Não autenticado |

Marcus Vinicius Santos Repa

    • Graduado em Ciências Sociais (FFLCH/USP), Licenciado em Sociologia (FFLCH/FEUSP/ USP). Mestre em Sociologia (FFLCH/USP), Doutorando em Sociologia (FFLCH/ USP). Professor e Pesquisador de Cinema com experiência nas temáticas de ficção e documentário, epistolografia e crítica genética de texto. Atualmente, pesquisa indústria de videogames, especialmente os temas de Inteligência Artificial, redes profissionais e gamificação.

       

      Links:    

    • Crítica Genética
    • Sociologia do Cinema
    • Economia, Trabalho e Sociedade
    • MONACO, M. ; ZOGHBI, P. K. ; REPA, Marcus . O que há de novo? Formas de trabalho e o futuro do Direito na Era Digital. Trabalho, Direito e Covid-19, v. 1, p. 1 - 340, 2022.
    • REPA, Marcus . Zero Um: a indústria brasileira de videogames. In: VII Seminário Discente PPGS USP , 2021 , São Paulo. Das cátedras ao PPGS. São Paulo : Editora FFLCH, 2021.
    • REPA, Marcus . Gamers do mundo uni-vos: os movimentos de organização do trabalho na indústria de videogames brasileira. 2023 (Congresso)
    • REPA, Marcus . Admirável Píxel Novo: uma etnografia sociológica dos jogos digitais brasileiros. 2023 (Congresso)
    • REPA, Marcus . Presiona cualquier botón: inmersión e imágenes sociales. 2022 (Congresso)
    • REPA, Marcus . A próxima garagem: os estúdios de videogames brasileiros. 2022 (Congresso)
    • REPA, Marcus . Androids and Humans: Representations of Artificial Intelligences. 2023 (Congresso)
    • REPA, Marcus . ZeroUm: a indústria brasileira de videogames. 2021 (Seminário)
    • REPA, Marcus . ZeroUm: videogames e inteligência artificial. 2021 (Seminário)
    • REPA, Marcus . Divina Coincidência: a cinematografia de Sérgio Luiz Bianchi. 2021 (Congresso)
    • REPA, Marcus . Divina Coincidência: a cinematografia de Sérgio Luiz Bianchi. 2019 (Seminário)
    • REPA, Marcus . Os incomodados que se mudem': a tensão social em 'Os Inquilinos' de Sérgio Luiz Bianchi.. 2019 (Congresso)
    • REPA, Marcus . Chronically Sociological: Sérgio Luiz Bianchi Cinematography. 2018 (Congresso)
    • REPA, Marcus . Hearts and Minds: The Experience of the War and Speeches.. 2018 (Congresso)
    • REPA, Marcus . Corações e Mentes: a experiência da guerra e seus discursos. 2016 (Simposio)
    • REPA, M. V. S. . Glauber Rocha: epistolografia em Transe. 2015 (Simposio)
  • Programa de Rádio ou TV: 5
    • REPA, Marcus . Processos para o Documentário: O Barato de Iacanga. 2020 Youtube
    • REPA, Marcus . Café com Lente: Grandes Filmes de Ação e sua Contribuição para a Linguagem do Cinema. 2020 Youtube
    • REPA, Marcus . Crítica de Séries| Crítico Jornalista Paulo Gustavo. 2020 Youtube
    • REPA, Marcus . Café com Lente | 60 anos 'Acossado' de Jean Luc-Godard. 2020 Youtube
    • REPA, Marcus ; SCERB, A. ; WOODCOCK, J. . Cyber. 2022 Spotify
    • REPA, M. V. S. . III Seminário Discente PPGS - USP. 2017 (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas)
    • REPA, M. V. S. . IV - Seminário Discente PPGS-USP. 2018 (Programa de Pós-Graduação Sociologia da Universidade de São Paulo)
    • REPA, M. V. S. ; FERREIRA, A. H. ; FERREIRA, A. C. T. C. . I Mostra de Filmes IMargens/NUPEPA. 2018 (Imargens USP)
    • FERREIRA, A. H. ; FERREIRA, A. C. T. C. ; REPA, M. V. S. . 7ª Oficina de Audiovisual. 2020 (Departamento de Sociologia USP / Instituto de Comunicação Nova Lisboa)
    • FERREIRA, A. H. ; FERREIRA, A. C. T. C. ; HARTMANN, A. F. G ; REPA, M. V. S. . III Festival e Mostra de Audiovisual NUPEPA/ImaRgens - ICNOVA/LAPS. 2020 (Núcleo de Produção e Pesquisa em Audiovisual (NUPEPA/ImaRgens), Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa (ICNOVA/FCSH/NOVA) e Laboratório de Pesquisa Social da Universidade de São Paulo (LAPS/FFLCH/USP))
    • RODRIGUES, D. ; OLIMPIO, G. ; PENATI, L. ; HERNANDES, H. A. ; REPA, Marcus ; MANCANO, T. ; CHAVES, V. . Métodos em Ação. 2022 (Laboratório de Pesquisa Social)
    • FERREIRA, A. H. ; FERREIRA, A. C. T. C. ; REPA, M. V. S. . II Mostra de Filmes IMargens/NUPEPA. 2019 (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas)
    • REPA, Marcus . A Sexualidade no Cinema: Símbolos e Representações. 2020 (Instituto de Cinema)
    • REPA, Marcus ; FERREIRA, A. H. ; FERREIRA, A. C. T. C. . 7a Edição da OFICINA DE AUDIOVISUAL. 2020 (Núcleo de Produção e Pesquisa em Audiovisual (NUPEPA/ImaRgens), Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa (ICNOVA/FCSH/NOVA) e Laboratório de Pesquisa Social da Universidade de São Paulo (LAPS/FFLCH/USP))
    • REPA, Marcus . Roteiro/Guionismo. 2020 (Núcleo de Produção e Pesquisa em Audiovisual (NUPEPA/ImaRgens), Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa (ICNOVA/FCSH/NOVA) e Laboratório de Pesquisa Social da Universidade de São Paulo (LAPS/FFLCH/USP))
    • REPA, Marcus . Filosofia e Comunicação. 2020 (Instituto de Cinema)
    • FERREIRA, A. C. T. C. ; FERREIRA, A. H. ; REPA, Marcus . Oficina Especial de Audiovisual NUPEPA/ImaRgens - ICNOVA/LAPS para UNICAMP/OLHO. 2021 (Núcleo de Produção e Pesquisa em Audiovisual (NUPEPA/ImaRgens), Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa (ICNOVA/FCSH/NOVA) e Laboratório de Pesquisa Social da Universidade de São Paulo (LAPS/FFLCH/USP))
    • REPA, Marcus . Ciborgues, humanos e robôs: representações cinematográficas de inteligências artificiais. 2022 (Secretária de Cultura e Extensão FFLCH/ USP)
    • REPA, Marcus . Videogames e Sociedade: perspectivas sociológicas sobre os estudos de jogos. 2023 (Secretária de Cultura e Extensão FFLCH/ USP)
    • REPA, Marcus . Videogames e sociedade: uma perspectiva sociológica. 2024 (Secretária de Cultura e Extensão FFLCH/ USP)
    • Nome do projeto: Glauber Rocha - Epistolografia em transe (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REPA, M. V. S. , MORAES, M. A. .
      Descrição: Pesquisa interdisciplinar que abrange as áreas de Sociologia, Crítica Genética e Teoria Literária. Estudo voltado para as cartas do cineasta baiano Glauber Rocha, compiladas no livro Glauber Rocha - cartas ao mundo. A epistolografia como fonte de documentação histórica, pessoal, processo de criação artístico, formação intelectual, bem como construções de redes sociais.
    • Nome do projeto: Corações e Mentes: a experiência da guerra e seus discursos (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REPA, M. V. S. , MENEZES, Paulo .
      Descrição: O projeto mobilizou teoria sociológica e cinematográfica para compor uma análise crítica do documentário "Corações e Mentes" do diretor norte-americano Peter Davis. O estudo de cinema documental buscou compreender a construção do filme, assim como o exame dos discursos apresentados pela narrativa fílmica.
    • Nome do projeto: Divina coincidência: a cinematografia de Sérgio Luiz Biachi (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REPA, M. V. S. , MENEZES, Paulo .
      Descrição: A pesquisa realizou um estudo sociológico sobre o cinema brasileiro contemporâneo, especialmente a cinematografia do diretor paranaense Sérgio Luiz Bianchi (1945-) que esteve presente no panorama cinematográfico nacional desde meados da década de 1970. A sociologia do cinema pretende localizar, em determinadas obras cinematográficas, a compreensão dos fenômenos sociais pela análise de documentários ou filmes ficcionais. Nesse sentido, visou-se identificar, a partir do exame sobre as imagens dos filmes, os modos pelos quais estes são construídos como um meio interpretação da sociedade, baseando-se em uma seleção de assuntos específicos determinados pelos valores e pontos de vista do cineasta. A pesquisa integrou abordagens metodológicas da sociologia e da teoria cinematográfica, ambicionando perceber, na estrutura dos filmes, seus aspectos ideológicos e discursos. A metodologia utilizada consiste na leitura das imagens à luz da crítica cinematográfica e sociológica, visando compreender a montagem das produções fílmicas, o uso das cores, compostas nas imagens, os enquadramentos e seus significados, assim como identificar os conceitos pelos quais as obras possam ser discutidas. O resultado obtido pelo exame propiciou compreender um quadro de pontos discursivos semelhantes nas produções cinematográficas quando examinadas em conjunto. Observou-se uma persistência temática que varia entre a sexualidade, discursos políticos, o apontamento de contradições socioeconômicas e as discussões acerca da sociedade brasileira nos períodos os quais os filmes foram realizados, a saber de 1970 a 2013.
    • Nome do projeto: ZeroUm: a indústria brasileira de videogames (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REPA, M. V. S. , ARBIX, G. A. T. , COMIN, A. .
      Descrição: A tese em desenvolvimento pretende estudar a indústria brasileira de videogames. Os pressupostos teóricos se aproximam das concepções de estruturas tecnológicas, considerando o recente processo de digitalização, bem como a formação de culturas em ambientes virtuais. Nessa investigação, questionam-se quais são as formas atuais para o desenvolvimento de videogames no Brasil, assim como as formações e dinâmicas das organizações empresariais do setor. Em amplo aspecto, estima-se que os jogos eletrônicos brasileiros fazem parte de uma rede internacional de produção, justamente pelos ambientes digitalizados permitirem a troca constante de informações, uso de softwares disponibilizados para acesso público e a articulação com empresas estrangeiras. Para a realização da pesquisa, concebem-se as metodologias de análise baseadas na Sociologia Digital e seus estudos qualitativos. Nesse sentido, por meio do exame em documentos publicizados em plataformas de mídias sociais, uso de entrevistas semiestruturadas com os representantes das empresas, imersividade em fóruns de discussão e na pesquisa de campo em eventos anuais de videogames, possibilita-se interpretar como se constroem as atividades desse indústria e as viabilidades de criações em redes de profissionalização.
    • Nome do projeto: Inteligência Artificial e Sociedade (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REPA, M. V. S. , ARBIX, G. A. T. , COMIN, A. , MARSCHNER, M. .
      Descrição: Center for Artificial Intelligence. Sediado na USP e financiado pela IBM e Fapesp.
    • Nome do projeto: Podcast CoNexos (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REPA, M. V. S. , FREITAS, Talitta Tatiane Martins .
      Descrição: O projeto se destina à criação de Podcasts com a temática do uso de Linguagens Artísticas no processo de ensino-aprendizado, contribuindo-se dessa maneira para a formação inicial e continuada de profissionais ligados à educação. Tal material será produzido com a colaboração de diferentes pesquisadores com relevância nas temáticas abordadas e, após a sua edição, será disponibilizado em um ambiente virtual (Moodle ou similar) junto com materiais de apoio e um fórum de discussão para que os participantes possam interagir e contribuir com os debates propostos. O projeto tem como objetivo democratizar o acesso à informação, contribuindo para a disseminação de conhecimento através da internet, considerando-se o seu amplo potencial de alcance. Através do trabalho em grupo dos membros envolvidos no projeto, buscar-se-á elaborar pautas de discussões e textos de apoio que auxiliarão a comunidade acadêmica e geral a ampliar suas noções sobre os diferentes usos de linguagens artísticas, considerando-se tanto o ambiente escolar, como o cotidiano dos sujeitos, em uma perspectiva de utilização e consumo críticos a esses materiais. Sendo assim, a escolha do nome CoNexos aglutina as premissas aqui apresentadas: um trabalho em coautoria com diferentes pesquisadores, a partir da união de visões diversas sobre determinados assuntos, a fim de conectar pessoas (dentro e fora dos centros universitários).