicas prisionais de gênero. 2020 (Simposio)
    • MANSOUR, N. . Imagem e ação social: o papel do jogo no processo de ensino e aprendizagem. 2019 (Congresso)
    • MANSOUR, N. . A escola tem responsabilidade pelos massacres escolares?. 2019 (Congresso)
    • MANSOUR, N. ; PEDROSO, I. ; FERRAJAM, M. . O lúdico na educação: imagem e ação social. 2019 (Outra)
    • MANSOUR, N. . Estratégias de resistência das mulheres à violência nas penitenciárias. Uma análise a partir de duas instituições paulistas. 2020
    • Nome do projeto: PIBID III - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Ampliação e Consolidação (2016 - 2017
      Natureza: Outra
      Integrantes: MANSOUR, N. , ALBERTUNI, C. .
      Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBD/UEL III é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Esse programa se desenvolve por grupos de licenciandos que são inseridos no cotidiano das escolas de educação básica pertencentes à secretaria municipal de educação e ao núcleo regional de educação (total de 48 escolas), sob supervisão de professores da educação básica e orientação de professores da UEL. O programa envolve atualmente 16 subprojetos, 15 que representam cada uma das licenciaturas da UEL (artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras-espanhol, letras-inglês, letras-português, matemática, música, pedagogia, química) e um subprojeto interdisciplinar (biologia, geografia, música e pedagogia). Os licenciandos, juntamente com os professores, planejam e desenvolvem nas escolas, entre outras, as seguintes atividades: seminários, grupos de estudos, pesquisas de diagnóstico, mesas-redondas, discussão de textos, palestras, oficinas, reuniões pedagógicas, trabalhos de campo, workshops, monitorias, exposições, mini-cursos, aulas diferenciadas, observação de aulas, regência de classe [com acompanhamento do supervisor], olimpíadas, programas de rádio, experimentos, visitas, excursões e trilhas pedagógicas, trabalhos de campo, espaços de aprendizagem não formal, semanas científico-culturais, campanhas, desenvolvimento, testagem e aplicação de material didático etc. Do programa participam atualmente 788 estudantes-bolsistas de iniciação à docência, 121 professores-supervisores da educação básica e 41 professores -coordenadores de área da UEL, sendo que nas atividades desenvolvidas pelos subprojetos se pretende envolver aproximadamente 20 mil estudantes da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio da educação regular, profissional e de jovens e adultos)
    • Nome do projeto: PIBID III - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Ampliação e Consolidação (2017 - 2017
      Natureza: Outra
      Integrantes: MANSOUR, N. , FERREIRA, A. .
      Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -PIBD/UEL III é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Esse programa se desenvolve por grupos de licenciandos que são inseridos no cotidiano das escolas de educação básica pertencentes à secretaria municipal de educação e ao núcleo regional de educação (total de 48 escolas), sob supervisão de professores da educação básica e orientação de professores da UEL. O programa envolve atualmente 16 subprojetos, 15 que representam cada uma das licenciaturas da UEL (artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras-espanhol, letras--inglês, letras-português, matemática, música, pedagogia, química) e um subprojeto interdisciplinar (biologia, geografia, música e pedagogia). Os licenciandos, juntamente com os professores, planejam e desenvolvem nas escolas, entre outras, as seguintes atividades: seminários, grupos de estudos, pesquisas de diagnóstico, mesas-redondas, discussão de textos, palestras, oficinas, reuniões pedagógicas, trabalhos de campo, workshops, monitorias, exposições, mini-cursos, aulas diferenciadas, observação de aulas, regência de classe [com acompanhamento do supervisor], olimpíadas, programas de rádio, experimentos, visitas, excursões e trilhas pedagógicas, trabalhos de campo, espaços de aprendizagem não formal, semanas científico-culturais, campanhas, desenvolvimento, testagem e aplicação de material didático etc. Do programa participam atualmente 788 estudantes-bolsistas de iniciação à docência, 121 professores-supervisores da educação básica e 41 professores -coordenadores de área da UEL, sendo que nas atividades desenvolvidas pelos subprojetos se pretende envolver aproximadamente 20 mil estudantes da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio da educação regular, profissional e de jovens e adultos)
    • Nome do projeto: Programa Residência Pedagógica (2018 - 2020
      Natureza: Outra
      Integrantes: MANSOUR, N. , FERREIRA, A. .
      Descrição: O programa residência pedagógica - criado por meio do edital capes nº 06/2018, sendo uma das ações do mec que integram a política nacional de formação de professores - tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Na universidade estadual de londrina temos como objetivos: promover maior integração e articulação entre universidade e escola básica por meio de ações possibilitem consequentemente uma formação sólida quanto ao conteúdo e forma, tanto de residentes como de preceptores e que leve em consideração a realidade das unidades de ensino e da comunidade local. Sabemos que as licenciaturas em nosso país são buscadas por jovens de classes desfavorecidas, que por sua vez são trabalhadores, exercendo assim uma dupla ou tripla jornada diária. Estas condições objetivas relativas à vida dos nossos estudantes dificultam seu envolvimento com as atividades de pesquisa, ensino e extensão na universidade. Entendemos pois, que a residência pedagógica pode abrir caminhos e possibilidades, para reflexões mais profundas acerca do "ser professor" na atual conjuntura de nosso país
    • Nome do projeto: Para além da constelação nacional? Disputas em torno da cidadania, do cosmopolitismo e dos direitos humanos na teoria política contemporânea III (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MANSOUR, N. , KRITSCH, R. .
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo principal dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos no projeto anterior (processo nº 308350/2014-6), encerrado em fevereiro/2018, no qual se procurou sistematizar o lugar e o estatuto dos direitos humanos e sua relação com as ideias de cidadania, cosmopolitismo e Estado nacional em duas vertentes contemporâneas do pensamento político críticas teorias políticas ?hegemônicas?, o(s) pós-colonialismo(s) e (o)s feminismo(s). Planeja-se avançar agora na sistematização das mesmas questões, com foco, desta vez nas formulações de autora/es pós-moderna/os e pós-estruturalistas que produziram obras de relevo para a teoria. Ao término de mais esta etapa, pretende-se retomar, com base no extenso mapeamento da questão dos direitos humanos realizado até aqui, a moldura analítica da(s) teoria(s) do Estado, procurando apontar possíveis respostas aos limites e aporias das visões estadocêntricas para a consolidação e expansão dos projetos universalistas de direitos humanos
    • Nome do projeto: Práxis itinerante: novas perspectivas para as juventudes e populações vulneráveis (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MANSOUR, N. , LANZA, F. .
      Descrição: O projeto de extensão ofertará por meio de ações interdisciplinares oficinas de sensibilização, aulas, cursos, outras atividades que visará a formação formal (educação básica) ou informal vinculada a temas específicos para o exercício da cidadania. No primeiro eixos de atuação procurará estimular por meio de aulas e oficinas a organização de grupos de estudos nas escolas públicas, bem como, ofertar aos seus egressos que estejam vinculados aos cursinhos pré-vestibulares populares ou ao curso especial pré-vestibular CEPV da uel, uma complementação que fomente suas capacidades e protagonismos, possibilitando também uma superação das estruturas (familiar, escolar, social, outras) ou limites pessoais que os impedem de dar continuidade na sua trajetória de estudo ou de acesso ao ensino superior público. O práxis itinerante se propõe a evidenciar novas possibilidades de vida para os jovens, buscando interromper ciclos familiares de baixa escolaridade, de alta taxa de evasão, ou mesmo de condições sociais precárias, uma vez que ao adentrar na universidade pública o jovem poderá ter de fato acesso a bens simbólicos e culturais que antes lhe era inacessível. No segundo eixo de atuação, organizará e implementará as atividades de oficinas, mini-cursos, aulas, grupos de debates ou rodas de conversas às populações vulneráveis (em situação de rua; áreas de expansão urbana; dependentes químicos; em assentamentos urbanos ou rurais; crianças e adolescentes vítimas de violência, institucionalizadas ou em conflito com a lei) visando uma formação complementar que possibilite a conquista de direitos, a consciência política e social no meio em que estão inseridos. Ao final, espera-se que haja uma ampla valorização do ensino básico público, principalmente daqueles colégios localizados em áreas periféricas e de vulnerabilidades sociais e econômicas, apontando sempre os estudos como uma saída eficaz e consistente para a superação da pobreza, das desigualdades e como possibilidade para ascensão material, cultural e intelectual, bem como, fortaleça o protagonismo das populações vulneráveis e por último, contribua com a consolidação das políticas públicas, conquista de direitos e do pleno exercício da cidadania