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Guilherme Babo Sedlacek

    • Professor de História do IFSC - Câmpus Xanxerê e membro do Grupo de Estudos em História e Filosofia da Ciência e da Técnica - GHETTO. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da USP. Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFF. Especialista em Processos Didático-Pedagógicos para Cursos na Modalidade a Distância pela UNIVESP. Formou-se Bacharel com Licenciatura Plena em História pela UFRJ. Tem experiência docente na Educação Básica, Ensino Superior e Especialização. Desenvolve pesquisas nas áreas de: história e filosofia da ciência e da técnica; história do Japão e das artes marciais; saberes tradicionais indígenas; educação das relações étnico-raciais; educação em direitos humanos; e ensino de História, com ênfase na elaboração de materiais didáticos.

       

      Links:    

    • História e Literatura do Japão
    • Educação das Relações Étnico-Raciais
    • Educação em Direitos Humanos
    • História e Filosofia da Ciência e da Técnica
  • Livros publicados: 4
    • GRACIE, C. ; BABO SEDLACEK, G. . Introdução ao Jiu-Jitsu : Edição eletrônica 2022. Xanxerê : Guilherme Babo Editor, 2022 . 102p. ISBN: 9786500484120.
    • BABO SEDLACEK, G. . Henri e os Dois Bons Velhinhos. Rio de Janeiro : Edição do Autor, 2015 . 20p. ISBN: 9788591921102.
    • BASTOS, M. D. F. ; BABO SEDLACEK, G. ; CARDOSO, L. C. ; COSTA, K. K. S. ; CUNHA, Renata Vidal da. ; FERNANDES, L. L. ; FRANCA, B. A. ; GOMES, M. F. C. M. ; LIMA, D. C. A. ; LUCCHESI, A. ; MENEZES, E. D. M. ; MIGUEL, B. F. N. ; PAGE, J. J. ; PEDRO, A. B. M. ; REIS, E. B. ; SIQUEIRA, M. A. M. ; VILLELA, L. A. A. . Pré-Vestibular Social: Caderno de Orientação Acadêmica. Rio de Janeiro : Fundação CECIERJ, 2013 . 176p. ISBN: 9788576489092.
    • BABO SEDLACEK, G. ; ARAUJO, R. C. S. ; PONTES, P. R. C. . Diálogos ímpares: entrevistas publicadas no Caderno Universitário de História entre 2004 e 2012.. Rio de Janeiro : Multifoco, 2012 . 197p. ISBN: 978-85-7961-9.
    • BABO SEDLACEK, G. . Revisitando a 'Introdução à Teoria da Ciência', de Chikara Sasaki KHRONOS: REVISTA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA , v. , p. 154 - 167 , 2023. ISSN: 24472158.
    • BABO SEDLACEK, G. . Projetos STEAM: Controvérsias e Ideologias no Ensino de História e Filosofia das Ciências KHRONOS: REVISTA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA , v. 11 , p. 20 - 54 , 2021. ISSN: 24472158.
    • BABO SEDLACEK, G. ; DENK NETO, R. . Ethnic-Racial Relations and Curricular Integration in Human Sciences Teaching Global Journal of Human Social Sciences: Linguistics & Education , v. 21 , p. 15 - 27 , 2021. ISSN: 2249460X.
    • BABO SEDLACEK, G. ; DENK NETO, R. . Relações étnico-raciais e integração curricular no ensino das Ciências Humanas EM TEMPO DE HISTÓRIAS , v. 36 , p. 252 - 272 , 2020. ISSN: 23161191.
    • BABO SEDLACEK, G. ; KELLI, M. V. . História e historiografia dos transportes na Corte imperial História Econômica & História de Empresas (ABPHE) , v. 19 , p. 347 - 376 , 2017. ISSN: 15193314.
    • BABO SEDLACEK, G. . Uma longa estrada para a liberdade: africanos livres a serviço da presidência da Província do Rio de Janeiro: 1831-1864 REVISTA ÁFRICA E AFRICANIDADES , v. 21 , p. 01 - 24 , 2016. ISSN: 19832354.
    • BABO SEDLACEK, G. . Do Alto-Peru à Bolívia: participação indígena Caderno Universitário de História (UFRJ) , v. 01 , p. 03 - 05 , 2004. ISSN: 18092624.
    • BABO SEDLACEK, G. . Entre o Império e a República: a dissolução do Congresso Constituinte, a ?revolta das províncias? e a Constituição de 1824. Caderno Universitário de História (UFRJ) , v. 11 , p. 03 - 08 , 2006. ISSN: 18092624.
    • BABO SEDLACEK, G. . Monogatari: Ensino de História Medieval do Japão através da Literatura. Estudos em História Asiática e Orientalismo no Brasil, v. 1, p. 102 - 108, 2020.
    • DENK NETO, R. ; BABO SEDLACEK, G. . Razoabilidade e Direito à Justificação como Critério da Legitimidade da Desobediência Civil na Democracia. Democracia e Desobediência Civil, v. , p. 230 - 240, 2019.
    • Ō ; BABO SEDLACEK, G. . Karate-dō : Analetos do Shihan. Aberlardo Luz, SC : Guilherme Babo Editor , 2023 (Tradução)
    • BABO SEDLACEK, G. . A ?arte de cura? e a ?arte de cuidado?: a abordagem de Chikara Sasaki para o ensino da história da Medicina e da Enfermagem. 2023 (Congresso)
    • BABO SEDLACEK, G. . Revoluções Militares, Científicas e Industriais: Caminhos Interdisciplinares para o Ensino de História da Ciência e da Técnica do Japão. 2022 (Seminário)
    • BABO SEDLACEK, G. . Teresópolis: el proyecto de la nueva capital del estado de Rio de Janeiro en la Primera República de Brasil (1890-1895). 2012 (Comunicacao)
    • BABO SEDLACEK, G. . Los principios de autonomía provincial y federalismo durante la independencia y organización constitucional de México y Brasil. 2012 (Comunicacao)
    • BABO SEDLACEK, G. . Uma longa estrada para a liberdade: africanos livres a serviço da presidência da província do Rio de Janeiro, 1831-1864. 2014 (Comunicacao)
    • BABO SEDLACEK, G. . Uma longa estrada para a liberdade: africanos livres a serviço da presidência da província do Rio de Janeiro, 1831-1864. 2014 (Comunicacao)
    • BABO SEDLACEK, G. . Escravidão e resistência no Império: história e historiografia. 2016 (Simposio)
    • BABO SEDLACEK, G. ; ERAS, L. W. ; DELEVATI, D. S. . Semana Nacional de Museus: Paisagens culturais de Xanxerê/SC e interdisciplinaridade no IFSC. 2016 (Congresso)
    • BABO SEDLACEK, G. ; ERAS, L. W. ; FURTADO, P. J. . I Encontro de Extensão e Iniciação Científica do Câmpus Xanxerê. 2017 (Instituto Federal de Santa Catarina)
    • Nome do projeto: Historiografia em sala: conhecimento escolar e ensino de História (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BABO SEDLACEK, G. .
      Descrição: Este projeto foi iniciado durante a atuação conjunta como professor de História no Colégio de Aplicação da (CAp-UERJ) e de "Historiografia e Ensino de História" no curso de Licenciatura em História da UERJ-Maracanã. Os objetivos consistem em: analisar as relações entre o desenvolvimento da historiografia e a formulação de propostas curriculares e livros didáticos; experimentar aproximações entre o historiografia atual e o ensino de História, elaborando materiais didáticos; estimular a reflexão sobre o conhecimento histórico acadêmico e o conhecimento histórico escolar enquanto parte fundamental da formação de professores.
    • Nome do projeto: Construções nacionais e intervenções estrangeiras no México independente (2005 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BABO SEDLACEK, G. .
      Descrição: Estudo sobre o processo de construção das instituições nacionais no México independente, em especial, as disputas entre centralismo e federalismo na jovem república, e as relações com as diversas intervenções estrangeiras no país ao longo do século XIX. A pesquisa foi realizada nos acervos do Archivo General de la Nacion e na Biblioteca y Hemeroteca Nacional, em México,DF.
    • Nome do projeto: Medidas Extremas: Um estudo comparativo sobre o papel das medidas de emergência nas tradições liberais brasileira e norte-americana durante o século XIX (2005 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BABO SEDLACEK, G. , IZECKSOHN, V. .
      Descrição: Pesquisa de documentação relativa à Guerra do Paraguai na Biblioteca Nacional, no Arquivo Nacional e no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. O projeto foi contemplado com bolsa de produtividade em pesquisa entre os anos de 2006 e 2009.
    • Nome do projeto: Grupo de Acompanhamento da Conjuntura Internacional (2004 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BABO SEDLACEK, G. , MATSUDA, Rui Yutaka , SILVA, F.C. T. .
      Descrição: Projeto financiado pela FAPERJ e desenvolvido em parceria entre o Laboratório de Estudos do Tempo Presente da UFRJ e a Escola de Comando e Estado Maior do Exército, dedicado ao acompanhamento da conjuntura política sul-americana no tempo presente.
    • Nome do projeto: História de Teresópolis (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BABO SEDLACEK, G. .
      Descrição: Pesquisa sobre as relações entre a Companhia da Estrada de Ferro Therezopolis e o Governo do Estado do Rio de Janeiro na fundação e construção da cidade de Teresópolis, durante a Primeira República no Brasil. A pesquisa foi conduzida nos acervos do Arquivo Nacional e da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.
    • Nome do projeto: Saberes Indígenas do Oeste catarinense (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BABO SEDLACEK, G. , SANTOS, A. P. , FRIZZO, G. B. , ROQUE, A. A. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa toma como ponto de partida os conhecimentos pesquisados e reunidos pelos professores indígenas, orientadores de estudo e formadores da Ação Saberes Indígenas na Escola, coordenada pelo MArquE/UFSC no Oeste catarinense. Valendo-se das experiências de pesquisa, ensino e produção de materiais didáticos e paradidáticos das escolas indígenas, procurar-se-á adaptar e aplicar estes saberes para o ensino de escolas não-indígenas. As turmas de Técnico Integrado em Alimentos e Técnico Integrado em Informática do câmpus Xanxerê do IFSC oferecerão a oportunidade de experimentar a aplicação dos conhecimentos adaptados para escolas não-indígenas, permitindo avaliar os resultados obtidos, registrar os sucessos alcançados e contornar eventuais problemas surgidos. Um aspecto central desse projeto de pesquisa é a articulação entre as determinações recentes para educação indígena e não-indígena, procurando o diálogo entre a legislação sobre História e Cultura Indígena para a Educação Básica e as resoluções sobre Saberes Indígenas nas Escolas indígenas.
    • Nome do projeto: Mulheres Sim - Geração de Renda, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BABO SEDLACEK, G. , CARIDA, A. C. B. , LUNARDI, E. F. , FOSSA, A. , VEZZANI, M. A. , FERNANDES, R. , POSSAMAI, L. F. L. , KOERICH, G. H. , FIORI, A. F. .
      Descrição: O grupo de servidores do Câmpus Chapecó e o integrante lotado no Câmpus Xanxerê vêm estudando a realidade dos Kaingang da Reserva Kondá e definiram como um de seus objetivos a criação de um curso FIC voltado a valorização do artesanato, do cultivo das plantas medicinais e da culinária tradicional. A proposta do Mulheres Sim vem ao encontro a estas demandas, pois propõe a oferta de um curso voltado à geração de renda a grupos sociais considerados vulneráveis. A proposta busca aproximar o campus Chapecó de seu entorno, uma vez que a aldeia indígena está situada a poucos quilômetros e até hoje não se teve um contato maior com este público específico. Além disso, a proposta está estruturada em rede, pois vincula os Campus Chapecó e Xanxerê o que facilita na compreensão da realidade indígena na região, na interlocução com as mulheres anciãs que contribuirão com o programa e na realização da Feira de Economia Solidária em distintos espaços, abarcando um público maior.
    • Nome do projeto: Trabalho, tecnologia e cultura ? educação das relações étnico-raciais e educação especial a partir de um tema integrador (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BABO SEDLACEK, G. , ERAS, L. W. , NASCIMENTO JUNIOR, L. , FURTADO, P. J. , TUZZI, A. B. , PANSERA, E. C. L. , MASCARELLO, H. C. , SANTOS, L. .
      Descrição: Trabalho coletivo e interdisciplinar na área das Ciências Humanas, a partir do tema integrador ?Trabalho, tecnologia e cultura?, visando à pesquisa sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Especial em articulação com a nova lei de cotas, elaborando um perfil étnico e socioeconômico da população dos municípios da área de abrangência do IFSC Câmpus Xanxerê que permita refletir sobre a proporção respectiva de estudantes cotistas e o atendimento ou não às necessidades de acessibilidade e inclusão. O grupo de unidades curriculares relativas à área das Ciências Humanas e suas tecnologias ? Filosofia, Geografia, História e Sociologia ? está estruturado nos Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do Técnico em Alimentos e do Técnico em Informática a partir de uma concepção de currículo integrado por temas. Em segundo nível, as diferentes unidades buscam a integração dos conteúdos e conhecimentos por conceitos que reforcem a interdisciplinaridade, ao mesmo tempo em que expressem as particularidades do conhecimento filosófico, geográfico, histórico e sociológico.Os temas integradores do grupo curricular das Ciências Humanas e suas tecnologias foram definidos a partir desses temas transversais e das especificidades da área de conhecimento e da área técnica dos cursos. Um dos dois temas integradores definidos para o primeiro ano é ?Trabalho, tecnologia e cultura?. Esse projeto de pesquisa está diretamente relacionado à Lei Nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016, que dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível superior e médio das instituições federais de ensino, e com as leis Nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003, e Nº 11.645, de 10 de março de 2008, que alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ?História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena?. Como produto, será desenvolvido material didático da área de Ciências Humanas para uso nos cursos técnicos do câmpus, que sirva à educação das relações étnico-raciais e educação especial a partir do tema integrador "Trabalho, tecnologia e cultura".
    • Nome do projeto: Essência do Jiu-Jitsu (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BABO SEDLACEK, G. , SCHELESKI, S. , CARLOS, J. G. , PINEZI JUNIOR, A. , SABADIN, A. , PRUINELLI, J. V. , FORNARI, J. P. , LIMA, L. S. .
      Descrição: Continuação do projeto iniciado em 2018 para atendimento a demanda externa da Escola Municipal Paul Harris, em Xanxerê-SC, para crianças em situação de vulnerabilidade social, com oferta de aulas de jiu-jitsu no contraturno escolar e acompanhamento do impacto da ação no desempenho escolar e desenvolvimento motor das crianças. O projeto está atrelado à pesquisa sobre a essência filosófica e a história do jiu-jitsu por bolsistas do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio, visando à formação em iniciação científica dos discentes extensionistas e à formação integral das crianças, além da pesquisa sobre a mecânica da arte marcial para curricularização da extensão no Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica do IFSC - Câmpus Xanxerê.
    • Nome do projeto: Revolução e Tradição: pensamento científico no advento da Modernidade europeia (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BABO SEDLACEK, G. , CARLOS, J. G. , DENK NETO, R. , RODRIGUES, R. S. R. .
      Descrição: Este projeto visa à realização de um trabalho de pesquisa básica de caráter teórico que contribua para a busca do conhecimento sobre a Astronomia e a Filosofia Natural, principalmente sobre os fundamentos de fenômenos e fatos observáveis, no contexto da Modernidade europeia. Objetiva-se pesquisar os debates científicos e teológicos travados no período como meio de avaliar a força da tradição e as revoluções operadas nas concepções vigentes de ciência e fé. Através de uma pesquisa interdisciplinar em Filosofia, Física, História e Informática, utilizando metodologia exploratória e qualitativa de caráter bibliográfico-documental, serão investigados estudos de caso que permitam compreender o processo de construção do conhecimento científico na Europa dos séculos XVI e XVII, durante as Reformas Protestantes e a Revolução Científica. Os bolsistas serão formados na pesquisa sobre a epistemologia das ciências e sobre as tecnologias de informação e comunicação da época, além de desenvolverem os conhecimentos de Informática na construção de modelos astronômicos a partir de plataformas digitais de realidade aumentada.
    • Nome do projeto: Tecnologias de informação e comunicação no Medievo: pesquisa em Filosofia e História como compreensão do presente (2020 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BABO SEDLACEK, G. , DENK NETO, R. , JAQUES, L. O. , GRITTI, J. P. K. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa propõe um trabalho coletivo e interdisciplinar relacionado às temáticas desenvolvidas em duas UCs da área de Ciências Humanas do 1° Ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Câmpus Xanxerê: Filosofia I e História I. Caracteriza-se como um projeto de pesquisa aplicada ao ensino que investiga a produção do conhecimento medieval a partir das relações políticas envolvendo a religião e a ciência, em especial, as tecnologias de informação e comunicação. A partir da pesquisa serão produzidos materiais didáticos interdisciplinares em formato digital para o uso no curso, guiando-se pela noção de pesquisa como princípio educativo dos discentes e pela prática didático-pedagógica inovadora. Os eixos temáticos das UCs serão pesquisados atentando às suas especificidades ao mesmo tempo em que se visa à construção de conhecimentos integrados sobre o Medievo, relacionando-os às questões contemporâneas sobre produção, transmissão, acesso e armazenamento de informações e conhecimentos até a era dos sistemas cibernéticos e informacionais contemporâneos.
    • Nome do projeto: Essência do Jiu-Jitsu: história, mecânica e análise de desempenho (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BABO SEDLACEK, G. , SCHELESKI, S. , CARLOS, J. G. .
      Descrição: Continuação do projeto de extensão desenvolvido nos anos de 2018 e 2019, com intervenção efetiva na EMEB Paul Harris, no município de Xanxerê, visando a atender à demanda da comunidade externa do IFSC com a oferta de aulas de jiu-jitsu para crianças em situação de vulnerabilidade social do Ensino Fundamental no contraturno escolar. As atividades do projeto estão fundamentadas no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. As atividades de pesquisa sobre a história e a mecânica do jiu-jitsu visam a oferecer uma iniciação científica aos discentes extensionistas e complemento aos ensino do estudantes do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio, paralelamente à formação cidadã dos mesmos. As pesquisas sobre desempenho escolar e análise de desempenho de atletas amadores de jiu-jitsu estão atreladas à produção de conhecimentos científicos e visam, respectivamente, à obtenção de indicadores positivos na educação e à prevenção de lesões e condicionamento físico por meio da ação extensionista.
    • Nome do projeto: Monogatari: pesquisa em história e literatura do Japão medieval (2021 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BABO SEDLACEK, G. , TORIANI, A. B. , PAVAN, J. V. S. , CACCIATORI, J. , SOUZA, C. E. S. , RODRIGUES, I. A. , FREITAS, E. F. .
      Descrição: Este projeto visa a preencher lacunas sobre a história asiática nos currículos escolares e materiais didáticos através de uma pesquisa sobre a origem e o desenvolvimento da literatura como meio de compreensão da cultura, da vida social e das visões e representações de mundo no Japão no Medievo, em perspectiva comparada com a história da Europa Ocidental. A investigação de materiais didáticos e a análise de obras literárias do período têm por fim a aprendizagem desta temática pelos discentes bolsistas e a produção de materiais didáticos para serem utilizados com turmas de Ensino Médio. A metodologia da história comparada orienta a investigação das fontes históricas, entre as quais se destacam dois conjuntos de obras da literatura japonesa medieval: romances de corte em língua vernácula e crônicas militares em estilo anedótico, ambos com fundo moral budista. A originalidade da pesquisa está nas contribuições para a superação da visão eurocêntrica e de estereótipos sobre a história medieval e na abordagem interdisciplinar com a literatura.
    • Nome do projeto: Relações de poder: política, ciência e religião a partir de um tema integrador (2018 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BABO SEDLACEK, G. , ERAS, L. W. , DENK NETO, R. , PETRINI, M. A. .
      Descrição: Projeto multidisciplinar da área de Ciências Humanas e suas tecnologias
    • Nome do projeto: Jiu-jitsu: essência, história e mecânica (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BABO SEDLACEK, G. , SCHELESKI, S. , CARLOS, J. G. , PINEZI JUNIOR, A. , HILDEBRANDO, L. .
      Descrição: Projeto de atendimento a demanda externa da Escola Municipal Paul Harris, em Xanxerê-SC, para crianças em situação de vulnerabilidade social, com oferta de aulas de jiu-jitsu no contraturno escolar e acompanhamento do impacto da ação no desempenho escolar e desenvolvimento motor das crianças. O projeto está atrelado à pesquisa sobre a essência filosófica e a história do jiu-jitsu para formação integral das crianças, além da pesquisa sobre a mecânica da arte marcial para curricularização da extensão no Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica do IFSC - Câmpus Xanxerê.