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Marcelo Torreão Sá

    • Doutorando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo; Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2011); pós-graduação em Educação Especial pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2007); graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2007); graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2005). Atualmente é Professor assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Campus Jequié lecionando no Curso de Graduação em Pedagogia e na Pós-Graduação (especialização) em Educação do Campo.Tem experiência na área de Geografia e Pedagogia. Atua principalmente nos seguintes temas: educação; filosofia; desenvolvimento capitalista; universidade; epistemologia, estágio, formação do educador e metodologia da pesquisa e do ensino.

       

      Links:    

    • Educação e Geografia
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    • Metodologia da Pesquisa e ensino
    • TORREÃO SÁ, T. R. B. ; Torreão Sá, Marcelo . Os processos espaciais presentes no espaço urbano de Jequié Estudos Geográficos (UNESP) , v. 01 , p. 01 - 13 , 2003. ISSN: 1678698X.
    • TORREÃO SÁ, T. R. B. ; Torreão Sá, Marcelo ; LIMA, Viviane Meira. . Trabalho e educação numa perspectiva ontológica: algumas reflexões acerca da (re)reprodução ampliada do capital e a crise na escola SABERES EM PERSPECTIVA , v. 03 , p. 1 - 20 , 2014. ISSN: 22377891.
    • Torreão Sá, Marcelo ; SÁ, Tânia Regina Braga Torreão . Considerações Sobre os Discursos Como Categoria de Análise do Espaço Geográfico Revista de Geografia (UFMS) , v. 14 , p. 46 - 50 , 2001. ISSN: 15194817.
    • Torreão Sá, Marcelo . Exclusão das crianças cegas da prática de ensino da alfabetização espacial em um contexto de escola inclusiva. Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas [online]. 354 p. ISBN: 978-85-232-0651-2., v. 1, p. 107 - 116, 2009.
    • BASTOS, T. J. ; Torreão Sá, Marcelo . Estágio supervisionado em educação infantil: experiências de ser aluna estagiária. In: I Congreso Iberoamericano de Docentes , 2018 , Algeciras. Actas del Congreso Iberoamericano de Docentes. Algeciras : Edita Asociación Formación IB., 2018. p. 1 - 8.
    • TORREÃO SÁ, T. R. B. ; Torreão Sá, Marcelo ; SANTOS, A. P. N. . Por uma Visão não Paradigmática da Evasão Escolar no Exemplo do Curso de Pedagogia da UESB / Jequié. In: VII Seminário Nacional e III Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional , 2019 , Vitória da Conquista. VII Seminário Nacional e III Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional. Vitória da Conquista : Edições UESB, 2019. p. 6153 - 6165.
    • Torreão Sá, Marcelo . A educação formal como mercadoria na epistemologia do educar de Karl Marx. In: IX Colóquio Nacional e Internacional do Museu pedagógico , 2011 , Vitória da Conquista. Anais do IX Colóquio Nacional e Internacional do Museu Pedagógico. Vitória da Conquista : Editora da UESB, 2011. p. 01 - 20.
    • Torreão Sá, Marcelo . Política Educacional e Expansão do Ensino Superior na Bahia: critica a desigualdade na sociedade capitalista. In: III Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade , 2009 , Itabaiana. III Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Sergipe : UFS, 2009. p. 1 - 13.
    • Torreão Sá, Marcelo . A Escola Pública e a Universidade do Estado da Bahia em Serrinha: legitimidade e territorialidade. In: I Simpósio Nacional de Geografia Política, Território e Poder , 2009 , Curitiba. I Simpósio Nacional de Geografia Política, Território e Poder. Curitiba : , 2009. p. 1 - 12.
    • Torreão Sá, Marcelo . A produção do espaço geográfico a partir das mediações culturais em Cações, Jaguaripe, Bahia.. In: I Encontro de Cultura, Memória e Região , 2008 , Santo Antônio de Jesus. Livro de Resumos do I Encontro de Cultura, Memória e Região. Santo Antônio de Jesus : Gáfica União, 2008. p. 1 - 12.
    • Torreão Sá, Marcelo ; SÁ, Tânia Regina Braga Torreão . E na Escola!Como anda o processo de Alfabetização Espacial? Por uma nova pratica pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental. In: VII Seminário de Iniciação Científica da UESC , 2006 , Ilhéus. VII Seminário de Iniciação Científica da UESC. : , 2006. p. 340 - 341.
    • Torreão Sá, Marcelo ; SÁ, Tânia Regina Braga Torreão . Uma tentativa de abordagem essencialmente geográfica sobre o conforto ambiental. O Exemplo do Bairro da Barra em Salvador. In: XII Encontro Nacional de Geografos. Os Outros 500 anos na Formação do Território Brasileiro , 2000 , Florianópolis. Anais do XII Encontro Nacional de Geógrafos. Florianópolis : Metrópole, 2000. p. 501 - 501.
    • Torreão Sá, Marcelo ; SÁ, Tânia Regina Braga Torreão . O Meio Ambiente nas Aulas de Geografia do Ensino Fundamental. In: VI Seminário de Iniciação Científica da UESB , 2002 , Vitória da Conquista. Seminário de Iniciação Científica da UESB. Integração Ensino, Pesquisa e Extensão. Vitória da Conqusita : Editora da UESB, 2002. p. 205 - 205.
    • Torreão Sá, Marcelo ; Rios ; Maia . Comissão de Implantação do Laboratório Interdisciplinar de Estudos Geográficos. 2008 (Outra)
    • Torreão Sá, Marcelo ; Cardoso ; Maia ; Rios . Elaboração do Projeto do Laboratório Interdisciplinar de Estudos Geográficos - LIEGEO. 2008 (Elaboracao_de_projeto)
    • Torreão Sá, Marcelo . Elaboração do projeto pedagogico de implantação do curso de licenciatura plena em geografia do ISEB. 2004 (Elaboracao_de_projeto)
  • Apresentações de Trabalho: 23
    • Torreão Sá, Marcelo . Política no terceiro milênio. 2014 (Conferência)
    • Torreão Sá, Marcelo . Movimentos Sociais e Educação do Campo. 2014 (Conferência)
    • Torreão Sá, Marcelo ; SÁ, T. R. B. T. . As manifestações do Brasil: revisionismo ou revolução?. 2013 (Conferência)
    • Torreão Sá, Marcelo . Relação Capital/Trabalho e Educação: Um Estudo de Perspectivas Pós Formação no Ensino Médio da Escola do Campo Municipal Rio das Contas. 2012 (Comunicacao)
    • Torreão Sá, Marcelo . Comemoração 20 anos de Geografia. I Encontro de Integração Geográfica: a ideologia do aquecimento global e a escassez de água. 2012 (Outra)
    • Torreão Sá, Marcelo . A Universidade Organizacional e o Desenvolvimento Regional. Repensando a Circulação do Capital. 2010 (Comunicacao)
    • Torreão Sá, Marcelo . O Sucateamento da Educação e Suas Consequências no Ensino de Geografia. 2009 (Conferência)
    • Torreão Sá, Marcelo . Política Educacional e expansão do ensino superior na Bahia: crítica a desigualdade na sociedade capitalista. 2009 (Comunicacao)
    • Torreão Sá, Marcelo . 20 anos da UNEB Campus XI: a legitimidade da universidade pública em um contexto de crise provocada pelo desempenho no IDEB. 2009 (Comunicacao)
    • Torreão Sá, Marcelo . A importância da extensão na relação entre universidade pública e o ensino básico. 2009 (Conferência)
    • Torreão Sá, Marcelo . O meio ambiente nas aulas de geografia no ensino fundamental. Os nexos entre as práxis pedagogicas e as construções teóricas dos docentes e discentes. 2002 (Comunicacao)
    • Torreão Sá, Marcelo . 20 anos da UNEB Campus XI: um mapeamento dos egressos do curso de Pedagogia. 2008 (Seminário)
    • Torreão Sá, Marcelo . O Mundo antes da Escola: do espaço para as letras. 2008 (Seminário)
    • Torreão Sá, Marcelo ; SÁ, Tânia Regina Braga Torreão . O espaço geográfico como texto. Leituras e Representações. 2008 (Comunicacao)
    • SÁ, Tânia Regina Braga Torreão ; Torreão Sá, Marcelo . Diálogos inusitados sobre cultura. Milton Santos em Antônio Gramsci, Michel Foucault, Michel de Certeau, Stuart Hall e Pierre Bourdieu. 2007 (Simposio)
    • Torreão Sá, Marcelo . Enxergando o mundo com outros olhos: alfabetizando crianças cegas através de noções espaciais e geograficas. 2007 (Comunicacao)
    • Torreão Sá, Marcelo . Educar pela Pesquisa. Construindo Saberes Através do Projeto. 2006 (Conferência)
    • Torreão Sá, Marcelo . Pré-Conferência Reforma Urbana: Cidade para todos. 2005 (Conferência)
    • Torreão Sá, Marcelo . Pré-conferência sobre Reforma Urbana: Cidade para todos. 2005 (Conferência)
    • Torreão Sá, Marcelo . Reforma Urbana: 'Cidade para Todos'. 2005 (Conferência)
    • Torreão Sá, Marcelo . O pensamento de Michel Foucault. 2004 (Conferência)
    • Torreão Sá, Marcelo . Considerações sobre os discursos como categoria de analise do espaço geográfico. 2003 (Comunicacao)
    • Torreão Sá, Marcelo . A biografia de Nietzsche. 2004 (Conferência)
    • Torreão Sá, Marcelo . Curso de Extensão sobre Nietzsche. 2004 (UESB)
    • Torreão Sá, Marcelo . XV Encontro Estadual dos Estudantes de Pedagogia da Bahia. 2002 (EXEESPE)
    • Torreão Sá, Marcelo . Mesa redonda sobre Liberdade. 2003 (Laboratório de memória)
    • Torreão Sá, Marcelo . I Seminário Sobre Realidade Brasileira Contemporânea. 2003 (UESB)
    • Torreão Sá, Marcelo . Seminário desigualdade sócio educacional em Jequié. 2003 (UESB)
    • Torreão Sá, Marcelo . Curso de Extensão sobre Michel Foucault. 2004 (UESB)
    • Torreão Sá, Marcelo . I Encontro Nacional de Leitura e Literatura Infanto - Juvenil da UESB. 2005 (UESB)
    • Torreão Sá, Marcelo ; CHAGAS, N.B.B. ; SANTANA, E.S. ; NEVES, J.A. ; SANTOS, P.K.C. . Comemoração 20 anos de Geografia. I Encontro de Integração Geográfica: a ideologia do aquecimento global e a escassez de água: imperialismo por meio do terrorismo climático. 2012 (UNEB / Campus VI)
    • Torreão Sá, Marcelo . Mesa Redonda: Á relação Estado-Capital-Trabalho e Políticas de (Re) Ordenamentos Territoriais. 2013 (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)
    • Torreão Sá, Marcelo . V Ciclo de Debates sobre educação do/no campo. 2016 (UESB)
    • Torreão Sá, Marcelo ; TORREÃO SÁ, T. R. B. . VII Semana de Pedagogia (UESB/Jequié) e II Simpósio Sobre Memória, Trabalho e Educação. 2017 (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)
    • Torreão Sá, Marcelo ; SÁ, T. R. B. T. . Mesa Redonda "As Manifestações no Brasil: Revisionismo ou Revolução?". 2013 (Grupo de Estudos Sobre Trabalho & Educação (GESTRAB))
    • Torreão Sá, Marcelo . A Prática de Ensino em Geografia como Prática Poítica. 2009 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • Torreão Sá, Marcelo . As contradições do capital e o terrorismo climático. 2012 (Universidade do Estado da Bahia)
    • Torreão Sá, Marcelo ; SÁ, Tânia Regina Braga Torreão . Alfabetização Geográfica. 2005 (UESB)
    • Torreão Sá, Marcelo ; SÁ, Tânia Regina Braga Torreão ; BUUDA, Jana Maruska ; MALTEZ, Luiz . Educar pela Pesquisa. Construindo Saberes Através do Projeto. 2006 (UNEB 2000)
    • Torreão Sá, Marcelo . O Mundo antes da Escola: do espaço para as letras. 2009 (Universidade do Estado da Bahia)
    • Torreão Sá, Marcelo ; SÁ, Tânia Regina Braga Torreão . Alfabetizando Crianças através da Geografia. 2006 (Escola São Jorge dos Ilhéus)
    • Nome do projeto: O meio ambiente nas aulas de geografia no ensino fundamental. (2002 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Torreão Sá, Marcelo , SÁ, Tânia Regina Braga Torreão .
      Descrição: O projeto visava estabelecer os nexos entre o meio ambiente proximo e a utilização deste para embasar as aulas de geografia por parte dos professores ministrantes das aulas do ensino básico (de 5 a 8 série do ensino fundamental) com carga Horária total de 320 horas
    • Nome do projeto: TRABALHO E EDUCAÇÃO: dos conceitos e categorias fundamentais a reforma trabalhista de 2017 (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Torreão Sá, Marcelo , BARROS, L. A. .
      Descrição: A proposta em tela tem como principio norteador as concepções sobre trabalho, educação e o debate da reforma trabalhista. As questões norteadoras desse projeto são: Existem diferenças na produção desse homem como mercadoria? O que diferencia essa produção? Qual o valor da força de trabalho? Como as reformas trabalhistas sancionadas em 2017 impactam e transformam o mundo do trabalho no Brasil. Se entende, nesse projeto, que o homem é uma mercadoria que se deteriora e para encontrá-lo no mercado para a venda, se exige a sua reprodução. Por outro lado, o homem, no sistema capitalista é uma mercadoria que se vende apenas pela sua força de trabalho e está sujeita as leis do mercado, as demandas e ofertas, então a busca pela educação como mercadoria se torna apenas uma forma subjetiva de se valorizar ou se adequar a novas ofertas de trabalho. A primeira mercadoria, o homem, com o acréscimo de outra mercadoria, a educação formal, tenta se diferenciar na competição do mercado comprando qualidades subjetivas. Infelizmente, essa busca por uma melhor qualificação se torna ideológica, pois o desemprego na sociedade contemporânea é estrutural. Nossa proposta, portanto, é qualificar os participantes como multiplicadores da relação trabalho e educação e a reforma trabalhista. Com objetivos e metodologias específicas traremos cursos e evento com significados para o trabalhador. Baseando-nos nas contribuições de Karl Marx, György Lukács e Dermeval Saviani esse projeto enseja oferecer conhecimento acerca da centralidade do trabalho com objetivos de fomentar o debate e a luta dos trabalhadores.
    • Nome do projeto: MEMÓRIA, EDUCAÇÃO E TRABALHO: Estudos Sobre a Precarização no Campus UESB/Jequié (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Torreão Sá, Marcelo , SILVA, R. N. .
      Descrição: o objetivo é estudar a relação do Campus UESB/Jequié com o território do município e, especificamente com o bairro do Jequiezinho . A memória será utilizada como recurso de pesquisa no levantamento de dados sobre a inserção da UESB no território e as transformações no processo de desenvolvimento capitalista no referido bairro.
    • Nome do projeto: V Ciclo de Debates Sobre Educação do/no Campo. 'Fala Professor()!'. Multisseriação: Solução Geográfica? (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Torreão Sá, Marcelo , TORREÃO SÁ, T. R. B. .
      Descrição: O V Ciclo de Debates Sobre Educação do/no Campo. 'Fala Professor'. Multisseriação: solução geográfica? é um evento que em sua 5ª versão, estimula o professor(a) que está no 'chão da escola' do/no campo, espaço de luta em prol da emancipação do(a) campesino(a), a refletir sobre o que é reconhecido como a 'solução geográfica' da multisseriação. Como ela se impõe? Quais são seus lastros teóricos? O que ela propõe? No 'chão da escola', qual a resposta que esse processo dá?
    • Nome do projeto: Leituras da Cidade: Uma abordagem Geografica (2003 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Torreão Sá, Marcelo , SÁ, Tânia Regina Braga Torreão , FELIX, Franklin .
      Descrição: O projeto visava uma releitura, através de fotografias, tendo como foco os processos espaciais presentes no urbano da cidade de Jequié.
    • Nome do projeto: 20 anos da UNEB Campus XI: um mapeamento dos egressos do curso de Pedagogia (2008 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Torreão Sá, Marcelo .
      Descrição: Projeto de pesquisa vinculado ao grupo de pesquisa Território, Cultura e Movimentos Sociais (TECEMOS) que tem como objetivo mapear a atuação dos egressos, (1991.2 a 2006.2) do curso de graduação em pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) do Campus XI, no ensino regular básico no município de Serrinha. A inquietação pelo tema de mapear os egressos do curso de graduação em pedagogia da UNEB Campus XI surgiu, inicialmente, da preocupação de legitimação que a instituição sofreu com a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2007. Para fundamentar este projeto de pesquisa estudarei a Teoria de Capital Humano de Theodore Schultz (1973) no que tange à universidade e sua legitimidade. Investigarei outras bibliografias sobre desenvolvimento regional, ensino básico, qualidade de ensino, formação docente, IDEB e leituras pertinentes ao tema central. Esse projeto será uma investigação de dados quantitativos, portanto, terá uma apuração e uma metodologia adequada a esse tipo de pesquisa. O recorte é voltado para aspectos quantitativos num determinado delta t o que possibilitará a elaboração de mapas que visualizarão a movimentação dos contingentes ?x? (número de formados em Pedagogia no Campus XI) e ?y? (numero de professores da rede básica regular pública no município de Serrinha). Essa questão requer trabalho na metodologia SURVEY. A questão secundária desse projeto é contribuir para a legitimação da UNEB Campus XI, a formação de professores, a difusão da educação e o apoio efetivo a Educação Básica do qual minha pesquisa servirá de subsídios. Responder ao problema suscitado pela problemática através de objetivos claros e métodos operacionais é abrir para novas pesquisas cientificas que visem contribuir, neste caso, com a qualidade do ensino básico em Serrinha e na Bahia.
    • Nome do projeto: A produção do espaço geográfico a partir das mediações culturais em Cações, Jaguaripe, Bahia (2008 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Torreão Sá, Marcelo .
      Descrição: Projeto de pesquisa vinculado ao grupo Território, Cultura e Movimentos Sociais (TECEMOS) e que tem como objetivo geral o de problematizar o tema das mediações culturais que emergem a partir do contato entre moradores e veranistas do povoado de Cações e objetivos especificos de formular indagações sobre como essas mediações se deram; como a comunidade, pela otica deles ganhou ou perdeu com essa mediação> Partindo de uma preocupação ontológica, empreenderemos um esfoço interpretativo de contribuir na identificação da 'natureza' das transformações que essse espaço geografico sofreu, a partir da ruptura das barreiras de isolamneto culturais.
    • Nome do projeto: DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA E A LUTA PELA TERRA NO MUNICÍPIO DE CAETITÉ: a Universidade do Estado da Bahia/Campus VI nos territórios de conflitos (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Torreão Sá, Marcelo , SOUZA, J. M. C. , RODRIGUES, F. O. .
      Descrição: Descrição: A presente pesquisa busca analisar as contradições existentes entre a expansão do capitalismo no território do sudoeste da Bahia, precisamente no município de Caetité, por meio da implantação de grandes empreendimentos FIOL, BAMIN, INB, RENOVA, e as repercussões dos conflitos expropriações de terra e a relação com a Universidade do Estado da Bahia Campus VI. A pesquisa empírica se estabelece em levantamento e sistematização de documentos primários e secundários dos territórios de conflitos, com subprojetos específicos, na relação da UNEB/Campus VI em seu tripé estrutural de ensino, pesquisa e extensão e os referidos territórios impactados pelos grandes empreendimentos. O projeto se alicerça na metodologia do Materialismo Histórico dentro da lógica dialética. O foco é compreender as contradições e mediações campo cidade dentro da totalidade concreta estabelecida, principalmente, entre o Campus VI e os territórios em conflitos pela terra no município de Caetité. A fundamentação teórica se estrutura dentro das concepções de desenvolvimento capitalista e universidade. Como categorias secundárias elencamos território, trabalho, relação campo cidade, classes sociais. Os resultados esperados é a criação de um banco de dados com mapas, tabelas, gráficos, fotografias, dos referidos territórios em conflitos, para o auxilio de pesquisas, extensões e ensino da UNEB.
    • Nome do projeto: Para entender a filosofia de Karl Marx: discutindo conceitos e categorias (2013 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Torreão Sá, Marcelo .
      Descrição: O espaço de formação Para entender a filosofia de Karl Marx: discutindo conceitos e categorias é construído como um projeto de extensão dentro do projeto de pesquisa Desenvolvimento capitalista e a luta pela terra no município de Caetité aprovado pelo edital 018/2014 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Graduação. O objetivo desse projeto é proporcionar um espaço formativo para preparar estudantes, professores, militantes dos movimentos sociais e comunidade em geral para a leitura e compreensão da filosofia de Karl Marx como requisito imprescindível para o entendimento do modo de produção capitalista e suas diversas reproduções sociais. A metodologia do curso é feita com base no estudo de textos e livros da Karl Marx, com leituras individuais e em grupo, debates e exposição do assunto pelo professor responsável do projeto e professores convidados. Ao fim de cada etapa, como principio avaliativo, será requerido dos cursistas a sistematização do estudo com resumos ou artigos.
    • Nome do projeto: O Mundo antes da Escola: do espaço para as letras (2008 - 2009
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Torreão Sá, Marcelo .
      Descrição: A ênfase do ensino fundamental I é voltado para a promoção do sistema alfanumérico e isso implica numa valorização excessiva dos códigos de leitura e escrita. Por isso, para parte considerável dos docentes a inteligência indispensável para a ?leitura do mundo? está associada apenas ao domínio dos códigos alfanuméricos. Discordando dessa visão, cremos que a leitura espacial, se conduzido de forma correta no período da alfabetização, acarreta para o aluno uma aproximação com a Geografia, e por extensão uma melhor compreensão do mundo. Tendo em vista o método da alfabetização espacial como a grande inovação da geografia em sua prática pedagógica nas séries iniciais e educação infantil, e através da observação da realidade escolar, foi verificada a existência da necessidade de introduzirmos o conhecimento sobre a alfabetização espacial ao currículo das crianças de Serrinha. O objetivo deste projeto de extensão, portanto, é capacitar, nessa práxis pedagógica, estudantes de graduação de pedagogia e geografia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB Campus XI) de forma inicial e continuada, para atuarem de forma disseminadora em noções espaciais e geográficas que possibilite, a esses multiplicadores, capacitar Professores de Serrinha. Como referencial teórico nos apoiamos no conceito de alfabetização espacial que designa a construção de noções básicas de geografia em um processo de localizar e organizar e, por conseguinte, representar na perspectiva de compreensão da complexidade do espaço geográfico (CATROGIOVANNI, 2000). No curso de capacitação será adotado o método sócioconstrutivista como norteador da ação pedagógica. Portanto, vamos promover contextos de ensino, a partir de uma proposta inicial de teorizar a prática através de diferentes situações. A partir daí, através da orientação do professor, se objetiva chegar aos significados utilizados sobre a teoria/prática da alfabetização espacial. Objetiva-se, também, suscitar nos alunos a construção de matérias pedagógico
    • Torreão Sá, Marcelo . Reforma Urbana: 'Cidade para Todos'. 2005 - Coordenação
    • Torreão Sá, Marcelo . A leitura do mundo precede a leitura da palavra. 2009 - Coordenação
    • Torreão Sá, Marcelo . Coordenação do Laboratório Interdisciplinar de Estudos Geográficos - LIEGEO. 2010 - Coordenação