Não autenticado |

Raquel de Paula Guets

    • Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo, sob orientação da Profa. Dra. Maria Clara Paixão de Sousa. Bacharela em Letras (Português e Inglês) pela mesma universidade. Tem como foco de pesquisa a história das mulheres, mais especificamente a história das mulheres lésbicas no Brasil colônia. Em seu projeto de mestrado, propõe a edição (inédita e eletrônica) de dois processos inquisitoriais: o de Maria de Peralta e o de Paula de Siqueira, redigidos na Primeira Visitação do Santo Ofício na Bahia (1591-1595). A pesquisa também tem como objetivo a análise léxico-semântica da configuração escrita do crime de sodomia foeminarum nestes dois processos. Este projeto de mestrado é baseado em sua iniciação científica (2019-2020), que editou o processo e traçou a rede de relacionamento homoeróticos de Felipa de Souza, a única mulher a ser condenada pelo crime de sodomia foeminarum no Brasil. Faz parte do M.A.P. desde 2018 e recebeu bolsas do Programa Unificado de Bolsas (PUB-USP) entre 2018 e 2021 vinculadas ao projeto, nos braços de pesquisa e extensão. Participa da Frente de Extroversão e da Frente Computacional, além de contribuir com a pesquisa na pós-graduação. É também pesquisadora no LaViHD (Laboratório Virtual de Humanidades Digitais) em conjunto ao C4AI (Center For Artificial Intelligence) USP no projeto NLP2, que tem o objetivo de produzir ferramentas computacionais de suporte ao português brasileiro a partir do corpus linguístico Carolina (foco em língua escrita). Tem publicado um capítulo intitulado ?Lesbian discourse as a form of social transformation? no livro ?Language education and the university: fostering socially-just practices in undergraduate contexts. Volume 1: language, culture and discourse?, organizado por Ana Paula Duboc e Daniel Ferraz (Pimenta Cultural).

       

      Links:    

    • GUETS, R. P. . Lesbian discourse as a form of social transformation. Language education and the university: fostering socially-just practices in undergraduate contexts. Volume 1: language, culture and discourse, v. 1, p. 383 - 396, 2021.
    • GUETS, R. P. ; SOUSA, M. C. P. . Uma lésbica na América Portuguesa: O processo e a rede de relacionamentos homoeróticos de Felipa de Souza, a Grande Fanchona da Bahia. In: 28º Simpósio Internacional de Iniciação Científica na USP (SIICUSP) , 2020 , . 28º Simpósio Internacional de Iniciação Científica na USP (SIICUSP). : , .
    • GUETS, R. P. . M.A.P. (Mulheres na América Portuguesa): mapeamento digital de escritos de mulheres e sobre mulheres no espaço atlântico português. In: 27º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo , 2019 , São Paulo. 27º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo. : , 2019.
    • GUETS, R. P. ; MONTE, V. M. . MAP: Mulheres na América Portuguesa - a construção de um catálogo eletrônico de documentos de mulheres. In: 26º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo , 2018 , São Paulo. 26º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo. : , 2018.
    • GUETS, R. P. . Quem tem medo da certeza radical?. : , 2019 (Blog acadêmico)
    • GUETS, R. P. . O Pecado Nefando. : , 2019 (Blog acadêmico)
    • GUETS, R. P. ; SOUSA, M. C. P. . Uma lésbica na América Portuguesa: O processo e a rede de relacionamentos homoeróticos de Felipa de Souza, a Grande Fanchona da Bahia. 2021 (Simposio)
    • GUETS, R. P. ; SOUSA, M. C. P. . Uma lésbica na América Portuguesa: O processo e a rede de relacionamentos homoeróticos de Felipa de Souza, a 'Grande Fanchona da Bahia'. 2020 (Simposio)
    • GUETS, R. P. ; MELLO, C. M. . Da academia à sociedade: o projeto M.A.P. nas mídias digitais. 2020 (Comunicacao)
    • GUETS, R. P. ; OLIVEIRA, L. A. B. R. ; ZANI, S. T. M. . Da Academia à Sociedade: O Projeto M.A.P. nas mídias digitais. 2019 (Comunicacao)
    • GUETS, R. P. ; SOUSA, M. C. P. ; MONTE, V. M. do . M.A.P. (Mulheres na América Portuguesa): mapeamento digital de escritos de mulheres e sobre mulheres no espaço atlântico português. 2019 (Simposio)
    • GUETS, R. P. ; STURZENEKER, M. L. ; NATANAEL, A. C. ; MELLO, C. M. ; PALMA, M. F. . M.A.P (Mulheres na América Portuguesa): Pesquisas no Arquivo Nacional da Torre do Tombo. 2019 (Comunicacao)
    • GUETS, R. P. ; MONTE, V. M. do . MAP: Mulheres na América Portuguesa - a construção de um catálogo eletrônico de documentos de mulheres. 2018 (Simposio)
    • GUETS, R. P. ; MONTE, V. M. do . As atas da vila de Santo André da Borda do Campo e de São Paulo: reprodução digital e edição. 2017 (Simposio)
  • Projetos de Pesquisa: 6
    • Nome do projeto: M.A.P. (Mulheres na América Portuguesa): mapeamento digital de escritos de mulheres e sobre mulheres no espaço atlântico português (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GUETS, R. P. , SOUSA, M. C. P. , MONTE, V. M. .
      Descrição: O Projeto M.A.P. (Mulheres na América Portuguesa): mapeamento digital de escritos de mulheres e sobre mulheres no espaço atlântico português tem como objetivo central sistematizar e tornar visível para pesquisas futuras um conjunto de fontes documentais imensamente importantes para os estudos filológicos e para os estudos da história da língua, da história social, da história da escrita e da leitura, e da história das mulheres no Brasil, por meio da construção de um catálogo eletrônico de documentos escritos por mulheres e documentos escritos sobre mulheres (contendo sua "fala" na forma de discurso relatado) na América Portuguesa. A metodologia seguida no Projeto trata essa documentação a partir de duas premissas: primeiro, importa-nos, centralmente, a literalidade da expressão e a literalidade do relato da expressão, sendo esta uma investigação originária do campo da filologia e da linguística histórica. Segundo, do ponto de vista computacional, partimos do compromisso com as tecnologias transferíveis e o acesso aberto, sendo nosso objetivo a difusão e democratização da informação encerrada na documentação trabalhada. O Catálogo Mulheres na América Portuguesa pretende assim compor um mapa polifônico de vozes quase nunca escutadas, dirigido tanto aos especialistas de áreas como a filologia e a história, como a um público leitor mais amplo. Projeto financiado pelo Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo (PUB-USP).
    • Nome do projeto: As atas da vila de Santo André da Borda do Campo e de São Paulo: reprodução digital e edição (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GUETS, R. P. , MONTE, V. M. do .
      Descrição: O projeto tem como finalidade a edição e publicação dos documentos paulistas mais antigos de que se tem notícia: as atas da Câmara de Santo André da Borda do Campo e da vila de São Paulo, datadas do século XVI, cuja edição semidiplomática é inédita. A finalidade deste projeto de iniciação científica é a edição e a publicação online desses documentos fundamentais para a constituição da história do português paulista, uma vez que abarcam período de escassa documentação lavrada na colônia. A relevância do projeto reside no fato de seu ineditismo e pioneirismo, visto não haver notícia da existência de edição dessa documentação filologicamente preparada para pesquisas de cunho histórico e linguístico. Contribui-se com a formação dos alunos de graduação nas seguintes áreas: Filologia, Paleografia, Codicologia, Diplomática, Historiografia e Linguística Histórica. Projeto financiado pelo Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo (PUB-USP).
    • Nome do projeto: "Agora andam me jurando a pele...": Escritos de mulheres e escritos sobre mulheres na América Portuguesa (2018 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GUETS, R. P. , MONTE, V. M. do , SOUSA, M. C. P. .
      Descrição: Os escritos feitos por mulheres ao longo dos primeiros séculos da formação da América Portuguesa chegaram até nós por diferentes acidentes históricos, daí sua natureza rara e fortuita. Este projeto pretende buscar e catalogar, em arquivos nacionais e estrangeiros, documentos escritos por mulheres ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII, de modo a torná-los visíveis para pesquisas futuras nos campos da história do Brasil e da filologia portuguesa. A este primeiro objetivo, junta-se, por força da contingência da raridade dos documentos a serem prospectados, um objetivo auxiliar mas não menos importante - o de buscar e catalogar textos coetâneos escritos sobre mulheres. O principal produto do projeto é um catálogo geral de documentos de tipologias diversas ou escritos por mulheres ou que contenham sua "fala", na forma de discurso relatado. A relevância do projeto está em resultar nessa organização preliminar (e inédita) em torno de uma documentação a um tempo muito escassa e imensamente importante para a compreensão da história da formação do Brasil. Projeto financiado pelo Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo (PUB-USP).
    • Nome do projeto: Da academia à sociedade: a relevância das mídias digitais para as ações de extroversão (2019 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GUETS, R. P. , MONTE, V. M. .
      Descrição: O objetivo central do projeto "Da academia à sociedade: a relevância das mídias digitais para as ações de extroversão" é a divulgação científica dos projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa (NEHiLP) por meio de mídias digitais. Pretende-se explorar o inegável alcance das mídias digitais, transformar a linguagem acadêmica em linguagem acessível e, dessa forma, garantir o acesso ao conhecimento produzido na universidade à ampla comunidade externa à USP. Projeto financiado pelo Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo (PUB-USP)
    • Nome do projeto: Uma lésbica na América Portuguesa: O processo e a rede de relacionamentos homoeróticos de Felipa de Souza, a 'Grande Fanchona da Bahia' (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GUETS, R. P. , SOUSA, M. C. P. .
      Descrição: O projeto tem como objetivos primordiais a edição e publicação inéditas do processo inquisitorial contra Felipa de Souza, redigido em 1591 pela Inquisição portuguesa na Primeira Visitação do Santo Ofício na capitania da Bahia. Felipa foi a única mulher punida pelo pecado de "sodomia feminina", por ter se relacionado sexualmente com várias mulheres e admitir seu pecado nefando com pleno orgulho. O projeto ainda tem como objetivo estabelecer um fluxograma que represente a rede de relacionamentos da "grande fanchona da Bahia" (como era conhecida Felipa na região) de acordo com os dados levantados a partir de bibliografias que ciem o caso de Felipa e os processos inquisitoriais contra algumas de suas amantes (fontes primárias).
    • Nome do projeto: M.A.P. (Mulheres na América Portuguesa): Mapeamento de escritos de mulheres no espaço atlântico português a partir das Humanidades Digitais, Fase II (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GUETS, R. P. , SOUSA, M. C. P. .
      Descrição: O Projeto M.A.P. (Mulheres na América Portuguesa) tem como objetivo central sistematizar e tornar visível para pesquisas futuras um conjunto de fontes documentais imensamente importantes para os estudos filológicos e para os estudos da história da língua, da história social, da história da escrita e da leitura, e da história das mulheres no Brasil, por meio da construção de um catálogo eletrônico de documentos escritos por mulheres na América Portuguesa entre 1500 e 1822. A relevância do Projeto reside fundamentalmente na possibilidade de organização inédita dessa documentação a um tempo escassa e fundamental para a compreensão da história da formação do Brasil. Para isso, são centrais os seguintes objetivos: 1. Empreender a prospecção de acervos físicos, estabelecendo procedimentos e técnicas; 2. Iniciar um trabalho de edição filológica parcial dos documentos; 3. Desenvolver recursos e ferramentas para a extroversão e acesso público à documentação. Os objetivos específicos desta fase do presente consistem em fazer avançar os resultados quanto ao desenvolvimento de recursos de acesso aos documentos (objetivo 3 acima), expandindo as entradas do Catálogo e seu alcance. A meta específica desta segunda fase é desenvolver, até 2021, um Catálogo Expandido, que incluirá recursos de busca (ainda não disponíveis no site), a partir da Segunda fase do Catálogo (a ser lançada em agosto de 2020). Projeto financiado pelo Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo (PUB-USP) entre 2020-2021.