Augusto Mendes Duarte
-
Resumo
-
Mestrando em Letras, Bacharel em Ciência e Tecnologia e Licenciado em Matemática. Atualmente leciono Matemática em inglês como professor bilíngue na Escola Internacional Avenues São Paulo. Durante minha graduação, realizei um projeto de iniciação científica focado em História e Filosofia da Matemática e outra que relaciona o pensamento lógico-científico da Filosofia da Ciência com obras literárias, considerando sua interpretação histórica. Ambos os projetos foram realizados com objetivo de exercitar a interdisciplinaridade, auxiliando em minha carreira como professor ao fornecer uma visão ampla sobre Ensino Interdisciplinar. Tais estudos contribuíram constantemente com planos de ensino nas escolas em que trabalhei. Durante minhas experiências em escolas bilíngues me aproximei também do ensino de outros idiomas, impulsionado por meu interesse literário. Desta forma, atualmente me interesso por aplicações interdisciplinares não apenas na Ciência mas também no aprendizado de outros idiomas. No momento realizo uma pesquisa de mestrado em Letras Orientais - Língua, Literatura e Cultura Japonesa sobre o ensino dos caracteres chineses, parte integrante do ensino da língua japonesa e chinesa, mas pouco estudada devido a sua complexidade. Uma vez que a escrita chinesa é tida como um fator preponderante em dificultar o aprendizado da língua, estudo o impacto positivo de se ensinar os caracteres chineses usando artifícios de contextualização histórica e interdisciplinaridade. Almejando atingir um público bem maior do que o acadêmico, divulgo gratuita e publicamente os resultados da minha pesquisa para o público leigo através de um canal do Youtube e página do Instagram chamada Oráculo Oriental.
-
-
Livros publicados: 1
- MENDES, A. D. ; BEZERRA, F. J. B. ; PAZUCH, V. . Cadernos de Práticas de Ensino de Matemática Volume 4. : , 2022 . 203p. ISBN: 9786557190456.
-
Artigos completos publicados em periódicos: 2
- MENDES DUARTE, AUGUSTO ; SEIDI OSIRO YAMAMOTO, FÁBIO . TRINCAS PITAGÓRICAS E NÚMEROS FIGURADOS: UM ENFOQUE HISTÓRICO PARA O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS Revista Paranaense de Educação Matemática , v. 11 , p. 505 - 526 , 2022. ISSN: 22385800.
- MENDES, A. D. . Ensinando Critérios de Divisibilidade Visualmente ? Uma Experiência Didática Educação Matemática em Revista , v. 27 , p. 46 - 59 , 2022. ISSN: 2317904X.