Não autenticado |

Carla Maria dos Santos Silva

    • Mestranda pelo programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Universidade de São Paulo, onde desenvolve pesquisa nas áreas de História Social e História Intelectual. É graduada em História pela FFLCH/USP. Foi pesquisadora bolsista de graduação do projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais , desenvolvido por Eliana Sousa Silva na Cátedra Olavo Setubal do Instituto de Estudos Avançados da USP. Também foi pesquisadora bolsista de mestrado do Grupo de Estudos "Corpus Estéticos em Diferença", coordenado por Conceição Evaristo e supervisionado por Calila das Mercês na mesma cátedra do IEA-USP. Atualmente, é integrante do GMEPAE - Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação (ECA USP). Atua nas áreas de História e Arte-Educação com projetos de Literatura Periférica e Literatura Negra com jovens periféricos na cidade de São Paulo. Realiza atividades e palestras com as temáticas étnico-racial e de gênero.

       

      Links:    

    • SILVA, C. M. S. ; RODRIGUES, E. R. ; SANTOS, J. J. C. N. . De mãos dadas: a experiência de pesquisadoras pretas no Projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais (USP) EXTRAMUROS - REVISTA DE EXTENSÃO DA UNIVASF , v. 9 , p. 17 - 29 , 2021. ISSN: 23183640.
    • PECANHA, E. ; SANTOS, J. J. C. N. ; SILVA, C. M. S. ; GONÇALVES. Fagner de Souza ; GROSSMANN, M. . Mapeamento sociocultural. Censo vizinhança USP: características domiciliares e socioculturais do Jardim Keralux e Vila Guaraciaba, v. 1, p. 177 - 182, 2021.
    • PECANHA, E. ; SILVA. Eliana Sousa ; PINTO. Kaio Gabriel Gameleira da Silva ; SILVA. Sebastião Gomes ; SILVA. Rafael Pompeu ; Charleton Pierre ; SANTOS, J. J. C. N. ; SILVA. Caio Gabriel ; SILVA. Douglas Henriqu Santos da ; CUEVA. Diana Enriquez ; GONÇALVES. Fagner de Souza ; FERREIRA. Isadora Nunes ; ALENCAR. Jhonatan Ferreira ; SILVA, C. M. S. ; CAMPOS. Rafaela ; ALVES. Victoria Caroline de Souza ; IRES. Raquel Pereira ; COSTA. Amanda Escobar ; SILVA. Richard Melo ; SILVA, E. P. . O céu é para todas, menina!. Narrativas periféricas: entre pontes, conexões e saberes plurais, v. , p. 1 - 260, 2020.
    • BAQUERO, O. S. ; PECANHA, E. ; SILVA, C. M. S. ; PINTO. Kaio Gabriel Gameleira da Silva ; ALEXANDRE, Y. S. ; SILVA. Douglas Henriqu Santos da ; SANTOS, J. J. C. N. ; CUEVA. Diana Enriquez ; RODRIGUES, E. R. ; COSTA. Amanda Escobar ; SATO, D. P. ; BEZERRA, R. F. ; SANTOS, F. E. ; MARQUES, L. L. ; SILVA, R. L. ; SOUZA, D. P. ; COSTA, A. R. C. ; SILVA. Caio Gabriel ; CAMPOS. Rafaela ; GUIMARAES, I. O. . Córrego, quintais e vielas: espaços de convívio multiespécie na Vila Guaraciaba. Comunidades e famílias multiespécies: aportes à Saúde Única em Periferias, v. , p. 1 - 350, 2021.
  • Trabalhos em Anais: 1
    • SILVA, C. M. S. . ?E eu não sou uma intelectual??: trajetória e contribuições de Carolina Maria de Jesus à intelectualidade brasileira. In: 32º Simpósio Nacional de História: Democracia E Direitos Humanos: Desafios Para Uma História Profissional , 2023 , São Luís. Anais do XXXII Simpósio Nacional de História: Democracia E Direitos Humanos: Desafios Para Uma História Profissional. São Paulo : Câmara Brasileira do Livro, 2023.
    • SILVA, C. M. S. . Táticas de uma comunidade científica negro-feminina no campo intelectual: um estudo sobre carolina maria de jesus . 2023 (Seminário)
    • SILVA, C. M. S. . ?E eu não sou uma intelectual??: trajetória e contribuições de carolina maria de jesus à intelectualidade brasileira. 2023 (Simposio)
    • SILVA, C. M. S. ; RODRIGUES, E. R. ; SANTOS, J. J. C. N. . De mãos dadas: a experiência de pesquisadoras pretas no Projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais (USP). 2020 (Simposio)
    • Nome do projeto: Democracia, Artes e Saberes Plurais (2019 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, C. M. S. , RODRIGUES, E. R. , SANTOS, J. J. C. N. , SILVA. Eliana Sousa , PECANHA, E. , PINTO. Kaio Gabriel Gameleira da Silva , SILVA. Rafael Pompeu , Charleton Pierre , SILVA. Caio Gabriel , SILVA. Douglas Henriqu Santos da , CUEVA. Diana Enriquez , GONÇALVES. Fagner de Souza , FERREIRA. Isadora Nunes , ALENCAR. Jhonatan Ferreira , CAMPOS. Rafaela , ALVES. Victoria Caroline de Souza , COSTA. Amanda Escobar , SILVA. Richard Melo , SILVA. Eraldo , SANTOS, C. M. F. , SATO, D. P. , MANFRIN, M. , SILVA, P. G. M. E. , ALVES JUNIOR, A. , GUIMARAES, I. O. , SANTOS, N. K. C. , BERNARDES, J. , MARQUES, L. L. , BEZERRA, R. F. , SANTOS, P. R. N. , SILVA, R. L. , GONCALVES, D. M. , ADAO, C. R. , PENHA, L. O. C. , GROSSMANN, M. , BAQUERO, O. S. , BERTANHE, M. , SIQUEIRA JUNIOR, G. C. , GONCALVES, B. S. , SILVA, E. P. , SOUZA, D. P. , SILVA, L. S. E. , SOUZA, S. S. , FERNANDES, I. B. , ALVES, M. G. , SANTOS, B. M. V. , CABRAL, C. J. , MOREIRA, E. S. , SANTOS, G. S. B. P. , SILVA, G. P. , SILVA, H. G. A. , FRADE, J. A. , SANTOS, P. H. , CUNHA, L. R. , SANTOS, A. C. , SANTOS, I. F. , SILVA, J. , SILVA, J. A. , GOMES, P. M. , FREITAS, R. T. R. , CAMPELLO, S. S. , FERREIRA, W. L. .
      Descrição: Projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais idealizado e iniciado durante a titularidade da Eliana Sousa Silva na Cátedra Olavo Setúbal de Artes, Cultura e Ciência, com coordenação acadêmica de Martin Grossmann, o projeto teve como objetivo promover diálogos, interações e pesquisas que contribuíssem para aproximar a universidade e as periferias e reconhecer tais produções a fim de ampliar os meios para maior representação dos sujeitos e experiências periféricas na USP. Atuei especificamente na frente "Censo Vizinhança USP: pontes, vivências e saberes" onde realizei o trabalho de pesquisadora e recenseadora nas comunidades vizinhas à Cidade Universitária (Jardim São Remo e Sem-Terra/Vila Clô) e à Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Jardim Keralux e Vila Guaraciaba). O trabalho constituiu-se de um diagnóstico populacional e sociocultural das comunidades e foi importante na carreira acadêmica e profissional, uma vez que exigiu comprometimento de atividades internas como reuniões de equipe e foco em resultados para pesquisa quantitativa, como também atividades externas tais como apresentação desse trabalho Apresentação de trabalho com pôster no V Seminário População, Espaços e Ambiente em 2019, I Simpósio Currículo e Cultura: Encontros Antifascistas/ - GEPEP UFSB em 2020 e participação com capítulos nos livros: Comunidades e Famílias Multiespécies: Aportes à saúde única em Periferias (2021) e Narrativas periféricas: entre pontes, conexões e saberes plurais (2021)
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos em Escrevivência - Corpus Estéticos em Diferença (2022 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, C. M. S. , GROSSMANN, M. , BRITO, M. C. E. , SILVA, L. S. E. , OLIVEIRA, C. M. , MAIOR, B. S. , SILVA, B. A. , JESUS, C. D. , ANDRADE, D. M. , SILVA, G. A. , FARIAS, J. B. B. , GONCALVES, R. S. , SILVA, V. N. , SILVA, G. , PAULA, J. V. G. , SOUZA, S. S. , LIMA, L. L. A. .
      Descrição: O Grupo de Estudos em Escrevivência é um projeto idealizado e iniciado durante a titularidade da Conceição Evaristo na Cátedra Olavo Setúbal de Artes, Cultura e Ciência, entre 2022 e 2023, tendo coordenação acadêmica de Martin Grossmann e coordenação executiva de Liliana Sousa e Silva.Com a proposta de alargamento dos horizontes acadêmicos, na busca da troca de conhecimentos entre academia e expressões populares, o grupo se volta para as produções artísticas, sociais e culturais oriundas das populações negras, das classes populares e de pessoas excluídas da sociedade.Composto por uma diversidade de integrantes, tanto em suas formações e experiências, quanto em suas áreas de pesquisa e momento na trajetória acadêmica, o grupo tem como objetivo aprofundar questões sobre as construções e variações da língua portuguesa (pensando o sujeito de dentro que fala de dentro), e através de estudos no campo da crítica literária e da história busca discutir como as autorias subalternizadas e racializadas contemporâneas, em especial a das mulheres negras, são vistas na literatura, bem como através de estudos no campo da psicologia se detém no estudo das subjetividades atravessadas pelo racismo.Atuante desde setembro de 2022, o grupo já realizou cursos e eventos voltados para o público de dentro e de fora da universidade, e tem realizado encontros internos de estudos e discussão acerca do conceito Escrevivência e de como tem se dado sua apropriação, e da escrevivência como aporte teórico para compor e ler objetos de pesquisa em vários campos de conhecimento.
    • Nome do projeto: Ciclo de leituras Arte e Pensamento Decolonial - A Liberdade de Ser e Estar no Mundo. (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, C. M. S. , SIMOES, S. M. , PEREIRA, P. L. M. , RIBAS, E. M. , MATTAR, S. .
      Descrição: iclo de leituras aberto ao público, organizado por pesquisadoras do GMEPAE - Grupo Multidiscipinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação, com foco em temáticas contemporâneas que precisam ser discutidas por educadores, pesquisadores, estudantes e artistas. A primeira obra lida e estudada, em encontros quinzenais realizados no segundo semestre de 2022, foi o livro "Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano", de Grada Kilomba, Participaram dos encontros pessoas de várias regiões do Brasil e de outros países da América Latina.
    • Nome do projeto: Curso de Extensão Arte e Educação para Professores - Turma 02 (2023) (2022 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, C. M. S. , PENHA, L. O. C. , PEREIRA, P. L. M. , RIBAS, E. M. , MATTAR, S. , MIRANDA, H. T. , SUZUKI, C. L. , JESUS, S. F. , SIQUEIRA, A. M. M. , HAYASHI, P. A. , NASCIMENTO, A. R. , PINTO, C. E. S. , SILVA, R. B. N. S. , BACCI, K. M. .
      Descrição: Curso de Extensão Arte e Educação para Professores - Módulo I e Módulo II (ECA/USP) é uma iniciativa do GMEPAE como forma de ampliação do diálogo entre Universidade e Escola Pública, buscando oferecer uma possibilidade de atualização docente em arte. O programa do curso resulta dos estudos, pesquisas, práticas, reflexões e inquietações dos membros do grupo de pesquisa e esta#769; estruturado de grandes eixos, tais como: perspectivas decoloniais em arte e educação; pedagogia crítica e práticas interculturais; inseparabilidade, na práxis educativa, entre professor, artista e pesquisador; defesa da educação pública e do ensino de arte no currículo escolar; valorização da profissão docente; prática educativa em arte como práxis criadora; ensino de arte como experiência emancipadora. No Módulo I, os participantes têm contato com as bases epistemológicas da perspectiva conceitual e metodológica em questão e vivenciam experiências que fomentam o trabalho desenvolvido no Módulo II, que se volta aos projetos poe#769;tico-pedago#769;gicos dos participantes em suas escolas. Em 2022, foi lançado o e-book Teias de afetos e saberes, como um dos desdobramentos da primeira turma do curso, Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/940. Desde 2019
    • Nome do projeto: Ana Gertrudes de Jesus, mulher da terra: discussões em torno das histórias e experiencias de grupos subalternos nas sociedades escravista, do pos-abolição e sob o dominio conialismo na África (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, C. M. S. , WISSENBACH, M. C. C. , MAGALHAES, J. P. , OLIVEIRA, I. P. , GUIZELIN, G. , ARAUJO, B. A. B. , FOLADOR, T. A. , AGUILAR, N. , CAMPOS, G. , GOMES, A. , STEDLE, M. , FERREIRA, A. C. A. , VITA, M. R. , ROCHA, F. D. .
      Descrição: Trata-se de um grupo de pesquisa e estudo, cadastrado na Plataforma de Grupos de Pesquisas do CNPq, que reúne investigadoras e investigadores preocupados em discutir as premissas, os paradigmas e as inovações dos estudos sobre os grupos subalternos de diferentes sociedades e períodos do Sul Global, sobretudo nos contextos do colonialismo e do pós-colonialismo na África, das sociedades escravistas e do pós-abolição no Brasil e nas Américas. Com reuniões quinzenais, envolve pesquisadores em diferentes níveis acadêmicos: desde docentes e jovens doutores que realizam estágio pós-doutoral junto ao DH/USP até pós-graduandos (doutorandos e mestrandos) e alunos de graduação que desenvolvem projetos de pesquisa de iniciação científica. A inspiração central são as premissas teórico-metodológicas e inflexões epistemológicas desenvolvidas nos trabalhos da Profa. Maria Odila Leite da Silva Dias, a exemplo de sua obras Quotidiano e poder em São Paulo no século XIX (1984), Novas subjetividades na pesquisa histórica feminista - uma hermenêutica das diferenças (1994) e, Hermenêutica do quotidiano na historiografia contemporânea (1998), fontes de insights e reflexões expressos em diversos trabalhos das várias gerações de seus ex-orientandos. Os encontros visam propiciar debates e trocas entre pesquisadores interessados em temporalidades e territorialidades múltiplas e com experiências variadas de pesquisa de campo e arquivos em diferentes locais do Sul Global. Além disso, questões de ordem ética e teórica-metodológica estão sob constante escrutínio. O objetivo é trocar experiências, reflexões e revisitar criticamente estudos produzidos no Sul Global, oriundos de diferentes áreas das Humanidades, capazes de subsidiar e refinar análises e interpretações transdisciplinares que permitam deslindar a agência, a autonomia e a criatividade dos sujeitos históricos pertencentes aos grupos subalternizados na concretude histórica de suas lutas e resistências contra diversas formas de dominação, violência e exploração.