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José Vagner da Silva

    • Mestrando em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Linguagem Jurídica pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras/Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e participou como pesquisador no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desempenhou atividade de extensionista em projeto de extensão e foi monitor da disciplina de Morfossintaxe na mesma instituição. Tem interesse nas áreas de Sociolinguística Variacionista, Linguística Funcional e Linguística Forense, especialmente. Atualmente é integrante do Grupo de Estudos em Sociolinguística da USP (GESOL-USP).

       

      Links:    

    • ARAUJO, D. L. ; ARAUJO, P. S. R. ; RENDA, V. L. B. S. ; PEREIRA, P. R. F. ; SILVA, J. V. . Desengavetando a pandemia de 2020 à luz da educação: tem coisa que só o professor sabe explicar.. Campina Grande : Editora Leve, 2020 . 59p. ISBN: 9786599219092.
    • SILVA, J. V. . A POSIÇÃO DO ADJETIVO NO INTERIOR DO SINTAGMA NOMINAL EM UM PROCESSO JUDICIAL OITOCENTISTA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE VARIACIONISTA. Linguagem jurídica: produção textual, direito e argumentação, v. 1, p. 109 - 134, 2023.
    • REIS, Daniela Ferreira ; SILVA, L. S. F. ; PEREIRA, Luana Silva ; SILVA, J. V. ; SOUSA, Amasile Coelho Lisboa da Costa . COMO OCORRE O PROCESSO DA ESCRITA NO ENSINO MÉDIO. De leitores a produtores de textos: uma experiência no ensino superior, v. 1, p. 68 - 83, 2020.
    • SILVA, J. V. ; Sales, T. L. ; Cavalcante, I, F, A. . Leitura, Escrita, Interação e Ação (LEIA): configurando a aprendizagem no contexto em debate. In: VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores , 2019 , Campina Grande. Anais VII ENID / UEPB. : , 2019.
    • SILVA, J. V. ; Sales, T. L. ; Cavalcante, I, F, A. . Leitura, Escrita, Interação e Ação (LEIA): configurando a aprendizagem no contexto em debate. In: VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores , 2019 , Campina Grande. Anais VII ENID / UEPB. : , 2019.
    • SILVA, J. V. . Literatura, Infância e Direitos humanos: uma leitura d'Os Saltimbancos. In: VII ENCONTRO NACIONAL DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ENSINO , 2018 , Campina Grande. VII ENLIJE. Campina Grande : VII ENLIJE, 2018. p. 1 - 11.
    • SILVA, J. V. ; Miguel, I. K. S. . A APLICABILIDADE DA LEITURA CRÍTICA E DA ARGUMENTAÇÃO ESCRITA COMO MECANISMOS NECESSÁRIOS À EFETIVIDADE DAS PRÁTICAS SOCIOINTERATIVAS VIRTUAIS: 'A ANÁLISE DE UMA SITUAÇÃO REAL DE COMUNICAÇÃO'. In: VII SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DA LÍNGUA PORTUGUESA , 2018 , Porto de Galinhas. VII SIMELP. Porto de Galinhas : VII SIMELP, 2018.
    • SILVA, J. V. . Literatura, Infância e Direitos humanos: uma leitura d'Os Saltimbancos. In: VII ENCONTRO NACIONAL DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ENSINO , 2018 , Campina Grande. VII ENLIJE. Campina Grande : VII ENLIJE, 2018. p. 1 - 11.
    • SALES, Thaís Luna ; SILVA, J. V. . LEITURA, ESCRITA, INTERAÇÃO E AÇÃO (LEIA): DA REALIDADE DO ALUNO À COMPLEXIFICAÇÃO DO FENÔMENO DA LINGUAGEM EM USO. : , 2019 (RESUMO PUBLICADO EM SITE DE EVENTO)
    • SILVA, J. V. . Variáveis preditoras do emprego do artigo definido na fala pessoense. 2023 (Comunicacao)
    • SILVA, J. V. . O artigo definido na fala pessoense. 2023 (Comunicacao)
    • SILVA, J. V. . A FALA PARAIBANA EM TEMPO REAL: O EMPREGO VARIÁVEL DO ARTIGO DEFINIDO DIANTE DE POSSESSIVOS E ANTROPÔNIMOS. 2023 (Comunicacao)
    • SILVA, J. V. . O emprego facultativo de artigo definido diante de possessivos e antropônimos: uma comparação de análises sociolinguísticas. 2023 (Comunicacao)
    • SILVA, J. V. . A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTATIVIDADE EM ARTIGOS DE OPINIÃO: UMA ANÁLISE DAS FORMAS DE MODALIZAÇÃO. 2021 (Comunicacao)
    • SILVA, J. V. . Análise das estratégias de indeterminação do sujeito em audiências de instrução e julgamento: um estudo de variação no contexto forense. 2022 (Comunicacao)
    • SILVA, J. V. . A SUBVERSÃO DO DIREITO A SI: AS REPERCUSSÕES DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO CONCATENADAS À LITERATURA DE CONCEIÇÃO EVARISTO. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, J. V. ; Sales, T. L. ; Cavalcante, I, F, A. . LEITURA, ESCRITA, INTERAÇÃO E AÇÃO (LEIA): CONFIGURANDO A APRENDIZAGEM NO CONTEXTO EM DEBATE. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, J. V. ; Miguel, I. K. S. . A aplicabilidade da leitura crítica e da argumentação escrita como mecanismos necessários à efetividade das práticas sociointerativas virtuais:. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, J. V. . LITERATURA, INFÂNCIA E DIREITOS HUMANOS: UMA LEITURA D'OS SALTIMBANCOS.. 2018 (Comunicacao)
    • SALES, Thaís Luna ; SILVA, J. V. . : Leitura, Escrita, Interação e Ação (Leia): Da Realidade do Aluno à Complexificação do Fenômeno da Linguagem em Uso. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, J. V. . LEITURA NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2017
    • SILVA, J. V. . Escrita acadêmica: com a palavra, os alunos. 2018 Artigo científico
    • SILVA, J. V. . III Workshop - Coleta de dados: levantamento e quantificação. 2021
    • SILVA, J. V. ; SOUZA, G. M. R. . -A construção da cientificidade na pesquisa em linguística: aspectos teóricos e práticos. 2023 (Universidade Federal de Campina Grande (UFCG))
  • Projetos de Pesquisa: 4
    • Nome do projeto: LEIA (PIBID) ? LEITURA, ESCRITA, INTERAÇÃO E AÇÃO (2018 - 2019
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SILVA, J. V. , SOUZA, G. M. R. , Castro, P. A. , Cavalcante, I, F, A. , Ramalho, D. N. , Barbosa, C. F. , Reis, D. F. , Santos, M. Y. F. , Bezerra, S. L. P. , Sales, T. L. .
      Descrição: Projeto de Intervenção do PIBID solicitado no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID ? 2018/2019), do curso de Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa, do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Supervisora: Profª. Me. Diana Nunes Ramalho. Coordenadora de área: Profª. Drª. Iara Francisca Araújo Cavalcanti. Coordenadora geral: Profª. Drª. Paula Almeida de Castro. Segundo Molina (1992), a partir do instante em que se constata o papel da escola na formação do leitor, apesar de todos os limites concretos, torna-se possível uma mudança de hábitos, com a pretensão de dar ao aluno a habilidade de poder fazer o uso da leitura como um instrumento útil em sua vida, que vá além da escola. Nesse contexto, percebe-se que dessa forma a escola poderá cumprir sua real função, na condição de construtora do conhecimento e de cidadãos-leitores críticos, participativos e reflexivos. Diante de todo esse cenário de ensino-aprendizagem de língua portuguesa, surge o projeto Leitura, Escrita, Interação e Ação (LEIA), dos pibidianos alocados na Escola Cidadã Professor Raul Córdula, com o intuito de promover um ensino diferenciado aos discentes do primeiro ano do Ensino Médio da Instituição. O projeto LEIA focaliza o ensino de leitura e de escrita dos gêneros textuais meme, charge, cartum, tirinha, depoimento, entrevista, debate e artigo de opinião de maneira interativa e dinâmica.
    • Nome do projeto: MULHERES SUBJUGADAS, MULHERES EM RESISTÊNCIA: REPRESENTAÇÕES DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO EM CONTOS DE MARINA COLASANTI E CONCEIÇÃO EVARISTO (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, J. V. , GUIMARAES, K. N. , SOUZA, G. M. R. .
      Descrição: Ainda que o problema da violência de gênero seja evidente em nosso país, grande parte da literatura brasileira interessa-se pouco por esta questão, inclusive as obras de autoria feminina. É o que constata Duarte (2010, p. 229) quando indaga sobre a ausência das "marcas literárias da violência" contra as mulheres nos textos produzidos pelas escritoras, até então. Contrariando este quadro geral, Marina Colasanti e Conceição Evaristo tratam em sua obra deste tema, a partir de personagens femininas cuja voz, corpo e alma são silenciados e agredidos por homens, especialmente maridos ou companheiros. Em "Contos de Amores Rasgados" e "Um Espinho de Marfim e outras histórias", de Colasanti (1986;1999); e "Olhos d'água", de Evaristo (2016), coletâneas que reúnem contos que compreendem um período de, pelo menos, trinta anos, observamos mulheres que vivenciam a dor e a violência, mas que também resistem recusando-se ocupar o lugar de "vítimas passivas da dominação" (DEBERT; GREGORI, 2008, p.167). A presente proposta de pesquisa discutirá, mediante a análise de um conjunto de contos selecionados nas três obras citadas, a representação da violência de gênero interpretada a partir do trabalho com a linguagem, bem como por meio do diálogo que essas obras estabelecem com o cenário, ainda atual, de destituição da voz, de privação e aniquilamento do corpo feminino. A crítica literária será exercida a partir do método dialético e filológico cultivado por Candido (2000) e Bosi (2003), respectivamente. A compreensão sobre gênero e violência de gênero (e suas várias formas de constituição, a partir de determinações que não se limitam ao gênero, mas englobam outros distintivos como classe e raça) será efetuada mediante o campo dos estudos feministas (BEAUVOIR, 2009; LAURETIS, 1994; SCOOT, 1995; RIBEIRO, 2016; 2017; CARNEIRO, 2011; DAVES, 2016) e das ciências sociais (SAFFIOTI, 2015; DEBERT, GREGORI, 2008; MACHADO, 2006). Também serão lidos estudos críticos que abordem o gênero e a violência na literatura brasileira, com destaque para autores como Duarte (2010); Gomes (2014), Dalcastagnè (2007; 2010; 2015) e Xavier (2007). Essa base crítico-teórica fomentará a perspectiva e tratamento analíticos sobre o corpus, porém não de maneira aplicativa, evitando, assim, que a fundamentação colonize as obras em estudo, ressaltando delas apenas os aspectos que lhe convém.
    • Nome do projeto: CONSTRUINDO CIDADE(S), FORTALECENTO A PARTICIPAÇÃO: planejamento e processos comunitários de implantação das ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social) em Campina Grande-PB. (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, J. V. , CARVALHO, Maria Jackeline Feitosa .
      Descrição: A proposta extensionista tem por objetivos contribuir para qualificar a participação das lideranças comunitárias populares para intervirem na discussão e proposição das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), em Campina Grande-PB, de maneira a promover a participação direta de 19 comunidades nas etapas de planejamento e implantação das ZEIS. A proposta tem como metodologia a articulação e troca de experiências entre as comunidades, a partir de informações sobre a realidade de diferentes comunidades, a experimentação de práticas de organização sobre seus locais de moradia, a realidade de vida nas periferias, os desafios do direito à cidade e as estratégias de organização praticadas pelas comunidades. Daí a importância em subsidiar a participação e o trabalho de diferentes atores sobre o desenvolvimento urbano e as questões da cidade.
    • Nome do projeto: TLB: Teorias Linguísticas de Base (2020 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, J. V. , MATOS, Denilson Pereira .
      Descrição: O TLB visa, inicialmente, à criação de alicerce teórico capaz de sustentar as discussões sobre língua/linguagem: sintaxe, semântica e pragmática, com a participação de estudantes de Letras e afins e pós-graduação de Linguística e afins, Estudos da Linguagem e Língua Port.. A partir destes estudos o grupo vem realizando aplicações motivadoras de linhas, projetos e programas, vislumbrando ações e publicações que colaborem na descrição de fenômenos linguísticos no português do Brasil e, mais especificamente, as manifestações linguísticas concretizadas no discurso do texto escrito e oral paraibano. Devido às relações com o ensino, os pesquisadores decidiram por investir, especialmente: TIC, EaD, Língua, Cultura e Letramento. Nesta direção, em 2016, o grupo decidiu pela criação da Jornada TLB: 1a versão 08/16, IIJTB 06/17, IIIJTB em Buenos Aires. Os fundamentos teóricos são elencados a partir de uma lógica que os compreende como essenciais na formação do pesquisador na área da Linguística..