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Andréa Cristina Natanael da Silva

    • É aluna do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP), linha de pesquisa Filologia do Português. Possui bacharelado e licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa na mesma universidade. Também é graduada em Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Na Universidade de São Paulo, enquanto aluna do curso de licenciatura em Letras, foi bolsista de iniciação à docência no subprojeto de Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES (2020-21); e enquanto aluna do bacharelado, foi monitora bolsista do Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG/USP) nas disciplinas de Filologia Portuguesa e Introdução ao Estudo da Língua Portuguesa, entre 2018 e 2019, além de ter sido monitora voluntária na disciplina de Sintaxe do Português I (2020, 2021, 2023 e 2024), novamente na disciplina de Filologia Portuguesa (2021, 2022, 2023 e 2024) e em outras atividades técnico-científicas, como cursos de extensão universitária nas áreas de Filologia e Paleografia oferecidos pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP). Desde 2023, é bolsista FAPESP junto ao projeto O Corpus M.A.P.: Desenvolvimento de um sistema de edições filológicas digitais para a documentação sobre as Mulheres na América Portuguesa, sendo responsável pela edição filológica digital dos processos inquisitoriais provenientes do Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT), incluindo sua anotação diplomática. Além disso, é responsável por coordenar a equipe de revisões das edições preparadas.

       

      Links:    

    • Filologia do Português
    • Natanael, Andrea Cristina ; MELLO, C. A. M. ; POLONI, G. ; VITA, M. . Preservação e memória: a catalogação de escritos de mulheres e sobre mulheres na América Portuguesa pelo projeto M.A.P ? Mulheres na América Portuguesa.. In: Seminário Hispano Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade , 2019 , São Paulo. VIII Seminário Hispano Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade. : , 2019.
    • Natanael, Andrea Cristina ; SILVA, A. Y. N. M. . Projeto Mulheres na América Portuguesa (M.A.P.): Pesquisas no Arquivo Nacional da Torre do Tombo e no Arquivo do Estado de São Paulo. In: 67o Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL) , 2019 , São José do Rio Preto. Caderno de Resumos do 67o Seminário do GEL. Araraquara : Letraria, 2019. p. 442 - 443.
  • Apresentações de Trabalho: 6
    • Natanael, Andrea Cristina . O Oriente e o Ocidente em um tom azul: uma leitura de um poema de Fernanda Dias. I Seminário do Grupo de Estudos 'Porta Macau': literaturas, línguas e culturas, promovido pelo LIA (Laboratório de Interlocuções com a Ásia), DLCV - DLO - FFLCH, USP. 2016 (Comunicacao)
    • CERQUEIRA, L. V. ; Natanael, Andrea Cristina ; PARRA, C. . Tour Decolonial pelo Mundo: uma viagem pela diversidade de países falantes de língua inglesa através de uma sequência didática. VI Encontro de Metodologias de Ensino de Línguas Estrangeiras. 'Novos Horizontes: do virtual ao presencial'. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. 2021 (Comunicacao)
    • Natanael, Andrea Cristina ; SOUZA, Rodrigo . Reflexões acerca do ensino da variação linguística nos cadernos didáticos 'Aprender Sempre', anos finais do EF II. XX Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa: 'O ensino da leitura e da escrita como processos de conhecimento.' Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. 2021 (Seminário)
    • Natanael, Andrea Cristina ; SILVA, A. Y. N. M. . Projeto Mulheres na América Portuguesa (M.A.P.): Pesquisas no Arquivo Nacional da Torre do Tombo e no Arquivo do Estado de São Paulo. 67o Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL). Unesp/SJRP. 2019 (Outra)
    • MELLO, C. A. M. ; Natanael, Andrea Cristina ; POLONI, G. ; VITA, M. . Preservação e Memória: a catalogação de escritos de mulheres e sobre mulheres na América Portuguesa pelo projeto M.A.P. (Mulheres na América Portuguesa).VIII Seminário Hispano Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade. Universidade de São Paulo em colaboração internacional com a Universidade Complutense de Madri e a Universidade de Brasília. 2019 (Simposio)
    • GUETS, R. ; Natanael, Andrea Cristina ; MELLO, C. ; PALMA, M. ; STURZENEKER, M. . M.A.P (Mulheres na América Portuguesa): Pesquisas no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, na XIV Semana de Filologia da USP. 2019 (Comunicacao)
    • MODOLO, M. ; ZANOLI, M. L. ; Natanael, Andrea Cristina . 69 Seminário do GEL. Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (Monitoria). 2023 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • Nome do projeto: M.A.P. (Mulheres na América Portuguesa): Mapeamento de escritos de mulheres e sobre mulheres no espaço atlântico português a partir de métodos das Humanidades Digitais (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Natanael, Andrea Cristina , SOUSA, M. C. P. , Vanessa Martins do Monte .
      Descrição: O Projeto M.A.P. (Mulheres na América Portuguesa): Mapeamento de escritos de mulheres e sobre mulheres no espaço atlântico português a partir de métodos das Humanidades Digitais tem como objetivo central a construção de um catálogo eletrônico de documentos escritos por mulheres e documentos escritos sobre mulheres (contendo sua fala na forma de discurso relatado) entre os anos 1500 e 1822 na América Portuguesa. Essa documentação, imensamente importante para os estudos filológicos e para os estudos da história da língua, da história social, da história da escrita e da leitura, e da história das mulheres no Brasil, tem como características principais sua raridade e sua dispersão custodial. A relevância do Projeto reside fundamentalmente na possibilidade de organização inédita dessa documentação, com um método que alia as formas tradicionais do acurado trabalho filológico a tecnologias de ponta no processamento de textos e organização da informação. A metodologia seguida no Projeto aborda o tratamento da documentação a partir de duas premissas: primeiro, importa-nos, centralmente, a literalidade da expressão e a literalidade do relato da expressão, sendo esta uma investigação originária do campo da filologia e da linguística histórica. Segundo, do ponto de vista computacional, partimos do compromisso com as tecnologias transferíveis e o acesso aberto, sendo nosso objetivo a difusão e democratização da informação encerrada na documentação trabalhada. Assim, o trabalho no Projeto envolve, como ações-fim, as atividades imediatas de formação e alimentação do Catálogo, e como ações-meio, as atividades de desenvolvimento das tecnologias que fundam esta construção. No trabalho imediato de construção do Catálogo, nossa metodologia remete aos campos da História, da Arquivística e da Filologia; no trabalho de desenvolvimento de tecnologias, a metodologia remete ao campo das tecnologias digitais de processamento da informação. Na conjunção entre campos aparentemente tão distantes entre si reside a singularidade do nosso método de pesquisa, inserido, como sugerimos já em seu título, no campo das Humanidades Digitais. Para nós, esta denominação, notadamente polissêmica, remete a um movimento de aproximação entre as humanidades e as tecnologias digitais no qual, essencialmente, os humanistas tem agido como criadores de tecnologia: como sujeitos colaboradores da revolução da informação. Nossa proposta de pesquisa se encaixa nessa tendência, e é nesse sentido que se identifica com aquilo que tem sido difusamente denominado de Humanidades Digitais, posição que temos defendido em diversos trabalhos e conferências sobre o tema. Os primeiros resultados de nossas metas e de nossa forma de trabalho já se prenunciam na versão-piloto do M.A.P., em http://www.nehilp.org/~nehilp/HD/MAP. Na versão consolidada do M.A.P., em construção, além da expansão do número de documentos catalogados temos como objetivos aprofundar o tratamento filológico conferido aos documentos e sofisticar suas formas de visualização, formando um panorama que sirva tanto como base para pesquisas acadêmicas como, de fato, um mapa de fácil consulta e visualização por um público mais amplo. Para isso, lançaremos mão de tecnologias de processamento de texto que subsidiem a edição filológica dos documentos, e de tecnologias de organização da informação ligadas à web-semântica. O M.A.P. pretende, assim, compor um mapa polifônico de vozes quase nunca escutadas, dirigido tanto aos especialistas de áreas como a filologia e a história, como a um público leitor mais amplo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
    • Nome do projeto: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (CAPES/USP) - Subprojeto na área de Língua Portuguesa (2020 - 2021
      Natureza: Ensino
      Integrantes: Natanael, Andrea Cristina , Vanessa Martins do Monte , Maria Inês Batista Campos , Beatriz Daruj Gil , Paulo Roberto Gonçalves Segundo .
      Descrição: O projeto tem como objetivos: incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; inserir os/as licenciandos/as no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; incentivar escolas públicas de educação básica, sobretudo as turmas do Ciclo fundamental - anos finais, mobilizando seus/suas professores/as como coformadores/as dos/as futuros/as docentes e tornando-os protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos/as docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura
    • Nome do projeto: Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação - Projeto de monitoria em Filologia Portuguesa: Apoio à docência e introdução à Filologia Digital (2018 - 2018
      Natureza: Outra
      Integrantes: Natanael, Andrea Cristina , SOUSA, M. C. P. .
      Descrição: Esta proposta de monitoria abrange a disciplina obrigatória Filologia Portuguesa (FLC0284) do curso de graduação em Letras, a ser ministrada no período diurno e noturno no segundo semestre de 2018. As atividades de monitoria serão desenvolvidas ao longo desse segundo semestre, alternativamente no período diurno ou noturno, e têm como objetivo incentivar alunos com mérito acadêmico a aperfeiçoarem seus estudos na área da filologia, abrangendo a crítica textual e a atividade de edição de textos. Por meio do acompanhamento e participação nas atividades de ensino, espera-se que o aluno aproxime-se da atividade de docência universitária, colaborando ativamente no processo de preparação das aulas teóricas e práticas, com ênfase na última. Além disso, pretende-se estimular, sob supervisão docente, a constituição de um corpus de documentos a serem utilizados em exercícios práticos na disciplina. Saliente-se, por fim, que o planejamento do curso contempla atividades no âmbito da filologia digital, linha de pesquisa inovadora, na qual os monitores participantes irão receber uma capacitação que pode ser valiosa em suas futuras atividades acadêmicas e profissionais. Objetivos A atividade de monitoria em Filologia Portuguesa tem como objetivo incluir alunos de graduação na tarefa de elaborar e propor diferentes formas de ensino e avaliação da disciplina Filologia Portuguesa, bem como tornar as atividades práticas mais dinâmicas e interativas aos alunos do curso. Além disso, busca-se o aprofundamento dos conhecimentos já adquiridos na disciplina, por meio de leitura de bibliografia, que propiciará discussões e trocas entre os alunos e entre o aluno-monitor e o docente. A participação de alunos-monitores na preparação das aulas de uma disciplina que já cursaram e na qual foram aprovados com bom desempenho pode trazer importante colaboração às atividades propostas em sala. Por meio desse trabalho conjunto entre docentes e discentes, espera-se que os cursos ministrados no próximo semestre ofereçam aos alunos mais possibilidades de compreensão do conteúdo e um caráter mais dinâmico e colaborativo aos exercícios propostos em sala. Quanto aos alunos monitores, objetiva-se que eles tenham seus conhecimentos aprofundados e tenham melhores condições de avaliar e compreender as responsabilidades da atividade docente. Procedimentos Metodológicos Entre as atividades do monitor, sempre supervisionadas pelo docente, estão: ? a seleção e a transcrição prévia de documentos manuscritos, que comporão um corpus para ser utilizado como exercícios de edição, aplicados em sala; ? a capacitação para a utilização da ferramenta de edição filológica eletrônica eDictor (https://edictor.net), a ser utilizada para a transcrição dos documentos acima referida; ? a discussão de textos a serem indicados aos alunos do curso; ? o acompanhamento de grupos de discussão em sala de aula e pela internet, por meio da plataforma Moodle da USP; ? a participação em plantões de atendimento para eliminação de dúvidas dos alunos a respeito de temas tratados em sala. Vale ressaltar que o objeto das atividades do monitor será sempre a matéria que estiver sendo lecionada em sala de aula, de acordo com o cronograma estabelecido pelo docente responsável pela disciplina..
    • Nome do projeto: Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação - Projeto de Monitoria: Introdução ao Estudo da Língua Portuguesa ? Apoio à docência e ferramentas digitais de ensino (2019 - 2019
      Natureza: Outra
      Integrantes: Natanael, Andrea Cristina , SOUSA, M. C. P. .
      Descrição: Esta proposta de monitoria abrange a disciplina obrigatória Introdução ao Estudo da Língua Portuguesa I (FLC0114) do curso de graduação em Letras, componente do ciclo básico do curso, a ser ministrada no período noturno no primeiro semestre de 2019. As atividades de monitoria serão desenvolvidas ao longo desse primeiro semestre e têm como objetivo incentivar alunos com mérito acadêmico a aperfeiçoarem seus estudos na área de Língua Portuguesa, abrangendo os temas introdutórios contemplados na ementa da disciplina, que é parte do ciclo básico obrigatório para todos os alunos do curso de Letras da Universidade. Por meio do acompanhamento e participação nas atividades de ensino, espera-se que o aluno-monitor aproxime-se da atividade de docência universitária, colaborando ativamente no processo de preparação das aulas teóricas e práticas, com ênfase nas últimas. Além disso, pretende-se estimular, sob supervisão docente, a constituição de um corpus de documentos primários e de uma bibliografia básica a serem utilizados em exercícios práticos na disciplina. Saliente-se, por fim, que o planejamento do curso contempla atividades fortemente fundadas em ferramentas digitais de ensino, uma linha de trabalho inovadora, na qual os monitores participantes irão receber uma capacitação que pode ser valiosa em suas futuras atividades acadêmicas e profissionais. OBJETIVOS A atividade de monitoria na disciplina Introdução ao Estudo da Língua Portuguesa tem como objetivo incluir alunos de graduação na tarefa de elaborar e propor diferentes formas de ensino e avaliação da disciplina, bem como tornar as atividades práticas mais dinâmicas e interativas aos alunos do curso. Além disso, busca-se o aprofundamento dos conhecimentos já adquiridos pelo aluno-monitor na disciplina, por meio de leitura de bibliografia, que propiciará discussões e trocas entre os alunos e entre o aluno-monitor e o docente. A participação de alunos-monitores na preparação das aulas de uma disciplina que já cursaram e na qual foram aprovados com bom desempenho pode trazer importante colaboração às atividades propostas em sala. Por meio desse trabalho conjunto entre docentes e discentes, espera-se que os cursos ministrados no próximo semestre ofereçam aos alunos mais possibilidades de compreensão do conteúdo e um caráter mais dinâmico e colaborativo aos exercícios propostos em sala. Quanto aos alunos monitores, objetiva-se que eles tenham seus conhecimentos aprofundados e tenham melhores condições de avaliar e compreender as responsabilidades da atividade docente. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Entre as atividades do monitor, sempre supervisionadas pelo docente, estão: - a seleção e a transcrição prévia de documentos que comporão um corpus para ser utilizado como exercícios de transcrição, edição e análise, aplicados em sala e como trabalho de avaliação da disciplina; - a discussão de textos a serem indicados aos alunos do curso; - o acompanhamento de grupos de discussão em sala de aula e pela internet (por meio da plataforma Moodle da USP, cf. 6 abaixo); - a participação em plantões de atendimento para eliminação de dúvidas dos alunos a respeito de temas tratados em sala. Vale ressaltar que o objeto das atividades do monitor será sempre a matéria que estiver sendo lecionada em sala de aula, de acordo com o cronograma estabelecido pelo docente responsável pela disciplina..
    • Nome do projeto: Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação - Projeto de monitoria em Filologia Portuguesa: Apoio à docência e introdução à Filologia Digital (2019 - 2019
      Natureza: Outra
      Integrantes: Natanael, Andrea Cristina , SOUSA, M. C. P. .
      Descrição: Esta proposta de monitoria abrange a disciplina obrigatória Filologia Portuguesa (FLC0284) do curso de graduação em Letras, a ser ministrada no período diurno e noturno no segundo semestre de 2019. As atividades de monitoria serão desenvolvidas ao longo desse segundo semestre, alternativamente no período diurno ou noturno, e têm como objetivo incentivar alunos com mérito acadêmico a aperfeiçoarem seus estudos na área da filologia, abrangendo a crítica textual e a atividade de edição de textos. Por meio do acompanhamento e participação nas atividades de ensino, espera-se que o aluno aproxime-se da atividade de docência universitária, colaborando ativamente no processo de preparação das aulas teóricas e práticas, com ênfase na última. Além disso, pretende-se estimular, sob supervisão docente, a constituição de um corpus de documentos a serem utilizados em exercícios práticos na disciplina. Saliente-se, por fim, que o planejamento do curso contempla atividades no âmbito da filologia digital, linha de pesquisa inovadora, na qual os monitores participantes irão receber uma capacitação que pode ser valiosa em suas futuras atividades acadêmicas e profissionais. Objetivos A atividade de monitoria em Filologia Portuguesa tem como objetivo incluir alunos de graduação na tarefa de elaborar e propor diferentes formas de ensino e avaliação da disciplina Filologia Portuguesa, bem como tornar as atividades práticas mais dinâmicas e interativas aos alunos do curso. Além disso, busca-se o aprofundamento dos conhecimentos já adquiridos na disciplina, por meio de leitura de bibliografia, que propiciará discussões e trocas entre os alunos e entre o aluno-monitor e o docente. A participação de alunos-monitores na preparação das aulas de uma disciplina que já cursaram e na qual foram aprovados com bom desempenho pode trazer importante colaboração às atividades propostas em sala. Por meio desse trabalho conjunto entre docentes e discentes, espera-se que os cursos ministrados no próximo semestre ofereçam aos alunos mais possibilidades de compreensão do conteúdo e um caráter mais dinâmico e colaborativo aos exercícios propostos em sala. Quanto aos alunos monitores, objetiva-se que eles tenham seus conhecimentos aprofundados e tenham melhores condições de avaliar e compreender as responsabilidades da atividade docente. Procedimentos Metodológicos Entre as atividades do monitor, sempre supervisionadas pelo docente, estão: ? a seleção e a transcrição prévia de documentos manuscritos, que comporão um corpus para ser utilizado como exercícios de edição, aplicados em sala; ? a capacitação para a utilização da ferramenta de edição filológica eletrônica eDictor (https://edictor.net), a ser utilizada para a transcrição dos documentos acima referida; ? a discussão de textos a serem indicados aos alunos do curso; ? o acompanhamento de grupos de discussão em sala de aula e pela internet, por meio da plataforma Moodle da USP; ? a participação em plantões de atendimento para eliminação de dúvidas dos alunos a respeito de temas tratados em sala. Vale ressaltar que o objeto das atividades do monitor será sempre a matéria que estiver sendo lecionada em sala de aula, de acordo com o cronograma estabelecido pelo docente responsável pela disciplina..
    • Nome do projeto: O Corpus M.A.P.: desenvolvimento de um sistema de edições filológicas digitais para a documentação sobre Mulheres na América Portuguesa (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Natanael, Andrea Cristina , SOUSA, M. C. P. , Vanessa Martins do Monte , Cristiane Namiuti , Priscila Starline Estrela Tuy Batista , Elisa Hardt Leitão Motta , Aline Silva Costa , Igor Leal Souza .
      Descrição: O objetivo desta proposta é dar início à formação do Corpus M.A.P., uma reunião inédita de manuscritos de mulheres e sobre mulheres da América Portuguesa editados filologicamente com tecnologias digitais de última geração. As fontes do Corpus integram o Catálogo M.A.P, repositório digital criado no âmbito do Projeto M.A.P. (Mulheres na América Portuguesa). O projeto, ativo desde 2017, tem como objetivo central sistematizar e tornar visível para pesquisas futuras um conjunto de fontes documentais imensamente importantes para os estudos filológicos e para os estudos da história da língua, da história social, da história da escrita e da leitura, e da história das mulheres no Brasil, por meio da construção de um catálogo eletrônico de documentos escritos por mulheres na América Portuguesa entre 1500 e 1822. A relevância do Projeto reside fundamentalmente na possibilidade de organização inédita dessa documentação a um tempo escassa e fundamental para a compreensão da história da formação do Brasil. Presentemente, o Catálogo comporta 150 entradas detalhadamente descritas e um texto-piloto com edição filológica digital. A sistematização integral dessa documentação na forma do Corpus aqui proposto permitirá a ampliação do alcance do público leitor dos textos e a disponibilização desse material para fins de pesquisa nos campos da linguística e da ciência da computação. A proposta se filia aos trabalhos do Grupo de Pesquisas Humanidades Digitais (formado por pesquisadoras do M.A.P) junto ao Centro de Inteligência Artificial (C4AI) da Universidade de São Paulo, atualmente responsáveis pela formação do Corpus Carolina (com lançamento previsto para março de 2022)
    • Natanael, Andrea Cristina . Relatório Final de Atividades de Monitoria na disciplina de Filologia Portuguesa - Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação - PEEG/USP. 2018 - Relatório de avaliação
    • Natanael, Andrea Cristina . Relatório Final de Atividades de Monitoria na disciplina de Filologia Portuguesa - Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação - PEEG/USP. 2019 - Relatório de avaliação
    • Natanael, Andrea Cristina . Relatório Final de Atividades de Monitoria na disciplina de Introdução ao Estudo da Língua Portuguesa I - Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação - PEEG/USP. 2019 - Relatório de avaliação
    • Natanael, Andrea Cristina . Relatório Final de Atividades - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/USP/CAPES. 2022 - Relatório de avaliação