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Paulo Crispim Alves de Souza

    • Paulo é Historiador, com Bacharelado e Licenciatura concluídos na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) no ano de 2007, além de Mestre em Ciências Humanas e Sociais, pela Universidade Federal do ABC (UFABC), em 2017. Atualmente ministra a disciplina de Ciências Humanas Integradas e História para o Ensino Médio, na Escola Nossa Senhora das Graças (Gracinha), e é aluno regular de Doutorado do Programa Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos - DIVERSITAS). Também é autor de livros didáticos e paradidáticos na área de Educação atuando também, na formação de professores na área de Ciências Humanas. Criador e coordenador do Educativo Itinerante, projeto de arte educação que já atingiu mais de cinquenta mil estudantes, dois mil professores, oito estados e centenas de escolas públicas.

       

      Links:    

    • SOUZA, P. C. A. . Direitos Humanos na Escola. João Pessoa : JC Editora, 2016 . 400p. ISBN: 9788569583431.
    • SOUZA, PAULO CRISPIM ALVES DE ; FORTUNATO, IVAN . O currículo e as relações étnico-raciais: um território em disputa Revista Exitus , v. 9 , p. 130 - 159 , 2019. ISSN: 22379460.
    • SOUZA, PAULO CRISPIM ALVES DE ; FORTUNATO, IVAN . Uma narrativa histórica da educação nacional entre mitos: do fundador ao de democracia racial POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 23 , p. 103 - 131 , 2019. ISSN: 15199029.
    • SOUZA, P. C. A. . Escola Mais produção de material didático. 2019 (Consultoria)
    • SOUZA, P. C. A. . Sociologia: tempos modernos. 2017 (Consultoria)
    • SOUZA, P. C. A. ; ROTA, P. S. ; CABRINI, C. ; OLIVEIRA, P. E. ; SOUZA, P. C. A. . Currículo Integrado em Ciências Humanas. 2013 (Assessoria)
    • SOUZA, P. C. A. . Ética e Educação. 2017 (Conferência)
  • Desenvolvimento de material didático ou instrucional: 2
    • SOUZA, P. C. A. . Sequência Didática para o professor de Sociologia. 2017 (Orientações ao professor)
    • SOUZA, P. C. A. ; ROTA, P. S. ; CABRINI, C. ; OLIVEIRA, P. E. ; SOUZA, P. C. A. . Solução Educacional para o Ensino Médio. 2013 (Formação de professores)
    • Nome do projeto: Educativo Itinerante Monet A Beira D' água (2021 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SOUZA, P. C. A. .
      Descrição: O projeto Educativo Itinerante tem foco na Arte, Ciência e Tecnologia e impacto direto nos territórios, uma vez que vem percorrendo escolas da rede pública do país, em diferentes Regiões e Estados brasileiros. Nasceu em setembro de 2021 como uma proposta original pensada a partir da exposição de Arte Digital e Imersiva Monet À beira d'Água, que estrearia em março de 2022, na cidade do Rio de Janeiro, RJ.O anseio dos idealizadores/realizadores da exposição em ampliar/democratizar o acesso e a participação de alunos e educadores no projeto motivou a criação de um projeto itinerante. A ideia de um educativo que viaja, um Educativo Itinerante que pudesse levar a exposição a vários grupos e comunidades de ensino de diferentes municípios, em áreas rurais e/ou periferias urbanas e em especial escolas públicas - foi a iniciativa propulsora do desenvolvimento da proposta pedagógica.A motivação coincidiu com a possibilidade de conciliar diferentes áreas e experiências profissionais, em um diálogo interdisciplinar, a partir da paixão comum em conhecer diferentes realidades brasileiras, através da cultura e das festas populares. Para tal desafio, consideramos o currículo da Educação Básica Nacional (BNCC), valorizando as identidades e potencialidades locais presentes nas escolas, se valendo de diferentes linguagens artísticas e científicas, meio-ambiente, além do uso intencional e pedagógico da realidade virtual durante a nossa vivência em campo.2. Qual(is) desafio(s)/problema(s)/demanda(s) provocaram a criação da iniciativa e quais as estratégias desenhadas para atender a esses desafios? * Aqui a ideia é você detalhar um pouco mais sobre como a iniciativa responde aos principais desafio(s)/ problema(s)/demanda(s) identificados. Para isso, você pode trazer dados e informações adicionais. Ex.: se o seu desafio for a evasão escolar, apresente os dados que confirmam que há evasão escolar no território/contexto da iniciativa. (máximo 1500 caracteres)O nosso maior desafio era cumprir o objetivo de democratização e acesso à exposição.Para tanto, precisávamos responder o O quê e o Como. O O quê dava conta de preparar a proposta pedagógica: formação, desenvolvimento de atividades, metodologia, equipe, grupos atendidos, linguagem, tempo, comunicação e relacionamento. Já o Como dizia a respeito à itinerância propriamente dita, como levar à centenas de municípios e escolas de distintas Regiões e Estados um programa educativo arte-expositivo? Não havia referência no campo da Educação, nossa melhor fonte eram ou as viagens de Estudos de Meio que escolas (geralmente as particulares) realizam ao visitar durante dias territórios que abarcam uma pesquisa escolar, ou os grupos de artistas que criam espetáculos circulantes. Foi aí então que criamos nossa estratégia, misturando o conceito de exploração de território do primeiro, e a atividade itinerante do segundo.Para responder o O quê criamos um Programa Educativo apoiado em quatro eixos Água, Luz, Tempo e Território, inspirado nos quatros pilares da referida exposição, a saber Água, Arte ao Ar livre, Tecnologia e Paisagem. Alinhamos o Programa à proposta de um grupo de professores que viaja, levando consigo um pouco do espírito aventureiro do itinerante. Foram eles que criaram o Como, um planejamento e metodologia de como chegar, atuar, permanecer e partir, diariamente ou não, visitando centenas de territórios, milhares de alunos, em distintas realidades.